Home » Verão em Portugal: 10 destinos para explorar no país

Verão em Portugal: 10 destinos para explorar no país

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você pretende conhecer o verão em Portugal, saiba que os roteiros turísticos se concentram, principalmente, na região do Algarve. Destino que possui as melhores praias do país e claro, atrai turistas do mundo todo durante esta temporada.

No entanto, as Ilhas dos Açores e Madeira também agradam os visitantes. Além disso, quem não deseja ir tão longe pode optar também pelas praias da costa lisboeta ou pelas belíssimas paisagens do Alentejo.

Como você pode observar, as opções de roteiro para Portugal no verão são muitas e se você deseja saber onde ir em terras portuguesas nesta estação para fazer turismo, o que levar na mala para curtir o verão português e o que você poderá fazer no país, além de frequentar as praias, fique por aqui.

Ao longo do artigo de hoje darei diversas dicas e com certeza uma delas poderá te agradar e se encaixar no seu estilo de viajante, bolso e dias de viagem.

Saiba que ao viajar para Portugal no verão você não deve carregar uma bagagem muito pesada, isso por que as temperaturas podem chegar facilmente aos 30 graus e, inclusive, ultrapassar essa média. Então foque em uma mala com roupas leves e confortáveis, fica à dica!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quando começa o verão em Portugal?

verão em portugal 2019

Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Visitar Portugal no verão é uma excelente ideia quando você deseja turistar pelos destinos mais cobiçados desta estação. Digo isso, porque o país ferve, literalmente.

Para você ter uma ideia, o verão começa em 21 de junho e vai até 23 de setembro. No entanto, já no final de maio é possível encontrar tempo mais seco, ventoso e com sol bem forte. Inclusive, antes mesmo de chegar o verão, Lisboa, por exemplo, pode registrar termômetros que atingem os 33 graus.

Só para ilustrar, Portugal é um país com grande diversidade regional. Ele possui montanhas e florestas a norte e centro, além de planícies áridas ao sul. No geral, o país tem clima temperado, e por isso, conta com longos e quentes verões em relação aos demais países da Europa.

Dito isso, saiba que na região sul de Portugal o clima é considerado mediterrânico. Assim os meses de calor trazem ótimos dias de praia, com longas horas de sol e temperaturas médias que começam nos 28 graus.

Para você ter uma ideia, durante este período o dia começa a clarear por volta das 6 da manhã e o sol se põe perto das 21 horas.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Lugares para conhecer durante o verão em Portugal

  • Benagil
  • Tróia e Comporta
  • Parque aquático em Lagoa
  • Lisboa
  • Sintra
  • Porto
  • Funchal
  • Ilha dos Açores
  • Zambujeira do Mar
  • Algarve

Como ter => Internet em Portugal

 

Benagil

outono em portugal

Foto: Joseolgon, via Wikimedia Commons.

Como disse acima, a maior parte das atrações refrescantes do verão português estarão no Algarve, então é por ela que começa o tour. Precisamente na Praia de Benagil, localizada na zona costeira do concelho de Lagoa.

Saiba que para chegar a Benagil ou a um dos pontos mais famosos desta praia, as Grutas de Benagil, é preciso embarcar em um cruzeiro particular ou em grupo.

Isso porque ao escolher fazer esse passeio você poderá vislumbrar as belíssimas, interessantes e encantadoras formações rochosas das Grutas de Benagil, além de navegar pela costa do Algarve.

Além disso, durante este tour é possível mergulhar em praias paradisíacas e talvez até avistar golfinhos ao longo do caminho.

Vale destacar ainda que a visita às Grutas, no entanto, só é possível fazer de barco, então se o seu foco for de fato conhecer as formações rochosas e o sistema de cavernas de Benagil, não deixe de procurar por esse passeio.

Aproveite => De Portimão: Cruzeiro de 2 Horas e Meia às Grutas de Benagil

 

Tróia e Comporta

passeando por portugal

Comporta | Foto: Claus Bunks, via Wikimedia Commons.

Na Baía do Sado, em Setúbal, mais precisamente do outro lado da margem de Lisboa, você encontra a península de Tróia e a Praia da Comporta. Ambos destinos belíssimos e que atraem grande número de turistas todos os anos.

Para chegar nesta região é preciso embarcar em um Ferry Boat, que sai de hora em hora do Porto de Setúbal. Outra alternativa é fazer o percurso de carro, mas para isso será preciso dar a volta na península. Confira como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Contudo, nesse tour você passa Alcácer do Sal e pela Praia da Comporta, um dos destinos que você não pode deixar de visitar!

roteiro portugal

Foto: Jorge Brazil, via Wikimedia Commons.

Para você ter uma ideia, tanto a Praia da Comporta quanto Tróia são consideradas duas das praias mais belas do litoral português. Nelas você encontra águas cristalinas, areia branquinha e água menos gelada em relação ao litoral de Cascais.

Além disso, em ambas você encontra muita infraestrutura e pode passar o dia inteiro ao sol sem preocupar com o retorno, já que para chegar ao transporte coletivo basta pegar novamente o Ferry Boat!

Imperdíveis => Atividades turísticas em Troia

 

Parque aquático em Lagoa

Portugal no verão: melhores tours

Foto: William Warby, via Wikimedia Commons.

De volta ao Algarve e a região de Lagoa, um dos destinos mais procurados por quem viaja com crianças e adolescentes é o Parque Aquático Slide & Splash.

Isso porque além de oferecer inúmeras atividades refrescantes, os turistas que desejam conhecer este cartão postal, podem comprar os bilhetes para passar 7 horas na atração, antes de chegar a Portugal.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Neste espaço você tem à disposição atrações e shows aquáticos para diferentes faixas etárias. Só para ilustrar, entre elas estão diversas piscinas, inclusive, uma piscina olímpica gigante, toboáguas e escorregadores.

Neste Parque aquático você pode se refrescar ainda em ondas gigantes ou relaxar no jacuzzi. Para você ter uma ideia são sete hectares de parque. Então o que não faltam são espaços cheios de áreas de lazer, gramados, restaurantes, espaço para massagens e um Spa de peixes.

Adquira => Ingresso para o Parque Aquático Slide & Splash

 

Lisboa

Melhores cidades de Portugal

Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

Claro que Lisboa não podia ficar de fora desta lista de 10 destinos para curtir verão em Portugal. Mas como este é um roteiro um pouco mais conhecido dos viajantes, não farei diversos tópicos para ele.

Então anota algumas dicas de tudo que você pode encontrar em Lisboa. Ah, esta cidade é uma ótima opção para fazer turismo em todos os meses do ano. Então, sempre que possível, inclua este destino no seu tour por Portugal!

Para você ter uma ideia, são necessários, pelo menos 4 dias para você conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa. Por isso, vou citar algumas e você inclua no seu roteiro as que mais se encaixarem em seu estilo de viajante!

Portugal no verão: lugares bonitos

Foto: Miguel Vieira, via Wikimedia Commons.

Em Lisboa você precisa visitar, o Castelo de São Jorge, cartão postal mais procurado na cidade. Na sequência, conheça a Torre de Belém, além de ela estar próxima do centro, fica ao lado do Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerônimos.

Outro cartão postal lisboeta é o Oceanário, na região do Oriente. Você pode conhecer além de um enorme aquário com várias espécies de animais marinhos, o Teleférico de Lisboa, avistar a Ponte Vasco da Gama e caminhar pelo Parque das Nações.

O que não falta em Lisboa são miradouros e elevadores. Então conheça pelo menos um de cada ao visitar a cidade. Entre os mais famosos estão o Miradouro da Senhora do Monte e o Elevador de Santa Justa.

Outro passeio que você precisa incluir neste itinerário é uma visita as praias de Lisboa. Entre algumas sugestões estão as Praias do Guincho, Cresmina e Carcavelos. Veja onde ficar em Lisboa.

Só os melhores => Passeios em Lisboa

 

Sintra

Portugal no verão: tours guiados

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Só para não passar batido, Sintra também é uma ótima sugestão de roteiro para turistar durante o verão português. Além disso, ela está a apenas 40 minutos de Lisboa de comboio.

Então, ao visitar esta região você tem a oportunidade de conhecer não só as praias de Sintra, entre elas Azenhas do Mar e Maçãs, mas também das de Cascais, onde você encontra ainda o Cabo da Roca, ponto mais ocidental do continente europeu e de onde você tem vistas belíssimas da costa do Atlântico.

Mas se o seu objetivo for fugir das praias, na vila romântica de Sintra você pode visitar o centro histórico, o Palácio Nacional, os museus e lojas turísticas, restaurante típicos com gastronomia tradicional portuguesa, o Palácio e Parque da Pena, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros e os chalés.

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Porto

Portugal no verão: praiasJá que eu trouxe acima dois destinos mais óbvios para você turistar em Portugal no verão, não poderia deixar o Porto, segunda região mais visitada de Portugal todos os anos, de fora desta lista.

Neste destino você pode conhecer muitos cartões postais. Entre eles o centro histórico do Porto, a Vila Nova de Gaia e o Rio Douro.

Entre alguns roteiros que você pode incluir em seu itinerário estão o Palácio da Bolsa, a Livraria Lello, a Catedral da Sé, a Ponte D. Luís VI. Já em Vila Nova de Gaia você não pode deixar de conhecer as caves do vinho do Porto, os restaurantes tradicionais e claro, navegar pelo Rio Douro.

Você também pode visitar o Teatro Nacional São João, a Praça da Batalha, a Avenida Aliados, a Torre dos Clérigos e a Igreja dos Carmelitas.

Saiba ainda, que os passeios pelo Rio Douro costumam durar em média 1 horas e caso você tenha interesse em fazer este tour, pode comprar os bilhetes ainda no Brasil e assim evitar filas, fica à dica!

Excelentes => Passeios em Porto

 

Funchal

Portugal no verão: onde ficar perto do mar

Foto: cudi, via Wikimedia Commons.

Claro que Funchal, a capital da região autônoma da Ilha da Madeira, tem que ser incluída em um lista de melhores destinos para curtir o verão em Portugal. Inclusive, é uma das paradas no roteiro de avião em Portugal (em breve).

Esse destino oferece milhões de opções turísticas e você consegue, na verdade, passar talvez a suas férias todas neste roteiro. A Ilha da Madeira conta com mais de 20 pontos imperdíveis de visitação.

Entre eles estão o teleférico do Monte, o Mercado de Lavradores, o Centro Histórico, a Rua Santa Maria, o  Cabo Girão, os Miradouros do Paredão e da Eira do Serrado, os Picos Areeiro e Ruivo, Santana e muito mais.

Portugal no verão: tours em igrejas

Foto: DarwIn, via Wikimedia Commons.

Para você ter uma ideia, no Curral das Freiras, por exemplo, você encontra uma típica aldeia da região, além disso, no caminho deste destino, estão os Miradouros do Paredão e da Eira do Serrado.

Já a Cascata Garganta Funda que fica próxima da Ponta do Pargo, oferece uma trilha que leva os turistas até uma bela Cascata. Adianto que do miradouro desta área você tem a vista, não só de uma bela queda d’água, mas também de falésias e do Oceano Atlântico.

Turismo => Passeios guiados em Funchal

 

Ilha dos Açores

Portugal no verão: passeios em Açores

Foto: José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa, via Wikimedia Commons.

Ao falar na Madeira, não posso esquecer da Ilha dos Açores. Então a sugestão é visitar a maior ilha do arquipélago açoriano, a Ilha de São Miguel. Você encontra ecoturismo, passeios em montanhas, lagos e fontes termais.

Entre os locais que você precisa conhecer estão a Ponta Delgada, o Miradouro do Fogo Lago, a Nascentes da Ribeira Grande, a Lagoa de São Brás, a Montanha Barrosa, os Belvederes, a Caldeira Velha e a Plantações de Chá da Gorreana – uma das poucas plantações de chá da Europa!

Então se você gostou dessa sugestão, saiba que para chegar nos Açores você pode optar por um voo direto do Brasil ou fazer uma escala em Lisboa. Claro, se organizar bem poderá turistar pelos dois destinos, fica à dica!

Aproveite => Melhores excursões para Açores

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Zambujeira do Mar

Portugal no verão: onde ficar

Foto: Brigitte, via Wikimedia Commons.

Na região do Alentejo, precisamente no Concelho de Odemira, você encontra a freguesia de Zambujeira do Mar. Localizada na costa alentejana, esta também é considerada uma das regiões mais bonitas de Portugal.

Nesta região você encontra a bela Praia de águas verde-esmeralda que dá nome ao local. Mas só para ressaltar, em Zambujeira você consegue encontrar diversas praias isoladas e praticamente desertas. Ou seja, em outras palavras, se você quer praia, mas não quer ver muita gente, este pode ser o destino perfeito para as suas férias!

Isso porque apesar de serem bem mais calmas em relação as demais praias do país, o litoral da Zambujeira é facilmente acessado a pé ou de bicicleta.

Então, entre os locais que merecem a sua atenção estão a Praia da Nossa Senhora, a Praia do Tonel, a Praia dos Alteirinhos, a Praia do Carvalhal, a Praia da Bica e a Praia da Amália.

Aproveite => Passeios imperdíveis em Alentejo

 

Algarve

Portugal no verão: cidades com praia

Foto: Christiane Jodl, via Wikimedia Commons.

Na última sugestão deste artigo, quero reforçar que o Algarve possui as melhores praias de Portugal para você curtir o verão. Sendo assim, vou sugerir dois locais imperdíveis nesta região. O primeiro deles é Albufeira.

Além deste destino ser incrivelmente belo e adorado por portugueses e turistas, ele conta com aproximadamente 30 quilômetros de costa.

Nele, você encontra as Praias de Albufeira, dos Pescadores, da Oura, Galé, Olhos de Água, Falésia, Barranco das Belharucas, São Rafael e Salgados.

Opções não faltam, certo? Então você pode turistar pela que mais gostar e curtir muitas atrações naturais e monumentais. Já o segundo roteiro fica por conta da Baía de Monte Gordo.

Portugal no verão: Algarve

Foto: Patrice78500, via Wikimedia Commons.

Ela fica na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa e integra um extenso areal que abriga, segundo os portugueses, uma das melhores praias do Algarve.

Mas adianto: esse título de melhor é bem contestável. Pois esta região conta com tantos paraísos que vou deixar para você esta escolha!

A Baía de Monte Gordo fica a cerca de 3 km da Vila Real de Santo Antônio, antiga aldeia de pescadores que hoje está em meio a um pinhal e reserva natural. Por curiosidade, foi nesta região que teve início, no início dos anos de 1960, a exploração turística do Algarve.

Mas saiba que nesta região você encontra uma bela paisagem da Foz do Rio Guadiana, praias lindíssimas com água cristalina e a encantadora aldeia histórica de Cacela Velha, onde pode turistar e provar a gastronomia local.

Aproveite => Passeios no Algarve

 

Visite Portugal no verão e desfrute paisagens fenomenais

Portugal no verão possui inúmeras belezas naturais e históricas. Visitar o país nesta época é um convite a não ficar parado, já que cartões postais e atividades turísticas não faltam neste destino.

Neste artigo eu trouxe apenas 10 sugestões do que você pode fazer em terras lusitanas. Mas saiba que Portugal oferece muito mais e com certeza tem opções que se enquadram no seu gosto pessoal, estilo de viajante e orçamento.

Agora que você tem uma noção melhor sobre a estação mais quente do ano em Portugal. Que tal colocar os pés na estrada? Mas antes, organize a sua viagem. Como deu para perceber, o verão português é agitado e recebe turistas do mundo todo.

Então, sempre que possível compre com antecedência e pela internet os bilhetes das atrações turísticas. Assim você não perde tempo e fará a viagem dos seus sonhos.

Também não esqueça de contratar o seguro viagem. Esse item é obrigatório para visitar a Europa e sem ele você corre o risco de ficar barrado na imigração! Boa viagem e até a próxima!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do verão em Portugal:

Qual a sua avaliação sobre as sugestões de lugares para curtir o melhor de Portugal no verão? Deixe a sua opinião nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário