Home » Conexão em Lisboa: dicas de passeios rápidos

Conexão em Lisboa: dicas de passeios rápidos

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você tem uma conexão em Lisboa em alguma das suas próximas viagens, seja ela de 5 ou de 10 horas, você está no artigo certo! Aqui você descobrirá o que fazer em Lisboa, capital de Portugal, em tão pouco tempo e enriquecer ainda mais a sua passagem pela Europa. Neste artigo aponto dicas de como se locomover pela cidade, hotéis para descansar, caso você não queira turistar pelas ruas lisboetas e claro, vou falar sobre alguns detalhes importantes deste destino.

Dito isso, saiba que fazer uma conexão no Aeroporto Humberto Delgado, o Aeroporto de Lisboa, seja em uma manhã ou em uma tarde ou noite, é uma boa ideia, já que ele é atendido por uma linha de metro. Seja de transporte público, seja de táxi, parar em Lisboa te permite, por exemplo, visitar a região da Baixa-Chiado, onde você pode visitar entre outros pontos turísticos o Elevador de Santa Justa e a Praça do Comércio.

E óbvio, em conexões mais longas, você poderá incluir muitos outros destinos, como a Torre de Belém ou o Castelo de São Jorge. Então anota as dicas e se prepare para montar o seu itinerário, passar algumas horas incríveis e aproveitar tudo o que fazer em Lisboa em 5h ou 10h.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

O que fazer em uma conexão em Lisboa?

  • Baixa-Chiado
  • Belém
  • Parque das Nações

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lisboa »

 

Conexão de 5 horas em Lisboa

Baixa-Chiado

conexão lisboa tap

Foto: Benjamín Mejías Valencia, via Wikimedia Commons.

Se você tem mais ou menos 5 horas para turistar por Lisboa, a primeira parada deve ser a região da Baixa-Chiado. Para isso, você deve pegar um metrô.

Ele fica na saída do Aeroporto Humberto Delgado. Então, é só seguir as placas e pegar o metro sentido São Sebastião.

Na sequência desça na Estação Alameda. Depois será preciso fazer a integração com a Linha Verde sentido o Cais do Sodré. Agora, basta descer na Estação Baixa-Chiado.

O percurso entre o Aeroporto e o Baixa-Chiado deve durar, mais ou menos, 40 minutos. A passagem custa 1,50 euros. Saiba mais sobre aeroporto de Lisboa neste post específico.

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Não deixe de passar pela Praça do Comércio

Saiba que nessa região você pode visitar inúmeros locais. O primeiro deles será a Praça do Comércio, de onde você tem uma bela vista do Rio Tejo e Ponte 25 de Abril.

Na sequência, siga para as Praças da Figueira e Rossio, de onde você terá uma boa noção do centro histórico e poderá partir para a Rua Augusta.

Nessa área, caso você tenha o objetivo de fazer algumas comprinhas, se encontram não apenas diversas lojas, mas restaurantes e bares.

imigração no aeroporto de lisboa 2018

Praça do Comércio | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Você poderá provar, por exemplo, o tradicional bacalhau ou um dos pratos prediletos dos brasileiros em Lisboa, o bitoque. Por curiosidade, este prato é composto por um bife de vaca a cavalo, batatas fritas, arroz e salada.

Ah, na oportunidade não deixe de provar também um bom vinho da região ou cerveja portuguesa. E falando em comida, para saber mais recomendo leitura do artigo sobre restaurantes em Lisboa (em breve).

De volta ao tour, em cinco horas de conexão em Lisboa você ainda consegue visitar alguns pontos turísticos de Lisboa. Então aproveite a proximidade dos locais e conheça o Elevador da Justa, de onde você terá uma excelente vista de Lisboa.

Bem perto fica ainda a Sé Catedral de Lisboa, que você pode visitar antes de seguir para o lado oposto, onde poderá turistar por Alfama e conhecer a Igreja de São Vicente de Fora. Por fim, se tiver tempo visite também o Castelo de São Jorge.

Sem filas => Compre antecipadamente passeios em Baixo Chiado

 

Conexão de 10 horas em Lisboa

Belém

conexao de 1 hora em lisboa

Foto: Rob Oo, via Wikimedia Commons.

Se você tem uma conexão de 10 horas em Lisboa, além da região da Baixa-Chiado, onde você pode incluir no seu roteiro além dos locais que citei acima, o café A Brasileira para tirar uma fotografia com a estátua de Fernando Pessoa, caminhar pelas ruas do Bairro Alto e admirar a vista de cima do Miradouro São Pedro de Alcântara.

No entanto, se você gosta de turismo religioso, pode visitar a Igreja de São Roque. Esta bela construção possui um acervo muito importante de arte sacra.

Outra opção é visitar a região de Belém. Este bairro é famoso não só por abrigar a Torre que dá nome a ele, mas também por comercializar os pastéis mais gostosos de Portugal! Então, anote as próximas dicas!

Para chegar em Belém você tem duas opções. Na primeira delas, tenha em mente que você fará o percurso citado acima. Ou seja, descerá na Estação Baixa-Chiado e caminhará pela baixa de Lisboa. Dessa forma, você deve pegar o elétrico 15e na Praça da Figueira.

imigração no aeroporto de lisboa 2019

Igreja de São Roque | Foto: IPPAR, via Wikimedia Commons.

Ele custa 2,90 euros, caso você adquira o cartão a bordo e a viagem dura cerca de 46 minutos, com descida no Largo da Princesa. Na segunda opção você descerá na Estação Cais do Sodré.

Então fora da estação, na Avenida 24 de Julho, você caminhará até a paragem de ônibus e bondes, onde pegará o mesmo  elétrico 15e. Não deixe, inclusive, de consultar mais informações no artigo sobre transporte em Lisboa (em breve).

Dito isso, saiba que a única diferença entre os trajetos está em passear pela baixa de Lisboa e claro, pegando o bonde na Praça da Figueira, ele estará mais vazio. Agora voltando ao roteiro, em Belém comece a sua visita pelo Mosteiro dos Jerônimos.

Neste espaço, além de apreciar a arquitetura em estilo manuelino, você fica por dentro de muita história e encontra, inclusive, dois nomes famosos da era das navegações, Vasco da Gama e Luís de Camões, ambos estão sepultados no Mosteiro.

Reserve => Tickets para subir no monumento Padrão dos Descobrimentos

 

Não deixe de visitar o Padrão dos Descobrimentos

Conexão em Lisboa

Monumento Padrão dos Descobrimentos | Foto: I, Luca Galuzzi, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Na sequência você pode ir caminhando até o Padrão dos Descobrimentos. Isso porque ele fica do outro lado da rua e à sua frente, está a Torre de Belém.

Mas falando sobre o Padrão, esse monumento homenageia às grandes navegações portuguesas, além dos países conquistados por Portugal no século XVI.

A boa notícia é que você pode subir no topo da construção, de onde tem uma vista panorâmica do bairro e pode avistar, inclusive, o Rio Tejo e a Margem Sul.

Depois é claro, é hora de turistar não só no entorno, mas dentro da famosa Torre de Belém. Era dela que partiam os navios que desbravaram outras terras durante o período das navegações.

Não é à toa que a torre foi construída para proteger esta região e dentro dela você encontra canhões originais da época e claro, tem ótimas vistas da área.

Mas antes de encerrar a sua visita nesta área visite o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat) e prove os famosos Pastéis de Belém!

Não perca => Excursões ao longo de Belém

 

Parque das Nações

Conexão em Lisboa: o que fazer?

Foto: Barao78, via Wikimedia Commons.

Outra opção de roteiro, caso você já conheça a Torre de Belém, é visitar a região do Parque das Nações. Então saindo do Aeroporto de Lisboa você pegará o metro sentido a Estação São Sebastião e irá descer três paragens depois, na Estação Oriente.

Além deste ser um percurso muito rápido, já que ele demora cerca de 15 minutos, você pode, inclusive, optar por esse tour em uma conexão mais rápida em Lisboa. Ah, a passagem do metro custa 1,50 euros.

Mas entre os motivos desta sugestão não está apenas a distância. Isso porque o Parque das Nações é um dos bairros mais modernos de Lisboa e possui algumas atrações turísticas bem interessantes. A nível de curiosidade, essa freguesia foi construída no final dos anos 1990.

Indico => Excursão a pé em Alfama

 

Caminhe pela margem do Rio Tejo

Conexão em Lisboa: pontos turísticos rápidos

Rio Tejo | Foto: Pepre~commonswiki, via Wikimedia Commons.

Você encontra muitos lugares para se sentar, fazer caminhadas, descansar às margens do Rio Tejo, além de cafés e restaurantes para conhecer.

Saiba que o seu tour começa dentro da estação. A Gare do Oriente foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que também é responsável pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. Além da construção ser muito bela, ela abriga alguns cafés e lojinhas, ou seja, pode ser um ótimo local para compras de última hora.

Na sequência você pode aproveitar para andar no Teleférico do Parque das Nações, de onde você tem uma vista panorâmica e consegue ver as duas pontes que cortam Lisboa: a 25 de Abril e a Vasco da Gama.

Depois, caminhe pelo Parque das Nações, visite o Casino de Lisboa, o centro comercial Vasco da Gama e se o seu itinerário permitir, o Oceanário de Lisboa.

Reserve => Tours guiados pelo Parque das Nações

 

Hotéis próximos ao aeroporto de Lisboa

TRYP Lisboa Aeroporto Hotel

Conexão em Lisboa: hotel luxuoso

Foto: Booking.

O Tryp Lisboa Aeroporto Hotel fica na Rua C, a 100 metros do Aeroporto, e uma diária custa R$ 700. Este hotel é 4 estrelas e foi considerado o melhor Tryp Hotel do mundo pelo 2º ano consecutivo. Mas a boa notícia mesmo é que ele conta com diversas comodidades.

Entre elas, lounge bar, restaurante, quartos climatizados com mini bar, televisão, Wi-Fi e cofre. Quem pernoita nesta unidade tem direito a um buffet de almoço simples. Mas quem for passar à tarde ou mesmo dormir, tem acesso ao Restaurante Colinas, que serve almoços e jantares completos.

Entre outras comodidades deste hotel está no fato dele possuir um Spa, além de piscinas, banheira de hidromassagem, sauna e banho turco.

Por fim, a área de negócios do Parque das Nações fica no final da avenida, a menos de 3 quilômetros do hotel. Já a Estação Aeroporto está a cerca de 5 minutos a pé do Tryp.

Tours => Confira os melhores nos arredores do Elevador de Santa Justa

 

Star inn Lisbon Airport

Conexão em Lisboa: hotel com bom preço

Foto: Booking.

Também na Rua C, a 5 minutos do Aeroporto e a 2,6 km do Casino de Lisboa e Parque das Nações, fica o Star inn Lisbon Airport. Ele possui diárias com valores a partir dos R$ 678 e conta com muitas comodidades.

Entre elas, restaurante, bar, acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Este hotel é 3 estrelas, mas também oferece quartos equipados com ar condicionado e televisão. Durante a sua estadia, você pode usufruir ainda de buffet no almoço.

Boa => Excursão de 1 Dia com Passeio de Teleférico em Lisboa

 

Lisbon Airport Hostel

Conexão em Lisboa: hotel com preço baixo

Foto: Booking.

Localizado na Avenida Santa Joana Princesa, a apenas 1 quilômetro do Aeroporto Humberto Delgado e a 2 km da Estação do Oriente, você encontra o Lisbon Airport Hostel. Este espaço é querido pelos hóspedes e possui classificação 8,8.

Nele, uma diária custa em média R$ 304. Dito isso, saiba que o Hostel está bem localizado, sendo uma boa opção para quem deseja descansar, mas precisa visitar alguns locais que estejam próximos, entre eles, a Feira Internacional de Lisboa, o Altice Arena e o Parque Bela Vista.

No Lisbon o acesso ao Wi-Fi é gratuito, todos os quartos estão equipados com televisão e alguns deles possuem, inclusive, área de estar. Vale destacar que as acomodações têm acesso a 3 casas de banho partilhadas com chuveiro.

Adquira => Tickets para atividades de lazer nos arredores da Praça do Rossio

 

Como comprar o bilhete de metrô em Lisboa?

Conexão em Lisboa: como andar de metrô

Metrô é considerado barato em Lisboa.

Se esta é a sua primeira vez em Portugal é normal ficar com alguma dúvida em relação ao transporte público. Então além de ter anotado as dicas que pontuei acima sobre os percursos que deve seguir, se atente a esse tópico para saber como adquirir o seu bilhete de metrô em Lisboa. Para te ajudar nas pesquisas, saiba como internet em Portugal.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Na Estação Aeroporto, você pode escolher tanto entre comprar a passagem em uma das máquinas, quanto nos guichês de atendimento. Caso você opte pela máquina, basta seguir algumas etapas. Veja a seguir:

Reserve já => Ingressos para o Museu do Fado

 

Passo a passo para comprar bilhete do metrô

Conexão em Lisboa: como comprar passagens

Recomenda-se comprar cartão recarregável.

  1. Escolha a opção comprar cartão recarregável “Viva Viagem”. O cartão tem um custo de 0,50 cêntimos. Mas você poderá usá-lo para acessar o metro, comboio – trens -, o elétrico, elevadores – ascensores – e autocarros – ônibus.
  2. Carregue o cartão com o número de viagens que você vai precisar fazer. Por exemplo, precisa ir e voltar da Estação Oriente, então carregue o cartão com 3 euros e não se esqueça, você precisa do cartão para sair da estação, então nunca o jogue fora ou perca!
  3. Caso você não saiba quantas conduções irá usar ou mesmo se vai precisar pegar um bonde ou autocarro, então escolha a opção de carregamento “zapping”. Ela pode ser carregada com um valor mínimo de 5 euros. Neste caso, cada viagem custará 1,35 euros e você pode usar quantos transportes precisar no período de uma hora.
  4. Outra opção, caso você opte por fazer apenas o passeio pelo centro histórico, é comprar o bilhete 24 horas. Ele custa 10,55 euros e vale não só para os transportes públicos, como também para os transportes históricos, como o Elevador de Santa Justa e outros ascensores.

Prático => Chip na Europa

 

Onde guardar as malas no aeroporto de Lisboa

Conexão em Lisboa: o que fazer com as malas

Guarda volumes custa até quase 10 euros.

Claro que você não deve deixar de curtir um pouquinho de Lisboa por que precisa cuidar das suas malas. Além disso, vamos combinar, andar com bagagens em estações ou ruas calçadas de pedra não é tão fácil assim.

Então, você tem duas opções para guardar a sua bagagem e turistar durante a sua conexão em Lisboa.

A primeira delas é no próprio Aeroporto de Lisboa, onde você pode guardar muitas bagagens ou volumes de grande dimensão, entre eles, bicicletas, prancha de surf e equipamentos.

O Guarda Volumes do Aeroporto fica antes da Segurança, junto ao parque P2. Ele funciona 24 horas e possui distintos preços.

Então volumes com até 10 Kg custam 3,36 euros. De 10 a 30 Kg – 4,98 euros. Mais de 30 Kg – 9,87 euros. Neste local as suas coisas estão super seguras, então não perca o talão de depósito, pois o extravio irá te custar no mínimo 13,77 euros.

Já na segunda opção, você pode guardar as suas malas nos guarda volumes das estações de comboio. Neste caso o procedimento é automático. Ou seja, você mesmo realiza toda a operação, que de fato é bem simples.

Vale destacar, contudo, que o preço deste serviço varia de acordo com o tamanho da bagagem e com o período que ela ficará guardada.

Conexão em Lisboa: como acessar o guarda-volumes

Guarda volumes do aeroporto fica próximo da segurança.

Então não se esqueça que o tempo máximo de utilização é de uma diária. Além disso, o horário disponível para você guardar ou pegar a sua mala é o mesmo de funcionamento das estações.

Por falar nisso, saiba ainda que o preço da primeira hora gira em torno dos 1,50 euros para o espaço menor e 2,50 euros para o maior. Já a diária varia entre 4,50 euros e 7,50 euros. Lembrando que os valores são pagos em duas vezes.

Ou seja, você faz um pré-pagamento ao deixar a bagagem e o restante na hora que for abrir o guarda volume para retirar os seus pertences. Então para não esquecer, as estações de comboio que contam com este serviço são: Oriente, Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia e Sete Rios.

Agora que você já percebeu como funciona este sistema, para guardar as suas coisas basta escolher um espaço que esteja com a porta aberta, depositar as malas, pagar a tarifa mínima e guardar o talão emitido com a senha do armário.

Na hora da retirada, basta digitar a senha indicada no papel e pagar o valor restante da taxa. Assim o guarda volume abre sozinho e você pode pegar as malas e seguir viagem.

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Faça conexão em Lisboa e visite a cidade

Lisboa é uma cidade incrível, hospitaleira, cheia de atrações turísticas sensacionais e pode te oferecer muitas memórias agradáveis, mesmo em uma conexão rápida, de 5 horas.

Por isso, com um bom planejamento e claro, olho no relógio, você poderá usufruir desta capital e turistar enquanto aguarda o seu voo! Confira outros passeios em Lisboa.

Portanto, não deixe de aproveitar a sua conexão em Lisboa para passear em uma manhã, uma tarde, ou uma noite, e aproveitar tudo o que fazer na cidade. Se preferir, confira como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Veja mais sobre os encantos de Lisboa no vídeo abaixo do site oficial de turismo em Lisboa:

Curtiu a sugestão de roteiro para conexão em Lisboa? Qual a sua experiência na capital portuguesa? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário