Home » Clima de Portugal: melhor época, quando ir e fuso horário

Clima de Portugal: melhor época, quando ir e fuso horário

by admin

Inverno, verão, Natal ou São João: afinal, qual a melhor época para viajar e qual é o clima de Portugal? Se você está planejando a sua viagem para terras lusitanas, precisa conhecer algumas informações, a exemplo de qual o período é mais barato, qual o mês mais barato e a época boa para fazer a sua viagem. Neste artigo, você descobre mais sobre como fazer essa escolha!

Embora não o clima de Portugal tão frio quanto outros lugares da Europa, por exemplo, o inverno português pode ser chuvoso. Já o verão, na alta temporada, aumenta o número de turistas e, consequentemente, os valores de hospedagens!

O clima, as datas festivas e até mesmo o fuso horário são detalhes que você deve ficar atento em Portugal. Para ajudar na tarefa de programar a sua viagem, você descobrirá melhor sobre tudo isso a seguir. Assim, poderá saber qual a melhor época para viajar para Portugal com muito mais facilidade e de acordo com o seu gosto!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Qual a melhor época para viajar para Portugal?

baixa temporada para viajar para portugal

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

Para responder essa resposta é óbvio que é preciso considerar sobretudo o seu estilo de viajante. Se você prefere praia ou campo, calor ou neve, influenciará diretamente na melhor época para viajar para Portugal no seu caso.

Contudo, é possível responder de forma geral essa questão. Isso porque o país tem alguns períodos especiais, por assim dizer. São épocas em que a magia portuguesa atrai ainda mais a atenção dos turistas. Confira a seguir qual é o clima de Portugal e quando viajar para o país!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Alta temporada em Portugal

melhor época para ir a espanha

Verão em Portugal é considerada a alta temporada.

A alta temporada em Portugal coincide com os meses do verão europeu. Ou seja, ela vai de junho a agosto. Apesar disso, entre dezembro e janeiro também acaba sendo um período de alta temporada no país, visto as festas de fim de ano.

Nessas épocas os valores de passagens aéreas e hotéis é consideravelmente mais elevado. Se você visitar o sul português no verão, próximo a Cascais ou no Algarve, a diferença será bem grande!

As praias da região são muito visadas, por isso terá que concorrer com vários outros turistas. Os valores da hospedagem e também das passagens aéreas aumentam e podem chegar ao dobro.

melhor epoca para ir a fatima portugalNo inverno, apesar de Portugal não ser um país muito frio, há o encanto do Natal e reveillón. Inclusive, a procura por Lisboa como local para o Ano Novo vem crescendo, por isso a época também se caracteriza como alta temporada.

O mês de agosto talvez seja o menos indicado para quem deseja fugir da movimentação do maior número de turistas. Na Europa o verão é realmente sinônimo de férias, principalmente em agosto. Além das férias escolares, as próprias empresas chegam a fechar nesse período.

Então, você pode imaginar o grande fluxo de turistas indo e vindo para conhecer os principais pontos turísticos de Portugal durante essa época. Mesmo sendo um período menos chuvoso no país, é preciso considerar se vale realmente a pena!

Importante => Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

 

Baixa temporada

qual o mês mais barato para viajar para portugal

Períodos frios fazem parte da baixa temporada em Portugal.

Entre o outono e o restante do inverno, Portugal torna-se menos lotada de turistas. Os preços também ficam mais atrativos, afinal, esse é o período da baixa temporada no país.

Além de passagens aéreas mais baixas partindo do Brasil, as hospedagens acabam muito mais em conta, graças ao fato de haver menos turista. Com isso, você tem menos competição nas cidades para conhecê-las, pois os europeus em geral não estão de férias.

Por isso, se você deseja conhecer Portugal na baixa temporada, opte por meses de setembro a novembro e de março a maio. Apenas lembre-se de um detalhe: o outono pode ser bem chuvoso no país!

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Festa de São João

Melhor época para viajar para Portugal

Foto: Hugo Cadavez, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O verdadeiro Ano Novo dos portugueses poderia perfeitamente ser em junho. A justificativa é porque na noite do dia 23 para 23 é celebrado Dia de São João.

Não se engane em pensar que a tradição é semelhante à brasileira. Ao contrário disso, os portugueses fazem uma verdadeira festa pelas ruas de acordo com as suas tradições. A região do Porto é uma das melhores para se vivenciar a festa.

A festa do São João do Porto tem origem católica, mas hoje reúne pessoas de todos os tipos e lugares do mundo. À meia-noite os fogos de artifício são a atração em meio ao Rio Douro, exatamente como se você estivesse no ano-novo.

Restaurantes em Lisboa que servem pratos de peixe

É costume nessa época comer sardinha assada | Foto: Yusuke Kawasaki, via Wikimedia Commons.

A data, para quem não sabe, celebra o São João Batista. Até hoje ele é considerado um dos padroeiros da cidade, por isso tamanha importância da data.

Provavelmente, você verá desde cedo sardinhas sendo assadas pelas ruas da cidade do Porto. A música, comida e muita animação são o que levam milhares de pessoas para Portugal nessa época.

Se você deseja conhecer a tradição portuguesa de perto, essa pode ser uma ótima época. O melhor é que tudo acontece mesmo na rua, por isso você não gastará quase nada para acompanhar a comemoração.

Como funciona? => Aluguel de carro em Portugal

 

Qual é o clima de Portugal?

Melhor época para viajar para Portugal no frio

A temperatura média anual no país varia de 13 °C a 18°C.

Como já citado acima, Portugal não é um dos países mais frios da Europa. Ao sul do país, inclusive, as temperaturas são agradáveis quase o ano todo. Já no extremo norte é possível ver até mesmo queda de neve.

O clima de Portugal é considerado Mediterrâneo, mas isso também varia conforme a região. Na verdade, essa característica é mais ao sul, nas regiões do Algarve e Alentejo. Elas são mais secas e com temperaturas quentes.

Já na região norte do país o clima é mais frio. No inverno as temperaturas ficam próximas de 0 °C. Na Serra da Estrela, fronteira com a Espanha, a queda de neve é comum.

Melhor época para viajar para Portugal de dia

Clima no país é considerado Mediterrâneo.

A temperatura média anual no país varia de 13 °C a 18°C. Entretanto, no inverno essa média fica entre 0 °C e 5 °C ao norte. Ainda, o outono e inverno podem ser chuvosos. Na região do Porto, por exemplo, o volume de chuva é intenso de março a maio.

Obviamente, em Portugal também há temperaturas muito altas em determinados dias do ano. Tanto em Porto quanto Lisboa, há dias no verão em que a sensação térmica pode ultrapassar os 40 °C.

Já com relação à neve, citada acima, você não precisa se assustar caso não seja fã do frio! Além da Serra da Estrela, onde a temperatura pode a -10°C, a ocorrência localiza-se apenas em cidades como Viseu e Bragança.

Como ter? => Internet em Portugal

 

Porto e Vale do Douro

Melhor época para viajar para Portugal à tarde

Paisagem de Porto.

Para quem deseja conhecer a região do Porto e Vale do Douro, a melhor época para viajar para Portugal pode ser em setembro. Essa dica se justifica pois é a época da colheita das uvas, ou seja, você terá uma paisagem incrível!

Para provar um vinho do Porto de qualidade, aproveitar as temperaturas amenas e fazer um passeio o rio Douro, aposte nessa época!

Excelentes => Passeios em Porto

 

Algarve

Grutas de Benagil, na costa do Algarve.

Bem ao sul de Portugal está um dos paraísos naturais do país: o Algarve. A região é composta por inúmeras praias paradisíacas banhadas pelo Mediterrâneo. Sendo assim, é fácil entender que a melhor época para viajar para Portugal e conhecer o Algarve é no verão.

Aproveite => Passeios no Algarve

 

Lisboa e Sintra

Melhor época para viajar para Portugal para curtir o mar

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Se a sua viagem para Portugal será na região de Lisboa, Sintra ou até mesmo Cascais, opte por épocas entre maio e setembro. Nessa época, além de menos chuvas, há mais vida em Lisboa.

Afinal, é quando a temperatura está mais alta e tudo acontece pelas ruas e espaços abertos da cidade e arredores!

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Qual é o fuso de Portugal?

Melhor época para viajar para Portugal nas férias Ao sair do Brasil não se esqueça de que o horário também pode mudar! Apesar de ser uma questão menos essencial na sua decisão sobre qual a melhor época para viajar para Portugal, ela também é importante!

Para entender melhor, saiba que Portugal está localizada no UTC+O. Mas, afinal, o que isso quer dizer? De forma mais didática, isso significa que ele está no mesmo fuso do meridiano de Greenwich. Sendo assim, está no “marco zero” do fuso.

Estando nessa posição, isso indica que o fuso de Portugal em relação ao Brasil está adiantado. Entretanto, a diferença exata no fuso varia conforma a época do ano em que se está.

Portugal no verão: 10 destinos para explorar no país

Diferença em relação ao Brasil do fuso horário de verão português é de 4h.

O horário de verão em Portugal inicia entre o fim de março e início de abril. Nessa época, portanto, a diferença para o fuso brasileiro pode ser de mais 4 horas, tendo em consideração o fuso de Brasília.

Já entre fevereiro e março, o fuso costuma ser de 3 horas a mais. Apenas entre fim de setembro/início de outubro até fevereiro que o fuso diminui para 2 horas a mais em Portugal.

Vale considerar ainda que esse é o fuso de Portugal Continental. A região dos arquipélagos da Madeira e Açores, contudo, não está incluída nessa zona. Por isso, as ilhas possuem sempre uma hora a menos do que o restante do país.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

A melhor época para viajar para Portugal é com você!

Não importa se você é fã do frio ou calor, o clima de Portugal é contemplado pelas temperaturas certas em qualquer época do ano! O país pode oferecer tanto a neve quanto as calorosas praias indo de norte a sul.

Uma das vantagens de Portugal, inclusive, é o fato de o país ser pequeno. Graças a isso, você pode ir das praias do sul ao extremo norte em menos de 24h.

Isso é muito diferente do que acontece no Brasil. Mas é apenas outra vantagem de conhecer Portugal em qualquer época do ano e aproveitar tudo o que país tem a oferecer!

Se ainda está em dúvida, analise bem as suas preferências conforme as diferentes regiões do país e decida a partir disso qual a melhor época para viajar para Portugal!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre a Ilha da Madeira, destino de verão incrível no país:

O que achou das sugestões? Em qual época você pretende viajar para Portugal? Participe nos comentários!

You may also like

Leave a Comment