Curiosidades da França: costumes interessantes

por Aline Derísio

As curiosidades da França são muitas já que estamos falando de um dos países mais históricos e visitados do mundo, que serve como inspiração política, de moda, de gastronomia, além de estilo de vida, na música e nas artes. Pois é, estamos falando de um território datado em 121 a.C e conhecido como primeira república, em 1792.

Os costumes franceses também são muitos e com certeza não vão caber neste post, mas separei os que considero mais importantes. Se você é tão curioso quanto eu e concorda que saber os hábitos, tradições e fatos interessantes de um país faz parte da imersão cultural, continue comigo nessa aventura.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Curiosidades da França: tudo o que você precisa saber

  • Tomam banho
  • Valorizam a cultura
  • Transporte
  • Se alimentam bem
  • Bebem muito vinho
  • Queijo
  • Comportamento
  • Compras
  • Língua
  • Banheiro
  • Interruptor
  • Hábito de fumar
  • Escovam os dentes
  • Troco

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Tomam banho

Os franceses tomam banho

Respondendo a maior dúvida sobre os hábitos dos franceses: sim, eles tomam banho.

Vamos iniciar com o clichê, mas que é uma das principais curiosidade da França que todos querem saber. Na verdade, os franceses tomam banho, sim, mas alguns não usam desodorante.

Eu mesma já ouvi dizer que é porque não se incomodam com o cheiro do suor. Então, você poderá sentir um cheiro desagradável ao pegar metrô, trem ou ao caminhar em algum comércio.

Eles ainda alegam que os brasileiros não aguentam nenhum cheiro do corpo humano e ficam desesperados ao senti-lo. Eu particularmente prefiro sentir o cheiro de um bom perfume mesmo.

Vantagens => Viajar de trem na França

 

Valorizam a cultura

Centro Pompidou Paris

Museu Georges Pompidou em Paris. Todo o país é repleto de museus.

Na França, a cultura é muito valorizada, então existem muitos espetáculos de dança, ópera, música e teatro. Além disso, tenho a impressão que os franceses não são tão ligados às redes sociais como nós brasileiros.

Por exemplo, sempre quando estou no metrô vejo mais gente lendo um livro ou vendo notícias no celular do que no Facebook ou Instagram.

O próprio governo incentiva muitas atividades durante todo ano e eles amam. No verão, tem muitos festivais de música, montam piscina no Rio Sena, inventam de tudo para as pessoas não ficaram em casa.

Acho tudo isso muito interessante e ainda ajuda as pessoas a se movimentarem mais e fazerem outras atividades além de só ficar na frente da TV ou do computador.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Transporte

Estação de metrô em Paris

A maioria dos parisienses anda de metrô e não tem carro.

Você vai observar que uma das curiosidades da França é em relação ao tamanho dos carros. A maioria dos carros é bem pequena, como os modelos Clio e Smart, até porque nas ruas não tem muito espaço para estacionar. Além disso, as casas normalmente não têm garagem.

Eu mesma raramente vejo caminhonetes e outros carros maiores. Além disso, eles estacionam de qualquer jeito e parece que não prezam muito pelo zelo do carro.

Sempre vejo alguns com retrovisor quebrado, arranhado, batido, estacionado encostado no carro da frente. Claro que não posso generalizar, mas é pelo menos o que vejo em Paris.

Os franceses, na verdade, preferem usar metrô já que por aqui ele funciona super bem e vai para todo lugar, principalmente em Paris.

Além disso, por aqui virou febre andar de patinete. Você verá que para todo lado tem um para alugar ou pessoas usando-o como meio de locomoção.

Prático => Aluguel de carro na França

 

Se alimentam bem

Croissants Brunch

A gastronomia francesa é referência em todo o mundo.

 Os franceses se alimentam muito bem e dão preferência por produtos de qualidade, naturais e orgânicos. Uma das curiosidades da França é que eles não comem carne em grande quantidade ou em toda refeição e os pratos sempre são em pequenas porções divididas em aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa e digestivo.

A maioria das refeições é regadas a azeite, manteiga, queijo, vinho, salada e legumes. O culto da gastronomia é muito forte, não precisa se preocupar quanto a isso, vai ser uma das coisas que você mais vai gostar da viagem.

A outra vantagem (pelo menos pra mim) é que os doces por aqui não têm muito açúcar. Isso porque eles usam muito chocolate amargo e também não tanto o sal e tempero.

Esse modo de vida mais saudável faz com que eles não tenham problema com a obesidade. Sim, a maioria dos franceses é magra, mesmo comendo bastante pão.

Falando em pão, e se eu te contar que aqui não existe pão francês? Pois é, na França eles comem baguete e brioche que são pães com formato mais alongado.

Quando você for à padaria daqui terá as opções salgadas de croissant, brioche ou baguete. Não sei você, mas eu fique chocada quando descobri isso. Os franceses também têm o estranho hábito de colocar a baguete embaixo do braço, na mochila, no carro, sendo que não é costume ter um saquinho que cubra todo o pão. E o funcionário da padaria pega no pão e no dinheiro com a mesma mão. É terrível!

Outra curiosidade é que eles não estão habituados a comer ou servir nos restaurantes a carne bem passada, tostada como no Brasil. Ao pedir algum prato com carne, sempre peça mais cozido do que você está acostumado, pois mesmo assim terá chances de vir sangrando.

Ainda sobre restaurantes, os franceses tem o hábito de sentar nas mesinhas na calçada com as cadeiras viradas para rua, acredito que seja para tomar um sol e para observar a linda vista.

Como funciona? => Chip na Europa

 

Bebem muito vinho

Vinho na França

As refeições são sempre acompanhadas de um bom vinho.

Todos sabem que a França é um dos maiores produtores de vinhos de qualidade e os franceses consomem muito bem esse tipo de bebida. Na verdade, eles quase sempre preferem o vinho à cerveja.

Existe até cerveja francesa, mas quando bebem dão preferência para o vinho. No calor vão de vinho rosé e no frio pode ser um delicioso Bordeaux.

Beber vinho com os amigos nos finais de semana é maravilhoso, mas por aqui também existe muito problema com alcoolismo.

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Queijo

Queijos franceses

É comum degustar queijos depois da refeição principal.

Não é novidade para ninguém que francês ama queijo. Além disso, o país é um dos maiores e melhores produtores da iguaria.

Mas, uma das curiosidades da França que eu acho até engraçada, é que eles comem queijo depois do prato principal, como se fosse uma sobremesa. Nos jantares quase sempre tem uma tábua de queijos para depois as pessoas ficarem “beliscando” com vinho após a refeição.

Saiba tudo => Viajar para Europa com passagem só de ida

 

Comportamento

População francesa

Os franceses têm fama de serem frios e pouco simpáticos, mas isso não é regra.

Os franceses não tem lá uma fama de ser o povo mais simpático do mundo, não é mesmo? Não vou entrar nessa discussão, mas o que eu posso dizer é que eles reclamam muito, muito e muito.

Reclamam para a política, xingam se chove, se algo cai no chão, da temperatura, de barulho de qualquer coisa, parece que já está no DNA. Fora que a maioria deles usa muito palavrão!

Além disso, os franceses são frios, individualistas e bem pessimistas. Ficam “bufando” para tudo. No início, eu achei estranho, mas agora estou acostumada e às vezes me pego fazendo isso também. Ao mesmo tempo em que o francês pede licença e obrigado, ele estará te empurrando.

Resumindo, os franceses são educados com palavras, mas não com os gestos. Tem muito restaurante na França em que não é permitida a entrada de crianças e se for necessário o garçom irá chamar a atenção delas.

Não é à toa que é o país que toma mais antidepressivo do mundo. Não sei explicar esse comportamento, talvez seja pelas tristezas que a Segunda Guerra Mundial trouxe para o país.

Outro ponto é que os franceses não gostam de chefes e tem uma relação com a hierarquia diferente de nós brasileiros, onde o chefe pode até extrapolar as regras e limites.

Os presidentes, por exemplo, chegam a ter uma popularidade de apenas 7%. Acredito que isso se dá ao fato histórico da revolução francesa, onde a população assassinou reis e rainhas, o que teria dado continuidade a uma certa resistência à hierarquia.

Eu até concordo com a parte de uma igualdade salarial por aqui, em que o chefe não ganha uma diferença de salário tão grande com relação ao funcionário.

Só os melhores => Passeios na França

 

Franceses românticos

Não vou falar só dos defeitos dos franceses e quero ressaltar aqui que eles são bem mais românticos dos que os brasileiros e isso acontece em qualquer idade. Os homens são mais delicados, sensíveis e românticos. Oh la la!

É comum você observar demonstração de afeto na rua e os homens franceses dão beijo no rosto dos amigos também. Uma curiosidade da França é que em algumas cidades eles costumam dar até 5 beijos no rosto para se cumprimentar.

Sem contar a pontualidade que eles tem, ao contrário dos brasileiros. Se é marcado um encontro ou uma festa às 20 horas, será mal educado da sua parte chegar às 20h30 ou 21 horas.

Pode-se dizer também que os franceses são diretos e resolvem os problemas na hora. Nós brasileiros sempre damos voltas e temos o hábito de procrastinar. É algo que estou aprendendo também aqui.

Ah, e mais uma curiosidade da França: sabe quando dizemos ao sair de algum evento sem dar tchau, o famoso “sair à francesa”? Por aqui, eles chamam de “sair à inglesa”.

 

Fezes de cachorros na rua

Sei que vai ficar muito grande este tópico de comportamento, mas preciso dizer isso, afinal quando você vier visitar a França irá perceber. Os franceses amam cachorros e gatos.

Não há nenhum animal abandonado na rua, entretanto, eles não recolhem as fezes dos animais ao passearem com eles, fazendo com as ruas fiquem cheias de cocô de cachorro. Existe até uma moto com um aspirador acoplado que recolhe as fezes na rua. Bizarro!

 Ah! Se você vier para a França no verão, não se espante ao ver mulheres fazendo topless em pleno parque, piscina ou praia, pois isso também é um costume. Os franceses amam se bronzear, tanto homens quanto mulheres.

Talvez pelo fato do inverno ser muito rigoroso e o verão curto, eles aproveitam ao máximo. O bronzeamento é até um padrão de beleza por aqui.

Algo que eu também senti diferença é que os franceses preferem telefonar a mandar mensagens. Toda vez que eu saio na rua, vejo pessoas falando por muito tempo no celular.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Burocracia

Você já deve ter ouvido falar que na França tudo é muito burocrático e difícil de resolver. Acredito que seja até mais do que no Brasil. Além disso, eles amam papel e mandam carta para resolver tudo.

 

Compras

Avenue Champs-Élysées Paris

Avenida Champs-Élysées, o mais luxuoso endereço de compras em Paris.

Quando meus amigos do Brasil vem me visitar, sempre falo para não ficarem deslumbrados e fazerem a conversão do Real para o Euro para ver se vale a pena a compra.

Eu mesma tem coisas que peço para trazer do Brasil, por incrível que pareça. Já se você tem preferência em comprar algum produto que é fabricado na França, até valerá a pena. Perfume e dermocosméticos de marcas como Vichy, La Roche, Avène compensam.

Outro fato curioso é que os franceses são mais simplórios e não ostentam ou consomem em excesso, mesmo tendo os melhores produtos do mundo. Eles dão preferência para consumir produtos e roupas em que saibam a procedência e confiem na qualidade do que comprar em “baciada”.

A carne na França é muito cara e o sabor não é tão bom quanto no Brasil. Já os queijos, os vinhos e chocolates de boa qualidade são baratos, valendo a pena comprar aqui.

Além disso, tem diferença de preços entre a cidade grande e o interior, exatamente como acontece no Brasil. Em Paris, por exemplo, tudo é mais caro e, no geral, posso dizer que não sai barato morar na França.

Regiões turísticas => Mapa da França

 

Língua

Menu em francês

Placa de restaurante escrita em francês.

Muitas pessoas acham que os franceses não gostam de quem não fala francês e que será impossível se comunicar por aqui ou até ser tratado mal por falar inglês.

Na minha percepção, existem dois tipos de franceses: os parisienses e os moradores de outras cidades da França. Os parisienses realmente vão preferir que você fale em francês com eles, ou pelo menos diga algumas palavras como bon jour e merci, depois disso será uma abertura para falar em inglês, mas não espere muita simpatia dos parisienses.

Eu até entendo esse comportamento, porque Paris é uma cidade turística, então imagine você indo trabalhar e diariamente sendo abordado por um  turista, perguntando onde é tal monumento sem pedir licença ou se esforçar para falar a língua do seu país.

Já os franceses das outras cidades, como Lyon, Bordeaux, Rennes entre outros, são bem acessíveis, simpáticos e vão adorar se comunicar com você em qualquer língua que ele saiba. Às vezes, até achando uma ótima oportunidade para treinar o inglês, por exemplo.

Uma das curiosidades da França relacionada à língua é que muitas palavras que dizemos no português são de origem francesa como: tricô, bijou, sutiã, perfume, balé, chauffeur, chassis, metrô, boutique, cachecol, echarpe, maiô, champignon, patê, champanhe, ateliê, abajur, greve, réveillon e muito mais.

Festas e celebrações => Feriados na França

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Banheiro

Banheiro francês

A composição do banheiro na França é um pouco inusitada. | Foto: Aline Derísio

Normalmente, os prédios e casas franceses são antigos fazendo com que os banheiros sejam divididos de uma maneira um pouco bizarra. O toilette (privada) fica separado em outro cômodo daquele em que fica a pia e o chuveiro.

Sim, aqui mesmo em casa, quando a pessoa usa a privada, tem que sair e ir no outro cômodo para lavar as mãos. Não são todas os lares que tem essa divisão, mas a grande maioria sim.

Roteiro => Tour pela Europa

 

Interruptor

Os interruptores dos banheiros são outra curiosidade da França. Isso porque eles ficam na parede do lado de fora, deixando os brasileiros um pouco confusos, às vezes.

Pode parecer besteira, mas na prática você não vai gostar de entrar no escuro no banheiro e ficar procurando um interruptor. Até se acostumar pode levar um tempinho!

As mais bonitas => Cidades da França

 

Hábito de fumar

Fatos incríveis sobre a França

Fumar é um hábito muito comum entre os franceses de todas as idades.

Os franceses fumam muito. Ao passear pelas ruas ou ao sentar nas cadeiras de fora dos restaurantes você irá perceber a quantidade de gente que fuma por aqui. Desde bem jovens no colégio até idosos.

Quando o assunto é o tabagismo, mais uma das curiosidades da França é que por aqui é habitual fazer o seu próprio cigarro, acho que é pelo fato de que o maço de cigarro custa muito caro.  Além disso, eles também usam muito o cigarro eletrônico.

Economia => Qual moeda levar para a França?

 

Escovar os dentes

Costumes dos franceses

Os franceses não costumam escovar os dentes após todas as refeições.

Outra das curiosidades da França é que não é hábito dos franceses escovar os dentes depois do almoço, perguntei isso para vários brasileiros que trabalham aqui.

Além disso, eles não ligam muito para a aparência dos dentes. Pelo fato de fumarem muito, os dentes acabam ficando amarelados e eles não se preocupam em fazer clareamento ou outros tipos de tratamento, como estamos acostumados no Brasil. Sem julgamentos, só estou dizendo o que eu observo.

Planeje-se => Dicas da França

 

Troco

Fatos interessantes sobre a França

Na França, cada moedinha conta na hora de dar o troco.

Se você for ao supermercado e comprar um produto com valor de 2,97 € e entregar 3 € para o caixa, receberá um troco de 3 centavos de volta.

O contrário também é verdadeiro, você tem que pagar o valor certinho. Isso vale para toda a Europa e é diferente do Brasil onde isso não existe.

Roteiro => Viajar pela França

 

Diferenças culturais e curiosidades da França

Conhecer a cultura do país para o qual você irá viajar te dará uma outra perspectiva, fazendo com que você se aprofunde e compreenda melhor o seu destino. A França é apaixonante, seja pela sua culinária, moda, história ou suas magníficas paisagens.

Até existem discussões sobre o comportamento dos franceses, o estilo político voltado para o socialismo e os seus hábitos alimentares, rendendo livros e matérias em jornais na TV.

Morar nesse país para mim é um grande aprendizado, que pretendo levar para o Brasil, pois está moldando o meu caráter e estilo de vida.

Tentei colocar aqui as curiosidades da França, e seus fatos interessantes a partir da minha percepção. Vale lembrar que não há generalizações e que cada indivíduo se comporta de uma forma diferente.

E para finalizar este artigo confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo na França sobre a cultura do país:

Se você conhece outras curiosidades da França que eu não mencionei em relação à cultura do país, deixe aqui nos comentários. Espero que você tenha gostado e se divertido. Au revoir!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais