Home » Principais pontos turísticos de Porto

Principais pontos turísticos de Porto

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Passar pelo norte de Portugal e não visitar os pontos turísticos de Porto é um erro que você deve evitar na sua viagem! A cidade, segunda maior do país, reserva paisagens, museus e pontos incríveis pelas suas históricas ruas.

Na verdade, o que não falta em Porto é história! Mas, para ir além, há também as famosas igrejas com azulejos que são características em todo país, ou então uma visita à Avenida dos Aliados e à Estação São Bento. Esses últimos, por exemplo, são pontos turísticos de Porto que você nem sequer precisa pagar para conhecer!

Neste artigo vou mostrar um pouco mais para você um mapa dos principais pontos turísticos da cidade e as melhores informações para conhecer cada um deles na “Cidade Invicta”! Depois da leitura do texto, você saberá tudo o que não deixar de fazer no Porto.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto

Seguro viagem para Portugal »

 

O que fazer em Porto?

pontos turisticos gratuitos em porto portugalUm dos pontos positivos de Porto é que muitas das suas atrações principais ficam na região histórica.

Ou seja, você consegue ir facilmente de uma para outra. Entretanto, a cidade não é plana: isso pode levar você a ter um esforço em dobro!

Mas não se preocupe: prometo que cada um dos pontos turísticos de Porto valem a pena! Até mesmo o Parque de Serravels, com jardins e museus, merece a visita, embora se localize mais distante!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Porto »

 

Quais são os atrativos turísticos de Porto?

  • Ponte Luís I
  • Livraria Lello
  • Torre dos Clérigos
  • Palácio da Bolsa
  • Estação São Bento
  • Ribeira do Douro
  • Sé do Porto
  • Avenida dos Aliados
  • Parque de Serralves

Aproveite => Excursões de um dia em Porto

 

Ponte Luís I

pontos turisticos lisboa

Essa ponte é um dos cartões-postais da cidade! Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1996, ela foi inaugurada em novembro de 1881. Desde então, tornou-se um verdadeiro símbolo entre os pontos turísticos de Porto.

Sem dúvida, a construção metálica chama atenção. Mais do que isso, foi projetada por Théophile Seyring, discípulo de Gustave Eiffel, que, por sua vez, projetou a famosa Torre Eiffel. É por isso, então, que você encontrará na ponte a mesma estrutura do monumento parisiense.

A ponte liga Porto à cidade vizinha, Gaia, por cima do Rio Douro. Se você preferir, pode passar por ela andando na parte superior.

Esse, aliás, é um atrativo à parte! Caso faça isso perto do horário do pôr do sol certamente terá uma das mais belas vistas de sua vida!

Apesar de durante algum tempo ter sido cobrado uma espécie de taxa para transitar de um lado ao outro da ponte, hoje não há mais isso.

Você pode passar livremente de carro ou a pé. Ainda, é na parte superior da ponte que passa o metrô ligando as duas cidades. Confira informações mais detalhadas:

  • Horário de funcionamento: 24h por dia de segunda a domingo.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: para chegar na parte superior da ponte você pode utilizar a estação de metrô São Bento. Ainda, pode utilizar o metrô para a estação Jardim do Morro, que passa por cima dela. Há também ônibus com direção à Ponte Luís I que o levam para a parte inferior.

Adquira => Excursões para a Ponto D. Luís

 

Livraria Lello e Irmão

pontos turisticos braga portugal

Foto: Bene Riobó, via Wikimedia Commons.

Há muitas histórias que envolvem a Livraria Lello. Porém, não se sabe ao certo quais são 100% verdade ou não.

De qualquer forma, acima das lendas está a verdadeira beleza dessa livraria localizada no centro histórico e se tornou um dos mais requisitados pontos turísticos de Porto.

A livraria ficou famosa porque é supostamente o local que inspirou J.K. Rowling a pensar na famosa escadaria de Hogwarts.

A história surgiu pois a autora chegou a morar na cidade, em 1991, enquanto dava aulas na Encounter English e, segundo relatos, frequentava a livraria.

Na verdade, a própria autora já confessou que escreveu parte de A Pedra Filosofial na livraria e se inspirou também para criar Floreios e Borrões. Portanto, não é exagero fazer essa associação!

Muito além da saga de Harry Potter, a livraria merece realmente uma visita simplesmente pela sua beleza!

O local, que tem mais de 100 anos de história, apresenta obras atuais que você pode realmente comprar. O ambiente parece uma viagem no tempo, já que tudo é muito bem conservado.

De fato, a Livraria Lello é uma das mais bonitas da Europa! Ela está localizada na Rua das Carmelitas, 144. Confira outras informações:

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h30 às 19h.
  • Preço: Adulto: 5 euros – Crianças até até três anos: Gratuito – O valor de 5 euros pode ser dedutível em um livro comprado no local.
  • Transporte público: a livraria está localizada no centro história da cidade, por isso o acesso é fácil a partir da Avenida Aliados. Ainda, há diversos ônibus em direção aos Clérigos que podem ser utilizados.

Reserve => Tour na Livraria Lello e Irmão

 

Torre dos Clérigos

pontos turísticos de porto alegre

Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

Um dos pontos turísticos de Porto mais interessantes é a Torre dos Clérigos, que reserva a vista mais alta da cidade. Ela fica situada junto à Igreja dos Clérigos, que também vale uma visita em meio aos seus passeios em Porto (em breve).

A construção data do século XVIII e foi projetada por Nicolau Nasoni em estilo barroco. Desde 1910 ela é considerada um Monumento Nacional, sendo a mais alta do país com 76 m de altura.

Para subir na Torre dos Clérigos é preciso ter saúde: são mais de 200 degraus até o topo. Nem precisaria dizer, mas a vista é incrível e dá uma dimensão ainda maior do que é a cidade!

A torre conta com 49 sinos que tocam diariamente. Ela está localizada logo ao lado da Avenida dos Aliados, na Rua de São Filipe de Nery, 4050. Leia outras informações:

  • Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 14h – De abril a agosto pode abrir horários até às 21h.
  • Preço: Adultos 5 euros – Crianças até 10 anos – Na igreja a entrada é gratuita.
  • Transporte público: a Torre fica no centro história da cidade, por isso é possível acessar a partir da estação de metrô Avenida dos Aliados, ou por diversas linhas de ônibus com destino à Cordoaria.

Compre => Ingresso para a Torre dos Clérigos

 

Palácio da Bolsa

Principais pontos turísticos de Porto com tour guiado

Foto: Marco Varisco, via Wikimedia Commons.

Uma dos pontos turísticos de Porto mais bonito certamente é o Palácio da Bolsa. Ele impressiona tanto pela sua arquitetura em estilo neoclássico quanto pela conservação do prédio, cuja construção iniciou em 1842.

O Palácio da Bolsa é considerado um Monumento Nacional e também sede atual da Associação Comercial do Porto.

Situado no centro histórico – que por sinal é um dos excelentes locais onde ficar em Porto (em breve) –, mais próximo ao Rio Douro, ele possui um belo Salão Árabe.

Com toques de decoração em ouro, essa sala foi construída para impressionar os empresários da região árabe, que possuem historicamente relações comerciais importantes com Portugal.

Ainda, o Pátio das Nações impressiona porque literalmente contempla nações do mundo todo. No local, estão representados todos os países que mantém relações e acordos importantes com Portugal.

As visitas devem ser sempre guiadas, havendo grupos em espanhol, português, inglês e francês. O Palácio da Bolsa está localizado na Rua Ferreira Borges. Veja outras informações:

  • Horário de funcionamento: das 9h às 13h e 14h às 17h30 de abril novembro a março – das 9h às 18h30 de abril a outubro.
  • Preços: Adulto 10 euros – Estudante 6,5 euros – Menores de 12 acompanhados de adultos têm entrada gratuita.
  • Transporte público: para quem está no centro história da cidade é possível ir a pé. Da estação Trinda é possível pegar o ônibus 906 com direção Madalena (via Pte. Luís I).

Recomendo => Passeio pelo Palácio da Bolsa

 

Estação São Bento

pontos turisticos em lisboa gratuitos

Foto: Daniel VILLAFRUELA, via Wikimedia Commons.

Poucos prédios são tão tipicamente portugueses quanto a Estação São Bento! Hoje, ela é um dos pontos turísticos de Porto não apenas pela sua funcionalidade, mas também beleza e conservação!

Essa é, de fato, uma estação de trem que funciona até hoje. Dela partem trens para várias partes do país diariamente. Mas, se você não pretende pegar nenhum deles, visite o local mesmo assim e não se arrependerá!

A construção é do início do século XX e impressiona pelo azulejos em toda a volta do seu salão principal. Ao todo, são mais de 20 mil azulejos no local, pintados por Jorge Colaço, ocupando mais de 550 metros quadrados.

Os azulejos são ainda mais interessantes porque contam um pouco da história de Portugal. O melhor de tudo é que você pode visitar a estação sem gastar nada e ela fica localizada logo ao fim da Avenida dos Aliados. Confira mais informações sobre o local:

  • Horário de funcionamento: aberto 24h por dia de segunda a domingo.
  • Preço: gratuito.
  • Transporte público: a melhor forma de chegar é através do metrô até a estação São Bento, que desce diretamente ao lado.

Garanta => Excursão guiada pela Estação de São Bento

 

Ribeira do Douro

Principais pontos turísticos de Porto para navegação

Foto: Paulo Roque, via Wikimedia Commons.

Andar pela Ribeira do Douro é quase uma imersão na cultura portuguesa. O local, com as tradicionais casas coloridas à beira do Rio Douro, é um dos principais pontos turísticos de Porto!

Na Ribeira você é quem escolhe o que deseja fazer. Pode aproveitar para um passeio de barco pelo rio, almoçar, tomar uma taça de vinho ou conferir as feiras de artesanato que surgem aos fins de semana.

Especialmente se a temperatura estiver agradável, ande pela Ribeira sem pressa. Há inúmeras opções gastronômicas para conferir os melhores pratos típicos de Portugal! Veja mais informações:

  • Horário de funcionamento: a maioria dos restaurantes da Ribeira abrem cedo, pela manhã, e vão até mais de meia-noite durante o verão.
  • Preço: os valores dependem do que você buscar, mas, em geral, há refeições completas pela Ribeira por 10 euros.
  • Transporte público: você pode acessar a Ribeira através de várias linhas de ônibus. Dê preferência àquelas que levem à Ponte Luís I.

Vale do Douro => Passeio de vinho e comida do Porto

 

Sé do Porto

Principais pontos turísticos de Porto

Foto: Josep Renalias, via Wikimedia Commons.

A Catedral da Sé não é apenas uma das construções mais antigas de Porto, mas também uma das mais importantes.

Localizada próxima à Estação São Bento, ela data do século XII, impressionando por misturar arquitetura medieval, barroca, românica e até gótica.

Por isso, você logo entende o fato de ela ser um dos pontos turísticos de Porto. O seu interior tem colunas altas e um belo órgão no interior que ainda está em funcionamento. Aliás, ainda hoje há celebrações na catedral!

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Do lado de fora da Sé a vista é convidativa. Você pode visualizar parte do rio e até mesmo de Gaia. Ainda, pode visitar o claustro em seu interior com joias da igreja católica. Outras informações importantes:

  • Horário de funcionamento: das 9h às 12h30 e das 14h30 às 19h no verão. Já de novembro a março ela fecha às 18h.
  • Preço: Igreja é gratuita – Claustro tem um custo de 3 euros.
  • Transporte público: o metrô São Bento é a melhor forma de chegar à Catedral.

Sem filas => Garanta seu ingresso para a Sé do Porto

 

Avenida dos Aliados

Principais pontos turísticos de Porto abertos

Foto: Javier Lastras, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida, a principal avenida da cidade também chama atenção! Nesse caso, a Avenida dos Aliados, inaugurada em 1917, dita um pouco da alma de Porto, por isso é tão importante passar por ela quando estiver em sue roteiro em Porto (em breve)!

A avenida conta com belos prédios históricos, que hoje, em sua maioria, abrigam hotéis e bancos. Além disso, há o imponente prédio da Câmara Municipal, equilante à prefeitura no Brasil.

É nela que se situa anualmente a árvore de Natal da cidade e acontecem diversos eventos culturais e artísticos. Foi nela, por exemplo, que o Papa João Paulo II celebrou uma missa durante sua passagem por Portugal, em 1982, assim como o Papa Bento XVI, em 2010.

Uma curiosidade do local é o McDonald’s Imperial situado na região. Recentemente, ele foi considerado o mais bonitos do mundo graças à sua arquitetura. Veja mais detalhes sobre o local:

  • Horário de funcionamento: a avenida é cheia de vida em qualquer hora do dia, mas lota de turistas ainda antes das 12h.
  • Preço: gratuito
  • Transporte público: é possível chegar nela através da estação de metrô Avenida dos Aliados ou então ônibus com essa direção.

Confira => Tours guiados pela Avenida dos Aliados

 

Parque de Serralves

Principais pontos turísticos de Porto naturais

Foto: Cssantos, via Wikimedia Commons.

Esse é o lugar mais moderno entre os pontos turísticos de Porto. Na verdade, ele mistura museu, pesquisa, natureza e muita arte em geral.

Antigamente, o local era um jardim privado, mas foi completamente redesenhado e hoje abriga a Fundação Serralves, que realiza pesquisas variadas.

Além disso, recebe inúmeras exposições artísticas e culturais durante o ano todo no seu Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Uma atração à parte no local são os jardins. Até mesmo por isso, Serralvez é um verdadeiro patrimônio paisagístico do país.

Ele representa a união entre a arte e a natureza, além do velho e do novo. Leia mais informações sobre o local:

  • Horário de funcionamento: de segunda até sexta das 10h às 19h – sábado, domingo e feriado das 10h às 20h
  • Preço: Museu + Parque + Casa 15 euros- Museu + Parque 12 euros – Crianças até 12 anos não pagam
  • Transporte público: de metrô é possível utilizar as linhas até a Casa da Música e depois trocar para ônibus 201, 23, 502 ou 504.

Excelente => Passeio pela Fundação de Serralves

 

Aproveite os melhores pontos de Porto!

Os principais pontos turísticos de Porto são muito próximos uns dos outros. Por isso, você consegue facilmente transitar entre eles em pouco tempo. Além de otimizar a sua viagem, você encontrará lugares e paisagens incríveis nessa cidade ao norte de Portugal!

Você terá tudo para fazer excelentes passeios, só não esqueça de garantir o seu seguro viagem para Portugal. A sua viagem precisa deste item.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Porto e entenda mais os motivos pelos quais a cidade é uma dos melhores destinos da Europa:

E aí, o que você achou das sugestões de pontos turísticos em Porto? Qual deles você já visitou ou pretende visitar? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário