Home » Roteiro em Portugal: dicas para 30 dias

Roteiro em Portugal: dicas para 30 dias

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Criar um roteiro para viajar em Portugal não é tarefa tão difícil, já que o país é pequeno e te permite visitar diversos locais em espaços curtos de tempo. No entanto, esse também é o motivo mais importante a se levar em consideração ao planejar uma viagem por terras lusitanas. Isso porque, caso você não se organize bem, cria uma ilusão sobre a quantidade de destinos que conseguirá visitar. Por isso, para que nenhum deles fique fora do seu tour, a melhor sugestão será sempre o planejamento.

Mesmo Portugal sendo pequeno, é preciso organizar o seu passeio. Ele será feito de carro, ônibus, trem, avião ou barco? Quantos dias você ficará em cada cidade? Quais os passeios turísticos imperdíveis? O melhor é um roteiro de 5, 7, 8, 9, 10, 20 dias ou mais? Enfim, é preciso levar algumas questões em consideração para apreciar a sua viagem do começo ao fim e claro, não perder o melhor do turismo português.

Para te ajudar, no artigo de hoje irei apontar algumas sugestões de roteiros. Vamos passar por viagens que podem durar apenas 7 dias e chegar até um itinerário de 30 dias. Além disso, deixarei ao longo deste texto, algumas dicas de locais imperdíveis que você precisa conhecer em Portugal!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Roteiro de 7 dias por Portugal

Um dos roteiros mais comuns ou mais usados pelos turistas que irão ficar pouco tempo no país é o trajeto Lisboa-Porto. Esse itinerário é famoso por oferecer diversas atrações aos turistas.

Entre elas conhecer dezenas de pontos turísticos ou cidades enquanto se viaja de Lisboa ao Porto. Ou ainda, ficar 4 dias em um destino e 3 no outro.

Em todos os casos, para você economizar tanto tempo quanto dinheiro, o melhor a se fazer é comprar ainda no Brasil uma passagem múltiplos destinos, assim irá desembarcar em Lisboa e retornar ao Brasil do Porto.

Outro passo importante é importante é decidir ainda no Brasil como você irá circular de um lugar ao outro, ônibus – autocarro, como se chama em Portugal -, trem – comboio – ou avião.

Em qualquer um dos casos, saiba que é possível fazer as suas reservas pela internet e com antecedência. Então anota as próximas dicas para passar 7 dias nas estradas portuguesas.

roteiro portugal 9 dias

Ônibus turístico em Lisboa | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

A viagem terá início por Lisboa, local onde você desembarca pode ficar 4 dias. Isso por que vou te dar duas opções de roteiro para este destino.

Mas adianto que você deve não apenas escolher o que se enquadra melhor no seu estilo de viagem, como também usar apenas as dicas que sejam interessantes para você!

Por falar nisso, ao aterrissar no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, você pode tomar um metro até o seu local de hospedagem. Você também encontra algumas linhas de autocarro e táxis, assim como motoristas de aplicativos móveis, fica a dia!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

1ª opção/4 dias em Lisboa

roteiro portugal 5 dias

Bonde pelas ruas de Lisboa.

Se você deseja ficar apenas em Lisboa, isso é, não ir muito além da capital portuguesa, talvez, 3 dias sejam ideias para você. Isso por que você deverá se organizar para visitar entre outros locais o centro histórico da capital portuguesa.

1º dia:  Visitar o Castelo de São Jorge, a Praça dos Restauradores, o Marquês de Pombal, Alfama, a Baixa e o Chiado. Confira um ingresso sem fila para o Castelo de São Jorge.

2º dia: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, Parque do Torre e Casa dos Pastéis de Belém.

3º dia: Parque das Nações, Centro Comercial do Oriente e Teleférico.

No primeiro dia a sugestão é levantar cedo para ir a todos os lugares caminhando. Para chegar à Torre de Belém você precisará tomar o bonde elétrico 15e. Contudo, para ir até o Oriente, será necessário usar o comboio.

Só os melhores => Passeios em Lisboa

 

2ª opção/4 dias em Lisboa

roteiro de 21 dias em portugal

Torre de Belém | Foto: Carlos Luis M C da Cruz, via Wikimedia Commons.

Nesta segunda opção, com toda certeza você precisa ficar na cidade 4 dias. Por isso, se prepare para levantar cedo todos os dias, assim conseguirá visitar o maior número de lugares.

1º dia: Dessa forma, no primeiro dia eu sugiro você visitar tanto o centro histórico de Lisboa quanto Belém.

2º dia: No segundo dia a dica é sair cedo para visitar Sintra, onde você poderá visitar o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Pesquise por tours em Sintra imperdíveis.

Ambos os passeios serão feitos de comboio e você pode partir da Estação Rossio. Ou seja, o primeiro destino é Estação Rossio-Estação Oriente, na sequência Estação Oriente-Estação Sintra e por fim, Estação Sintra-Estação Rossio.

3º dia: A sugestão do 3º dia é conhecer a vila medieval de Óbidos. Ela é encantadora, conservada e te reserva muitas paisagens belas. Você poderá chegar lá de ônibus ou trem.

O local de partida, no entanto, dependerá do seu local de hospedagem. Contudo, saiba que partem tanto ônibus quanto trens para a Vila, de vários locais de Lisboa. Ah, todos eles muito acessíveis!

4º dia: Antes de partir para o Porto, que tal visitar Fátima? Para fazer este passeio você tem duas opções. Uma delas é ir de autocarro. Eles partem da Rodoviária Sete Rios. Mas caso você faça o aluguel de carro em Portugal, saiba que de Lisboa a Fátima irá gastar menos de 1h30.

A sugestão, para que você não perca tempo, é visitar a cidadela quando estiver a caminho do Porto ou ainda deixar para viajar para o norte do país de noite, assim ganha algumas horas para turistar.

Saiba como => Viajar de carro em Portugal

 

3 dias no Porto

Roteiro por Portugal

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

Se você não viajou no final do dia anterior, suponho que passará o início do 5º dia na estrada. Você pode chegar ao Porto de carro, autocarro ou comboio.

Nos dois primeiros casos a viagem dura entre 2h30 e 3 horas partindo de Lisboa. Já de comboio, o tempo de viagem sobe para 3h15.

5º dia: Lembra que eu sugeri visitar Fátima quando estiver a caminho do Porto? Então, anota mais umas dicas caso este seja o seu objetivo.

Para fazer uma viagem só, basta deixar a sua mala no guarda-volumes da rodoviária de Fátima. Assim, ao final da sua visita é só pegar as bagagens e seguir destino. De Fátima até o seu destino final, o Porto, são cerca de 2h30 de autocarro!

Neste caso, para você não perder muito tempo a dica é visitar Fátima pela manhã e seguir para o Porto na hora do almoço. Saiba tudo sobre as melhores opções turísticas em Fátima.

Assim você faz o check in e ainda tem algumas horinhas para visitar o centro histórico da cidade. Comece o seu tour pela Ribeira, área histórica localizada à beira do Rio Douro.

6º dia: Esses últimos dias são mais apertados, porém, se acordar cedo, dará tempo de visitar muitos locais.  Então no 6º dia de viagem conheça as caves de vinho do porto na Vila Nova de Gaia, visite a Casa da Música, a Fundação Serralves e a Foz do Douro. A região oferece vários tours do Rio Douro, confira-os.

7º dia: No 7º dia de viagem, levante cedo para não se atrasar para o retorno ao Brasil. Comece o tour pela Livraria Lello, na sequência visite a Igreja e Torre dos Clérigos, a Ponte Luís I. Por esse ser o último dia, a sugestão é fazer passeios mais curtos, para não se atrasar. Por isso, deixe a sua bagagem arrumada e esteja atento a hora do seu voo!

Excelentes => Passeios em Porto

 

Roteiro de 10 dias por Portugal

Se em um roteiro mais curto a sugestão foi visitar além do centro, a região norte do país. Agora, em 10 dias, a dica é conhecer o sul, onde fica o Algarve. Esse itinerário é mais voltado ao verão.

Então, para chegar ao Algarve você pode optar tanto por trem ou viajar de ônibus em Portugal, quanto carro e avião. Mas só para ilustrar, enquanto as duas primeiras opções podem demorar quase 6 horas de viagem, de carro são cerca de 2h40 e de avião 45 minutos.

Contudo, sempre vale a pena pesquisar os valores de cada meio de transporte para saber o que se encaixa melhor no seu roteiro de viagem. Por sinal, confira depois as informações no artigo sobre como viajar por Portugal: trem, carro, ônibus e avião.

Conectado => Internet em Portugal

 

5 dias em Lisboa

Seguindo as dicas do primeiro roteiro, vou acrescentar mais um lugar para visitar em Lisboa, por isso, você deve reservar 5 dias para esse destino.

Dessa forma, nos 4 primeiros dias conheça o centro histórico da cidade, visite Belém, Sintra, Oriente, Óbidos e Fátima.

5º dia: Que tal conhecer as praias de Cascais para no final desta viagem eleger a sua preferida? Para chegar nesta parte do litoral de Lisboa, você deve pegar um comboio no Cais do Sodré. Entre as opções de destino estão a Boca do Inferno, Carcavelos e a Praia do Guincho.

6º dia: Caso você opte por viajar de avião, então desembarcará no Aeroporto Internacional de Faro. Se você chegar ao Algarve de manhã, aproveite o resto do dia para visitar o centro histórico de Faro, onde fica a Doca e a Catedral da Sé, além da Ria Formosa, a Capela dos Ossos e a Ilha Deserta. Agende seu cruzeiro para Ilha Deserta em Faro.

Roteiro por Portugal para Faro

Uma das dicas para este roteiro é visitar Faro | Foto: Valternet, via Wikimedia Commons.

7º dia: Que tal visitar a Vila de Sagres? Nessa região se encontram praias, paisagens selvagens e um centro histórico. Não deixe de visitar a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Cabo de São Vicente.

8º dia: Lagos é considerado um dos locais mais importantes do Algarve. Você pode navegar de barco nas cavernas e grutas que levam até a Ponta da Piedade. Agende um cruzeiro pelas cavernas de Albufeira.

Outro passeio imperdível fica por conta da Capela Paroquial de Santa Maria de Lagos, da Igreja de Santo António (Museu Municipal), do Castelo dos Governadores e do Forte da Ponta da Bandeira.

roteiro portugal 20 dias

Praia da Dona Ana, em Lagos, Algarve | Foto: Steven Fruitsmaak, via Wikimedia Commons.

9º dia: Albufeira, é uma aldeia que você precisa visitar no Algarve. Além das praias, por lá você pode visitar a Torre Sineira, a Torre do Relógio, a Igreja Matriz, a Porta de Sant’Ana e a Igreja de Sant’Ana. Além da Igreja de São Sebastião e a Muralha do Castelo.

10º dia: O último dia de viagem sempre costuma ser o mais dinâmico, já que você precisa fazer check in e check out, ou seja, se despedir da hospedagem e aguardar seu voo.

Por isso, a minha sugestão é deixar a bagagem pronta e sair cedo para curtir um pouco de praia antes de embarcar. Então aproveite para visitar a Praia da Marinha. Ela possui beleza paradisíaca e águas cristalinas.

Curta => Passeios no Algarve

 

Roteiro de 15 dias por Portugal

Quantos mais dias você possui para viajar, melhor pode ficar o seu roteiro por Portugal. Isso é, tanto você poderá incluir novos destinos no seu itinerário, como também poderá visitar os locais de interesse com mais calma, ou seja, passar mais tempo em determinada região.

Nesses casos, uma boa ideia também pode ser alugar um carro, pois você ganha mais mobilidade para turistar quando e por onde desejar. Inclusive, recomendo leitura do post sobre como viajar de carro por Portugal.

Roteiro por Portugal para Alentejo

Alentejo | Foto: isol, via Wikimedia Commons.

De qualquer forma. Neste roteiro de 15 dias, a ideia é que você fique entre 4 e 5 dias em Lisboa e depois siga para a região centro-sul de Portugal. Mais necessariamente para o Alentejo.

Mas não se esqueça, estou apenas dando algumas sugestões, então cabe a você escolher os locais que deseja conhecer e incluí-los em seu roteiro de viagem! Só para ilustrar, o Alentejo abriga as cidades de Portalegre, Beja e Évora. O seu tour começa por essa última!

Mas antes, só para você ter uma ideia, o Alentejo é uma região muito diversa, conta com paisagens distintas, entre elas, cenários rurais e uma costa com cerca de 170 quilômetros de praias e muito mais.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além disso, você pode fazer degustações de vinhos e azeites, além de provar a tradicional açorda. Saiba mais sobre os principais passeios em Alentejo.

6º dia: No 6º dia de viagem, a minha sugestão é visitar o Castelo de Vide. Ele é popularmente chamado de “Sintra do Alentejo”. Claro que por isso é um dos lugares mais românticos da região.

Ele fica em uma vila encantadora de casinhas brancas. Nesta região você pode visitar ainda a Praça Dom Pedro V e o Bairro Judeu.

7º dia: Marvão é o próximo destino alentejano. Esta aldeia, assim como Castelo de Vide, também é fortificada. Ela fica no topo da Serra do Sapoio, a 860 metros de altura. Marvão é um dos lugares no mapa de Portugal que você precisa conhecer.

Roteiro por Portugal para Marvão

Vista para Marvão | Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

8º dia: Elvas é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ela também é cercada por muralhas. A vila começou a ser fortificada em 1640 para se proteger de ataques da Espanha.

Nessa aldeia você deve visitar o centro histórico, onde fica o Castelo de Elvas, a Praça da República, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Forte de Nossa Senhora da Graça e o aqueduto da Amoreira.

9º dia: Vila Viçosa é mais um local de paragem obrigatória. Ela é chamada de a “Princesa do Alentejo”. Só para ilustrar, ela é uma vila museu desde 1910.

Você deve visitar o Paço Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança, o Castelo de Vila Viçosa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de São João Evangelista.

10º dia: O Alentejo, apesar de possuir diversos destinos não é um lugar enorme. Claro que esta opção de roteiro é mais tranquila. Estou organizando apenas um destino por dia.

Ou seja, no começo de sua viagem, por Lisboa, você fará lugares mais rápidos para visitar, mas nesta parte da viagem irá abrandar o ritmo e curtir o melhor desta região. Então no 10º dia, aproveite para conhecer Monsaraz.

A aldeia fica no topo de uma colina. Ela conta com vistas e paisagens incríveis, entre elas, visão do Vale e do Lago do Alqueva, um dos maiores lagos artificiais, não só de Portugal, mas da Europa. Monsaraz também foi fortificada em 1640.

Você pode visitar ainda o Castelo de Monsaraz, a Praça D. Nuno, Alqueva, Cromeleque do Xarez, Herdade do Esporão e conhecer o artesanato típico da região. Vale a pena conhecer os melhores hotéis de Monsaraz caso você queira ficar mais na região.

11º e 12º dias: Évora talvez seja um dos locais mais famosos do Alentejo. Por isso ela não podia ficar de fora do nosso roteiro. Neste caso, você deve ainda passar dois dias na cidadela.

Para você ter uma ideia, ela é Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1986 e é considerada uma cidade museu, já que conta com inúmeros monumentos, entre eles, alguns dos tempos romanos.

Roteiro por Portugal para Évora

Templo Romano de Évora | Foto: ho visto nina volare, via Wikimedia Commons.

Em Évora você pode visitar o Jardim de Diana, a Igreja dos Lobos, o Alto de São Bento, a Universidade e o Museu de Évora, entre outros locais.

Mas ao escolher ficar dois dias na cidade, saiba ainda que por lá você entra muitos restaurantes e cafés acolhedores, muita tranquilidade nas ruas e o tradicional artesanato alentejano.

13º dia: Viana do Alentejo é o seu próximo destino. Essa, talvez seja a vila mais antiga e genuína da região. Ela data do século XIV. Mas diferente das demais aldeias alentejanas, ela é colorida, possui castelo, torres, igrejas e muita arte a céu aberto.

Você pode visitar o Castelo de Viana do Alentejo, a Igreja Matriz de Viana do Alentejo, o Santuário de Nossa Senhora de Aires, além de fontes e muitas paisagens.

14º e 15º dias: O último destino alentejano é a Rota Vicentina. Esse é um percurso muito famoso e merece a sua atenção.

São quase 400 quilômetros para percorrer, dessa forma, separe uns dois dias para este destino, assim você conseguirá caminhar bastante, mas ainda poderá fazer uma pausa para descansar!

Para você ter uma ideia, no trajeto, feito no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, você irá conhecer o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e os Percursos Circulares.

Para você entender melhor este percurso, tenha em mente que o Caminho Histórico começa em Santiago do Cacém e vai até ao Cabo de São Vicente no Algarve, são 230 quilômetros.

Já o Caminho Histórico, que faz parte do Trilho dos Pescadores possui 120 quilômetros, além de belíssimo, já que ele se conecta ao mar, você pode escolher as etapas que deseja percorrer.

Ao todo, são 5 circuitos complementares de 6 a 22 quilômetros. Por fim, o Percurso Circular, circunda as aldeias, ou seja, você sai e volta do mesmo lugar. Neste caso, estão disponíveis percursos de 3,5 a 13 quilômetros.

Dicas => Clima em Portugal

 

Roteiro de 20 dias por Portugal

Que tal aproveitar um roteiro mais longo para conhecer locais mais distantes? A sugestão para 20 dias de viagem por Portugal é visitar a Ilha da Madeira.

Para chegar lá, você tanto poderá optar por um voo direto – Brasil-Ilha da Madeira -, quanto voar até Lisboa e depois partir para o Aeroporto Cristiano Ronaldo, situado no Funchal, ou Aeroporto de Porto Santo, localizado na Ilha do Porto Santo.

Mas uma dica importante deste roteiro é alugar um carro. Imagina que você ficará 20 dias em uma ilha, onde existem milhões de opções turísticas, mas que os autocarros não chegam a todas elas?

Pois é, nesse caso, ter um carro à disposição vai adiantar muito o seu lado. Outra dica importante é alugar o carro antes de sair do Brasil pela RentCars, assim você garante alguns descontos!

Roteiro por Portugal para Funchal

Funchal | Foto: cudi, via Wikimedia Commons.

1º dia: A Ilha da Madeira oferece muitas atrações turísticas e ao visitar uma Ilha, tudo que você não quer é sair correndo. Pelo menos não nas visitações.

Então, no Funchal, capital da Madeira, visite o teleférico do Monte, o Mercado de Lavradores, o Centro Histórico e a Rua Santa Maria. Conheça os passeios guiados em Funchal.

2º dia: Que tal conhecer o maior pontal natural de Portugal? O Cabo Girão fica na Ilha da Madeira e este pode ser o seu próximo destino. Só para ilustrar, o paredão possui 589 metros de altura. Nesta região você também pode visitar o miradouro com fundo de vidro e a Câmara de Lobos.

3º dia: O Curral das Freiras é uma pequena aldeia, no coração da montanha e assim como os demais destinos você tanto pode chegar de carro, como na caminhada, claro, dependendo da sua disposição! Veja uma excursão guiada para o Curral das Freiras.

Por isso, considere alugar um carro para circular pela Ilha, fica a dica! Voltando ao Curral, neste povoado você pode conhecer o Miradouro do Paredão e o Miradouro da Eira do Serrado.

Roteiro por Portugal para Ilha Madeira

Cabo Girão | Foto: Flowizm, via Wikimedia Commons.

4º dia: Pico Areeiro é outro local de paragem obrigatória. Ele é considerado um dos lugares mais belos da Ilha. Além de apreciar belas vistas, por lá você também pode fazer trilhas.

5º dia: Pico Ruivo também merece a sua atenção! Ele fica no ponto mais alto da Madeira, a cerca de 1.861 metros de altitude. Para chegar até a localidade são cerca de 1h30 de caminhada. Confira uma agência que leva você para um passeio pelas montanhas da Ilha da Madeira.

6º dia: Santana é uma aldeia que possui casas tradicionais. Muitas delas são cartões postais da ilha. Para você ter uma ideia, as casas de Santana são coloridas e encantadoras.

7º dia: Na Ilha da Madeira você pode conhecer ainda grutas e o centro de vulcanismo de São Vicente. Eles ficam na região norte da Ilha. A melhor forma de chegar até a região é de carro, mas vale a pena o passeio!

8º dia: A Madeira também conta com as piscinas naturais de Porto Moniz. Essa aldeia cresceu na ponta da Ilha e possui piscinas naturais, de águas cristalinas e verde esmeralda. Só para ilustrar, elas estão em uma área estratégica, entre rochas vulcânicas, há tours especiais para o vulcão na Ilha da Madeira.

9º dia: A Costa de São Jorge pode ser uma boa pedida para o seu 9º dia de viagem. Ela fica entre Santana e São Vicente, passa por aldeias pequeninas, além de estradas que possuem paisagens belíssimas!

10º dia: A Serra do Rabaçal e Paul da Serra também oferecem trilhas para caminhadas. Mas o destaque deste destino vai para as fontes. Ao todo, por lá você encontra 25 fontes naturais. Já imaginou tamanha beleza?

Roteiro por Portugal para Ponta de São Lourenço

Ponta de São Lourenço | Foto: Richard Bartz, via Wikimedia Commons.

11º dia: A Ponta de São Lourenço fica no extremo nordeste da Ilha. Para chegar até a região você deverá fazer uma caminhada de aproximadamente 8 quilômetros, ida e volta.

O percurso até parece curto, mas são pelo menos 5 horas de trilhas. Mas por lá você pode visitar o local onde Gonçalves Zarco teria atracado o barco quando encontrou a Ilha da Madeira. Então vale a pena destacar que o caminho vale a pena!

12º dia: A Câmara de Lobos, é o local que possui os melhores restaurantes da Ilha, por isso, esta região merece que você retorne a ela e desfrute dos melhores e mais tradicionais pratos da Madeira.

13º dia: Um dos aquedutos mais bonitos e rápidos da Madeira é a Levada dos Balcões. O percurso total tem cerca de 3 quilômetros e atrai muitos turistas, não deixa de visitar!

14º dia: O Mercado dos Lavradores também é um local que merece a sua atenção. Você pode visitar a Rua de Santa Maria, comprar lembrancinhas, artesanatos e ficar ainda mais por dentro da cultura local.

15º dia: O Miradouro do Cristo Rei é outro local belíssimo. Ele fica na Ponta do Garajau e dela você pode conferir uma vista incrível do mar.

Roteiro por Portugal para Machico

Região de Machico | Foto: singra13, via Wikimedia Commons.

16º dia: A Cascata Garganta Funda também deve entrar no seu roteiro. Ao visitar a Ponta do Pargo, você não pode perder a trilha que leva a Cascata. Só para ilustrar, do miradouro você tem a vista, não só de uma bela queda d’água, mas também de falésias e Oceano Atlântico.

17º dia: A Ribeira da Janela fica em Porto Moniz. Esta pequena aldeia possui o único parque de campismo na ilha da Madeira. Por isso, caso você deseje fazer um turismo mais roots, não pode deixar de conhecer esse local! Descubra como marcar um passeio até Porto Moniz.

18º dia: Machico é uma região praiana. Foi nessa área que desembarcaram os descobridores da Madeira – João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Esse local é ideal para pegar um pouco de sol e relaxar ao barulhinho das ondas.

19º dia: A Prainha, por outro lado, é uma área mais sossegada. Ela é ideal para você passar o seu último dia de viagem. Ela fica em São Lourenço, conta com águas calmas, areia escura e fina. E o sol é constante!

20º dia: O último dia de viagem deve ser deixado para acertar os últimos detalhes do seu tour. Ou seja, é hora de devolver o carro, fazer os check in e check out.

Mas, caso ainda lhe reste um tempinho, a minha sugestão é turistar em pontos que fiquem perto do hotel ou do aeroporto. Assim você não perde seu voo e curte mais um pouco da ilha!

Aventura => Passeios imperdíveis na Ilha da Madeira

 

Roteiro de 25 dias por Portugal

Em um roteiro de 25 dias por Portugal você possui inúmeras opções para turistar. Entre algumas sugestões está passar uma semana em Lisboa e outra semana no Porto.

Além disso, quem sabe visitar o Alentejo ou até mesmo a Ilha da Madeira? Se você chegou até aqui, viu que opções turísticas não faltam! Por isso, nessa opção de roteiro te deixarei à vontade para traçar algumas rotas. Contudo, vou dar a sugestão de um local que você pode e deve conhecer no inverno, a Serra da Estrela.

Ela fica na região central de Portugal em uma cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes do país. Só para ilustrar, o ponto mais elevado da Serra possui 1.993 metros de altitude.

Chamado de Torre, ele é considerado a segunda montanha mais alta do país. De Lisboa até à Serra da Estrela, tanto de carro quanto de ônibus pode demorar cerca de 5 horas de viagem. No entanto, o tempo final de viagem dependerá do caminho escolhido, fica a dica!

Prático => Excursão para Serra da Estrela saindo do Porto

 

6 dias de turismo pela região da Serra da Estrela

Roteiro por Portugal para a Serra da Estrela

Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

1º dia: A primeira parada será em Covilhã. Você pode conhecer o museu da lã. Isso porque a cidade é considerada a capital da lã. Mas além disso, também fica em Covilhã um dos museus mais famosos de arte sacra do país.

2º dia: Belmonte é outra Vila que você deve conhecer. Um dos locais a ser visitado é o museu dos descobrimentos e o Castelo de Belmonte onde nasceu Pedro Álvares Cabral. No entanto, é de Belmonte que você terá uma das vistas mais interessantes da Serra da Estrela.

3º dia: Penhas da Saúde fica no coração da Serra da Estrela. Essa aldeia está a mais ou menos 1.300 metros de altitude. Por isso, você encontra paisagem montanhosa e ar puro.

4º dia: Ao se dirigir ao Pico da Serra, ainda na estrada, fique atento para apreciar a imagem da Nossa Senhora da Boa Estrela. Esta é a santa padroeira dos pastores. Mas continuando o caminho, você chega à Torre da Serra, onde se encontra outra vista de tirar o fôlego.

5º dia: Se você visitar a Serra da Estrela no inverno a encontrará branquinha, sob a neve. Por isso, caso esse seja o seu objetivo, deve visitar a estância da Serra da Estrela, onde você poderá praticar esportes de inverno em Portugal.

6º dia: No último dia de viagem pela Serra da Estrela, que tal visitar a Vila do Sabugueiro, Manteigas e Seia? Nesta região você encontra a tradicional queijaria da Serra, onde se fabrica o famoso queijo da Serra da Estrela.

Vale a pena destacar que por lá você também encontra muitos vinhos, lojas de lembrancinhas, artesanatos e casacos de lã de ovelha. Por isso, deixe este local tanto para o final, quanto para fazer compras, fica a dica!

Excelente => Excursão para Serra da Estrela saindo de Lisboa

 

Roteiro de 30 dias por Portugal

Nesta última sugestão de roteiro, 30 dias por Portugal, vou fazer um apanhado do que você pode fazer durante a sua estadia em terras portuguesas.

Por isso fique atento, pois vou citar alguns destinos onde você, provavelmente, ainda não foi! De qualquer forma, a minha sugestão é fazer um tour por todo o país. Em outras palavras, fique entre 7 e 15 dias em Lisboa, 7 ou 10 dias no Porto, 10 dias no Alentejo ou no Algarve.

Claro que esta conta deve depender da época do ano em que você irá viajar. Isso por que se o seu tour acontecer no inverno, não vale a pena visitar o Algarve, por exemplo.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Assim, ao viajar no verão, também não faz sentido incluir no seu itinerário a Serra da Estrela. Contudo, visitar tanto Lisboa, quanto o Porto e até o Alentejo, em qualquer época do ano, pode te garantir muitos cartões postais e memórias, fica a dica!

As mais bonitas => Cidades de Portugal

 

Porto

Roteiro por Portugal: como ir até Porto?

Aprecie toda a riqueza histórica de Porto.

No Porto você pode optar por visitar muitas atrações, principalmente se reservar um bilhete para o ônibus turístico em Porto, muito prático!

Mas se você prefere fazer turismo sozinho, coloque na sua lista de visitas conhecer o Palácio da Bolsa, jantar em um restaurante tradicional português, onde se ouve Fado, fazer um cruzeiro do Porto à Régua, passeio que te permite subir e descer o Rio Douro, passear pela Vila Nova de Gaia e Cais da Ribeira.

Do Porto você também tem a oportunidade de fazer alguns passeios rápidos para cidades vizinhas. Entre elas Braga, Guimarães e Matosinhos. Todas elas podem ser realizadas de comboio ou autocarro. Por isso, descubra os melhores de Braga.

Em Braga, só para ilustrar, você pode visitar a Sé Catedral de Braga e o Museu de Arte Sacra. Guimarães por sua vez te reserva visitas tradicionais como o Castelo de Guimarães, do século X, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo da Oliveira e Toural. Em Matosinhos visite a Igreja Matriz de Bom Jesus de Matosinhos, o Forte de São Francisco Xavier e a Praia de Matosinhos.

Todos os => Pontos turísticos de Portugal

 

Coimbra

Roteiro por Portugal para Coimbra

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Coimbra fica próximo ao Porto. Fica na cidade uma das universidades mais famosas e antigas do país. Por isso, vale a penas passar por ela. Entre os locais que você pode visitar estão a Sé Velha, Portugal dos Pequeninos, a Igreja de Santa Cruz e o Mosteiro de Santa Clara Velha.

Não perca => Passeios imperdíveis em Coimbra

 

Leiria

Roteiro por Portugal para Leiria

Foto: Orium~commonswiki, via Wikimedia Commons.

Leiria fica no centro de Portugal. A cidade é ampla, conta com muitas áreas verdes, praças encantadoras e muita história.

Por ela você também pode visitar uma Sé Catedral, o Castelo de Leiria, a Torre de Menagem, a Igreja de Santa Maria da Penha, a Torre da Traição, o Museu de Leiria, o antigo Convento de Santo Agostinho, além do Museu da Imagem em Movimento, entre outros.

Programe-se => Passeios em Portugal

 

Batalha

Roteiro por Portugal para Batalha

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Batalha fica a apenas 20 minutos de Leiria. Então, vale a pena se deslocar até esta cidade. Nela você pode conhecer o Mosteiro da Batalha – ele é Patrimônio da Humanidade da Unesco -, a Gruta das Moedas, a Fundação Batalha e o Eco Parque Sensorial da Pia do Urso.

Leia antes de embarcar => Dicas de Portugal

 

Alcobaça

Roteiro por Portugal para Alcobaça

Foto: Júlio Reis, via Wikimedia Commons.

Esta cidade também fica na região norte de Portugal. Nela, você encontra a junção dos rios Alcoa e Baça. Outro espaço belíssimo é o “Jardim do Amor”, ele fica no encontro dos rios. Mas não deixe de visitar o Mosteiro de Alcobaça, onde fica a maior igreja de Portugal.

Destinos para curtir o => Verão em Portugal

 

Lisboa

Roteiro por Portugal: Vale a pena visitar Lisboa?

Visite o Museu da Marinha, em Lisboa | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

Lisboa, capital portuguesa, oferece milhões de atrações turísticas. No começo deste artigo sugeri algumas delas, mas agora vou citar mais alguns lugares que você pode incluir em um roteiro em Lisboa, caso decida ficar mais dias nessa cidade!

Entre eles está o Cristo Rei, em Almada. Ao cruzar a Ponte 25 de Abril você chega a este monumento que te oferece uma bela vista de Lisboa.

Outro local que vale a pena visitar é o Elevador de Santa Justa, ele fica bem no centro do Chiado. Por falar nisso, o que não falta são museus, entre eles o Museu da Marinha, o Museu Nacional dos Coches, o Museu do Azulejo, o Museu das Artes Decorativas e o Museu Elétrico.

Mas saiba que estes são apenas alguns, caso você goste muito de museus, em Lisboa você ainda encontra o dos Trajes, da Fundação Oriente, entre outros. Você poderia passar alguns dias visitando apenas museus!

Mas Lisboa não é feita só de museus. Você ainda pode visitar o Palácio Nacional da Ajuda, Alfama, onde por acaso fica o Museu do Fado, a Casa do Bicos – onde funciona a Fundação José Saramago -, e o Mercado Time Out, onde você encontra inúmeras opções gastronômicas e muita badalação.

Só os melhores => Hotéis em Lisboa

 

Sintra

Roteiro por Portugal para Sintra

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Em Sintra, caso você não saiba, existem muitas praias. Então se você viajar para Portugal no verão e tiver como destino Lisboa, você poderá chegar a estas praias de autocarro.

Entre elas estão a Praia de Julião, a Praia do Magoito, as Azenhas do Mar, a Praia das Maçãs, a Pequena, a Grande, a Praia da Adraga e a Praia da Ursa.

Todas elas são próximas, no entanto, caso você esteja de transporte público, a melhor opção é descer no local desejado. Não se iluda, não é possível andar de uma à outra, com exceção a Azenhas e Maçãs. Mas ainda assim, é uma boa caminhada!

Por outro lado, se você estiver de carro, é possível percorrer todas elas em menos de uma hora, claro, se você não encontrar trânsito no caminho! De qualquer forma, em Sintra você sempre encontrará uma praia para curtir as tardes quentes, fique a dica!

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Roteiros para curtir Portugal

Não importa a quantidade de dias que você possui para viajar por Portugal, se 5, 7, 8, 9, 10, 20 dias ou mais. O importante é planejar um bom roteiro.

Neste artigo detalhei alguns roteiros que você pode usar para organizar o seu itinerário de viagem, contudo, o que fará da sua estadia em terras lusitanas um sucesso será o seu planejamento.

Dessa forma, o primeiro passo é pesquisar a época do ano que você irá viajar. Se for no verão, que vai de junho a setembro, saiba que qualquer lugar será propício ao turismo.

Claro que locais como o Algarve serão os mais procurados pelos turistas, nacionais e internacionais, então não se esqueça que os valores das atrações turísticas, restaurantes e hotéis, estarão mais altos. Ah, vale destacar, que o mesmo acontece, não só em relação ao resto do turismo português, mas ao europeu no geral.

Se o seu desejo é curtir a neve, com certeza a melhor época para visitar o país é entre dezembro e março, período do alto inverno e o local mais indicado é a Serra da Estrela.

É bom lembrar, que neste período também é baixa temporada turística, ou seja, se torna mais barato viajar pelo velho continente. Mas, no geral, Portugal tem um dos melhores climas da Europa e por isso é um dos países mais visitados do antigo mundo.

Na sequência, depois de decidir o seu período de viagem, se lembre de comprar a passagem com pelo menos 8 meses de antecedência. Isso poderá te garantir alguns descontos. Outra forma de economizar é comprar os bilhetes de entradas para atrações turísticas ou comboios também com antecedência.

Por fim, não esqueça de contratar o seu seguro viagem. Este item é imprescindível para quem viaja pela Europa. Além disso, quem viaja sem ele, corre o risco de ser barrado na imigração e ter que retornar ao Brasil.

Agora que você já tem uma pequena noção sobre os roteiros que poderá fazer por Portugal, comece a organizar a sua viagem e até a próxima!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre algumas das coisas que você pode encontrar no país:

Gostou das sugestões? Tem mais alguma dúvida sobre roteiro de viagem por Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário