Home » Moeda de Portugal: dicas de câmbio

Moeda de Portugal: dicas de câmbio

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você vai viajar para Terras Lusitanas, a primeira coisa que deve saber é qual é a moeda de Portugal. Na sequência, para gastar pouco e ao mesmo tempo turistar muito pelo país, é preciso descobrir quais as melhores formas de economizar com o câmbio.

Bom as dúvidas, principalmente para viajantes iniciantes são muitas e bem comuns. Pensando nisso e em te ajudar, no artigo de hoje vou dar dicas sobre a moeda de Portugal, apontar formas para trocar o real e também como economizar enquanto você viajar pelas terras portuguesas.

Claro que o valor que você irá gastar durante a sua viagem irá depender do seu estilo de vida e viajante. Mas anote algumas sugestões indispensáveis para você chegar ao velho continente mais preparado. Usar um conversor de moeda e fazer algumas simulações do euro para real antes da viagem, por exemplo, é uma das dicas que já lhe adianto.

Só para ilustrar, Portugal é um país da União Europeia (UE) e por isso a sua moeda é o euro. Hoje, o euro está supervalorizado e então a cotação flutua bastante, mas para você ter uma ideia, 1 euro pode valer desde 4,41 reais até 4,80. Por isso, planejar bem a sua viagem irá te ajudar a economizar, já que o indicado é separar entre 70 e 80 euros por dia de viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Qual moeda levar para Portugal?

moeda de portugal antes do euro

Bandeira de Portugal.

O euro não é só a moeda oficial de Portugal, mas de muitos outros países europeus. A nível de curiosidade, dos 28 países da União Europeia, 19 deles adotaram o euro como moeda oficial. Por isso, caso você faça uma Eurotrip, por países que usam essa mesma moeda, não precisará ficar toda hora se preocupando com o dinheiro que irá usar. Mas para isso, anote algumas dicas importantes.

A primeira delas é que existem diversas formas de levar euros para o exterior, no entanto, cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens. Só para ilustrar, você pode levar dinheiro vivo para Europa, em um cartão pré-pago internacional ou usar cartões internacional de débito e crédito.

Mas como disse acima, todas estas opções terão pontos positivos e negativos, já que algumas delas possuem taxas e dependendo da que você escolher poderá pagar mais que o necessário por seu dinheiro.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Dinheiro em espécie é a melhor forma

moeda de portugal 2019

Notas de Euro.

Por isso, talvez a melhor forma de levar euro para Portugal seja o dinheiro em espécie, o famoso dinheiro vivo! Isso porque ao levar dinheiro em espécie você não paga o IOF de 6% cobrado pelos cartões de débito, crédito e pré-pagos, sem falar na taxa de serviço, um montante extra, cobrado pelo banco que pode variar em 5%.

Mas não se esqueça, ao trocar o real, você pagará a famosa taxa de câmbio, que será de acordo com a cotação do dia da compra. Ou seja, mais um benefício, já que ela não muda.

Além disso, ao viajar com dinheiro você fica seguro no quesito lugares que não aceitam cartões, como pequenos comércios e táxis.

Todavia, nem tudo são flores quando se fala sobre andar com dinheiro vivo. E posso concordar que é um pouco complicado viajar com milhares de euros na carteira, levando em conta que em uma viagem de 20 dias, por exemplo, você precisará de pelo menos 1,6 mil euros, caso faça a soma de 80 euros por dia de viagem.

Ou seja, infelizmente essa não é a forma mais segura. Mas a dica, caso você opte por viajar com dinheiro vivo, é guardar o montante no cofre do hotel e não ficar contando grandes quantias de dinheiro em locais muito cheios. Além disso, outra solução pode ser comprar os euros em alguma casa de câmbio de confiança.

Por isso, antes de realizar a transação, pesquise a melhor taxa cambial e a reputação do local. E fique por aqui, pois abaixo darei algumas dicas sobre estas opções.

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Onde fazer câmbio para viajar a Portugal?

Moeda de Portugal: onde fazer conversão

Câmbio em aeroporto não é recomendado | Foto: Gforce800, via Wikimedia Commons.

Já disse que uma das melhores formas é levar dinheiro em espécie (dinheiro vivo). Mas caso você não queira carregar muita grana na carteira, a sugestão é levar algo em torno dos 500 a 1000 euros por pessoa. Assim você consegue economizar com IOF, ao pagar pequenos gastos do dia a dia.

Já o restante do dinheiro que irá usar pode estar em um cartão pré-pago internacional, isso por que esta é uma opção segura e mais barata em comparação aos cartões de débito e crédito. Além disso, saiba que você pode recarregar e verificar o seu cartão pré-pago a qualquer hora.

Mesmo assim, independente da forma que você escolher para gastar durante a sua viagem, eu sempre irei indicar andar com todas as opções.

Pois você nunca sabe o que pode acontecer e em últimos casos, até o cartão de crédito pode te salvar. Por isso, desbloqueie o seu cartão crédito em uma viagem para o exterior e deixe ele reservado para o caso de alguma emergência.

O mesmo vale para o cartão de débito, para saber se ele irá funcionar em Portugal, basta ligar para a sua agência bancária. Aproveite a ligação e confirme também a taxa que será cobrada por usar o serviço no exterior!

Vale destacar ainda que tanto para o aluguel de carro em Portugal, quanto reservas de hotéis, hostels ou casas, é preciso ter um cartão de crédito internacional.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Há inúmeras empresas de câmbio de confiança

moeda de espanha

Moedas de Euro.

Dito isso, saiba que existem milhares de empresas que vendem os cartões pré-pagos. Entre elas, estão, por exemplo, a Cotação e a Confidence, duas das maiores empresas de câmbio do Brasil. Além de serem de confiança, também possuem lojas espalhadas por praticamente todas as cidades do país.

Entre os benefícios do serviço estão a compra e venda de euros e outras moedas, além de cartões pré-pagos, boas taxas, operação por telefone e recebimento, não só do dinheiro, mas do cartão em casa.

Só para ilustrar, um dos cartões pré-pagos existentes no mercado é o Travel Money, que permite que você carregue e acompanhe todas as transações por meio de um aplicativo móvel ou pela Internet. Mas vale lembrar, que tanto no Brasil quanto em Portugal existem inúmeras casas de câmbio. Confira como ter internet em Portugal.

Em terras lusitanas uma das mais famosas é a Western Union. Por isso, a minha dica é pesquisar todas as opções, verificar as taxas de cada casa e só depois fechar o seu pedido. Assim irá garantir a melhor taxa.

Dito isso, a melhor coisa a se fazer é evitar ao máximo fazer câmbio no aeroporto. Nestes locais as taxas costumam ser bem mais altas em relação a outras localidades.

Por isso, caso seja extremamente necessário realizar a operação no aeroporto, troque no máximo 100 euros, quantia suficiente para chegar ao hotel ou pagar pequenas despesas.

Mas caso não seja necessário, troque o seu dinheiro em casas de câmbio que fiquem em ruas ou centros comerciais, maneira como os portugueses chamam os shoppings.

Para saber aonde ir, basta pesquisar na internet. Mas se você quiser algumas sugestões, também pode perguntar no hotel, o local mais usado pelos hóspedes.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Prático => Chip na Europa

 

Quanto vou gastar por dia em Portugal?

Moeda de Portugal

O seu perfil será decisivo para o nível de gasto em Portugal.

A quantidade de euros que você irá gastar por dia em Portugal dependerá muito do seu estilo de viagem. Isto é, você vai fazer um mochilão, férias mais econômicas, está em lua de mel, quer conhecer os melhores e mais famosos pontos turísticos do país, quer ficar nos melhores hotéis?

Por isso, o mais indicado, como citei acima, é você possuir pelo menos 70 ou 80 euros por dia de viagem, para ter uma margem de reserva. Contudo, só para ilustrar, em um dia você deve gastar em média 50 euros. Isso se optar por uma refeição completa, um transporte público e visitação de um ponto turístico.

Entretanto, para você ter uma ideia melhor da quantia que irá precisar, faça uma lista com as atrações turísticas que deseja visitar.

Compre os bilhetes pela internet para ter descontos; pesquise os transportes públicos que serão necessários para chegar até elas e compre as passagens aéreas e de comboio com antecedência para garantir um preço mais baixo. Aproveite, inclusive, para ler os post sobre como viajar por Portugal, e obter mais informações a respeito.

Faça as reservas das hospedagens com antecedência, isso também te permite pagar menos neste item. Só para ilustrar, apenas as passagens para viajar de ônibus por Portugal.

Os famosos autocarros portugueses, é que não precisa comprar antes, pois elas costumam ficar mais baratas quando estão acabando. Ou seja, você pode pagar bem barato em uma viagem de ônibus caso compre o último assento do veículo.

Moeda de Portugal: quanto levar?

Realize as suas reservas de passagens e hospedagem com antecedência.

Além disso, a maior parte dos turistas que fazem mochilão ou viagens mais econômicas optam por fazer apenas uma refeição completa por dia. Ou seja, escolhem almoço ou jantar para comer em restaurante e na outra opção fazem um lanche rápido, com coisas compradas em mercados.

Outra dica é escolher fazer algumas refeições mais simples em restaurantes mais comuns para poder ter pelo menos uma experiência mais específica ou em algum lugar mais gourmetizado.

Outra forma de economizar ou otimizar o seu planejamento de gastos é viajar com o roaming do seu celular ativado.

Assim pode usar diversos aplicativos para descobrir pontos turísticos, serviços disponíveis em cada cidade, ganhar cupons de desconto, usar o GPS do celular, pesquisar, mapas, endereços e horários dos lugares que deseja visitar, verificar a previsão do tempo e postar muitas fotos nas redes sociais.

Moeda de Portugal vale muito?

É possível comprar chip de celular por apenas 2,50 euros.

Mas se o seu plano de internet não for um dos melhores, saiba que é possível comprar chips em Lisboa, por exemplo, por apenas 2,50 euros.

A nível de curiosidade, saiba que ao instalar estes chips, algumas operadoras dão 15 dias de crédito promocional. Ou seja, caso você viaje menos que este período terá internet à vontade. Se a sua viagem for mais longa é só comprar dois cartões.

Agora, se você seguiu todas estas dicas e por algum motivo sobrou dinheiro no final da sua viagem, basta realizar o câmbio reverso e trocar os euros por reais.

É claro que você poderá perder algum dinheiro com taxas de conversão. Então por isso, deixe para fazer a transação no Brasil.

Assim é só ficar de olho no câmbio e deixar para trocar o seu dinheiro quando o valor estiver o mais próximo possível do quanto você investiu na transação da primeira vez. Outra opção é guardar esse dinheiro. Já que ele pode ser útil em uma próxima viagem.

Excelentes => Passeios em Porto

 

Dicas práticas para lidar com dinheiro em Portugal

No começo deste artigo falei sobre os cartões de débito, crédito e pré-pago, lembra? Só para ilustrar, agora os cartões de crédito não cobram mais uma cotação de câmbio diferente do dia da sua compra. Mesmo assim, o banco ainda pode cobrar alguma taxa de serviço por você usar o cartão no exterior.

Já o cartão pré-pago, que também cobra sempre a taxa do dia, permite saques apenas em caixas eletrônicos ATM. Por isso, a melhor opção é sempre ter algum dinheiro no bolso. Mas para que este artigo seja democrático, veja um pouco mais sobre cada formato de cartão abaixo:

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Cartão pré-pago Internacional

euro portugal valor

Entre as vantagens deste tipo está em pagar a taxa cambial do dia da compra.

O cartão pré-pago internacional não é mais tão usado como já foi no passado, mas ainda assim ele continua sendo uma boa opção para levar dinheiro para Europa.

Ele funciona como um cartão de débito e geralmente é aceito em mais de 95% dos estabelecimentos, não só de Portugal e da Europa, mas do mundo. Isso porque ele costuma ter bandeira VISA ou Mastercard.

Para ter um destes cartões basta contratar o serviço em sua empresa de confiança. Na sequência é preciso realizar o carregamento com euros ainda no Brasil.

A operação consiste na transferência do valor em reais para a empresa de câmbio e eles colocam o valor em euros no cartão pré-pago.

Entre as vantagens deste serviço está em pagar a taxa cambial do dia da compra sem variações, ele ser aceito na maior parte dos lugares, fazer saques em euro ou moeda local em caixas eletrônicos.

Além disso, há a possibilidade de carregar mais euros a qualquer hora pelo telefone ou internet, conseguir acompanhar todos os gastos em tempo real pela Internet e pelo aplicativo no celular.

Confira => Atividades turísticas em Cascais, Portugal

 

Cartões de débito e crédito internacional

Moeda de Portugal: até quanto devo levar?

IOF está entre as taxas cobradas nessa modalidade.

Os cartões de débito e crédito constituem outra forma de levar dinheiro para Europa. A vantagem é que você só precisa avisar a sua agência bancária que estará viajando para que ela libera as compras internacionais.

Mas saiba que ao realizar uma compra com algum destes cartões você pagará não só o IOF de 6%, taxa cobrada em todas as compras feitas no exterior, mas também uma taxa extra do serviço bancário.

Todavia a boa notícia é que as regras bancárias mudaram e agora você paga a taxa cambial do dia da sua compra e não mais o valor que ela está na altura em que a sua fatura é fechada!

Entre as desvantagens deste serviço, já destaquei acima a taxa extra, também está você ter um limite de crédito. Por isso, além do valor da sua compra, você também pagará a taxa de câmbio, ou seja, ambos irão parar em sua fatura, o que irá diminuir o seu limite.

Dessa forma, em minha opinião, o cartão de crédito deve ser usado apenas quando você tiver alguma emergência ou para comparar preços dos carros em Portugal para alugar um e agendar hospedagens. Já o de débito, pode ser um pouco mais usado, no entanto, com prudência, já que você não deve se esquecer da taxa extra que pagará ao banco!

Lista => Melhores tours em Óbidos

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Lidando com dinheiro em Portugal

Levar alguns euros (ou moeda local) é importante para aproveitar a viagem.

Agora anote algumas dicas para o dia a dia da sua viagem. Conforme citei em vários trechos deste artigo, para comprar os ingressos dos passeios mais baratos é preciso buscar os tíquetes nos sites oficiais das atrações.

Além de você ganhar descontos, faz a compra com segurança e não perde tempo da sua viagem em filas de bilheterias.

Além disso, em Portugal, quando você visita atrações turísticas que são próximas como, por exemplo, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos ou Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, você tem a possibilidade de comprar um único bilhete para todas as atrações ou o combo familiar, em ambos os casos, os ingressos ficam mais barato.

Se por algum motivo você não conseguir fazer o câmbio ainda no Brasil, saiba que em Lisboa existe algumas casas de câmbio que trocam reais.

No entanto, sai muito mais caro fazer a operação em Lisboa em relação a transação feita em terras brasileiras, fica a dica.

Contudo, também não é exatamente uma boa ideia fazer a troca da moeda estrangeira de uma única vez, isso porque o câmbio varia diariamente, ou seja, um ou até dois dias depois que você comprar o euro ele pode estar com um preço ainda melhor, isso quando ele não sofre alteração horas depois da sua compra.

Por isso, a melhor forma é comprar a moeda aos poucos. Mas seja prudente. Caso você verifique uma flutuação negativa no valor, a melhor coisa é não se tornar refém desta prática e comprar o dinheiro necessário de uma só vez.

Moeda de Portugal: como levar para o país

A remessa online é um jeito prático e seguro de enviar dinheiro para fora do país.

Por outro lado, se você irá se tornar um imigrante, a melhor alternativa para comprar euro ou enviar euros ao Brasil é via o TransferWise ou o Remessa Online. Isso porque as tarifas da aplicação são bastante competitivas, e em muitas vezes são mais baixas que as casas de câmbio online.

Estas opções também são ótimas para quem vai fazer uma viagem mais longa por Portugal ou pela Europa ou ainda fazer um intercâmbio. Para usar estes serviços, basta você preencher os seus dados no site de cada aplicação, verificar a cotação e taxas do serviço e por fim enviar o dinheiro.

Só por curiosidade, cada operadora terá um limite para o valor que você poderá transferir ou levantar. Enquanto a MoneyGram especifica um limite de quase 8 mil euros, a Western Union tem um limite que varia até 5 mil euros.

Já TransferWise, oferece um limite mensal, que pode chegar a R$ 9 mil por operação, contudo, como disse acima, este serviço é o que costuma oferecer as melhores taxas, então pesquise antes de fechar a sua transação.

Outra alternativa que não é uma das soluções mais usadas, mas pode te servir, é contar com o serviço dos bancos brasileiros que têm agência em Portugal ou convênio com algum banco português.

Essa medida pode ser tão útil quanto os serviços das agências de câmbio ou mesmo o TransferWise. Verifique com o seu gerente se há algum tipo de serviço do seu banco no exterior, principalmente, em Portugal, destino da sua viagem.

Aproveite => Passeios no Algarve

 

Qual moeda levar para Portugal: dicas extras

Se você está no Brasil ou em outra parte do mundo e possui dólares em mãos e pretende trazê-los para Portugal, saiba que trocar por euros aqui não é uma má ideia.

Mas para você ter certeza de que a transação valerá a pena, eu indico fazer algumas simulações com conversor de moeda ou em casas de câmbio na internet. Essa é a dica primeira para quem está em busca de informações sobre a moeda de Portugal.

Em algumas épocas do ano, só para ilustrar, o valor de 1 dólar pode chegar a 1 euro, ou seja, as duas moedas ficam basicamente com o mesmo valor. Mas não se esqueça que mesmo nestes casos você irá pagar as taxas de câmbio e você também terá um limite de dinheiro que poderá trocar, fica a dica!

De qualquer forma, independente do modelo que você escolher para trocar ou trazer seu dinheiro para Portugal, pesquise com calma, pois assim irá evitar quaisquer transtornos.

Por isso, uma outra sugestão é fazer a cotação no seu banco, no Brasil. A partir disso, você ganha, inclusive, uma noção melhor sobre o valor que irá gastar com as taxas em casas de câmbio.

Agora que você já viu de tudo um pouco sobre como levar dinheiro para Portugal, não se esqueça que a dica mais importante é se planejar e pesquisar tanto a hospedagem, quanto as atrações turísticas e meios de transporte.

Não se esqueça que tudo que você adquirir com antecedência, a exceção vale apenas para passagens de ônibus, sairá com descontos.

Por fim, não se esqueça do seguro viagem, este item é obrigatório para viajar pela Europa. Só para ilustrar, o atendimento médico europeu pode ser muito mais caro que o brasileiro.

Por isso, com o seguro viagem correto, caso você tenha alguma emergência, receberá atendimento igual a um português e não pagará nada a mais por isso. Então agora, que tal começar a organizar a sua viagem? Good trip e até a próxima!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

Gostou das dicas, qual a sua experiência com gastos de moeda em Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário