Aeroportos de Paris: Orly, C. de Gaulle e Beauvais

por Aline Baroni

São três os aeroportos de Paris: Charles de Gaulle, Orly e Beauvais. Os dois primeiros são os mais conhecidos. Se você está vindo de um voo direto do Brasil, por exemplo com a Air France ou a Latam, chegará pelo Charles de Gaulle, também conhecido como Roissy (em referência à cidade onde ele se localiza).

Orly, por sua vez, pode ter boas opções de voos dentro da Europa e da França e é a opção mais próxima do centro de Paris. Já o terceiro, Beauvais, fica a cerca de uma hora e meia da cidade, e é mais usado para voos de companhias low cost.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Paris

Seguro viagem Europa »

 

Como ir dos aeroportos de Paris para o centro

Como chegar em Paris do aeroporto

Torre Eiffel, o símbolo de Paris.

Muito do transporte na Europa se resolve de trem ou metrô. Para ir do aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris não é diferente.

A melhor opção (dependendo da quantidade de pessoas e de bagagem) costuma ser ir de trem. A estação fica dentro do aeroporto e te dá acesso ao metrô. Para o mesmo trajeto, o táxi costuma custar cinco vezes mais para uma pessoa.

No entanto, para os dois outros aeroportos a resposta é um pouco diferente. Orly e Beauvais não possuem estação de trem. A melhor opção de transporte costuma ser ônibus, mas isso pode variar dependendo da região de Paris onde você se hospedará.

CLIQUE AQUI para reservar um transfer dos aeroportos de Paris »

 

De Charles de Gaulle a Paris de metrô e trem

Trem em Paris

Estação do trem RER B no aeroporto Charles de Gaulle. | Foto: HDaniel, via Creative Commons

Existe uma estação de trem dentro do aeroporto Charles de Gaulle, mais precisamente no terminal 3, o que facilita muito o transporte até Paris.

De lá, os turistas pegam o Réseau Express Régional (RER), que dá acesso direto ao metrô, por onde você poderá chegar aos mais diversos pontos da capital.

O custo da passagem é de 10 para adultos e 6 para crianças, e esse valor dá acesso também ao metrô. Os trens passam em média a cada 20 minutos, das 5h às 0h. Para chegar até o centro, conte em torno de 50 minutos.

Seguro => Mini-van compartilhada do aeroporto de Paris

 

De Charles de Gaulle a Paris de ônibus

ônibus aeroporto Paris

O Roissybus é uma das opções de trajeto do aeroporto CDG a Paris. | Foto:Flyer, via Wikimedia Commons

Durante o dia, são três as opções de ônibus para se ir do aeroporto Charles de Gaulle a Paris.

O Roissybus é, de forma geral, o mais visado, porque leva os turistas direto ao centro, mais precisamente em frente à Ópera Garnier, partindo dos diversos terminais do aeroporto. O trajeto dura entre 1h e 1h15 e custa 12,50 a ida ou a volta.

Outras opções são Le Bus Direct, ônibus que conecta os terminais 1 ou 2 do aeroporto a pontos turísticos de Paris importantes, como a Torre Eiffel, Palais des Congrès, Champs Elysées, Gare de Montparnasse ou Gare de Lyon. As tarifas variam entre 17 e 18 , e o trajeto dura entre 45 e 70 minutos.

Há ainda as linhas 350 e 351, que ligam o aeroporto à Porte de la Chapelle e à Place de la Nation, respectivamente. No entanto, elas devem ser evitadas porque fazem muitas paradas, o que torna a viagem longa, em torno de 70 minutos. A vantagem é o preço: o bilhete custa apenas 6 .

Se você está viajando à noite, a opção pode ser pegar a linha 140 do Noctillien, que conecta o aeroporto Charles de Gaulle à Gare de L’Est. O trajeto dura entre 30 e 60 minutos e o bilhete custa 8 .

Consulte => Transfer privado do aeroporto Charles de Gaulle

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

De Charles de Gaulle a Paris de táxi

Táxi em Paris

O táxi é uma opção prática para quem não se preocupa com o orçamento. | Foto: (WT-shared) Riggwelter at wts.wikivoyage, via Wikimedia Commons

É normal ficar cansado depois de uma longa viagem, especialmente se houve conexões e se você não conseguiu dormir ou descansar direito. Além disso, se você está transportando bastante bagagem, pode ser complicado levá-las de metrô ou ônibus.

Nesses casos, se você estiver disposto a gastar um pouco mais para ir até o centro de Paris, é possível pegar um táxi. O trajeto pode custar entre 35 e 50 (esse valor pode ser maior dependendo do arrondissement onde você está hospedado) e durar entre 45 e 60 minutos.

Vale a pena => Entrega de bagagem no aeroporto de Paris

 

De Orly a Paris de trem

Como explicamos, Orly não tem acesso direto a trem como o aeroporto Charles de Gaulle.

Porém, há um shuttle do próprio aeroporto (chamado Orlyval) que direciona os turistas até a Gare D’Antony, onde é possível pegar o RER B ou C, de acordo com seu destino. Essas linhas podem te deixar em locais importantes no centro da cidade ou permitem conexões com o metrô. A tarifa do Orlyval + RER fica em 12,10 .

Recomendo => Traslado ida e volta dos aeroportos de Paris

 

De Orly a Paris de ônibus

De Orly a Paris

O Le Bus Direct é uma das opções para chegar a Paris saindo de Orly. | Foto: PR 180.2, via Wikimedia Commons

A linha 1 do Le Bus Direct faz a conexão direta do aeroporto de Orly até pontos chaves do centro de Paris, como a Gare de Montparnasse, Trocadéro, Champs Elysées e a Torre Eiffel. A viagem demora entre 30 e 50 minutos (até Montparnasse) e entre 50 e 60 (até o Champs Elysées) e custa 12 .

Se você deseja ir até a região sul da cidade, uma opção pode ser o Orlybus, que leva os turistas até estação de Metrô Denfert-Rochereau (fica próximo à Torre Montparnasse e aos Jardins de Luxemburgo). O trajeto dura em torno de 30 minutos e custa 8,70 .

Já se seu destino fica no sudoeste de Paris, considere a linha 183 do ônibus, que vai até Porte de Choisy. A viagem dura 30 minutos e é uma das mais em conta: custa apenas 2 €.

Barato => Traslado de ônibus dos aeroportos de Paris

 

De Orly a Paris de táxi

De Orly a Paris de Táxi

Os táxis são cômodos e estão sempre à disposição. | Foto: Bair175, via Wikimedia Commons

O valor da corrida é fixo e depende de seu destino: se você for para a margem direita do Sena (onde fica o Louvre), são 35 ; se você for para a esquerda (onde fica a Torre Eiffel), 30 . Você encontrará veículos disponíveis em Paris-Orly 4, saída 48a; Paris-Orly 1-2, saída 14a. Geralmente não aceitam cartão, portanto programe-se para ter euros em espécie consigo.

Conforto => Transfer vip do aeroporto de Orly em Paris

 

De Beauvais a Paris de ônibus

A forma mais econômica de chegar ou sair do aeroporto de Beauvais até Paris é com o ônibus oficial do próprio aeroporto. Eles vão sem paradas até Porte Maillot, a oeste de Paris, a apenas 1 quilômetro do Champs Elysées. O trajeto dura em torno de 1h15. De lá, é possível pegar facilmente o metrô e chegar em outros pontos da cidade.

Consulte => Translado do aeroporto de Beauvais

 

De Beauvais a Paris de táxi

Como o aeroporto de Beauvais fica a 75 quilômetros do centro de Paris, é bom sempre fazer a conta para ter certeza se economizar pegando um voo low cost compensa os custos com o transporte depois.

Se você pensar em ir de táxi do aeroporto para o centro da cidade-luz, prepare o bolso: custa em torno de 170 e, à noite, o valor sobe para até 210 . O trajeto dura entre 1h e 1h30.

Fácil => Transfer particular de Beauvais para o seu hotel em Paris

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Como se locomover entre os aeroportos de Paris

RER Paris

O RER é uma opção econômica para se locomover de Paris aos aeroportos. | Foto: Pline Photo Personelle, via Wikimedia Commons

Diversos voos internacionais fazem conexão em Paris, e muitas vezes é necessário trocar de aeroporto, sobretudo entre o Charles de Gaulle e Orly. Por isso, você deve estar se perguntando: como ir do Aeroporto Charles de Gaulle para o Aeroporto de Orly?

São duas as opções. A primeira é ir com um ônibus direto (linha 3 do Le Bus Direct), que tem paradas em Orly 4, Orly 1-2, CDG 1, CDG 2ACD e CDG 2E e passa a cada 25 a 45 minutos. A tarifa custa entre 18 e 22 . A propósito, esses ônibus têm wi-fi e conexão USB para carregar os celulares, ótimos recursos para quem acabou de chegar de um voo longo.

A segunda é ir com o RER, que passa a cada 10 ou 20 minutos. Saindo ou chegando de Orly, será necessário pegar o shuttle Orlyval.

Isso porque, como explicamos anteriormente, o aeroporto não conta com uma estação de trem interna, ao contrário do Charles de Gaulle. Essa opção custa 12,10 .

Já o acesso ao aeroporto de Beauvois é um pouco mais complicado. Se o objetivo é ir ao Charles de Gaulle, pegue o ônibus do aeroporto, que te deixará na Porte Maillot, onde também passa o Roissybus (ônibus do Charles de Gaulle).

Porém, se você quer ir de Beauvois a Orly, prepare-se: vá com o ônibus do aeroporto até Porte Maillot; lá, pegue o metrô até o ponto Charles de Gaulle-Étoile (é possível ir a pé, se você não estiver com muita bagagem). Nesse local você poderá pegar o OrlyBus.

Saiba tudo => Transporte em Paris (em breve)

 

Dicas dos aeroportos de Paris

Aeroportos de Paris

Aeroporto Charles de Gaulle, o maior de Paris.

Paris, como todo bom destino turístico, é uma cidade bem servida de aeroportos e outros meios de transporte.

O Charles de Gaulle é o que conta com mais opções de transporte até o centro da cidade, justamente por ser o maior e mais importante da cidade-luz.

Porém, nem sempre ele é o mais vantajoso para você — seja financeiramente, seja em razão do local onde você ficará hospedado. É importante definir o aeroporto em que você chegará para, então, traçar a melhor estratégia de transporte urbano.

De forma geral, os táxis são as alternativas mais cômodas, rápidas e quase sempre disponíveis. Mas se você pretende fazer uma viagem com orçamentos mais modestos, esse meio de transporte pode não ser uma opção.

A boa notícia é que aeroportos como Charles de Gaulle tem a facilidade de estar conectado diretamente com a estação ferroviária (e, consequentemente, com o metrô) dentro de suas próprias instalações. Prático e muito mais econômico!

Veja esse vídeo fantástico feito pelo site oficial de Paris sobre as facilidades para visitar Paris e usar seus meios de transporte:

Ficou com alguma dúvida sobre como se locomover dos aeroportos até o centro de Paris? Deixe suas perguntas nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais