Museu do Louvre: mapa, ingressos e curiosidades

por Aline Derísio

O Museu do Louvre é o maior e um dos mais importantes do mundo. Antes de se tornar um museu em 1793, o local foi durante muito tempo uma das principais residências dos reis da França.

Localizado no coração de Paris à margem direita do rio Sena, em uma área de 73.000 m2, oferece a maior coleção de obras de arte do mundo e civilizações antigas de mais de 7000 anos; as coleções do museu estão divididas em 8 departamentos: antiguidades egípcias, antiguidades gregas, etruscas e romanas, antiguidades orientais, artes islâmicas, pinturas, esculturas, obras de arte e artes gráficas.

Você encontrará em uma área de 72.735 metros quadrados a exibição de aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI, neste que é certamente um dos principais pontos turísticos de Paris.

Ficará de queixo caído ao se deparar com as famosas obras como Mona Lisa do Leonardo da Vinci em 1506, uma das faces femininas mais famosas do mundo, a Vênus de Milo a icônica escultura grega de 100 a.C representando a deusa Afrodite, A Vitória De Samotrácia e muito mais; além disso, existem as famosas pirâmides no lado de fora do museu que são um dos cartões postais de Paris.

Ufa, são tantas coisas interessantes que eu tenho certeza que você já incluiu no seu roteiro pelo menos um dia inteiro para conhecê-lo. Como o Museu do Louvre tem um grande acervo e muitas curiosidades, eu escrevi nesse artigo todas as informações para você aproveitar ao máximo esse monumento tão célebre.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Paris

Seguro viagem para França »

 

Mapa do Museu do Louvre

mapa do museu do louvre

Mapa externo da entrada térrea | Foto: Museu do Louvre.

As coleções do Museu do Louvre são apresentadas em 5 níveis, em 3 asas interligadas nomeadas em figuras importantes na história da França: Richelieu (1585-1642), ministro chefe do rei Louis XIII, Sully (1559-1641), ministro chefe do rei Henri IV, e por último Denon (1747-1825), primeiro diretor do museu.

As exposições em suas respectivas asas são:

  • Denon: arte islâmica, império romano e do leste do mediterrâneo; pinturas espanholas, italianas, inglesas e francesas no século 19, galeria de Apolo, coleção de jóias e diamantes da Couronne, esculturas italianas, espanholas e do norte da Europa, antiguidades romanas, gregas e dos etruscos, artes da África, Ásia, Oceania e das Américas.
  • Sully: pinturas francesas do século 17,18 e 19, desenhos e pastéis dos séculos 17, 18 e 19, artes decorativas dos séculos 17 e 18, antiguidades gregas, romana e dos etruscos; faraônico egípcio. Irã antigo, Arábia e leste do Oriente e Louvre medieval.
  • Richelieu: França nos séculos 14-17, pinturas alemãs, flamenga e holandesa, arte decorativa (idade média e renascentista dos séculos 17 e 19, Apartamento de Napoleão III, esculturas francesas, Mesopotâmia e Irã antigo.

Os níveis do museu também vão do -2o ao 2o andar:

entrada do louvre metrô

Piso -2 | Foto: Museu do Louvre.

O Piso -2 é a entrada e a saída para quem chega de metrô, nele está um shopping com lojas do museu, o auditório, um restaurante, um café e algumas exposições.

quantos andares tem o louvre?

Piso -1 | Foto: Museu do Louvre.

Por sua vez, no Piso -1 você encontrará esculturas europeias, arte islâmica e do Oriente Médio (Denon); além de esculturas francesas e itens da Grécia Antiga (Richelieu).

entrada principal do louvre

Térreo | Foto: Museu do Louvre.

A principal entrada está no térreo, onde também se encontra na parte externa a famosa pirâmide de vidro e, consequentemente, onde formam-se filas enormes. No Piso 0 você verá esculturas francesas e do Oriente Próximo (Richelieu e Sully), além de peças raras romanas (Denon).

onde fica a Mona Lisa no Louvre

Piso 1 | Foto: Museu do Louvre.

O Piso 1 certamente é o mais badalado e o que sempre estará com mais turistas, pois nele simplesmente está Mona lisa. A obra-prima de Leonardo da Vinci fica na Sala 711, na asa Denon; acredite, esse salão sempre terá gente. Outra dica é ir a outra extremidade e conhecer os Apartamentos de Napoleão III (Richelieu).

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 
museu do louvre o que ver

Piso 2 | Foto: Museu do Louvre.

Por fim, o Piso 2 abriga pinturas francesas (Richelieu) e europeias (Sully).

Lembrando que as coleções são representadas por cor que são espalhadas por vários níveis nas salas, todas numeradas. Essas cores e números podem ser encontradas no mapa que você pode pegar na bilheteria (existem em várias línguas, falam que tem em português, mas nos dias em que fui não achei), nas mesas e nas paredes ao longo do museu.

Caso você se perder ou quiser qualquer outra informação, pergunte para algum segurança ou para os funcionários na recepção do museus. Eles sempre estarão prontos para te ajudar. Confira também dicas para viajar sozinho na Europa.

Como você mesmo pode deduzir, passará tranquilamente o dia inteiro no museu e mesmo assim não conhecerá tudo. Eu mesma moro em Paris e visitei o museu 3 vezes e ainda não conheci tudo; claro, gosto de ler sobre os quadros e aprecia-los com calma.

Um amigo já ficou 8 horas no Louvre! Eu ouvi dizer que se você admirar cada uma das milhares de obras do Louvre por 10 segundos, você demoraria nada menos do que três meses para ver todas elas. Loucura!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Museu do Louvre em Paris »

 

Preço do Museu do Louvre

museu do Louvre ingressos

Ingresso vale para o dia todo, portanto pode ver tudo a vontade.

O Louvre fica aberto todos os dias, exceto as terças-feiras e em alguns feriados. Os horário de funcionamento é das 9h às 18h; as quartas e sextas, ele fecha às 21h45. Para saber o que fazer depois de visitar o museu, confira as melhores dicas sobre a noite em Paris.

Importante dizer que as salas fecham 30 minutos antes do museu, então fique atento.

No museu também existem exposições temporárias que ficam embaixo na pirâmide, no Hall Napoleão; seguindo mesmo horário das fixas. Quer saber como chegar no Louvre da forma mais rápida e barata? Leia sobre o transporte em paris.

O ingresso do museu do Louvre é válido para o dia inteiro, então se você quiser sair e voltar pode. O preço da entrada é a partir de € 17, estudantes e menores de 21 anos tem desconto. O endereço do Museu do Louvre é Rue de Rivoli,75001.

Imperdível => Tour guiado sem fila no Louvre

 

Dicas do que ver no Museu do Louvre

loja do museu do louvre

Não precisa de ingresso para entrar no shopping | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Ainda dentro do Museu do Louvre existe um pequeno shopping chamado Le Carrousel du Louvre (localizado no -2) com réplicas de estátuas, quadros, souvenires, roupa, maquiagem e muito mais; não precisa ter o ingresso do museu para entrar. A dica principal aqui é se a fila da entrada principal do museu (na pirâmide grande) estiver muito grande, você poderá entrar pelo shopping que estará bem menor.

O museu tem a opção de alugar um guia de áudio em português por € 5, sendo que você poderá adquiri-lo logo na entrada, na área da bilheteria no nível -1.

Se você estiver muito cansado das andanças e quiser fazer uma pausa o Museu do Louvre disponibiliza cafés e restaurantes. Como o Paul, uma padaria de estilo francesa.

Aproveite a vista no terraço na sala de chá chamado Angelina, super elegante, ou, se quiser provar a cozinha tradicional francesa poderá conhecer o Bistrot Benoit; entre outras cafeterias em que algumas tem também terraço. Conheça também os melhores restaurantes em Paris.

Para aproveitar melhor o seu passeio pelo museu indico ir com tênis ou outro tipo de calçado confortável, pois vai andar bastante. Sei que é óbvio, mas não encoste na exposição e não tire fotos com flash para não levar bronca de um dos seguranças; foto sem flash é permitido.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 
museu do louvre monalisa

Prepare-se para um mar de turistas quando chegar no salão da Mona Lisa.

Quando estiver na sala onde tem o quadro da Mona Lisa, aproveite para apreciar o quadro chamado Casamento em Caná, do pintor italiano Paolo Veronese; ele é o maior quadro em exposição do Louvre, medindo 6,77 m x 9,9 m.

Aproveito o ensejo para te orientar a apreciar as outras obras que não sejam tão famosas, cada uma tem uma história diferente e é merecedora em estar expostas em um dos museus mais importantes do mundo. Quer saber tudo sobre as atrações de Paris? Então leia também tudo sobre a Torre Eiffel (em breve).

Outa dica que sempre me ajuda durante a minha visita ao museu é baixar pelo celular o audioguia do Louvre. Isso me ajuda a conhecer melhor as obras, pois esse aplicativo contem comentários sobre cada uma.

Caso você esteja com dúvida de qual obra visitar e não deixar nenhuma importante de fora, indico as esculturas mais famosas do museu, que são: Vênus de Milo, Vitória de Samotrácia e O Escriba Sentado. Já as pinturas que tem mais destaque no Louvre são: Mona Lisa (claro), a Jangada da Medusa, Bodas de Caná e Liberdade Guiando o Povo.

Na propriedade do Museu do Louvre também está o Jardin de Tuileries, que é lindo demais, onde sempre tem alguma atividade acontecendo como feira de natal ou parque de diversão no verão; existe outro jardim chamado Carrousel, onde fica o arco do Napoleão I (1804-1815). Ambos por si só são exposições ao ar livre de esculturas e de beleza natural.

Desfrute => Torre Eiffel, Louvre e Cruzeiro no Sena

 

Curiosidades Louvre

museu do louvre curiosidades

Pirâmide tem 21 metros de altura e chama a atenção dos turistas.

  • Algumas salas foram palco de filmes como “O Código Da Vinci e “Um pouco de caos”; assim como o clipe da música “Apeshit”, da cantora Beyoncé, que alavancou o museu a um recorde de visitas em 2018.
  • O Museu do Louvre tem 422 mil obras que não ficam expostas. Para manter todo o seu tesouro, o lugar é protegido por 2.290 funcionários, dos quais 1.200 são seguranças.
  • Antes de se tornar museu, o Louvre foi uma fortaleza que, depois no século 16, se transformou em um palácio real, onde vários reis franceses moraram; o último  foi Luis VXV que logo depois se mudou para o Palácio de Versalhes.
  • Na época de Henry IV (um dos reis que habitou no antigo Palácio do Louvre) acreditava-se que a realeza tinha o poder de curar doenças apenas ao tocar os “plebeus”. Fazendo assim, na frente do Louvre filas com centenas de tuberculosos que buscavam a salvação.
  • Você já reparou que a pirâmide do Louvre se destaca demais e é bem diferente se comparar com o antigo e majestoso edifício do museu? Pois bem, você não é o único, o famoso projeto da pirâmide do arquiteto I.M.Pei de 21 metros de altura causou bastante discussão quando foi instalada em 1989. Mas, agora é o símbolo do museu e o queridinho para fotos dos turistas.
  • O que quase ninguém sabe é que não existe só uma entrada no museu, aquela da pirâmide onde sempre tem uma fila gigantesca. Para te poupar de estresse, vá para a entrada que considero quase secreta, pois quase ninguém conhece que fica na Porte des Lions. Pegue o mapa do Louvre e procure pela Porte des Lions que fica à esquerda nas “costas” da pirâmide.

Transporte e ingressos => Paris City Pass

 

Conheça o Museu do Louvre

O Museu do Louvre é realmente magnífico, impossível não perceber o grande monumento ao chegar em Paris no seu roteiro na França. Conhecer por dentro é um espetáculo e um mundo a parte, que com certeza te enriquecerá; pode ter certeza que voltará para o Brasil como uma pessoa diferente.

Para aproveitar ao máximo a visita ao Louvre, separe um dia inteiro para esse passeio, siga o mapa fazendo uma lista das exposições que queira apreciar. E relaxe, se não conseguir ver tudo o que gostaria, será assim mesmo.

Espero ter agregado nas informações antes do seu passeio ao Museu do Louvre, o queridinho dos franceses e dos turistas de todo o mundo. Salut!

E você, já conheceu o Museu do Louvre? Tem mais alguma dúvida para visitá-lo pela primeira vez? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais