Restaurantes em Valência: dicas de onde comer e comidas típicas

por Thainá Fernanda

Os restaurantes em Valência conseguem reproduzir com perfeição a rica bagagem culinária que a Comunidade Valenciana possui. São pratos típicos de Valência que se caracterizam por usar ingredientes que estão ao alcance, como frutos do mar e verduras da estação, então não estranhe se encontrar uma infinita variedade de pratos a base de arroz e peixes.

Quando se fala das bebidas típicas, temos vários nomes conhecidos internacionalmente, como a Horchata, que não tem álcool e é excelente para acompanhar um dos doces mais saborosos de Valência.

Mas para saber quais restaurantes em Valência incluir em seu roteiro, saber quanto vai pagar em cada um e até quais as comidas típicas da região, separei os melhores pratos e os melhores lugares para comer, para você saborear aquela tão esperada Paella e conhecer o melhor da gastronomia valenciana.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Valência

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os pratos típicos em Valência?

  • Paella valenciana
  • Arroz
  • Fideuá
  • Esgarraet
  • Olla Valenciana
  • All i pebre
  • Aspencat
  • Titaina
  • Fartons
  • Mona de Pascua
  • Arnadí

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Valência »

 

Paella Valenciana

Paella em Valência

Paella Valenciana de frutos do mar.

Falando em restaurantes em Valência, dificilmente você irá passar pela cidade sem ouvir falar da famosa Paella Valenciana. Este prato que é um dos mais internacionais da culinária espanhola teve sua origem na zona rural da cidade entre os séculos XV e XVI; o objetivo era criar um prato fácil de preparar.

Dizem que o nome Paella vem do recipiente usado para preparar o prato, que era uma espécie de panela rasa. Os ingredientes usados eram os mais fáceis de encontrar pelos moradores do campo: carnes de caça como lebre e pato, legumes da estação e o arroz; o responsável pelo sabor final e a cor amarelada é o açafrão.

Com o passar dos séculos foram acrescentados outros legumes e criadas outras versões da Paella, como a versão de frutos do mar, frango e até as vegetarianas.

Hoje você pode encontrar a Paella em praticamente qualquer restaurante em Valência e também da Espanha,pois é um pratos obrigatórios para quem quer ter uma experiência culinária completa na cidade.

Aprenda => Aula de Paella Valenciana em Valência

 

Arroz

Como é feito o arroz negro?

Arroz negro em Valência | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Assim como na Paella, o arroz é o ingrediente base de dezenas de pratos da cozinha valenciana e possuí diversas maneiras de preparo.

Algumas das mais conhecidas são:

  • Arroz al horno: um prato de arroz seco feito em uma panela de barro ao forno, misturando carne de porco; são usadas as mesmas partes que uma feijoada, como nariz, bacon, orelha e linguiça, batata, grão de bico, alho e tomate.
  • Arroz a banda: feito de arroz integral, misturado com caldo de camarão e peixe, cozinhados de forma separada. O açafrão é acrescentado ao prato para dar a cor amarela.
  • Arroz negro: é feito de arroz, cebola frita, molho de alho e camarão, lula e outros frutos do mar. Para ter a cor preta do arroz, é misturada a tinta de lula.

Delícia => Food tour em Valência

 

Fideuá

Tipos de Paella na Espanha

Fideuá é basicamente uma Paella feita de macarrão.

O Fideuá é muito parecido com a Paella, só que em vez de usar o arroz como ingrediente principal, é colocado o macarrão. Sua origem vem dos pescadores valencianos, mas hoje pode ser encontrada facilmente nos restaurantes em Valência.

Certamente a versão mais comum do Fideuá é a que leva frutos do mar, mas também há outras que usam frango e legumes. Para sua preparação, o macarrão é dourado no óleo ainda cru, depois misturado aos frutos do mar fritos e temperados ao final com limão e azeite.

Para a preparação deste prato, também é usada a panela rasa conhecida como Paella.

 Imperdíveis => Pontos turísticos de Valência (em breve)

 

Esgarraet

Tipos de tapas em Valência

Prato é servido como salada ou tapa | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Entre os mais conhecidos pratos típicos de Valência está também o Esgarraet, um tipo de salada que mistura pimenta vermelha assada, alho, azeite, bacalhau salgado e às vezes até azeitonas pretas.

Além de ser um prato principal em vários restaurantes em Valência, também pode ser consumido como tapa, junto com torradas de pão.

Confira => Tour de tapas em Valência 

 

Olla Valenciana

Um delicioso prato valenciano que você não pode deixar de provar é a Olla Valenciana. Trata-se de um ensopado bem encorpado que mistura várias carnes e legumes, entre eles presunto, bacon, frango, batata, nabo, grão de bico, aipo, entre outros.

Todos os ingredientes são cozinhados em uma panela com água e sal, depois se cozinha arroz no caldo da sopa. Só então são servidos dois pratos diferentes: um com a carne e outro com os legumes.

Incrível => Tour Cidade das Artes com vinho e tapas

 

All i pebre

Molhos típicos da Espanha

Molho acompanha pratos com peixes | Foto: Espencat, via Wikimedia Commons.

Outro prato típico de Valência que teve origem entre os pescadores é o All i Pebre, cuja versão mais popular é feita com enguias, um dos peixes mais econômicos e abundantes na Comunidade Valenciana na época de sua criação.

Se trata de um molho que costuma acompanhar pratos de peixe e leva também legumes como batata, pimenta, alho, água e azeite.

Como ter? => Chip na Europa

 

Aspencat

Outra deliciosa salada que você encontrará nos restaurantes em Valência é o Aspencat. Este prato é feito com pimentão e berinjela assados, cebola, tomate cozido, bacalhau salgado em tiras pequenas e outros vegetais, depois temperados com azeite, sal (a gosto dependendo do bacalhau), alho e óleo.

O Aspencat fica descansando algumas horas ou até um dia na geladeira e depois é servido frio com pão, ou como acompanhamento.

Divertido => Beer tour de bicicleta em Valência

 

Titaina

Tapas mais conhecidas Espanha

Titaina é carregada no tomate | Foto: Popo le Chien, via Wikimedia Comons.

A Titaina é uma das tapas típicas valencianas mais conhecidas. Ela também tem sua origem ligada aos pescadores da região, era bastante consumida na Semana Santa, embora hoje é encontrada nos restaurantes em Valência durante o ano todo.

Trat-se de uma mistura de (muito) tomate, pimentão vermelho assado, cebola, alho, pinhão e atum salgado. Este prato típico de Valência é usado como recheio de torradas ou sanduiches, ou é servido em porções numa panela de barro.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Saboreie => Jantar de tapas e show de flamenco em Valência

 

Fartons

Sobremesas em Valência

Doce é um pão coberto com açúcar | Foto: Marga1, via Wikimedia Commons.

Para adoçar nossa lista de doces típicos de Valência, nada melhor que falar do Fartón. Ele é muito popular na cidade de Alboraya, mas também é encontrado nos restaurantes valencianos.

Os Fartons são uma espécie de pão comprido e fino, feitos dos mesmos ingredientes de uma massa comum, como farinha, ovos, leite, fermento, açúcar e óleo.

Este doce é polvilhado com açúcar de confeiteiro e podem ser consumidos acompanhados de café, chocolate quente, ou molhados na Horchata, bebida vegetal típica da Comunidade Valenciana. Sua textura é macia e fofa e o sabor é delicioso; embora muito simples, com certeza vale a pena provar um Fartón em Valência.

Economize => Passagem para Europa

 

Mona de Pascua

Costumes populares em valência

Doce é tradição na Semana Santa | Foto: Kyle Taylor, via Wikimedia Commons.

Também entre os doces típicos de Valência a Mona de Pascua, tradicionalmente consumidos na Semana Santa. Segundo a tradição valenciana, os padrinhos deviam dar esse doce de presente ao afilhado durante essa época e seu consumo também sinalizava que o período de abstinência da quaresma havia terminado.

Embora mais comum neste feriado, Mona de Pascua pode ser encontrado durante o ano todo. Em sua forma mais tradicional, ele é feito de ovos, farinha, açúcar e sal e antigamente era colocado um ovo comum em cima; o costume é pegar esse ovo comum e quebrar na testa de alguém distraído, apenas para descontração.

Também é possível encontrar o Mona de Pascua com um ovo de chocolate como adorno, ao invés do ovo comum.

Aprecie => Tour de vinhos com almoço em Valência

 

Arnadí

Doces típicos de Valência

Bolo é fácil de encontrar em mercados | Foto Joanbanjo, via Wikimedia Commons.

Na rica gastronomia de Valência, também encontramos o Arnadí, que é um dos doces mais típicos da região. Esse bolo é consumido tradicionalmente na Semana Santa e no período de Quaresma.

Para sua preparação, a abóbora é assada e às vezes passa a noite descansando em um saco de pano branco ou escorredor; depois é colocado açúcar, farinha de amêndoa, gemas de ovos batidas, pó de canela e raspa de limão. A mistura é assada e decorada com amêndoas descascadas e temos um delicioso doce típico de Valência.

Divirta-se => Pub Crawl em Valência

 

Onde comer em Valência?

  • La Pepica
  • Restaurante Navarro
  • Pizzeria La Gatta
  • Canalla Bistro
  • Ostras Pedrin Valencia
  • Ricard Camarena Restaurant
  • La Salita
  • Komori
  • Khambú

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

Restaurantes baratos em Valência

Restaurante Navarro

Restaurantes bem localizados em Valência

Local é especializado na cozinha mediterrânea | Foto: Restaurante Navarro.

Localizado em uma área privilegiada no bairro Eixample, este restaurante em Valência tem um ambiente familiar e é ideal para provar autênticos pratos da cozinha mediterrânea.

O restaurante Navarro em Valência foi fundado por membros de uma família que está há 3 gerações no ramo gastronômico e que preza pela qualidade máxima de seus pratos. Isso quer dizer que este é um dos melhores lugares com bom custo benefício para comer deliciosos pratos a base de arroz, saborosas carnes e pescados frescos.

Não deixe também de provar as saladas no local e suas sobremesas caseiras.

  • Preços: consumo médio de € 23 com entrada, prato principal e sobremesa, sem incluir bebidas.
  • Localização: Rua Arzobispo Mayoral, 5, 46002, Valência.

Conheça => Ônibus turístico em Valência 

 

Khambú

Restaurantes veganos em Valência

Fast food vegano faz sucesso em Valência | Foto: Khambú.

O Khambú redefiniu o conceito de fast food ao criar um restaurante em Valência de comida rápida onde os pratos são feitos com ingredientes veganos. Esta proposta é sustentável, saudável e deliciosa, com produtos de máxima qualidade e preços acessíveis.

No cardápio há vários tipos de hambúrgueres veganos, entradas para petiscar, saladas, wraps e sobremesas caseiras. Além de oferecer ingredientes que não maltratam o meio ambiente, nem os animais. O Khambú é um restaurante que reduz ao mínimo os resíduos descartados e o que é jogado ao lixo é enviado para reciclagem.

As bebidas são servidas apenas em copos de vidro e as comidas em uma embalagem de papel. Também não são usados recipientes plásticos de uso único em nenhuma parte do restaurante.

  • Preços: combos variados de hambúrguer, salada, nuggets, hot-dog ou wrap, acompanhados de batata + bebidas custam entre € 6,90 e € 7,50.
  • Localização: Rua Quart, 41b, Valência.

 

Pizzeria La Gatta

Pizzaria em valência

Pizzaria serve as típicas pizzas napolitanas | Foto: La Gatta.

Se aventurar na culinária valenciana não quer dizer que você não tenha direito a provar a melhor pizza estilo italiana da cidade, num lugar fundado e comandado por um italiano.

Parece exagero, mas não é. A Pizzeria La Gatta tem as melhores avaliações por suas pizzas napolitanas grandes e é referência na culinária italiana internacional. Além disso, ela afirma com todas as letras que elas são reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O espaço é pequeno, mas satisfaz o cliente. Algumas das estrelas do La Gatta são as pizzas de Margarita de mozzarella de búfala fresca e a pizza La Valenciana, que homenageia a cidade.

Quem visita o local não deve esperar por outros tipos de massas, já que são vendidas apenas pizzas. Mas se prepare para conhecer deliciosas sobremesas.

  • Preços: em torno de € 22.
  • Localização: Rua Conde de Altea, 36, Valência. 

Descubra => Como chegar em Valência (em breve)

 

Restaurantes com custo-benefício em Valência

Canalla Bistro

Dicas de restaurantes em Valência

Restaurante é premiado na Espanha| Foto: Canalla Bistro

Criado pelo reconhecido chef Ricard Camarena, dono de restaurantes premiados em Valência e Madrid, o Canalla Bistro tem o objetivo de levar o visitante a uma viagem gastronômica, porém de forma acessível.

O lugar é divertido e informal, com amplo espaço para deixar as pessoas mais a vontade para provar seus pratos contemporâneos de cozinha de fusão. Nele fica também o Bar Canalla, excelente para tomar um bom coquetel e ter a experiência completa.

Este restaurante em Valência recebeu o prêmio Sol Repsol, o que mostra seu sucesso em oferecer uma experiência diferente ao paladar.

Seu cardápio está em constante mudança, e você terá a sensação de estar “mastigando um sanduíche de pastrami como se estivesse no Lower East Side em Nova York”, ou “comendo um taco com carne de porco pibil assada lentamente como se você estivesse em uma cidade mexicana”, como descreve o site oficial.

  • Preços: Consumo entre € 17 a € 40, vinhos custam em média € 16.
  • Localização: Rua Maestro José Serrano, 5, 46005 Valência.

Visite => Tour Cidade das Artes em Valência

 

La Pepica

Onde comer Paella em Valência

Local é especializado em Paella Valenciana | Foto: La Pepica.

Se você está em busca de uma  Paella tradicional em Valência, saborosa e com preços acessíveis, este é o lugar.

O restaurante La Pepica em Valência tem como especialidade pratos a base de arroz e há mais de 120 anos entrega o melhor aos seus visitantes, incluindo alguns ilustres como os reis Don Juan Carlos e Dona Sofía, além do pintor valenciano Joaquín Sorolla.

Alguns de seus pratos, inclusive, foram criados em razão desses clientes. Por exemplo, o Arroz Pepica foi preparado pela primeira vez a Sorolla e a Paella vegetariana feita pela primeira vez para a Rainha Sofía.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Entre as comidas típicas mencionadas na nossa lista e que são servidos no La Pepica está também o Arroz Negro.

  • Preços: menu recomendado para 2 pessoas custa € 42 e inclui entrada, prato principal, sobremesa e café.
  • Localização: Avenida Neptuno, 6, 46011 Valência.

Transporte e ingressos => Valência Tourist Card

 

Ostras Pedrin Valencia

Restaurantes exóticos na Espanha

Local apresenta uma decoração rústica | Foto Ostras Pedrin.

Já provou os pratos à base de arroz e agora quer tentar algo diferente? Pois este restaurante em Valência entrega uma das experiências culinárias mais singulares que se pode ter na cidade: um jantar inteiramente a base de ostras.

Localizado bem no centro de Valência, a proposta do Ostras Pedrin Valencia é ser acessível para todo tipo de pessoas, orçamento e paladares. A variedade de molhos e misturas é grande, além dos preços, variados; há ostras de Sol, Guillardeau, Valenciana, Gallega, Austariana e muito mais.

A qualidade também é um dos ingredientes principais para o sucesso do Ostras Pedrin. Por ser tão diferente e simples, a diversidade de sabores do mar a qualquer dia agrada todo tipo de visitantes.

  • Preços: Consumo total por pessoa entre € 30 e € 40.
  • Localização: Rua Bonaire, 23, 46003, Valência.

Como funciona? => Transporte em Valência (em breve)

 

Melhores restaurantes em Valência

Ricard Camarena Restaurant

Restaurantes com estrelas Michelín na Espanha

Local possuí 2 estrelas Michelín | Foto: Ricard Camarena Restaurant.

Se existe um restaurante em Valência que merece estar entre os melhores, é o do chef Ricard Camarena. Isso porque ele é nada menos que o único restaurante em Valência que possui 2 estrelas Michelin.

A justificativa para tamanho reconhecimento é o respeito pelos produtos locais, constante inovação criativa sem perder o respeito à tradição e o valor agregado à gastronomia valenciana.

O cardápio do Ricard Camarena Rdestaurant mistura pratos tradicionais com influências atuais, e também itens da cozinha mediterrâneo, baseada em produtos sazonais. Outro ponto alto deste que é um dos melhores restaurantes em Valência é a seleta carta de vinhos.

Apesar de tão diferenciado, o objetivo da cozinha do chef Ricard Camarena é entregar uma experiência pessoal e simples na aparência, porém bem elaborada.

  • Preços: Consumo entre 55 € a 155 €.
  • Localização: Avenida de Burjassot, 54, Centro de Arte Bombas Gens, 46009, Valência.

Explore => Tour histórico a pé em Valência

 

La Salita

Melhores restaurantes em Valência

Restaurante é um dos mais refinados em Valência | Foto: La Salita.

O restaurante La Salita em Valência é um dos lugares mais especiais para ter uma experiência completa da culinária regional. Um dos pratos típicos que fazem sucesso no local é o All i Pebre, que é feito com um toque especial da chef.

Um diferencial é que os pratos são coloridos e elegantes; o espaço foi criado sem muitas pretensões, mas de uma forma aconchegante para fazer o cliente se sentir em casa.

A essência dos pratos deste restaurante em Valência se baseia nos produtos locais e os pescados são estrelas do cardápio do La Salita o ano todo, já que estão perto do mar.

  • Preços: Há vários menus que podem ser vistos no site. A opção de menu mais barata para uma refeição completa custa € 49,50, e a carta mais cara custa € 89,70. Bebidas não estão inclusas.
  • Localização: Rua Séneca, 12, esquina com a rua Yecla, bairro Algirós, 46021, Valência.

De Valência => Excursão ao Parque Natural da Albufeira

 

Komori

restaurante japonês em Valência

Local é um renomado restaurante japonês em Valência | Foto: Komori.

Este é o melhor restaurante em Valência para os adeptos da culinária japonesa. O Komori é uma interseção entre o mar Mediterrâneo e o Japão; a proposta é juntar pratos tradicionais e técnicas da gastronomia oriental, com produtos e receitas mediterrâneas, criando pratos únicos.

Há pratos a base de arroz, saladas, sopas, sashimis, tartares, nigiris, makis, carnes selecionadas, cozidos e molhos próprios. Além disso, a carta de vinhos e champanhes é ampla e a seleção das bebidas, cuidadosa; há, inclusive, um menu de saquê e vários coquetéis.

Como o Komori em Valência está localizado em um hotel de luxo, o ambiente é sofisticado e possui mesas grandes e bem separadas. O atendimento é a altura, com explicação dos pratos e serviço impecável; é necessário fazer reserva no site para evitar ficar na fila de espera.

  • Preços: Consumo por pessoa entre € 60 e € 100, excluindo a bebida.
  • Localização: Rua General Gil Dolz, s / n, The Westin Valencia Hotel, Valência.

Vida noturna => O que fazer em valência à noite (em breve)

 

Desfrute dos melhores restaurantes em Sevilha

Parte importante de conhecer a cultura de um lugar é mergulhar em sua culinária e os restaurantes de Valência fazem de tudo para apresentar seu melhor aos turistas.

E por mais que você tenha comido a famosa Paella, ou outros pratos típicos de Valência em outras cidades da Espanha, nada melhor que ir direto à fonte. O melhor é que é fácil encontrar todos os pratos típicos por preços muito acessíveis.

É incrível como os restaurantes da cidade sabem misturar pratos típicos e ingredientes locais ou sazonais, com técnicas e pratos internacionais, criando versões únicas. Outro ponto positivo é que se você quiser um jantar japonês ou uma bela pizza napolitana, há lugares que entregam essas especialidades com excelência.

Ao montar seu roteiro culinário, não se esqueça de verificar se há necessidade de fazer reserva para o lugar escolhido e dar uma olhada na carta que as vezes fica disponível no site.

E você, quais destes restaurantes em Sevilha gostaria de conhecer? Tem mais algum para indicar na cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais