Home » Roteiro em Lisboa: o que fazer em até 5 dias

Roteiro em Lisboa: o que fazer em até 5 dias

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você planeja visitar a capital de Portugal e procura o melhor roteiro em Lisboa, fica comigo neste artigo. Vou apontar algumas sugestões de atividades para você realizar durante a sua viagem por terras lusitanas, seja em 2 dias, 3 dias, 4 dias ou 5 dias. Dito isso, saiba que Lisboa e arredores, assim como diversas cidades portuguesas, é um daqueles destinos que te oferece muitas atrações turísticas, então com um bom itinerário organizado você consegue visitar muitos cartões postais.

Por isso, hoje aponto os pontos turísticos para você visitar em um tour de cinco dias por Lisboa. Mas calma, mesmo que você fique apenas um ou dois dias na cidade encontrará muitos locais para incluir no seu roteiro. Então, a primeira dica é talvez a mais importante: inclua no seu cronograma de viagem os locais que mais tem a ver com o seu estilo de viajante.

Isso mesmo! Use o meu artigo apenas como uma direção para montar o seu próprio roteiro de viagem. Então, leia este texto até o final, anote todas as atrações de interesse e na sequência sinta-se livre para modificar os dias de visitação que eu aponto ou até mesmo estender ou diminuir algum passeio!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

Como montar um roteiro em Lisboa?

melhor roteiro lisboa 3 dias

Na cidade você encontra os famosos bondinhos e os elevadores.

Lisboa é um ótimo destino para diferentes tipos de viajantes. Você encontra desde passeios em Lisboa mais clássicos, como visitação de museus e monumentos até tours mais modernos em ruas movimentadas ou locais românticos e que podem ser visitados a pé.

Um ponto interessante da capital portuguesa é que ela foi construída em cima de inúmeras colinas. Por isso, ao visitar Lisboa, esteja com sapatos confortáveis, pois o que não faltarão são ladeiras para subir e descer.

No entanto, na cidade você também encontra os famosos bondinhos e os elevadores, que são ambos, ótimos meios de transporte público e turístico para se locomover. E falando em locomoção, não deixe de ler depois o artigo sobre transporte em Lisboa.

Contudo, a localização da cidade ainda te permite visitar diversos bairros e concelhos, entre eles Alfama e Sintra, respectivamente, de metro e comboio – como são chamados os trens pelos portugueses. Logo, saiba que você ainda pode contar com os elétricos e autocarros – nome dado aos ônibus.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lisboa »

 

Roteiro de 1 dia em Lisboa

roteiro lisboa 2 dias

Praça do Comércio | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Vamos combinar que 5 dias passam rápido, mas acordando cedo, tendo em mente tudo o que você irá visitar e como fará a visita, você poderá conhecer muitos lugares novos.

Então, no primeiro dia em Lisboa inicie seu tour pelo centro histórico, onde você pode fazer todos os passeios em Lisboa dessa região na caminhada. Caso prefira, compre o ticket do ônibus turístico em Lisboa e desça nessa região para caminhar.

Um bom ponto de partida pode ser a Praça do Comércio, na Baixa. Esse local é super famoso, já que ela é considerada uma das maiores praças da Europa, e dela você tem uma vista quase panorâmica do Rio Tejo. Na sequência, caminhe pela Rua Augusta.

A critério de curiosidade, esta é uma das principais ruas da cidade. Ela começa no Arco Triunfal, de onde você tem uma visão em 360 graus de Lisboa. No local você encontra ainda fachadas de prédios tradicionais, comércios distintos, lojas de roupas e presentes, bares, cafés e restaurantes.

A parte interessante é que a Rua Augusta faz ligação com a Praça do Rossio, que também está ligada à Praça do Comércio. Ou seja, ao visitar um espaço, você conhece pelo menos 3.

Tours => Tickets para atividades de lazer nos arredores da Praça do Rossio

 

Não deixe de passar pelo Elevador Santa Justa

viaje na viagem lisboa

Foto: David Sim, via Wikimedia Commons.

Além disso, ainda na região do Chiado você pode visitar alguns locais bem conhecidos na cidade, entre eles o Elevador de Santa Justa – a estrutura neogótica também oferece vista panorâmica de Lisboa -, e a cafeteria A Brasileira, ela fica na Praça Luís de Camões e é famosa por ter em sua porta a estátua de Fernando Pessoa.

Aproveitando o pique, é hora de subir a Rua da Misericórdia para conhecer o Miradouro de São Pedro de Alcântara, onde você pode apreciar um belo pôr do sol lisboeta.

Além disso, dali a próxima parada é o Bairro Alto. Saiba que o trajeto até o Bairro Alto também pode ser feito de bondinho ou por meio do Elevador da Glória.

E outra parte boa deste tour é que no Bairro Alto também existem inúmeros restaurantes e cafés. Isso é, você pode escolher entre almoçar na Baixa ou Alta de Lisboa. Se você adora experimentar algo novo, sugiro que você conheça um food tour pelo mercado de Lisboa.

Mas caso você deixe para visitar o Bairro Alto no final da tarde ou à noite, saiba que pelo local acontece a noite lisboeta, então as ruas ficam bastante movimentadas e o que não faltam são opções de locais para happy hours.

Por sinal, não deixe de conferir o post com dicas sobre a vida noturna em Lisboa, ou ainda o artigo sobre restaurantes em Lisboa.

Mas voltando ao tour, durante a sua caminhada pelas ruas de Lisboa você pode visitar ainda o Largo do Carmo, onde ficam as ruínas do Convento do Carmo, parcialmente destruído no terremoto de 1755, e a Guarda Nacional Republicana.

Roteiro de 2 dias em Lisboa

roteiro 3 dias lisboa viaje na viagem

Foto: Miguel Vieira, via Wikimedia Commons.

Lisboa é encantadora e caminhar por suas ruas é tarefa fácil e muito agradável! Então, continuando o roteiro, no segundo dia é hora de visitar o Bairro de Alfama.

Para chegar a ele você pode optar pelo Elétrico 28 e a dica é não pegar a condução na região central, ou você vai viajar em pé! Ou ainda contrate um tour pelo bairro da Alfama.

Agora dentro do elétrico você deve descer na paragem final, no Largo da Graça. Você vai conhecer o Miradouro da Nossa Senhora do Monte. Esse é considerado um dos pontos turísticos de Lisboa mais altos e claro, a vista de lá é incrível.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Mas antes de falar sobre o próximo destino, saiba uma curiosidade sobre os bondinhos! A tarifa de bordo nos elétricos e ascensores (elevadores) é de 2,90 euros.

Mas se você optar por adquirir um cartão Viva Viagem que custa 0,50 cêntimos, mas é recarregável e reutilizável, você pode fazer o carregamento mínimo de 5 euros no sistema zapping.

Assim, cada vez que validar o bilhete nos elétricos/autocarros/elevadores é descontado o valor da viagem 1,35 euros. Essa validação dura uma hora, o que significa que durante esse tempo poderá viajar as vezes que quiser por esse valor.

Incrível => Excursão pelo bonde de Belém

 

Não deixe de conhecer o Castelo São Jorge

roteiro porto

Foto: fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

De volta ao roteiro, siga para as ruas de Alfama, visite a Igreja de São Vicente de Fora, ela foi construída em 1657 e é uma graça.

Na sequência, conheça o Miradouro de Santa Luzia. Ele também promete uma vista incrível e assim você terá diversas percepções de Lisboa. Além disso, do local você pode seguir para o Panteão Nacional.

Caso você visite a região em um sábado ou em uma terça-feira, aproveite para conhecer o Mercado de Pulgas do bairro.

A Feira da Ladra como é chamada na região, comercializa um pouco de tudo e é bem movimentada. Mas cuidado com seus pertences ao andar pela região!

Antes de encerrar o segundo dia de roteiro em Lisboa, não deixe de visitar o Castelo de São Jorge! Além desse espaço ser imenso e belo, dele você tem uma das vistas mais incríveis da cidade e claro, pode apreciar um lindo pôr do sol. Escolha uma das visitas ao Castelo de São Jorge.

Importante => Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

 

Roteiro de 3 dias em Lisboa

Roteiro em Lisboa próximo da Torre de Belém

Torre de Belém | Foto: Rob Oo, via Wikimedia Commons.

Se um dos principais objetivos da sua viagem por Lisboa é conhecer a região de Belém, eu sugiro que você coloque este passeio no seu primeiro dia de tour.

No entanto, levando em conta que você está seguindo as minhas sugestões, então esta é a hora de separar um dia inteiro para turistar por esta área.

Para chegar em Belém você precisa pegar o elétrico 15e. Ele parte da Praça da Figueira e custa 2,90 euros. O bairro fica um pouco afastado da região central lisboeta e em horário de pico a viagem pode demorar até 46 minutos.

Entretanto, nesta zona você deve iniciar a sua visita pelo Mosteiro dos Jerônimos. Veja um ingresso sem fila para o Mosteiro dos Jerónimos.

Nesse espaço, além de apreciar a arquitetura em estilo manuelino, você ficará por dentro de muita história e encontrará, inclusive, dois nomes famosos da era das navegações, Vasco da Gama e Luís de Camões, ambos estão sepultados no Mosteiro.

Roteiro em Lisboa: por onde andar

Mosteiro dos Jerônimos | Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

Na sequência você pode ir caminhando até o Padrão dos Descobrimentos. Por curiosidade ele fica do outro lado da rua e à sua frente, está a Torre de Belém.

Mas falando sobre o Padrão, este monumento faz uma homenagem às grandes navegações, além dos países conquistados por Portugal no século XVI.

A boa notícia é que você pode subir no topo da construção, de onde tem uma vista de 360 graus da região e avista, inclusive, o Rio Tejo e a Margem Sul. Por falar no rio, pesquise sobre cruzeiro pelo Rio Tejo em Belém.

Depois é claro, chegou a hora de turistar não só no entorno, mas dentro da famosa Torre de Belém.

Você sabia que os navios que desbravaram outras terras durante o período das navegações partiam da Torre? Não é à toa que ela foi construída para proteger essa região, e em seu interior você encontra canhões originais da época, e claro, tem ótimas vistas da área. Mas antes de encerrar a sua visita a esta zona, prove os famosos Pastéis de Belém!

Não perca => Excursões para Torre de Belém

 

Roteiro de 4 dias em Lisboa

Roteiro em Lisboa: melhores passeios de lazer

Parque das Nações | Foto: Barao78, via Wikimedia Commons.

Aqui chegamos ao penúltimo dia de roteiro em Lisboa. Nessa altura a proposta é fazer dois passeios um pouco mais distantes. Então a ideia é passar o período da manhã na região do Oriente e a parte da tarde em Sintra.

Para chegar à região da Gare do Oriente, uma área mais moderna de Lisboa, você precisa pegar um comboio com destino ao Oriente. A sugestão é partir do Rossio. Desta região, a viagem dura cerca de 24 minutos e custa apenas 1,35 euros.

Nessa área você pode visitar a própria estação de comboio. Ela foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que também é responsável pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro.

Na sequência, ande no Teleférico do Parque das Nações, de onde você tem uma vista panorâmica e consegue ver as duas pontes que cortam Lisboa: a 25 de Abril e a Vasco da Gama. Veja um passeio de teleférico em Lisboa.

Aproveite para caminhar pelo Parque das Nações, visite o Casino de Lisboa, o centro comercial Vasco da Gama. Confira tours guiados pelo Parque das Nações.

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Aprecie o Palácio da Pena

Roteiro em Lisboa: excursões turísticas

Palácio da Pena | Foto: CEphoto, Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

Levando em consideração que você irá seguir viagem para a vila romântica de Sintra, você pode pegar outro comboio na Gare do Oriente. A viagem tem duração de 48 minutos e a passagem custa 2,25 euros.

Em Sintra você não pode deixar de visitar o Palácio da Pena. Projetado pelo Rei de Portugal, D. Fernando II, ele é colorido e ainda hoje espaço de diversos eventos do governo. O Parque da Serra de Sintra – é uma área rica com fauna e flora diversificada e protegida.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

O Castelo dos Mouros, de onde você tem uma bela vista do Concelho e a Quinta da Regaleira. Nela, você pode conhecer a torre invertida.

Ela fica a 25 metros abaixo do solo e foi construída inspirada no poema Inferno, obra que faz parte da Divina Comédia, de Dante Alighieri – este é um texto épico e teológico da literatura italiana.

Boa => Entrada para o Castelo dos Mouros

 

Roteiro de 5 dias em Lisboa

Roteiro em Lisboa pela região do Chiado

Visite a região do Chiado | Foto: Benjamín Mejías Valencia, via Wikimedia Commons.

No último dia de viagem por Lisboa a minha sugestão é visitar os locais que estão mais próximos do seu hotel para não perder a hora do voo. E falando em voo, recomendo que você depois dê uma lida no texto sobre o aeroporto de Lisboa.

Caso você ainda não tenha feito as compras das lembrancinhas, essa também é uma boa hora para aproveitar este tour e cumprir essa tarefa.

Por isso, dois dos locais que podem ser bem úteis são a região do Chiado, onde você encontrará imensa variedade de artigos, souvenirs e lojas, e a Avenida da Liberdade, onde está grande parte das lojas e grifes da cidade. No entanto, caso você queira algo mais rápido, também vale a pena dar uma passada pelo Armazém do Chiado.

Fácil => Compre antecipadamente o ingresso para o Museu do Chiado

 

Caminhe pelas ruas do Chiado

Roteiro em Lisboa: passeios históricos

Foto: Maria Eklind, via Wikimedia Commons.

Ele fica na Rua Aldo, e é um local onde você pode fazer compras e turistar ao mesmo tempo. Só para ilustrar, ele possui três andares com diversas lojas, entre elas Sephora, Natura, Sun Planet, L’Occitane, Pepe Jeans.

Por fim, caso você ainda tenha um tempinho extra, a ideia é passear pelo Parque Eduardo VII. Ele fica ao lado da Estação Marquês de Pombal do metro.

Esse espaço, além de ser enorme, possui lindíssimos jardins, que começaram a ser cultivados no início do século XX. O Parque é muito agradável e claro, um ótimo lugar para tirar as últimas fotos e descansar antes de retornar ao Brasil.

Sem filas => Compre antecipadamente passeios em Baixo Chiado

 

Viaje para Lisboa e conheça o melhor da cidade em 5 dias

Viajar e desfrutar de um bom roteiro em Lisboa só tem pontos positivos, independente se é 2 dias, 3 dias, 4 dias ou 5 dias. A cidade é bela, assim como seus arredores, possui um turismo rico e farto.

Além disso, ela conta com uma ótima mobilidade urbana e te permite conhecer milhares de locais mesmo em uma viagem curta, como a que planejamos hoje. E para planejar melhor seus deslocamentos, sugiro também que você saiba como ter internet em Portugal.

No entanto, vale destacar que para você visitar a maior parte possível de locais é preciso estar organizado. Então, não hesite em pegar esse roteiro para você ou mesmo usá-lo como base para organizar a sua trip. Mas, planeja a sua viagem! Assim você viverá momentos incríveis na capital de Portugal.

Por falar nisso, não se esqueça de sair do Brasil com alguns detalhes esquematizados, entre eles, a lista de locais onde deseja fazer as suas refeições, atrações a serem visitadas, hotéis onde ficará hospedado e claro, meios de transporte que irá usar, assim você conseguirá economizar tempo e dinheiro.

Dito isso, não se esqueça que ao circular por Lisboa você pode usar os bilhetes Viva Viagem ou 7 Colinas. Ambos oferecem vários benefícios e dependendo do que você adquirir terá, inclusive, viagens gratuitas. Para mais comodidade, confira também como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Além disso, toda vez que você comprar uma passagem não precisará comprar o bilhete que custa 0,50 cêntimos. Por isso, ao adquirir o seu não o jogue fora!

E agora que você já organizou tudo, não se esqueça de contratar o seguro viagem! Esse item é obrigatório para viagens pela Europa.

Veja mais sobre Lisboa nesse vídeo abaixo do site oficial de turismo de Lisboa:

E não se esqueça também de contar a sua experiência de conexão em Lisboa. Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário