Home » Cidades perto de Porto, Portugal: bate-volta nos arredores

Cidades perto de Porto, Portugal: bate-volta nos arredores

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Como Portugal é um país pequeno, há uma série de cidades perto de Porto que você pode visitar facilmente. Isso significa que há como ir de Porto a Aveiro, por exemplo, em menos de 1 hora. O mesmo acontece pensando em como ir de Porto para Braga. Utilizando principalmente o trem, você pode visitar a maioria desses lugares em apenas um dia!

Porto está localizada ao norte de Portugal, sendo a segunda maior cidade do país. Portanto, é o grande centro dessa zona. Por isso, há muitas vilas perto de Porto ou cidades próximas que também são conhecidas, como Coimbra.

Entre as cidades perto de Porto também está Guimarães, considerada como o berço de Portugal. Pequena e charmosa, vale uma visita para você conhecer mais da história do país!

Neste artigo vou compartilhar as melhores dicas sobre os principais lugares próximos de Porto para você incluir no roteiro sem perder nada!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto

Seguro viagem para Portugal »

 

Lugares perto de Porto para visitar

  • Aveiro;
  • Praia de Miramar;
  • Guimarães;
  • Braga;
  • Vinícolas do Douro;
  • Coimbra

CLIQUE AQUI agendar um transfer para seu hotel em Porto »

 

Aveiro

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Aveiro

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Essa é a cidade considerada a “Veneza Portuguesa”. Você perceberá que pode haver um pouco de exagero no apelido, mas, de fato, ela também possui canais por onde é possível passear. Não à toa ela está entre os principais pontos turísticos de Portugal.

Aveiro, na verdade, é muito mais do que os seus canais. A cidade é muito charmosa e fica a apenas 1h de Porto. De trem, pagando cerca de 8 euros ida e volta, você chega rápido à cidade a partir da Estação São Bento!

Aveiro, inclusive, é uma das cidades portuguesas de onde partiram muitas pessoas rumo ao Brasil no século XIX. Por isso, as ligações com o país são historicamente muito fortes. Além disso, a tradição na cidade são os doces de ovos moles, que certamente você provará!

cidades proximas a lisboa portugal

Museu Vista Alegre, Aveiro | Foto: Dafema, via Wikimedia Commons.

O ponto principal de Aveiro é o seu centro histórico. Nele você encontra uma arquitetura única e com as famosas casinhas portuguesas coloridas. Tudo, é claro, sempre às margens do rio.

Se desejar, você pode aproveitar o passeio nos barcos Moliceiros, embarcações típicas da região. Em média, os passeios custam 10 euros.

Uma dica importante é aventurar-se pelas ruas internas do centro histórico. Aos finais de semana, principalmente, há muitas feiras de antiguidades que reservam itens únicos, ideal para quem ama garimpar!

Na cidade também localizam-se as Salinas de Aveiro, mas pesquise antes pois não é um passeio atrativo para todos! Por ser uma cidade pequena, arrisco dizer que em metade de um dia você terá conhecido tudo por Aveiro.

Compare => Melhores atividades turísticas em Aveiro

 

Praia de Miramar

cidades proximas a porto portugal para morar

Foto: I, Henrique Matos, via Wikimedia Commons.

Entre as cidades perto de Porto, há também uma praia que é praticamente um segredo, pois poucos chegam até ela, mas  que vale a pena você incluir na lista dos seus passeios em Porto (em breve). Antes de você entender melhor, vale ressaltar que há realmente algumas épocas do ano em que a visita pode não ser a melhor ideia!

A Praia de Miramar, na freguesia de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, ganhou mais fama devido à Capela do Senhor da Pedra. Ela se localiza logo próxima de Gaia, cidade próxima de Porto, separada apenas por uma ponte. Essa capela, entretanto, nem sempre está tão acessível.

O que acontece é que em certas épocas do ano, principalmente no inverno europeu, a capela vira praticamente uma ilha. Isso acontece pois o mar sobe e ela, situada em cima de pedras, acaba ficando sem acesso. Para quem visita, contudo, é uma cena realmente linda!

Cidades perto de Porto

Capela do Senhor da Pedra | Foto: Rui M. Henriques, via Wikimedia Commons.

Se você estiver visitando no verão, é claro que poderá aproveitar a praia também! Ela tem uma boa extensão de areia e é considerada ótima para os esportes náuticos.

Para chegar na região, você precisa se direcionar à freguesia de Arcozelo. Portanto, pegue um trem na Estação São Bento em direção à cidade de Ovar e desça Estação Miramar. Em seguida, precisará caminhar um pouco em direção à praia, mas logo chegará!

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O tempo da viagem não é muito longo, cerca de 20 a 30 minutos. Sendo assim, em uma manhã você terá visitado o local, exceto se desejar ficar um pouco mais pela praia!

Aproveite => Excursões de um dia em Porto

 

Guimarães

Cidades perto de porto - Guimarães

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Para os brasileiros acostumados com cidades grandes, Guimarães é como uma vila. Porém, essa cidade perto de Porto é, na verdade, onde tudo começou!

Guimarães é o berço de Portugal, o que você descobrirá logo ao chegar na cidade. Há uma parede com uma saudação aos visitantes que logo avisa: “Aqui nasceu Portugal”. Isso se dá graças às evidências históricas que comprovam que foi na cidade que, a partir de 1128, surgiu a nação portuguesa.

Assim, é possível imaginar a quantidade de história que há em Guimarães. Mais do que isso, ela é uma das 23 cidades de Portugal mais bonitas! Desde o seu centro histórico até as ruas em volta, tudo é muito limpo e bem conservado, o que deixa a visita ainda melhor.

Pontos turísticos de Portugal com história

Castelo de Guimarães | Foto: Filipe Fortes, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Guimarães é o principal ponto turístico da cidade. Nele viveram reis de grande importância para o país, tendo sido inclusive onde nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro soberano português.

No castelo toda a história está contada de forma didática. Logo ao lado está a Capela de São Miguel do Castelo, onde Dom Afonso Henrique teria sido batizado.

Muito próximo ao castelo está o Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV e em funcionamento até hoje. O local, aberto para visitação, é a residência oficial do Presidente da República no norte de Portugal.

Na visita ao Paço você pode apreciar os belos salões e objetos que estão expostos. Ainda, há uma pequena capela onde pode entrar.

Após as visitas, reserve um tempo para o centro histórico, considerado patrimônio mundial pela Unesco. Aproveite para uma boa refeição em volta do largo da Oliveira e sinta de perto a alma e a raiz portuguesa nessa cidade perto de Porto!

Para saber como ir de Porto a Guimarães, não é difícil! Você deve partir da Estação São Bento de trem e descerá em Guimarães a poucos minutos de caminhada do centro da cidade. O valor da passagem é de cerca de 8 euros.

Vale a pena => Ingresso sem fila do Castelo de Guimarães

 

Braga

Cidades perto de Porto - Braga

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Braga é um destino obrigatório partindo de Porto. Primeiramente, saiba que essa é uma das cidades mais religiosas do país, portanto ela abriga principalmente igrejas que são quase obras de arte!

Até mesmo pela questão religiosa, a cidade é considerada como a “Roma Portuguesa”. Afinal, são mais de 30 igrejas espalhadas na pequena cidade!

O centro histórico de Braga é um convite à parte para o passeio na cidade perto de Porto. A primeira parada pode ser justamente na Sé de Braga, que impressiona pela mistura entre o gótico e o barroco. Aliás, essa é a mais antiga catedral do país, por isso é tão importante.

Outro ponto histórico da Sé é que nela estão enterrados os pais de Dom Afonoso Henriques, o casal Dom Henrique e Dona Teresa. Por isso, reserve um tempo para conhecê-la por dentro mesmo que você não seja católico.

cidades perto de Porto com igrejas

Santuário do Bom Jesus do Monte | Foto: xiquinhosilva, via Wikimedia Commons.

Porém, o ponto alto do passeio em Braga – literalmente – é o Santuário do Bom Jesus do Monte. Ele fica localizado numa colina, ou seja, prepare-se para subir mais de 600 degraus! Mas não se preocupe: há também elevadores pagos para quem desejar.

Caso você não o conheça ainda, saiba que esse é o segundo local religioso mais visitado do país. Em tempo, ele perde apenas para o Santuário de Fátima. Apesar dos degraus, você descobrirá lá em cima que o passeio vale a pena!

Além da bela igreja, ao longo da subida você se depara com diversas esculturas religiosas. Já quanto à vista da cidade, dificilmente você se arrependerá! Se puder ir próximo ao horário do pôr do sol, faça isso!

Braga, assim como Guimarães e Aveiro, é uma das cidades perto de Porto que você pode conhecer em um dia. O bate e volta também é de trem saindo da Estação São Bento por cerca de 8 euros. Por sinal, não deixe de ler o post sobre como é o sistema de transporte em Porto (em breve).

Tours => Melhores passeios guiados de Braga

 

Vinícolas do Douro

Vinícolas perto de Porto

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Passar pelas cidades perto de Porto e não visitar pelo menos uma vinícola é uma perda grande na sua viagem! Na verdade, há vários roteiros que você pode traçar a partir de Porto voltados à região do Douro, já que são diversas vinícolas no caminho.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

A maior parte da região do Douro fica a cerca de 1h30 a 2h de Porto. Entretanto, aconselho a você fazer o tour alugando um carro ou em grupos turísticos. Embora possa fazer por conta própria, a maior parte das vinícolas tem difícil acesso. Ou seja, de trem ou ônibus será bem trabalhoso!

Para esse tour, se você deseja algo mais aprofundado, reserve pelo menos 2 dias. Até mesmo para quem não é fã de vinho, as cidades da região são muito atrativas!

A seguir, confira os nomes de algumas das melhores vinícolas do Douro para você incluir no seu roteiro:

  • Quinta do Vallado;
  • Quinta da Pacheca;
  • Quinta do Castro;
  • Quinta de Santa Eufemia.

Imperdível => Excursão de Vinhos no Douro com Almoço e Cruzeiro

 

Coimbra

Cidades perto de Porto - Coimbra

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Embora Coimbra não seja uma das cidades perto de Porto tão rápida para se chegar quanto as demais, a visita também é válida! É preciso entender que, na perspectiva dos portugueses, ir de Porto a Coimbra demanda tempo.

Na verdade, esse tempo é pouco para uma cidade próxima de Porto. A viagem até Coimbra de trem dura cerca de 1h30, no máximo 2h e o valor da passagem fica entre 10 e 15 euros. Porém, como o país é pequeno, os portugueses podem considerar longe.

Mas, afinal, o que visitar em Coimbra? Essa é uma cidade com traços bem antigos em Portugal, inclusive da era romana. Nela está localizada a Universidade de Coimbra, considerada uma das mais antigas da Europa.

Visitar os prédios da universidade na parte Alta da cidade, como é chamada, é uma verdadeira atração turística. Isso pode ser feito gratuitamente por algumas zonas ou então pagando para ter acesso ao Paço das Escolas. É nesta área onde está a Biblioteca Joanina, imperdível para amantes de livros.

O que tem nas cidades perto de Porto

Universidade de Coimbra | Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Para quem deseja visualizar algumas ruínas da antiga cidade romana que ali existia, pode visitar o Museu Nacional Machado de Castro. Em seu subsolo é onde estão os maiores tesouros, no criptopórtico, onde existiu o Fórum de Aeminium.

A Sé Velha de Coimbra também é uma atração. Apesar de ser a antiga catedral, ela merece ser visitada pela história que guarda, pois foi construída no século 12. Já a Sé Nova, na verdade, não é tão nova assim, datando do século 16, mas também vale a visita!

Mais uma atração em Coimbra é a sua região Baixa. Nela você pode andar pelas ruas do encantador centro histórico e conhecer um pouco mais da cidade e de toda a sua história.

Para quem estiver visitando com um carro alugado, tenho uma dica bônus: Conímbriga. Caso nunca tenha ouvido falar, trata-se de uma região próxima de Coimbra que era ocupada por tropas romanas.

No passeio você literalmente anda ao ar livre pelas ruínas da antiga cidade que ali existia. A dica é para ir de carro pois o local é um pouco distante e de difícil acesso.

Não perca => Passeios imperdíveis em Coimbra

 

Organize o seu roteiro pelas cidades perto de Porto

Para conhecer as cidades perto de Porto o principal é um roteiro organizado! Conforme as dicas que viu acima, as cidades em volta, como Aveiro, Braga e até mesmo Coimbra, são próximas.

Por isso, organizando com antecedência é possível passar por todas elas ou a maioria! E não esqueça de incluir nessa organização o seguro viagem para Portugal. Ele é um item que não pode faltar na sua viagem.

O que você achou das cidades perto de Porto? Pretende visitar, ou já visitou qual delas? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário