Home » Passeios em Coimbra: 6 excursões e tours bate-volta

Passeios em Coimbra: 6 excursões e tours bate-volta

by admin

Se você está planejando o seu roteiro, tenho uma boa notícia: os passeios em Coimbra são diversificados e para todos os gostos! Por estar localizada numa área estratégica, no centro do país, a cidade permite até mesmo alguns tipos de bate-volta muito interessantes.

Entre passeios guiados e tours de um dia em outras cidades, há muito o que escolher. Os passeios em Coimbra, especialmente, variam entre o centro da cidade e a zona mais afastada, como aldeias do Xisto da Serra de Lousã; ainda, é claro, não pode faltar a visita à famosa Universidade de Coimbra!

Para quem deseja conhecer a cidade de Fátima por exemplo, há passeios que incluem Coimbra; assim, você pode conhecer duas cidades em um só dia! Outras cidades muito boas para um bate-volta são Porto e Aveiro.

Neste artigo você vai conhecer os melhores passeios em Coimbra e como comprar antecipado o seu ingresso para otimizar o tempo da viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Coimbra

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os melhores passeios em Coimbra

  • Excursão às Aldeias do Xisto e Serra da Lousã
  • Excursão a pé pela Universidade de Coimbra
  • Experiência Vitivinícola em Coimbra
  • 1 dia em Fátima e Coimbra saindo de Porto
  • 1 dia em Aveiro e Coimbra saindo de Lisboa
  • Tour em Coimbra saindo de Lisboa

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Coimbra »

 

Excursão às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã

passeios em Coimbra

Conheça o Castelo de Lousã | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

A 30 quilômetros de Coimbra, essa região da Serra da Lousã é especial para gosta de aldeias antigas e um pouco de aventura. Afinal, esse é um dos principais passeios em Coimbra que fogem dos roteiros tradicionais!

Ao adquirir essa excursão em Coimbra, você tem a oportunidade de explorar as Aldeias do Xisto de Talasnal e Casal Novo. Toda a região tem uma beleza natural única e uma arquitetura rústica preservada até hoje em muitos espaços.

Uma das atrações a ser visitada é o Castelo de Lousã, localizado no complexo da Senhora da Piedade. Trata-se de uma grande fortaleza que era utilizada em meados de 1.100 para proteger a região de Coimbra. Hoje, recebe uma série de visitas pela sua imponência e importância histórica!

Outra atração do passeio é a degustação especial de vinhos e comidas locais. Essa região, inclusive, é muito famosa pela proximidade com os vinhos do Douro e Alentejo, além dos deliciosos doces conventuais de Coimbra.

Ainda, você terá uma visita do Baloiço do Trevim, considerado o ponto mais alto da região com 1.200 metros de altitude. O passeio é realizado em pequenos grupos e a dica é utilizar roupas e calçados confortáveis para aproveitar ao máximo!

 

Excursão a pé pela Universidade de Coimbra

tour universidade de coimbra

Universidade é o ponto turístico mais visitado em Coimbra.

De fato, a Universidade de Coimbra é uma das principais atrações da cidade! Não é por menos: ela é uma das mais antigas e tradicionais do mundo!

Por isso e por toda importância e beleza da instituição, entre os passeios em Coimbra que mais indico que não pode faltar a visita à universidade! Nessa excursão a pé pela Universidade de Coimbra, é possível visitar os espaços mais importantes e conhecer a história deles com um guia especializado.

Ao longo do passeio, você passará pelos lugares mais icônicos da universidade. Entre eles, está o Palácio Real, a Capela de São Miguel, Biblioteca Joanina e Prisão Acadêmica; a Biblioteca, por exemplo, guarda exemplares únicos, como a primeira edição da obra “Lusíadas”.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além desses prédios, você poderá visitar o antigo Hospital Universitário, alguns prédios utilizados como salas de aula até hoje há mais de 100 anos, entre outras atrações. Para finalizar, você ainda terá uma vista panorâmica da cidade de pontos estratégicos.

 

Experiência Vitivinícola em Coimbra

Rota do vinho Portugal

Saboreie um autêntico vinho português | Foto: Adega Encosta da Criveira.

Trata-se de um dos passeios em Coimbra para apaixonados por queijos e vinhos. Na verdade, é uma oportunidade de conhecer mais de perto a produção local em uma adega.

Este passeio pelos sabores da região de Coimbra é em direção à região da Penela Mealhada, onde é possível visitar uma adega e a vinha de uma das propriedades. Durante o tour, você também pode experimentar o que é produzido, tudo acompanhado de um guia e inclusive com a taxa de entrada à vinícola inclusa.

O interessante é que você pode aprender a harmonizar queijos e vinhos, tendo a chance de experimentar ainda salsichas secas, tipos de mel diferentes e compotas produzidas na região.

É um passeio que pode ser feito por toda família. Além disso, a excursão privilegia pequenos grupos.

 

1 dia em Fátima e Coimbra saindo de Porto

tour santuário de Fátima

Santuário de Fátima recebe milhares de visitantes todos os anos.

Muitos turistas aproveitam os passeios em Coimbra partindo de outras localidades do país para conhecer também Fátima. Essa é uma das cidades mais conhecidas de Portugal no mundo todo, inclusive!

Nela é onde está localizado o santuário construído após a aparição de Nossa Senhora de Fátima às três crianças portuguesas, no início do século passado. Depois de reconhecida a aparição pela Igreja Católica, o santuário foi erguido e expandido ao longo dos anos; hoje, é um símbolo de peregrinos católicos de todo mundo.

Durante a visita nesse tour para Fátima partindo de Porto, você irá primeiramente para Fátima, onde visitará o santuário, com espaços como a Basílica da Santíssima Trindade e a Capela das Aparições. O melhor de tudo é que você terá a companhia de um guia que explicará tudo detalhadamente sobre a história dos lugares!

Em seguida é hora de ir para Coimbra, a cerca de 1h30 de Fátima. Na cidade você conhecerá o seu centro histórico e principais monumentos históricos. Trata-se de uma cidade muito antiga, por isso a ajuda do guia será muito importante para entender a origem de cada lugar.

Ainda, a grande atração em Coimbra são os prédios da sua universidade, uma das mais antigas do mundo; além de visitá-los, terá algum tempo livre para andar pelas ruas da cidade.

Ao fim do dia o tour retorna para Porto. A duração aproximada de todo passeio é de 9h.

 

1 dia em Aveiro e Coimbra saindo de Lisboa

Cidade portuguesa com canais

Desfrute do passeio de barco pelos canais de Aveiro.

Para quem está em Lisboa, apostar em conhecer outras cidades é uma ótima escolha, principalmente se incluir Coimbra e ainda Aveiro de bônus!

Trata-se de uma forma de otimizar o tempo ao programar seus passeios em Coimbra, conhecendo ainda a “Veneza Portuguesa”, como Aveiro é conhecida no país,

Ao adquirir esse tour para Coimbra e Aveiro, você conhecerá primeiro Aveiro, cidade que é comparada com Veneza, porque há canais que passam por ela e você pode inclusive andar de barco por eles; além disso, é colorida e cheia de vida para ser visitada!

Os destaques em Aveiro, além dos canais, estão na gastronomia e no sal; nela estão algumas salinas famosas pela sua qualidade e também é a cidade dos ovos moles, doce típico português.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Seguindo viagem, é a hora de mais um dos passeios em Coimbra! A cidade, que já chegou a ser capital do país, poderá ser explorada por umas boas horas; é ideal para conhecer os principais pontos turísticos, como a Baixa Coimbra e a universidade, por exemplo.

O passeio dura o dia inteiro e ao fim você irá retornar para Lisboa. Atente-se apenas para o fato de que o guia não está incluso nesse tour!

 

Tour em Coimbra saindo de Lisboa

Passeio Lisboa Coimbra

Vale a pena deixar a capital para conhecer os atrativos de Coimbra.

Ter um dia inteiro para conhecer Coimbra em um tour exclusivo é a melhor forma de visitar a cidade! Esse tour, em especial, parte de Lisboa e dura cerca de 8h; entre os benefícios está o fato de que você otimizará tempo evitando filas entre os passeios em Coimbra!

A excursão de Lisboa até Coimbra pega você exatamente no seu hotel. Ao longo do passeio ao chegar em Coimbra você poderá avistar uma bela paisagem do topo da colina onde é possível ver o rio Mondego.

Em seguida, visite a Biblioteca Joanina, um dos espaços mais importantes de Portugal! Ela está integrada à Universidade de Coimbra e é um verdadeiro tesouro, guardando obras históricas em diversas línguas; além de a sua construção exibir uma beleza única.

A visita à biblioteca também dá direito a explorar mais alguns pontos da universidade. Por isso, você visitará a sua ala medieval e até mesmo algumas salas de aula; dando sequência à visita, você passará pelo Mosteiro de Santa Clara, onde ouvirá sobre a história do rei Pedro I e Inês de Castro.

Mais um mosteiro está na lista, o de Santa Cruz. Ele é ainda mais antigo, fundado em 1131, e foi escolhido como local para enterrar os dois primeiros reis do país.

Finalizando o dia, você terá algum tempo para explorar livremente as ruas de Coimbra. Aproveite para apreciar a gastronomia local e levar uma lembrança da cidade!

 

Aproveite os passeios em Coimbra

Através das dicas de passeios, você pôde perceber que é fácil incluir a cidade no seu roteiro. Além disso, tirar um dia inteiro para conhecer alguns museus e pontos turísticos de Coimbra (em breve) também é uma ótima escolha!

Coimbra está localizada na região mais ao centro do país. A verdade é que o deslocamento é fácil a partir das duas maiores cidades de Portugal: Lisboa e Porto. Portanto, não importa se você já está em Coimbra ou não, há muitas formas de conhecer a cidade!

A dica é garantir os seus ingressos com antecedência pelos tours personalizados. Isso ajuda a economizar tempo e permite que você conheça até mesmo de uma cidade no mesmo dia!

E você, quais destes passeios em Coimbra gostaria de fazer?  Já esteve na cidade e fez algum deles? Deixe sua resposta nos comentários!

You may also like

Leave a Comment