Home » Roteiro em Coimbra: o que fazer em 1, 2 ou 3 dias de viagem

Roteiro em Coimbra: o que fazer em 1, 2 ou 3 dias de viagem

by admin

Das ruínas romanas aos prédios universitários, há muito para o que se incluir no seu roteiro em Coimbra. Considerada a terceira maior cidade de Portugal, reserva atrações para todos os gostos, principalmente quem gosta de história ou então vida noturna.

De fato, há muito o que fazer em Coimbra à noite. A cidade é universitária, por isso você perceberá um clima boêmio que parece nunca ter fim; além disso, existem várias opções de onde comer que podem fazer a sua viagem ainda melhor, dos doces conventuais aos pratos salgados!

Uma das possibilidades na visita é fazer até mesmo um roteiro em Lisboa a partir de Coimbra. Já na própria cidade há lugares icônicos no país, como a Biblioteca Joanina, a Sé Velha e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Neste artigo vou compartilhar algumas boas dicas para você sobre como montar um roteiro em Coimbra! Anote com atenção e faça as malas!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Coimbra

Seguro viagem para Portugal »

 

Como montar um roteiro em Coimbra?

dicas de roteiro em Coimbra

Ônibus é o principal meio de transporte em Coimbra | Foto: SMTUC.

A melhor forma para responder essa pergunta é saber por onde começar a pensar no roteiro em Coimbra. Primeiramente, lembre-se de que a cidade pode ser dividida em Alta e Baixa; além disso, há ainda a zona rural mais afastada.

Mesmo sendo a terceira maior cidade de Portugal, você não precisa preocupar com o tempo, pois três dias são suficientes para conhecer os pontos turísticos de Coimbra (em breve). Um desses dias, aliás, aproveite para visitar Lisboa ou então Conímbriga para finalizar o passeio.

Como é uma cidade com muito desnível, não se arrisque a percorrer tudo a pé. Tenha uma boa noção do transporte em Coimbra (em breve) para poder dividir o seu roteiro entre os dias; assim, poderá ir de ônibus de um ponto a outro – pelo menos é o meu conselho.

Se você estiver preparando o seu roteiro em Coimbra para o inverno em Portugal, leve também um guarda-chuva consigo. Já no verão tome cuidado, pois as temperaturas atingem mais de 30°C na cidade!

De forma geral, Coimbra é uma cidade onde você consegue dividir bem o seu tempo. O tour pela universidade pode lhe tomar mais horas, tenha atenção principalmente nisso!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Coimbra »

 

Roteiro de 1 dia em Coimbra

Universidade é o ponto turístico mais visitado em Coimbra.

Se você ficará apenas um dia na cidade, é possível priorizar alguns lugares’e claro que isso incluirá as atrações da Baixa e a zona universitária!

A minha dica é que você inicie o seu roteiro em Coimbra já pela parte Alta da cidade; para isso, pode começar o seu tour pelo Arco da Almedina, onde passará logo em seguida por algumas das atrações turísticas, como por exemplo a Sé Velha.

Aproveite para conhecer um pouco dessa catedral construída no século XII e em seguida poderá seguir caminho para a zona da Universidade de Coimbra. Por ser uma das mais antigas do mundo, os seus prédios muito visitados, o que a torna uma verdadeira atração.

É possível que você gaste uma boa parte do seu tempo pela universidade. Em especial, não deixe de visitar a Biblioteca Joanina, onde está guardada a primeira edição da obra Lusíadas; ainda, há pontos de interesse como a Sala dos Capelos, Capela de São Miguel e a famosa escadaria da Faculdade de Direito.

Para conhecer os prédios da universidade, há alguns passeios específicos para os quais você deve comprar ingresso. Há opções de vários tipos, mas sugiro que você opte pela rota menor para otimizar o tempo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

o que fazer em coimbra a noite

Praça da República em Coimbra | Foto: C goulao, via Wikimedia Commons.

Agora provavelmente já terá passado uma manhã inteira e a dica é seguir pelo Arqueduto de São Sebastião. A próxima parada é a Praça da República, o centro da vida urbana da cidade, especialmente a noite, por conta das baladas em Coimbra (em breve).

A partir da praça, você pode começar a explorar a Baixa Coimbra. Essa área possui muitas casas antigas e transborda cultura portuguesa. Sem dúvida, é o coração da cidade!

Para finalizar, inclua no seu roteiro em Coimbra uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Além de uma bela vista da cidade do lado de forma, o mosteiro pode ser visitado internamente; é nele que está guardado o túmulo da padroeira de Coimbra, D. Isabel de Aragão.

Se sobrar tempo no seu dia, passe ainda pelo parque chamado de Portugal dos Pequenitos. É um lugar onde há uma representação em miniatura do país e pode render boas fotos.

Conheça => Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

 

Roteiro de 2 dias em Coimbra

atrações históricos em Coimbra

Porta da Torre de Almedina | Foto: Carlos Luis, via Wikimedia Commons.

Se você tem mais um dia para o seu roteiro em Coimbra, então aproveite para passar em alguns lugares interessantes que ficaram de fora! Entre eles, há o Museu Nacional de Machado de Castro, um importante símbolo da cultura de Portugal.

Esse museu abriga provavelmente o maior acervo de belas artes do país. Ele funciona desde 1913 e o iniciou basicamente com obras que chegaram de conventos e igrejas da região; entretanto, hoje apresenta muito mais do que isso: há jóias, pinturas, móveis e muitas outras peças para serem vistas no local.

Ao acabar a visita ao museu, você pode continuar o seu roteiro em Coimbra na Porta e Torre de Almedina. Ela fazia parte da muralha que cercava a cidade em outros séculos para defendê-la de invasões, sendo atualmente o único vestígio restante dessa história.

Igrejas em Coimbra

Igreja de Santa Cruz | Foto: Varun Shiv Kapur, via Wikimedia Commons.

Depois, aproveite para conhecer a Praça 8 de Maio, onde está localizada a Igreja de Santa Cruz; durante a noite por vezes o local é animado, principalmente no verão em Portugal . Nas redondezas há também o Mosteiro de Santa Cruz, onde está sepultado D. Afonso Henriques e o seu filho, D. Sancho I.

Se desejar, finalize a noite pela Praça da República, que você já terá visitado durante o dia anterior; ali há uma série de bares onde os universitários passam boa parte do seu tempo! Outra opção é apostar em um dos restaurantes em Coimbra (em breve), pois além dos pratos tradicionais, não deixe de provar os doces conventuais, que são indispensáveis no seu roteiro.

Como o segundo dia é mais claro em relação ao anterior, não se esqueça de descansar. A essa altura você já terá conhecido boa parte da cidade, então não há motivos para correr!

Imperdível => Tour pela cidade velha de Coimbra

 

Roteiro de 3 dias em Coimbra

ruínas em Coimbra

Coimbra fica a 18 km das ruínas de Conímbriga | Foto: Andreas Trepte, via Wikimedia Commons.

Para o seu terceiro dia de roteiro em Coimbra a minha dica é um pouco fora da zona central: Conímbriga. É possível que você tenha um trabalho a mais para chegar, mas vale a pena!

Conímbriga foi na verdade uma cidade romana estabelecida na região; acredita-se que foi habitada até meados do século IX, mas somente a partir do século XVI que se tomou conhecimento dela. Descubra como chegar em Coimbra (em breve).

As ruínas, que hoje formam uma espécie de museu, estão na zona de Condeixa-a-Velha. Por isso, a dica para é pegar um ônibus para a região e de lá trocar para outro veículo que leve até Conímbriga.

Os vestígios são da época da Idade do Ferro e se tornaram um Monumento Nacional. Desde 1930 o sítio arqueológico está aberto à visitação e permite que se conheça as características de uma época tão distante.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Primeiramente você caminhará a céu aberto pelo que era a antiga cidade. Ali há ruínas de casas, saunas e até mesmo um forum e anfiteatro romano; no chão você poderá observar em alguns pontos resquícios da arte romana preservados até hoje. Confira outras curiosidades de Portugal.

O que fazer em Conímbriga

Casa da Cruz Suástica | Foto: Halley Oliveira, via Wikimedia Commons.

Entre os pontos mais interessantes há a Casa da Cruz Suástica. Ela é significativa pois os romanos acreditavam que o símbolo da suástica transmitia sorte; há uma parte da visita feita por uma plataforma que mostra a Casa dos Repuxos, com mosaicos e jardins.

A zona do forum foi descoberta somente na década de 60 e restam poucas ruínas Já o anfiteatro está mais preservado. Ainda hoje são realizadas algumas atividades culturais pelo espaço, inclusive!

Para encerrar a visita, então, não deixe de visitar a parte interna do Museu Monográfico de Conímbriga. Ali estão artigos interessantes coletados na área ao longo dos anos. Ainda há um restaurante no local e lojas de artigos locais, semelhantes as encontradas para compras em Coimbra (em breve).

Excursão => 1 dia em Fátima e Coimbra saindo de Porto

 

Roteiro alternativo em Coimbra

roteiro Lisboa Coimbra

Lisboa fica a 202 km de Coimbra.

Nesse último dia de roteiro, vale uma dica adicional ainda! Caso você não se interesse por Conímbriga, pode realizar um bate-volta para as cidades perto de Coimbra (em breve); minhas dicas principais são Fátima, Lisboa e Sintra!

A primeira abriga o Santuário de Fátima, construído pela Igreja Católica e que recebe milhares de visitas anualmente. Já em Sintra é possível visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena, visto que é uma cidade pequena.

A capital do país, é sempre uma atração. Você pode chegar até ela facilmente de trem e a viagem dura cerca de 2h30 ou menos, de acordo com o horário. Apesar de ser um bate-volta, é possível aproveitar e conhecer alguns pontos turísticos de Lisboa.

Incrível => Tour em Coimbra saindo de Lisboa

 

Programe seu roteiro em Coimbra!

Conforme viu acima, esta não é uma cidade difícil para ser explorada; apesar de haver muitos pontos para se ver nela, alguns deles são próximos entre si. Dessa forma, é importante pensar no seu roteiro em Coimbra de acordo com isso!

Se preferir, não deixe de fazer um bate-volta de Coimbra para Lisboa. Afinal, conhecer a capital do país é sempre uma boa opção! De qualquer forma, lembre-se de programar bem a sua viagem para aproveitar ao máximo a viagem.

E você, quantos dias pretende ficar na cidade? Já fez um roteiro em Coimbra e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

You may also like

Leave a Comment