Home » Onde ficar em Porto, Portugal: bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Porto, Portugal: bairros e dicas de hotéis

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

A primeira pergunta na hora de preparar a sua viagem deve ser: onde ficar em Porto? Sendo uma cidade turística, Porto apresenta inúmeras possibilidades de hotéis, desde os mais luxuosos até os mais práticos e econômicos. Atualmente, há muitos hotéis no centro de Porto, região norte de Portugal, que podem atendê-lo muito bem!

Na hora de procurar um bairro para se hospedar em Porto, há muitos fatores para se questionar: transporte público, segurança, preço, entre outros. O que posso adiantar é que há, sim, hospedagem barata na cidade, inclusive com uma série de hostel para se indicar em Porto.

De fato, Porto é uma cidade muito acolhedora, com inúmeras opções para você não ficar sem ter o que fazer. Assim como todo o país Portugal, encontrará opções de onde se hospedar de forma fácil e variada!

Neste artigo, além de descobrir onde é melhor se hospedar em Porto, você poderá acompanhar dicas importantes, como a melhor área para se hospedar! Por isso, fique atento e planeje a sua estadia em Porto da melhor forma conforme o seu perfil de viajante!

Planeje sua viagem => Internet em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Onde ficar em Porto

Sem dúvida, a melhor área para se hospedar no Porto varia entre o centro histórico e a Cedofeita. Em ambos há opções econômicas, mas confortáveis. Ainda, o gasto com o transporte público certamente será mínimo, já que da região é possível chegar na maior parte dos pontos turísticos de Porto.

CLIQUE AQUI agendar um transfer do aeroporto para seu hotel em Porto »

 

Melhores regiões do Porto para turistas

Ribeira

onde ficar em porto portugal viaje na viagem

Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

Para quem sonha com um lugar onde ficar em Porto de frente para o rio, deve apostar na Ribeira! Contudo, é preciso saber que você estará no “furacão” do turismo, já que é a zona mais visitada principalmente no verão e primavera. Este é o principal dos pontos turísticos de Porto (em breve).

A Ribeira, de fato, é linda. Certamente é uma ótima escolha, inclusive porque há muitas opções de hospedagem, embora nem todas sejam muito baratas.

Enquanto que a vantagem é, obviamente, a vista, a desvantagem é o desnível. Ou seja, você provavelmente precisará subir e descer bastante nessa região.

onde ficar em lisboa

Foto: Patrick Marques, via Wikimedia Commons.

Hotel barato na Ribeira | Bluesock Residencial Porto conta com quartos privados e compartilhados, todos com ar condicionado. A avaliação dos hóspedes é 9, com destaque para a limpeza e decoração dos quartos.

Hotel com custo-benefício na Ribeira | Ribeira 24h a apenas 300 metros da famosa Ponte D. Luís I, possui WiFi gratuito e quartos com banheiros privados e até mesmo opção com cozinha. É basicamente no estilo flat e possui nota 8,6 dos hóspedes.

Hotel de luxo na Ribeira | Hotel Carris Porto Ribeira com 4 estrelas, esse hotel possui uma vista única. Os quartos são climatizados e oferece produtos de higiene pessoal gratuita, além de buffet de café da manhã e serviço de quarto. A nota é de 8,2.

Aproveite => Excursões de um dia em Porto

 

Centro Histórico – Baixa do Porto

hospedagem barata em porto portugal

Foto: Marcello Saponaro, via Wikimedia Commons.

A região do centro histórico é também conhecida como Baixa do Porto. Entre opções de hospedagens baratas, essa região pode ter muito a oferecer. Porém, essa não é a maior vantagem dela!

Hospedando-se na Baixa do Porto você sem dúvida economizará muito com transportes em Porto (em breve). Isso porque, entre todos lugares onde ficar em Porto, esse é o mais próximo dos principais pontos turísticos.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Na verdade, a abrangência dessa região cobre desde a Estação São Bento, passando pela Rua de Santa Catarina e até mesmo na famosa Rua de Cedofeita.

Ou seja, você estará perto das seguintes atrações: Livraria Lello; Rua das Flores; Avenida dos Aliados; Torre dos Clérigos; Jardim da Cordoaria; Galerias de Paris; Palácio da Bolsa.

Portanto, você pode ver que essa é uma região que concentra boa parte dos principais lugares a serem visitados na cidade e aproveitando os melhores passeios em Porto (em breve). Além disso, ela vem sendo revitalizada. Com isso, há muitas opções de hospedagens novas, mas cuidado: essa é a região mais antiga da cidade!

onde se hospedar em porto portugal viaje na viagem

Foto: Bobo Boom, via Wikimedia Commons.

Hotel barato na Baixa do Porto | CoolHostel Situado logo ao lado do Mercado do Bolhão, esse hostel conta com recepção 24h e WiFi gratuita. Os quartos contam com armários individuais e há um buffet e café da manhã incluso na diária. A nota é de 8,3.

Hotel com custo-benefício na Baixa do Porto | Selina Porto A famosa rede Selina conta com um espaço moderno de 3 estrelas no Porto. Há opções de quartos privados ou compartilhados, além de uma cafeteria e jardim com aulas gratuitas de yoga. Está localizado a 500 metros da Torre dos Clérigos. Nota: 9.

Hotel de luxo na Baixa do Porto | Infante Sagres – Luxury Historic Hotel Com 5 estrelas, esse é um hotel histórico com decoração de bom gosto e requinte. Possui restaurante, bar, estacionamento privado e serviço de transporte para o aeroporto. Ainda, está integrado ao Vogue Café pelo seu jardim. Nota: 9,4.

Consulte => De Lisboa para Porto em transfer privado

 

Cedofeita

Onde ficar em Porto

Foto: Josep Renalias, via Wikimedia Commons.

Apesar de a região da Cedofeita se confundir muito com a Baixa, também é uma boa opção de onde ficar em Porto. Os limites entre uma zona e outra são difíceis de definir, mas a Cedofeita alonga-se um pouco.

Nela é possível estar mais próximo aos Jardins do Palácio de Cristal, por exemplo. Além disso, diminui a movimentação turística, o que é bom para quem ainda desejar estar no centro, mas em sossego.

Hospedando-se na Cedofeita você ainda está a poucos minutos de caminhada dos pontos turísticos de Porto. Por isso, essa ainda é uma ótima região para ficar na cidade! Quanto às opções, há de todos os valores e gostos!

Onde ficar em Porto - no centro

Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Hotel barato na Cedofeita | Pilot Design Hostel & Bar Localizado em uma zona boêmia, conta com armário privado nos quartos e terraço com espaço para churrasco, além de lareira. A recepção funciona 24h e oferece serviço adicional de transporte para o aeroporto. Nota: 8,9.

Hotel com custo-benefício na Cedofeita | The Rex Hotel Situado em uma antiga mansão reformada logo em frente à Praça da República. Os quartos contam com ar condicionado e o local ainda possui bar e estacionamento privado. Nota: 8,1.

Hotel de luxo na Cedofeita | Hotel Cristal Porto Próximo à Avenida dos Aliados, possui suítes e quartos com minibar, ar condicionado e outras amenidades. Conta com buffet de café da manhça, bar e até mesmo degustação de Vinho do Porto. A nota é 8,6 com destaque para o bom atendimento dos funcionários.

Vale do Douro => Passeio de vinho e comida do Porto

 

Boavista

Onde ficar em Porto perto da Boavista

Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Mais afastado do centro histórico do Porto está a freguesia da Boavista. Ela é ideal para quem está em busca de onde ficar em Porto e prioriza lugares novos e calmos.

Apesar de estar mais longe da região turística da cidade, isso não é um ponto negativo. Graças ao bom transporte público da cidade você tem estações de metrô e pontos de ônibus por toda Boavista. Assim, chega ao centro da cidade em menos de 10 minutos.

Por essa região há opções de prédios mais novos, pois se trata de uma zona com muitas construções novas. Em Boavista ficam também alguns pontos interessantes do Porto, como a Casa da Música e os Jardins de Serralves.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Onde ficar em Porto em áreas tranquilas

Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Hotel barato na BoavistaOporto Music Hostel Localizado em frente ao metrô Casa da Música, possui recepção 24h e quartos individuais e compartilhados. As reservas incluem ainda o café da manhã. A nota dos hóspedes é de 8,5.

Hotel com custo-benefício na Boavista | Boavista Class Inn Em um sobrado restaurado, esse hotel apresenta opções de quartos privados. Possui ainda um pátio interior, bar e oferece café da manhã. Nota: 8,4.

Hotel de luxo na Boavista | Crowne Plaza Porto Em uma das avenidas mas caras da cidade (Av. da Boavista), o hotel de 5 estrelas está tanto próximo das praias da região quanto do centro histórico. Conta com academia, serviço de quarto, bar, estacionamento e café da manhã. A nota é 8,7.

Recomendo => Ônibus turístico em Porto

 

Onde não ficar em Porto?

Onde ficar em Portom último caso

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Agora você sabe onde ficar em Porto, é importante saber o contrário: onde não ficar! Para ser sincera, há poucas regiões da cidade que não indicaria, pois todas possuem as suas vantagens, por isso a tarefa é difícil.

Entretanto, para quem busca realmente conhecer a cidade e viver a alma de suas ruas, hospedar-se na região da Foz pode ser um erro. Ainda que essa seja uma zona com hospedagens luxuosas em Porto, a localização não é ideal para quem está indo realmente pelo turismo.

Normalmente, quem se hospeda nessa região é porque busca um local reservado para descansar na cidade. Além disso, sem dúvida é uma região linda, mas não é tão favorecida pelo transporte público. Ou seja, você precisará ter seu meio de condução.

Aproveite => Tour Gastronômico c/ refeição e degustação de vinhos em Porto

 

Afinal, como escolher onde ficar em Porto?

Depois de conhecer tantas opções, você ainda pode estar em dúvida sobre onde ficar em Porto. Na verdade, é importante considerar o seu tipo de viagem antes de tomar essa decisão, afinal, isso influenciará principalmente na região escolhida!

De fato, a melhor área para se hospedar no Porto é entre o centro histórico e a Cedofeita. Enquanto que a Ribeira é turística em excesso, a Foz já se revela longe demais. Porém, lembre-se: isso são apenas dicas de onde se hospedar!

Felizmente, Porto conta com muitas opções e, de acordo com as suas preferências, você poderá escolher com calma e fazer um ótimo planejamento a partir de todas as informações que você obteve nesse artigo! Só não esqueça de fazer o seu seguro viagem, lembre-se de que ele é indispensável.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre a região do Porto:

Anotou todas as dicas de bairros? Já ficou ou pretende ficar em algum deles? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário