Home » Roteiro em Porto, Portugal: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Porto, Portugal: o que fazer em 3 dias de viagem

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você ainda não organizou o seu roteiro em Porto, aproveite este artigo para reunir as melhores dicas para a sua viagem e não ficar sem ter o que fazer na cidade! Para saber o que fazer e o que não deixar de fazer no Porto, basta ler com atenção, anotar as dicas e preparar as malas!

Ao norte de Portugal, Porto é uma cidade onde você pode montar um ótimo roteiro de 3 dias. Na verdade, esse é um bom tempo para se passar na cidade, já que a maioria dos pontos turísticos situam-se próximos. Além disso, é possível programar-se para um roteiro em Porto e arredores, já que há muitas cidades em volta.

Até mesmo se você tiver pouco tempo, pode pensar em um roteiro em Porto de 1 ou 2 dias passando por várias atrações. O que importa é estar preparado para uma cidade incrível e com muitas opções de passeios!

A Torre dos Clérigos, a Ribeira e o passeio em Matosinhos com certeza não podem ficar de fora. Mas você descobrirá a seguir que Porto tem muito mais para oferecer!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto

Seguro viagem para Portugal »

 

Como montar um roteiro em Porto?

blog porto portugal

Centro histórico é um dos melhores lugares a visitar | Foto: Bobo Boom, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, Porto não é uma cidade difícil de se conhecer! Isso porque os principais pontos turísticos de Porto (em breve) ficam muito próximos entre si, ou seja, você pode conhecê-los andando!

Além disso, vale salientar que o transporte público em Porto (em breve) funciona muito bem! Portanto, mesmo que você precise usar o metrô ou ônibus, isso não será difícil! Por falar nisso, confira um ingresso para o ônibus turístico em Porto .

De qualquer forma, um roteiro em Porto, seja de 1, 2 ou 3 dias, permite passar por vários pontos da cidade.

De fato, o centro histórico da cidade é a zona mais atrativa para os turistas. Logo dele você já pode conhecer a famosa Ponte D. Luís e também a região da Ribeira, aproveitando a vista para o Rio Douro. Acredite: tudo isso pode ser feito apenas andando! Se preferir, faça um tour de barco em Porto ou um tour de tuk tuk em Porto.

viaje na viagem porto

Foto: Marcello Saponaro, via Wikimedia Commons.

Você ainda tem o bônus de poder cruzar a pé a Ponte D. Luís para conhecer Gaia, cidade vizinha do Porto. Ou ainda fazer um passeio de bicicleta em Porto. Você pode também visitar Matosinhos, a praia logo ao lado a um metrô de distância do centro.

Para quem gosta de um roteiro com bate e volta, Porto também é convidativa. Com um preço acessível de passagens de trem você pode conhecer cidades como Aveiro e Braga no mesmo dia!

Certifique-se ainda da época que você visitará Porto. Digo isso pois entre março e maio pode chover bastante, o que atrapalha alguns passeios na cidade. Apesar disso, o inverno é realmente frio, mas dificilmente as temperaturas ficam negativas.

Caso a sua visita seja no verão, não se preocupe! As temperaturas são altas, mas logo ao fim do dia sempre há um vento refrescante. Ou seja, Porto é ótima para um roteiro em qualquer época do ano!

CLIQUE AQUI agendar um transfer para seu hotel em Porto »

 

Roteiro de 1 em Porto

roteiro pelo porto

Ribeira | Foto: Patrick Marques, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas um dia para o seu roteiro em Porto, então otimize seu tempo! A minha dica é para focar entre a região da Baixa e a Ribeira.

Assim, verá grande parte das atrações mais históricas em Porto! Primeiramente, inicie o seu roteiro em Porto na região da Baixa. A dica é visitar a zona da Torre dos Clérigos.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Você pode, inclusive, optar por subir nela para ter uma vista panorâmica da cidade, já que é o melhor ponto para isso em Porto. Para isso, compre o ingresso para a Torre dos Clérigos.

Após sair da Torre aproveite logo em frente para provar um dos melhores bolinhos de bacalhau de Portugal. Há opções com queijo da serra e até mesmo Vinho do Porto. Por sinal, aproveite para ler também o artigo sobre os melhores restaurantes em Porto (em breve).

o que fazer em porto portugal no domingo

Ribeira | Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

Explore também a região em volta da Torre dos Clérigos, pois é justamente o “coração” da cidade. Após, siga o seu passeio de volta para a Avenida dos Aliados e explore a rua mais famosa da cidade e os seus belos prédios antigos.

Visite ainda a Estação de Comboio São Bento. A estrutura é belíssima e conta com milhares de azulejos no salão principal. O melhor de tudo é que você não gasta nada para visitar!

Ao sair da estação dê ainda uma passada na Catedral da Sé do Porto, uma construção com traços medievais. Esse é um dos monumentos mais antigos de Portugal e está aberto até hoje, inclusive com missas!

Desça então em direção à Ponte D. Luís e conheça a Ribeira, às margens do Rio Douro. Há muitos restaurantes e atrações em volta para explorar o melhor da gastronomia local e até marcar uma visita a adega em Porto.

Se desejar, poderá aproveitar um cruzeiro em Porto que passa pelas principais pontes da cidade. Ainda, finalize o dia aproveitando a bela imagem do pôr do sol!

Aproveite => Excursões de um dia em Porto

 

Roteiro de 2 dias em Porto

Roteiro em Porto pelo comércio

Rua de Santa Catarina | Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

No seu segundo dia de roteiro em Porto é hora de explorar um pouco mais a zona histórica da cidade. Por isso, inicie o dia conhecendo a Rua de Santa Catarina!

Essa é a típica rua do comércio, excelente para quem procura fazer compras em Porto! Você pode aproveitar para conhecer também o Majestic Café, considerado um dos mais bonitos do mundo e também mais antigos de Portugal.

A zona da Rua de Santa Catarina é antiga, por isso reúne diversas ruas que podem ser do seu interesse. Caminhe por elas, entre nas belas e antigas igrejas e descubra muito da cultura portuguesa em volta!

Após esse passeio você pode conhecer outra rua típica na cidade, a Rua das Flores. Ela fica próxima à Estação de Comboio São Bento e tem um charme especial. Nela há lojas mais turísticas e também bares e restaurantes com ótimas opções!

Roteiro em Porto

Rua das Flores | Foto: eknutov, via Wikimedia Commons.

Em seguida, vá em direção à Ponte D. Luís, desta vez parte superior. Agora, você terá a experiência de atravessá-la andando e ainda aproveitar a incrível vista que ela oferece! Se pensar bem, poucas cidades no mundo permitem uma vista tão incrível em meio à linha do metrô!

Do outro lado da ponte está o Jardim do Morro. Sem dúvida, esse é um dos melhores pontos para você descansar e aproveitar a vista de Porto de uma forma única! Além da vista estratégica, o jardim conta até com bancos para melhorar a vista!

Logo próximo ao Jardim do Morro você pode dar um passeio no Teleférico de Gaia, com uma vista ainda mais incrível de ambas cidades!

Após atravessar a ponte novamente, aproveite para visitar o Palácio da Bolsa. A arquitetura tanto interna quanto externa são muito bonitas. Em seu interior há um Salão Árabe com uma riqueza única!

De noite, aproveite para agendar um show de fado em Porto.

Consulte => De Lisboa para Porto em transfer privado

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Roteiro de 3 dias em Porto

Roteiro em Porto de dia

Palácio de Cristal | Foto: Håkan Svensson, via Wikimedia Commons.

Se ainda sobrou mais um dia na sua visita, é hora de conhecer um pouco mais de Porto e seus arredores! Depois da zona da Baixa, você pode aproveitar o terceiro dia para explorar a cidade um pouco além!

Uma das dicas é visitar os Jardins do Palácio de Cristal. O lugar é extremamente agradável principalmente na primavera e verão. Dependendo da época ainda costuma haver uma série de eventos artísticos e culturais, basicamente todos gratuitos!

Em seguida, aproveite o dia para visitar Matosinhos, a praia logo ao lado de Porto. Mesmo que você passe pela cidade em um dia frio, ainda vale a visita! Isso porque Matosinhos tem algumas atrações interessantes, incluindo o Parque da Cidade e o Castelo do Queijo.

Matosinhos conta ainda com uma variedade ótima de restaurantes. Provavelmente você experimentará suas melhores refeições em Porto nessa região!

Roteiro em Porto - cidades próximo

Aveiro | Foto: António Amen, via Wikimedia Commons.

Caso termine esse passeio cedo ou até mesmo prefira optar por outro roteiro, também é possível! O que posso indicar nesse caso é para que você conheça alguma das cidades em volta de Porto. Elas são boas opções de bate e volta acessível de trem pela Estação São Bento.

Nesse caso as opções são muitas de cidades para um roteiro em Porto e arredores. Você pode visitar Aveiro, a “Veneza de Portugal”, Braga, famosa pelas igrejas, ou Guimarães, o berço do país.

Na maioria delas a passagem de trem custa cerca 8 euros ida e volta. Se optar por passar o dia todo nas cidades em volta de Porto, pode até mesmo conhecer mais de uma. Isso porque elas são pequenas e fáceis de se conhecer!

Não se esqueça de finalizar o seu roteiro em Portugal com muita gastronomia típica! Afinal, a cidade é conhecida pelos seus ótimos restaurantes e você não poderia deixar Portugal sem passar por eles!

Vale do Douro => Passeio de vinho e comida do Porto

 

Programe ao norte o seu roteiro em Portugal

De acordo com todas as dicas acima, você pode perceber que não é difícil passear pela cidade! Na verdade, um roteiro em Porto contempla opções que passam facilmente pelos pontos mais importantes, o que torna a experiência ainda melhor. Contudo, é muito importante viajar preparado e com um roteiro em Porto já encaminhado para otimizar o seu tempo!

Sem dúvida, pesquisar bastante e comprar ingressos com antecedência é a melhor forma de se preparar. Um roteiro para qualquer lugar do mundo sempre varia conforme o interesse de cada pessoa.

Apesar disso, as dicas apresentadas para um roteiro em Porto são úteis para todo tipo de viajante! Por fim, não esqueça de fazer uma viagem protegida contratando um seguro viagem para Portugal. Aproveite todas as informações, pesquise mais sobre a cidade e faça as malas!

O que achou do roteiro? Porto é acolhedora, cheia de vida e com opções para todos os gostos! Depois compartilhe aqui a sua experiência na cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário