Home » Pontos turísticos de Portugal imperdíveis

Pontos turísticos de Portugal imperdíveis

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você planeja passar férias em terras lusitanas, este artigo é para você, pois aqui irá encontrar 36 dos principais pontos turísticos de Portugal. Claro que o país possui milhares de opções turísticas e para todos os estilos de viajantes. Entre eles estão monumentos e paisagens imperdíveis.

Por isso, vale destacar que muitas atrações poderão ser visitadas de forma gratuita. Contudo, em algumas situações caberão algum investimento. Neste caso, a dica é comprar o bilhete antecipadamente, assim você garante alguns descontos.

Adianto que neste artigo você vai encontrar, por exemplo, opções para fazer turismo não só nas quatro regiões portuguesa: Sul, Norte, Centro e Nordeste. Mas também atrações nas Ilhas – Madeira e Açores. Dito isso, destaco também que vou apontar a distância de cada local da capital portuguesa, Lisboa.

No entanto, ao se programar para visitar as Ilhas, a melhor opção é buscar voos diretos, além de menos cansativos, eles podem sair mais em conta, quando comprados com pelo menos 8 meses de antecedência.

Então sem mais delongas, conheça a seguir os principais pontos turísticos de Portugal. Na sequência, monte seu mapa com roteiro turístico e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Pontos turísticos de Portugal: locais imperdíveis

  • Palácio Nacional da Pena (Sintra)
  • Cabo da Roca (Sintra)
  • Torre de Belém (Lisboa)
  • Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa)
  • Castelo de São Jorge (Lisboa)
  • Alfama (Lisboa)
  • Baixa-Chiado (Lisboa)
  • Palácio Nacional de Mafra (Lisboa)
  • LX Factory (Lisboa)
  • Ondas gigantes (Nazaré)
  • Castelo de Óbidos (Leiria)
  • Santuário de Fátima (Fátima)
  • Mosteiro da Batalha (Vila de Batalha)
  • Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga)
  • Castelo de Guimarães (Guimarães)
  • Santa Luzia (Viana do Castelo)
  • Torre dos Clérigos (Porto)
  • Praça da Ribeira (Porto)
  • Ponte Luís I (Porto)
  • Palácio da Bolsa (Porto)
  • Livraria Lello e Irmão (Porto)
  • Rio Douro e Vinhos do Porto (Porto e região do Douro)
  • Universidade de Coimbra (Coimbra)
  • Museu Vista Alegre (Aveiro)
  • Capela dos Ossos (Évora)
  • Tavira (Algarve)
  • Praia da Ponta da Piedade (Algarve)
  • Sagres (Algarve)
  • Cabo de São Vicente (Sagres)
  • Ruínas Romanas de Milreu (Estói)
  • Praia de Odeceixe (Aljezur)
  • Castelo de Aljezur (Aljezur)
  • Ilha da Madeira (Madeira)
  • Piscinas Naturais do Porto Moniz (Porto Moniz)
  • Sé do Funchal (Funchal)
  • Arquipélago dos Açores (Açores)

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Principais pontos turísticos de Portugal

Palácio Nacional da Pena (Sintra)

maquete de pontos turisticos de portugal

Foto: CEphoto, Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

Sintra fica a menos de 50 minutos de Lisboa. De carro, é possível fazer o trajeto em 30 minutos. De comboio, partindo da Estação Rossio, são 40 minutos. Compare os preços dos carros em Portugal.

Sintra é sem dúvida um dos cartões postais mais famosos de Portugal. Com estilo romântico e encantador, você encontra inúmeras atrações turísticas para visitar!

Por isso, antes de chegar à Vila de Sintra, compre os ingressos das atrações que você deseja visitar pela internet. Assim você consegue não só descontos, mas evita pegar filas, tanto para comprar os bilhetes, quanto para entrar nos monumentos.

Além disso, ao fazer a compra pela online, você consegue comprar bilhetes que te permite visitar mais de um espaço, por exemplo, pode conhecer com um mesmo ingresso o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra.  Saiba como ter internet em Portugal.

Por falar nisso, o Palácio da Pena é a minha primeira sugestão de ponto turístico para você visitar. Além de ser um prédio belíssimo, você verá jardins incríveis, móveis e símbolos dos tempos da realeza e terá um contato mais próximo com a história portuguesa.

Outros locais que você também pode incluir neste tour são o Palácio de Seteais, a Quinta da Regaleira, Parque e Palácio de Monserrate.

Prático => Chip na Europa

 

Cabo da Roca (Sintra)

pontos turisticos de portugal trabalho escolar

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Ainda em Sintra, indo em sentido ao mar, você encontra o ponto mais ocidental de Portugal Continental: o Cabo da Roca.

Esse lugar possui beleza incrível e vale muito a pena dar uma passada por ele. Além disso, a área é aberta, ou seja, você não gasta nada para apreciar a paisagem, tomar um pouco de sol ou ver o pôr do sol.

Por outro lado, vale a pena destacar que esta área fica um pouco cheia, dependendo da época do ano. Mas com paciência, você consegue encontrar um cantinho tranquilo para passar o dia!

Bem perto também fica uma das praias mais bonitas de Sintra, a Azenhas do Mar. Só para ilustrar, as casinhas brancas construídas nas encostas lembram bastante os vilarejos gregos.

Além disso, nesta região também se encontram outras praias interessantes, a Grande, a Pequena, a da Ursa e a das Maçãs.

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Torre de Belém (Lisboa)

mapa de portugal com pontos turisticos

Foto: Bert K., via Wikimedia Commons.

A Torre de Belém é outro cartão postal de Portugal. Ela fica a menos de 20 minutos do centro de Lisboa e para chegar é preciso pegar o elétrico 15e.

A Torre, de estilo Manuelino é um emblema dos tempos dos Descobrimentos. Não é à toa que ao seu lado fica o Padrão dos Descobrimentos, outro cartão postal português.

No entanto, a Torre de Belém é uma das Sete Maravilhas de Portugal e dela é possível apreciar vistas incríveis, não só das ruas de Lisboa, mas da Ponte 25 de Abril. Porém, devido a Torre ser pequena, é um passeio que você consegue fazer em uma manhã.

Mas se tiver algumas horas livres e visitá-la no verão, a minha sugestão é fazer um piquenique nos jardins da Torre. A área é verde e muito agradável.

Dito isso, vale lembrar que bem perto também fica a famosa Casa dos Pastéis de Belém, eu adorei este doce típico português e asseguro, nenhum pastel de nata irá se parecer com o original, por isso, dê uma chance a este lugar e se tiver uma pequena fila na porta, enfrente-a, vale a pena!

Agende => Excursões temáticas para Torre de Belém

 

Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa)

portugal mapa turistico

Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Ao lado da Torre de Belém, mais necessariamente ao atravessar a rua, você encontra o Mosteiro dos Jerônimos. Esta construção conta com uma arquitetura incrível e claro, é parada obrigatória.

Além disso, bem perto você pode visitar ainda o Centro Cultural de Belém, onde você encontra não só ótimas exposições, mas também a Davvero, uma das sorveterias mais famosas da cidade, o Palácio de Belém, onde mora o presidente português e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. O prédio do MAAT fica junto ao Rio Tejo e é um espaço encantador.

Castelo de São Jorge (Lisboa)

Pontos turísticos de porto

Foto: fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

Ao visitar Portugal é impossível não conhecer o Castelo de São Jorge. Ele com certeza oferece uma das melhores vistas da cidade lisboeta e de vários pontos da capital também é possível avistar alguns pontos do monumento.

Só para ilustrar, o Castelo de São Jorge foi construído pelos muçulmanos, no século XI, e ainda hoje, relembra os ares medievais a Lisboa. A nível de curiosidade, ele possui mais de 6 mil metros quadrados.

Em sua extensão estão pátios, guaritas, fosso e torres. E claro, você pode andar por todo espaço, que está localizado no topo de uma das 7 colinas de Lisboa.

Prático => Compre tickets sem fila para o Castelo de São Jorge

 

Alfama (Lisboa)

Pontos turísticos de Portugal

Foto: Miguel Vieira, via Wikimedia Commons.

Alfama lembra um pouquinho Sintra. Por isso, se você visitar uma delas e gostar, com certeza irá querer conhecer a outra. Mas vale destacar que Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa.

Em suas ruas você encontra muitas tradições e na noite lisboeta, o Fado toca pela região. Além disso, as tradicionais festas de Santo Antônio também são realizadas neste bairro.

Uma sugestão de passeio é circular pelas ladeiras de Alfama de tuck-tuck. Mas, na minha opinião, nada melhor que caminhar, pois assim é possível parar onde e quando quiser.

Além disso, ao sair de Alfama você também deve aproveitar para visitar a Sé de Lisboa, a Igreja de São Vicente de Fora, o Miradouro de Santa Luzia, o elevador de Santa Justa, a Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago e o Museu do Fado.

 

Baixa-Chiado (Lisboa)

Pontos turísticos de Portugal - Museu do Chiado

Foto: Maria Eklind, via Wikimedia Commons.

Só para ilustrar e você não ficar perdido no roteiro pelas ruas de Lisboa, saiba que muitos passeios podem ser feitos a pé e que ao caminhar pelas ruas da Baixa-Chiado, você consegue visitar inúmeros locais em um só tour. Dito isso, vale destacar que é nessa região que se concentra o comércio lisboeta.

Por isso, nas ruas da Baixa, do Chiado e do Príncipe Real, você encontra desde lojinhas com artesanato, até grandes conglomerados de marcas famosas e lojas de grife.

Mas no Largo do Chiado você pode encontrar a estátua de Fernando Pessoa sentando em um banco tomando um cafezinho no famoso Café “A Brasileira”, onde muitos poetas se encontravam no início do século XX para divagar sobre seus pensamentos.

Outra rua adorável é a Alecrim. Ela não só é uma das mais encantadoras como te leva direto ao Cais do Sodré, local onde você tem acesso ao Mercado da Ribeira, Praça do Comércio e margens do Rio Tejo.

Sem filas => Compre antecipadamente o ingresso para o Museu do Chiado

 

Palácio Nacional de Mafra (Lisboa)

Pontos turísticos de Portugal históricos

Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

O Palácio Nacional de Mafra, está a 25 quilômetros de Lisboa. Ele também é um dos cartões postais do país. E não é à toa, pois o Palácio é o maior monumento em estilo barroco de Portugal. Só para ressaltar, ele demorou 15 anos para ficar pronto. Mas a construção conta ainda com uma igreja e um convento.

Assim como o Palácio da Pena, em Sintra, o Nacional de Mafra, possui salas luxuosas, decoradas com artigos da época do rei D. João V. Para você ter uma ideia, a Basílica é forrada com mármore do chão ao teto. Mesmo assim, a parte mais preciosa do monumento fica por conta da biblioteca.

As estantes de madeira pura abrigam uma coleção de mais de 36 mil livros. Por falar nisso, caso você seja amante de literatura, assim como eu, na biblioteca do Palácio de Mafra você pode ver de perto uma das primeiras edições de ”Os Lusíadas”, de Luís de Camões.

Adquira => Ingressos sem fila para Palácio Nacional de Mafra

 

LX Factory (Lisboa)

Pontos turísticos de Portugal abertos

Foto: Bex Walton from,via Wikimedia Commons.

A LX Factory é um antigo complexo de fábricas que após ter sido desativado, passado um período fechado, foi transformado e se tornou um hub criativo. Hoje, nesta área você encontra espaços de cowork, concept stores, livrarias, barbearias, bares e cafés.

O LX Factory oferece ainda muitas opções gastronômicas, shows e workshops. Inclusive, aos domingos recebe uma agradável feira onde você encontra de tudo um pouco.

No entanto, vale a pena destacar que este espaço mudou a cara de Alcântara, região que estava esquecida. Por isso, tanto no final das tardes durante a semana, quanto aos finais de semana, milhares de pessoas passam pelo local para confraternizar, encontrar novas amizades e brindar drinks e cervejas às margens do Rio Tejo.

Barato => Reserve o seu ticket sem fila para a LX Factory

 

Ondas gigantes (Nazaré)

Pontos turísticos de Portugal - praias

Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Nazaré tem se tornado cada ano que passa mais famosa devido às ondas gigantes que desaguam pela áreas no final de cada verão. A reputação deste cartão postal é tanta que ela se tornou referência mundial para surfistas dessa categoria.

Nazaré é uma cidade litorânea localizada a 1h25 de Lisboa. Mas ela fica bem próxima de Fátima, cerca de 63 quilômetros de distância.

Outra boa notícia é que durante a alta temporada de ondas gigantes, que podem chegar aos 22 metros de altura, é possível assistir aos campeonatos de surf. Por isso, se a sua viagem a Portugal estiver atrelada a esta atração, saiba que este período acontece logo no começo do inverno português, em outubro e vai quase até o final da estação, em fevereiro.

Descubra => Melhores atividades turísticas de Nazare

 

Castelo de Óbidos (Leiria)

Pontos turísticos de Portugal com muralhas

Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Óbidos está a 1 hora de Lisboa. Este é outro cartão postal famoso de Portugal. E não podia ser diferente, já que a vila medieval parece ter saído do cenário de um filme.

Com ares encantadores, o Castelo de Óbidos é cercado por muralhas, estrutura que te permite fazer caminhadas e avistar belas paisagens da região.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além disso, as ruelas e casinhas de Óbidos também ficam dentro das grossas paredes. Outro local que vale a pena você conferir neste roteiro é a capelinha da vila. Ela é pequenina, mas um primor.

Outra dica é visitar este destino durante o Festival do Chocolate, que acontece entre o final de abril e começo de maio. Além de provar muitos pratos deliciosos, você terá acesso a inúmeras atrações.

Lista => Melhores tours em Óbidos

 

Santuário de Fátima (Fátima)

Pontos turísticos de Portugal - igrejas

Foto: Aracuano, via Wikimedia Commons.

Claro que o Santuário de Fátima não poderia ficar de fora desta lista. A cidade fica a 1h20 de Lisboa, se você usar a A1 e a 1h47 da capital, pela A8.

Contudo, nesse local você sentirá uma energia incrível. Mas poderá visitar, além do Santuário, a Capela das Aparições, a cidade de Fátima, a casa dos pastorinhos que vislumbraram a aparição da Santa e conhecer a Basílica de Fátima.

Completas => Excursões para Fátima em Portugal

 

Mosteiro da Batalha (Vila de Batalha)

Pontos turísticos de Portugal - clássicos

Foto: Waugsberg, via Wikimedia Commons.

O Mosteiro da Batalha está a 1h30 de distância de Lisboa. Ele é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1983 e claro, é considerado um dos mais belos monumentos da Europa. Só para reforçar, você tanto pode optar pelo tour completo, quanto por visitas temáticas pelo Mosteiro da Batalha.

Então se você for um turista mais parecido comigo que gosta de caminhar sozinho e despreocupado pelas instalações, vale a pena percorrer o espaço sem guias turísticos.

No entanto, se você quer esmiuçar a história local, saiba que é possível fazer tours guiados e entender mais sobre a arquitetura do mosteiro. No entanto, estas visitas precisam ser agendadas com antecedência, fica a dica!

Saiba mais => Mês mais barato para viajar para Europa

 

Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga)

Pontos turísticos de Portugal para religiosos

Foto: xiquinhosilva, via Wikimedia Commons.

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, está a 3h40 de Lisboa. Este espaço é famoso e chama a atenção dos turistas devido à enorme escadaria que possui. Mas o seu jardim, local onde é possível descansar e ter contato com a natureza, também agrada os visitantes.

Contudo, outro espaço que não deixa a desejar é a vista da torre, que oferece paisagem incrível de Braga. Além disso, a visitação do espaço é gratuita, mas quem não quiser chegar na torre pelas escadas, poderá usar o elevador, que é pago, fica a dica!

Tours => Melhores passeios guiados de Braga

 

Castelo de Guimarães (Guimarães)

Pontos turísticos de Portugal com história

Foto: Filipe Fortes, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Guimarães está a 3h40 de Lisboa, mas cerca de 42 minutos do Porto. Este cartão postal foi construído para defender o mosteiro e as famílias que moravam em seu entorno.

Só para ilustrar, a construção passou por diversas alterações ao longo da história. No entanto, ele foi nomeado Monumento Nacional em 1910. Devido a beleza e importância, ele está na lista das Maravilhas de Portugal desde 2007.

Vale a pena => Ingresso sem fila do Castelo de Guimarães

 

Santa Luzia (Viana do Castelo)

Pontos turísticos de Portugal tranquilos

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

O Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, está a 4 horas de Lisboa. Esta atração oferece muitas opções turísticas. A primeira delas é o teleférico que oferece uma vista incrível de Santa Luzia.

A segunda é o elevador que leva até o Zimbório, ponto mais alto do Santuário, e outro local onde você tem acesso a paisagens incríveis.

Só para ilustrar, de local é possível avistar o encontro das águas da costa e do Vale do Lima. No entanto, no interior do Santuário você também irá se surpreender, já que ele possui beleza moderna e belíssima.

Conheça => Tours por Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença Private Tour

 

Torre dos Clérigos (Porto)

Pontos turísticos de Portugal no centro de Porto

Foto: Yellow.Cat, via Wikimedia Commons.

O Porto fica a cerca de 3 horas de Lisboa, de carro, e 4 horas de comboio, como são chamados os trens, em Portugal. A Torre dos Clérigos é o primeiro cartão postal imperdível que você precisa visitar nesta cidade.

Não só porque este ponto turístico oferece vistas incríveis do Porto e Gaia, mas também por que possui mais de 75 metros de altura, arquitetura fantástica e muita história.

Compre => Ingresso da Igreja e Torre dos Clérigos

 

Praça da Ribeira (Porto)

Pontos turísticos de Portugal - praças em Porto

Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Outro ponto turístico de Portugal que é imperdível é a Praça da Ribeira. Ela fica no coração do Porto, e dela você tem direito a vistas deslumbrantes como da Ponte Luís I. Além disso, da Praça da Ribeira é possível apreciar belíssimos pores do sol.

Reserve => Melhores tours pela Praça da Ribeira

 

Ponte Luís I  (Porto)

Pontos turísticos de Portugal - Pontes e rios

Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Por falar na Ponte Luís I, ela também é um cartão postal de Portugal imperdível. Com uma estrutura metálica, construída em 1881, ela liga as duas margens do Rio Douro, ou seja, separa o Porto da Vila Nova de Gaia.

No entanto, além de tirar fotos incríveis deste local, você também pode andar por ele, tanto de carro, quanto de metro. Mas se preferir analisar ainda mais de perto as instalações, também poderá fazer o percurso a pé ou de teleférico.

Só por curiosidade, a maior parte dos turistas visitam esta região para apreciar o Douro e muitos concordam que é da Ponte que se tem a melhor visão do rio. Por isso não deixe de passar por ela.

Além disso, aproveite a viagem para visitar também a Sé Catedral do Porto, a Ribeirinha, a Vila Nova de Gaia, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Foz do Douro e as caves de vinho do Porto.

Não perca => Tours nos arredores da Ponte de D. Luís

 

Palácio da Bolsa (Porto)

Foto: Zelwy, via Wikimedia Commons.

O Palácio da Bolsa é outro ponto turístico de parada obrigatória. Não só por que ele é um dos cartões postais mais visitados de Portal, mas também por que é a Sede da Associação Comercial do Porto e possui uma arquitetura neoclássica incrível. Por isso, ao visitar a cidade do Porto, não deixe de passar pelo local.

Tickets => Passeios nos arredores do Palácio da Bolsa

 

Livraria Lello (Porto)

Pontos turísticos de Portugal ricos em conhecimento

Foto: Bene Riobó, via Wikimedia Commons.

A Livraria Lello também é um ponto turístico imperdível. Mas ao se programar para visitar este espaço, chegue cedo, pois em sua porta se formam imensas filas de fãs do Harry Potter.

Sim, do bruxo mais famoso do cinema. Você sabia que a autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling, teria se inspirado na livraria portenha para ilustrar o mundo mágico de Harry?

De qualquer forma, esta livraria é considerada a mais bonita, não só da Europa, mas do mundo, então ela merece a sua atenção!

Só para ilustrar, ela possui estilo neogótico, fachada em Art Nouveau e conta com livros autografados da autora. Ao visitar esta região, aproveite para conhecer também a Torre dos Clérigos, ela fica no final da rua e como disse acima é outro cartão postal imperdível de Portugal.

Garanta => Tour Livraria Lello e Irmão

 

Rio Douro (Porto)

Regiões turísticas de Portugal pelo Rio Douro

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Ainda no Porto você não pode deixar de visitar a região do Rio Douro, uma das mais procuradas pelos turistas que visitam Portugal.

Nessa área, além dos tradicionais vinhos do Porto, que são produzidos há mais de 2 mil anos, você tem acesso a excelente gastronomia e pode navegar em cruzeiros que circulam pela região da Vinhateira do Alto Douro.

Dito isso, saiba que os cruzeiros podem demorar desde horas, até dias. Então você pode apreciar, inclusive, outras cidades que estão praticamente às margens do Rio e foram tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Entre elas estão Peso da Régua, Lamego, Mesão Frio e Murça.

Passeios => Reserve os melhores tours em Rio Douro

 

Universidade de Coimbra (Coimbra)

Pontos turísticos de Portugal para estudantes

Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Coimbra está a cerca de 2 horas de carro de Lisboa. Já a Universidade de Coimbra é a mais antiga do país e dado não só a sua importância, mas também arquitetura, é mais um ponto turístico imperdível que você deve conhecer em Portugal.

Só para ilustrar, o edifício histórico da Universidade fica no Paço das Escolas, uma área belíssima. Ao visitar esta região, conheça também a Biblioteca Joanina, a Sé Catedral e o Portugal dos Pequeninos.

Não perca => Passeios imperdíveis em Coimbra

 

Museu Vista Alegre (Aveiro)

Pontos turísticos de Portugal - museus importantes

Foto: Dafema, via Wikimedia Commons.

O Museu Vista Alegre, em Aveiro, está a pouco mais de 2 horas de distância de Lisboa, de carro. Mas se você estiver pelo Porto, não levará mais de 1 hora para chegar até ele. Foi neste local que teve início a tradicional porcelana de Vista Alegre. Mais precisamente no século XIX.

Apesar de não ser um dos pontos turísticos mais famosos do país, as porcelanas portuguesas são muito conhecidas e esta é a fábrica de porcelanas mais antiga da península Ibérica.

Só para ilustrar, Portugal importava da China até 1800 as porcelanas que usava no país. Mas a história portuguesa mudou quando a família fundadora de Vista Alegre começou a fabricar o produto. Por isso, até hoje a região é famosa e vista com bons olhos pelos fãs dessa arte.

Compare => Melhores atividades turísticas em Aveiro

 

Capela dos Ossos (Évora)

Pontos turísticos de Portugal - capelas

Foto: Nsandre, via Wikimedia Commons.

Évora está a cerca de 1h30 de Lisboa. Ela é uma das cidades mais visitadas do Alentejo e claro um cartão postal de parada obrigatória. Dito isso, saiba que um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes é a Capela dos Ossos.

Só para ilustrar, a pequena capela é completamente composta por ossos humanos. Acredite se quiser, eles são verdadeiros!

No entanto, a decoração inusitada teria ganhado “vida” para passar uma mensagem aos moradores da região. Contudo, outras pessoas dizem que os ossos teriam sido levados para a Capela por que os cemitérios da cidade estariam cheios.

De qualquer forma, o local é curioso e claro, merece a sua atenção. Mas Évora possui inúmeras atrações turísticas, então você pode visitar ainda Sé Catedral de Évora e o Templo de Diana.

Acesso => Reserva de passeio pela Capela dos Ossos em Évora

 

Tavira (Algarve)

Pontos turísticos de Portugal - melhores cidades

Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.

Tavira, no Algarve, fica a cerca de 2h30 de Lisboa. Mas dependendo da rota que você escolher, poderá chegar a esse destino em 4 horas. Este é outro ponto turístico de Portugal que você precisa conhecer. Isso porque Tavira possui muitas histórias.

Só para ilustrar, ela foi tomada e reconquistada por Árabes, Romanos e Celtas, antes de ficar sob domínio português. Por isso, ela possui  muitos legados e arquitetura incrível.

Na cidade você poderá visitar o Castelo de Tavira que é envolto por muralhas, caminhar por ruazinhas estreitas, admirar casinhas brancas, visitar o Rio Gilão e passear pela Ponte Romana.

Você ainda pode visitar o Parque Natural da Ria Formosa, onde ficam algumas das praias mais bonitas do Algarve. Entre elas estão a Praia do Barril e a Praia da Terra Estreita.

Incrível => Excursões turísticas em Tavira

 

Praia da Ponta da Piedade (Algarve)

Pontos turísticos de Portugal - melhores praias

Foto: Patrice78500, via Wikimedia Commons.

O Algarve possui inúmeros cartões postais imperdíveis que você precisa visitar. Por isso selecionei alguns para você incluir na sua lista de destinos a conhecer.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

A Praia da Ponta da Piedade fica na região de Lagos e para chegar até ela é preciso pegar um barco. O passeio dura cerca de 1h15, período em que você irá navegar entre formações rochosas, cavernas e águas cristalinas.

Aproveite => Passeios no Algarve

 

Sagres (Algarve)

Pontos turísticos de Portugal - praias mais belas

Foto: Christiane Jodl, via Wikimedia Commons.

Sagres é um dos meus lugares preferidos no Algarve. Isso porque nela o Oceano Atlântico se transforma em Mar Mediterrâneo, ou seja, as águas das praias ficam quentinhas e confortáveis para o banho. Além disso, essa região possui paisagens incríveis.

Mas vale destacar que Sagres também foi muito importante para os navegadores, já que eles partiam dela quando procuravam novas terras. Em Sagres você deve visitar o Farol e a Fortaleza. Mas não deixe de conhecer as Praias do Beliche e da Cordoama.

Lindo => Excursão ao Pôr do Sol em Sagres

 

Cabo de São Vicente (Sagres)

Ainda em Sagres, outro ponto turístico de Portugal, é o Cabo de São Vicente. Se o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal Continental, o de São Vicente é onde fica a extremidade mais sudoeste da Europa.

Por isso, no local você tem uma visão deslumbrante da imensidão do mar. Vale a pena pegar um pouquinho de vento para apreciar este cenário!

Imperdíveis => Compre tickets para atividades turísticas em Sagres

 

Ruínas Romanas de Milreu (Faro)

Pontos turísticos de Portugal imperdíveis

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

As Ruínas Romanas de Milreu, também ficam em Faro, no conjunto arqueológico de Estói. Só para ilustrar, elas datam da época romana e são uma atração à parte para os turistas que querem visitar não só as praias, mas também espaços históricos da cidade.

Para você ter uma ideia, as ruínas são tão bem conservadas que ainda é possível ver mosaicos em azulejos nas rochas. As Ruínas Romanas de Milreu estão a 25 minutos de Faro. Caso você saia de Lisboa, são  entre 2 e 4 horas de viagem, de acordo com a rota que escolher.

Turismo => As melhores atividades de Faro

 

Praia de Odeceixe (Aljezur)

Pontos turísticos de Portugal - praias calmas

Foto: Beeston, via Wikimedia Commons.

Aljezur é uma vila de Faro e possui inúmeras praias e atrações turísticas que merecem a sua atenção. Por isso, confira duas delas neste e no próximo tópico.

A primeira sugestão é a Praia de Odeceixe. Ela fica entre o mar e a Ribeira de Seixe. Ela é muito procurada pelos turistas, já que possui distintas áreas, ou seja, eles podem escolher entre ficar na região mais agitada ou mais calma, isto é, com ou sem ondas. Por isso, nesta região é possível praticar esportes aquáticos.

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Castelo de Aljezur  (Aljezur)

Pontos turísticos de Portugal - castelos históricos

Foto: Filipe Rocha, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Aljezur é outro ponto turístico de Portugal que você precisa conhecer. Ele fica no topo de uma colina e possui vista panorâmica da vila. Vale destacar que a entrada no Castelo é gratuita, no entanto, só é possível chegar lá de carro. Por isso, confira aqui como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Dito isso, vale a pena ressaltar ainda que o Algarve possui milhares de praias belíssimas e paradisíacas. Por isso, se o seu objetivo for conhecer o verão português, a região sul é uma ótima opção para você.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

Ilha da Madeira (Madeira)

Pontos turísticos de Portugal - ilhas

Foto: Richard Bartz, via Wikimedia Commons.

A Ilha da Madeira fica a 1h30 de avião de Lisboa. Mas caso você queira, é possível sair do Brasil com destino direto para a Madeira. Dito isso, saiba que ela guarda inúmeros pontos turísticos de Portugal que você precisa conferir.

Outra curiosidade é que ela está mais perto da África do que Portugal Continental, ou seja, ela possui praias com águas mais agradáveis. Além disso, a melhor época para visitar a Madeira é entre junho e agosto, período do verão e também altura em que você não pegará as chuvas.

Só para ressaltar, a Ilha da Madeira é montanhosa, conta com trilhas e muita natureza. Entre os cartões postais deste destino estão o Pico Ruivo, Pico Areeiro, Porto Santo, o teleférico do Monte, o Mercado de Lavradores, o Centro Histórico, a Rua Santa Maria, o  Cabo Girão, o Curral das Freiras, os Miradouros do Paredão e da Eira do Serrado, Santana e muito mais.

Aproveite => Passeios imperdíveis em Madeira

 

Piscinas Naturais do Porto Moniz (Porto Moniz)

Pontos turísticos de Portugal - praias calmas

Foto: Kogo, via Wikimedia Commons.

As piscinas naturais do Porto Moniz são tão incríveis que não poderiam ficar de fora do seu roteiro. Mas não se engane, elas não são apenas belas. As piscinas possuem uma água de alta qualidade e infraestrutura preparada para o turismo.

Só para ilustrar, elas possuem águas cristalinas, em tonalidade verde esmeralda e estão em uma área estratégica, entre rochas vulcânicas.

Compre => Excursão de 1 Dia a Porto Moniz

 

Sé do Funchal (Funchal)

Pontos turísticos de Portugal - Sé de Funchal

Foto: DarwIn, via Wikimedia Commons.

Na Madeira, mais precisamente no Funchal, você também pode visitar um cartão postal turístico e religioso. O principal templo do arquipélago madeirense é a Sé Catedral.

Ela foi classificada Monumento Nacional em 1910. Para você ter uma ideia, o interior da Catedral impressiona os turistas, dado a beleza e riqueza. A visitação a Sé é gratuita.

Turismo => Passeios guiados em Funchal

 

Arquipélago dos Açores (Açores)

Pontos turísticos de Portugal em florestas

Foto: Ritinha Domingues, via Wikimedia Commons.

Não poderia deixar de falar sobre o Arquipélago dos Açores. Então se você quiser incluir mais belezas naturais e cartões postais imperdíveis em seu roteiro, anota as próximas dicas! Só para ilustrar, os Açores possui nove ilhas, mas em algumas você só conseguirá chegar de barco.

Por isso, essa não é uma viagem rápida. Mas de Lisboa até lá são cerca de 2h30 de voo. Então, em um roteiro de 10 dias, você conseguirá conferir muitas atrações turísticas imperdíveis deste destino.

Nos Açores você pode visitar, por exemplo, um vulcão, conhecer paisagens incríveis, apreciar lagoas esverdeadas e até ver alguns geysers mais de perto.

Entre os roteiros imperdíveis está um passeio de barco para ver as baleias e golfinhos, e, conhecer a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Para você ter uma ideia, este destino é encantador e desde 1983 é Patrimônio Mundial pela Unesco.

Recomendo => Melhores excursões para Açores

 

Aproveite os pontos turísticos de Portugal

Os pontos turísticos de Portugal são todos imperdíveis. Entre eles estão monumentos, construções, vistas e paisagens espalhadas de norte a sul do país. Com certeza, uma delas irá chamar a sua atenção.

Somente neste roteiro citei 36 destinos e em alguns deles ainda destaquei outros lugares que merecem a sua visita. Mas ao desbravar as estradas portuguesas, saiba que você encontrará muitas outras opções.

Dito isso, para que você não perca nenhuma atração, planeje seu roteiro com antecedência, analise as cidades de interesse e se possível escolha destinos próximos, assim, mesmo em uma viagem curta você conseguirá visitar muitos lugares.

Na sequência, faça a reserva das suas passagens, compre todos os bilhetes com antecedência – tanto de transportes, quanto de atrações turísticas – para ter descontos, contrate seu seguro viagem, item obrigatório em viagens para Europa e coloque os pés na estrada. Portugal é um país incrível, acolhedor e vai adorar te receber!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

O que você achou das sugestões listadas? Já conheceu ou pretende conhecer alguma delas? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário