Home » Cidades perto de Lisboa: o que fazer nos arredores

Cidades perto de Lisboa: o que fazer nos arredores

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

A capital portuguesa, por si só já é uma atração turística à parte, mas ao visitar Portugal, você não pode deixar de conhecer algumas cidades perto de Lisboa. Além do advento proximidade, algumas das sugestões que irei apontar no artigo de hoje, são pontos turísticos incríveis que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Pensando em te ajudar a planejar a sua viagem por Lisboa, este artigo vai funcionar como um mini guia. Onde você irá encontrar não só os destinos que pode visitar, mas a distância deles da capital portuguesa e as atrações que você poderá conhecer em cada um.

Além disso, também conhecerá vilarejos perto de Lisboa. Preparado para embarcar nesta viagem? Então nas próximas linhas você encontra dicas sobre quais lugares e cidades conhecer.

Por isso, ao iniciar a sua leitura, já comece a planejar mentalmente os locais que deseja conhecer. Na sequência será hora de montar o seu roteiro. Mas não fique preso as sugestões que aponto aqui. Apenas quero te dar um norte!

Dito isso, quero destacar que em todos os locais é possível chegar de carro, autocarro – como são chamados os ônibus em Portugal – ou comboio, como conhecidos os trens.

E se você pretende residir em terras portuguesas, aqui você encontrará as melhores cidades perto de Lisboa para morar. Confira a seguir!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

Lugares próximos de Lisboa para visitar

  • Sintra
  • Quinta da Regaleira
  • Azenhas do Mar
  • Cabo da Rocha
  • Boca do Inferno
  • Sesimbra
  • Santuário Nossa Senhora do Cabo Espichel
  • Trafaria
  • Mafra
  • Palmela
  • Convento da Arrábida
  • Sesimbra
  • Ericeira
  • Lagoa de Óbidos
  • Évora
  • Fátima

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lisboa »

 

Sintra

quais cidades conhecer proximo de lisboa

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Sintra está a 46 minutos de Lisboa. Com certeza este destino não pode ficar fora do seu tour por Portugal. Já que é praticamente impossível visitar o país e não conhecer esta pequena e agradável vila, como é chamada pelos locais, e que é não só um dos principais pontos turísticos de Portugal, mas também um dos famosos pontos turísticos de Lisboa.

Só para ilustrar, Sintra conta com centro histórico, florestas e muita história. Inclusive, o Concelho possui praias e belíssimas paisagens. Entre os locais que você deve visitar estão o Parque do Palácio da Pena. Neste local, repleto de natureza e cor, você encontra percursos cheios de plantas e flores.

cidades proximas a lisboa para ir de trem

Palácio da Pena | Foto: CEphoto, Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

Além disso, no caminho do Parque fica a Cruz Alta, o Alto de Sto. António, o Alto de Sta. Catarina, a Gruta do Monge, a Fonte dos Passarinhos, a Festeira da Rainha, o Vale dos Lagos, a Abegoaria e Quinta da Pena, o Chalet e jardim da Condessa D´Edla, e o Castelo dos Mouros.

Vale destacar que o trajeto tanto pode ser feito em um único dia, em um bate e volta de Lisboa, quanto em dois ou mais dias, isso dependendo do seu tempo de viagem e desejo de curtir a vila romântica de Sintra. Dito isso, não se esqueça, você pode ir até Sintra de carro, autocarro ou comboio, sendo este último o mais rápido e barato.

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Quinta da Regaleira

cidades de lisboa portugal

Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Em Sintra você não pode deixar de conhecer a Quinta da Regaleira. Com 4 hectares, o espaço conta ainda com um palácio rodeado de jardins, lagos, grutas e construções antigas. No entanto, o espaço possui arquitetura eclética e traços dos estilos romântico, gótico, renascentista e manuelina. A Quinta da Regaleira também é um espaço que você pode visitar em um único dia.

Aproveite => Passeios imperdíveis em Quinta da Regaleira

 

Azenhas do Mar

cidades perto do porto portugal

Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Ainda no concelho de Sintra, você não pode deixar de conhecer a Azenhas do Mar. Azenhas do Mar é um lugar belíssimo, que lembra a Grécia.

Ele possui casinhas nas encostas e as cores claras refletem a luz, o que deixa o espaço ainda mais belo. Além disso, a região oferece diversas vistas incríveis do mar e claro, ótimos cenários de foto.

 

Cabo da Roca

Cidades perto de Lisboa

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Para encerrar o tour pelas proximidades de Sintra, não deixe de visitar o Cabo da Roca. Considerado o ponto mais ocidental do Continente Europeu ou de acordo com Luís Vaz de Camões, o local “Donde a Terra se acaba e o mar começa”.

Este, só para ilustrar, tanto pode se um passeio rápido quanto demorado. Isso porque o espaço não é imenso e apreciar tanto a vista do farol, como do mar pode ser algo a ser feito calmamente ou muito rápido.

Então fica a dica, em dia um tranquilo, aprecie a vista do paredão em pedra, caminhe pelos percursos que levam as áreas verdes e aproveite para fazer um piquenique, claro, sem deixar sujeira por lá. Dito isso, saiba que o Cabo da Roca está integrado no Parque Natural de Sintra – Cascais.

Não perca => Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

 

Boca do Inferno

Cidades perto de Lisboa para residir

Foto: Beatriznog10, via Wikimedia Commons.

Ainda entre Lisboa e Sintra está Cascais. Nela você pode conhecer a Boca do Inferno. Para você ter uma ideia, este é um dos pontos turísticos mais famosos de Cascais.

A Boca do Inferno nada mais é do que uma formação única nas rochas à beira do oceano. A criação da natureza é tão atrativa, que diariamente, centenas de pessoas vão para apreciar o pôr do sol e as águas batendo nas pedras.

Por curiosidade, saiba que os moradores locais acreditam que, no passado, o local era uma gruta, mas com o tempo e a força do mar, ela teria cedido e por fim deu origem ao espaço que conhecemos hoje.

Cidades perto de Lisboa com clima tropical

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Vale ressaltar que em dias de mar agitado não é indicado ir as bordas da Boca do Inferno, não só para não correr risco de escorregar, mas também para não se molhar. Mas é bom lembrar, que nestes mesmos dias, é possível ouvir o barulho peculiar que as águas do mar fazem ao bater nas pedras.

Dito isso, de carro são cerca de 50 minutos de Lisboa até Cascais pela A5. De autocarro – com o 760, o tempo de viagem sobe para 1h30. De comboio, com paragem na Estação Cascais são 1 hora de viagem.

Mas existem ainda outras opções e o valor das passagens vão desde os 2 até os 17 euros. Por sinal, recomendo você a ficar por dentro das dicas sobre deslocamento pea região, lendo o artigo sobre transporte em Lisboa.

Confira => Atividades turísticas em Cascais

 

Sesimbra

Cidades perto de Lisboa para aproveitar

Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Sesimbra fica em Setúbal, a 45 minutos de Lisboa, de carro e a 49 minutos de autocarro. Na última opção você não gasta mais de 5 euros na passagem de ida. Confira aqui como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Este destino, assim como o anterior, possui muitas belezas naturais dada a sua proximidade com a natureza e mar. Você pode passear por ruas estreitas e íngremes, apreciar os enfeites das casas antigas, conhecer os artesanatos local e visitar alguns espaços históricos, como o Castelo de Sesimbra.

Só para ressaltar, na região baixa da aldeia, você encontra uma bela marginal que te leva diretamente ao mar, onde você pode, inclusive, mergulhar em águas claras, conhecer restaurantes típicos ou apreciar belíssimas vistas.

Garanta => Passeios imperdíveis em Sesimbra

 

Santuário da Nossa Senhora do Cabo Espichel

Cidades perto de Lisboa com santuários

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Em Sesimbra, fica também o Santuário da Nossa Senhora do Cabo Espichel, a 1h20 de Lisboa, de carro. O espaço foi construído há mais de 500 anos, para guardar a imagem de uma Virgem. Compare os preços dos carros em Portugal.

No entanto, o lugar era tão querido por quem vinha do mar, que em seu entorno foram construídas modestas casinhas, para receber os peregrinos.

Só para reforçar, a Nossa Senhora do Cabo, faz referência a Santa Maria da Pedra de Mua, e por isso pode ser reconhecida pelos dois nomes. No entanto, o tamanho e riqueza arquitetônica do local merecem a sua visita!

Além disso, a alguns metros do Santuário, sobre as escarpas, ainda existe a pequena Ermida da Memória, datada do século XV e construída no preciso local da aparição da santa.

E para ficar por dentro da história, saiba que no interior do Santuário você encontra painéis de azulejos do século XVIII que contam a lenda da Senhora do Cabo. Também é possível chegar no Santuário de autocarro, a viagem tem duração de 2h20 e pode custar até 9 euros.

Reserve => 10 hotéis em Sesimbra

 

Trafaria

Cidades perto de Lisboa para tranquilas

Foto: Paulo Valdivieso, via Wikimedia Commons.

Trafaria fica no Concelho de Almada, há 25 minutos de Lisboa. Ela é considerada uma das freguesias mais belas da região. Localizada na margem esquerda do Rio Tejo, entre o Bico da Calha e o Portinho da Costa, pela região você encontra lindas praias e vistas.

Só para ilustrar, Trafaria tem características urbana e rural. Nela você pode visitar o Coreto, monumentos, igrejas e capelas.

Além disso, você pode aproveitar para conhecer algumas praias da Costa da Caparica e provar a gastronomia local, assim como o artesanato de peças em madeira, cerâmica, vitral e conchas.

Para chegar até ela você também pode usar os autocarros, são cerca de 33 minutos de viagem e a passagem não passa dos 4 euros.

Imperdível => Passeios em Almada

 

Mafra

Cidades perto de Lisboa com passeios em palácios

Palácio Nacioanl de Mafra | Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

Mafra também fica a 50 minutos de Lisboa, de carro. Situada na região conhecida como “saloia”, por ter abastecido a capital portuguesa com produtos hortifrutis no passado, hoje ela é mais conhecida pelo grandioso Palácio Convento. Só para ressatar, este é o maior edifício português construído no século XVIII por ordem de D. João V.

A nível de curiosidade, na época, a construção do convento foi uma promessa do Rei, que por não ter filhos disse aos frades franciscanos que lhes construiria um convento na localidade de Mafra, caso as suas preces para a chegada de um herdeiro fossem atendidas. Então quando a primeira filha, D. Maria Pia nasceu, a construção teve início.

No local, você deve se atentar aos detalhes. Além do convento, você deve conhecer a Basílica e o Palácio Real, que conta com 666 divisões.

Conheça => Tour pelo Palácio Nacional de Mafra

 

Palmela

Cidades perto de Lisboa - Palmela

Foto: SoAres, via Wikimedia Commons.

Palmela fica na cidade de Setúbal, há 40 minutos de Lisboa, de carro. Mas você também pode chegar até ela de autocarro, autocarro e barco ou de autocarro e trem. A viagem não costuma passar dos 10 euros, em cada uma das sugestões.

Dito isso, saiba que esta freguesia foi reconquistada aos Mouros pelo 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, no século XII, com a ajuda dos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada.

Já no século XV foi fundado um Convento no interior do Castelo de Palmela. O mesmo serviu de sede a Ordem Religiosa e Militar dos Cavaleiros.

Hoje, o espaço que fica no ponto mais alto da região e é uma pousada. E claro, ao visitar Palmela, caso você não opte por um bate volta, tente se hospedar nela, pois além de vista para os Rios Sado e Tejo, você poderá apreciar a paisagem da Serra de Sintra!

No entanto, Palmela tem outros atrativos que merece a sua atenção. Isso por que ela fica em uma importante região vitivinícola, onde se produzem vinhos de mesa de excelente qualidade, além do famoso vinho Moscatel de Setúbal.

Lista => Incríveis tours guiados em Setúbal

 

Convento da Arrábida

Cidades perto de Lisboa com parques naturais

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Ainda em Setúbal você deve conhecer o Convento da Arrábida. Ele está a cerca de 1 hora de Lisboa, de carro. Contudo, caso você opte pelo transporte público, ou terá que usar um autocarro de viagens, que custa em média 18 euros, ou optar por autocarro mais táxi, ou comboio mais táxi.

Em ambos os casos você terá um custo que não deve ultrapassar os 21 euros. Vale destacar que isso acontece devido a distância da paragem final da serra que leva ao convento.

Cidades perto de Lisboa para apreciar a natureza

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Para você ter uma ideia, o convento fica no Parque Natural da Arrábida e foi fundado em 1542 pelo Frei Martinho de Santa Maria. Contudo, por lá, além de construções históricas você encontra praias e o estuário do Sado.

Só para ilustrar, existem celas escavadas nas rochas no topo da serra, junto à Ermida da Memória, local onde se estabeleceram os primeiros quatro frades arrábidos.

Ao visitar a região, conheça ainda o Portinho da Arrábida. Nele fica uma das praias mais bonitas de Portugal. Para você ter uma ideia ela possui areias brancas e finas, águas com tons variados de azul e uma bela vegetação da Serra no entorno.

Não perca => Passeio pelo Parque natural da Arrábida

 

Ericeira

Cidades perto de Lisboa com praias para surf

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Ericeira é outra vila praiana e turística que você encontra nos arredores de Lisboa, mais precisamente a 1h08 da capital portuguesa de carro ou a 1h40 de autocarro que não custa mais de 9 euros.

Nesta região, os amantes de surf encontram as melhores ondas do país. Não é à toa que este é um dos destinos mais procurados da Costa Oeste, inclusive, por quem não pratica o esporte, mas busca belas paisagens.

Só para explicar mais, a Ericeira é uma vila de pesca tradicional, no entanto, se desenvolveu bastante no último século.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Por isso, hoje ela é procurada por quem quer curtir praias ou surfar, e entre as mais concorridas está a Praia de Ribeira d`Ilhas, onde se realiza anualmente uma das provas do Campeonato Mundial de Surf.

Aproveite => Passeios em Ericeira

 

Lagoa de Óbidos

Cidades perto de Lisboa tranquilas e calmas

Foto: Guido Grassow, via Wikimedia Commons.

A Vila Medieval de Óbidos está sempre nos roteiros quando o destino é Lisboa. Não só por ela estar próxima da capital portuguesa, mas por possuir muitas histórias, vistas incríveis e cenários de tirar o fôlego.

No entanto, aqui a sugestão é visitar a Lagoa de Óbidos. Localizada a 1h20 de Lisboa, de carro, este é um roteiro que merece atenção. Contudo, você também pode chegar de autocarro ou comboio. A primeira opção custa em média 13 euros. Já a segunda entre 21 e 33 euros.

Só para ressaltar, a Lagoa de Óbidos é considerada a maior lagoa da Península Ibérica e claro, segundo os portugueses, a mais bonita também.

Por isso, ao visitar a vila histórica de Óbidos, não deixe de ir até a lagoa. Além disso, perto ficam várias praias bem convidativas, entre elas a Foz do Arelho, Estrela, Bom Sucesso, Rei do Cortiço e Baleal.

Lista => Melhores tours em Óbidos

 

Évora

Cidades perto de Lisboa - Évora

Capela dos Ossos, em Évora | Foto: Nsandre, via Wikimedia Commons.

Na mesma vibe de Óbidos encontramos Évora. O centro histórico da cidade é envolto por muralhas e por isso faz dela não só um destino cheio de charme, mas também de história.

De Lisboa a Évora são 135 quilômetros, mais ou menos 1h30 de carro, ou seja, é possível fazer um bate e volta entre elas.

Entretanto, de comboio são uma 1h25, e você deve investir entre 11 e 21 euros na viagem. De autocarro o tempo de viagem sobre para 2h26 e o preço da passagem fica entre os 14 e 18 euros. Mas existe ainda, entre outras opções, o autocarro noturno. Neste caso, a viagem demora 3h31 e custa entre 22 e 37 euros.

Dito isso, saiba que em Évora você encontra vinhos tradicionais, cultura rica e gastronomia típica da região. Só para ilustrar, o centro histórico de Évora é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1986.

Por isso, saiba que você não pode deixar de conhecer as ruas medievais a pé, visitar o famoso Templo Romano e a Capela dos Ossos. Pontos turísticos de parada obrigatória!

Acesso => Reserva de passeio pela Capela dos Ossos

 

Fátima

Cidades perto de Lisboa com santuários sagrados

Foto: Boris Dzhingarov, via Wikimedia Commons.

Conhecer Fátima é quase que uma regra para quem visita Lisboa. Isso por que apenas 128 quilômetros, ou menos de 1h30 de viagem de carro, separam as duas.

Em Fátima, você pode visitar a Basílica da Santíssima Trindade, caminhar pelo Santuário, conhecer o local de aparição da santa, inclusive, a casa dos pastorinhos que a teriam visto.

A parte boa de visitar Fátima, é que caso você tenha tempo livre, pode ainda seguir viagem até Nazaré e apreciar algumas das ondas gigantes da região. Então a dica aqui é sair cedo, assim você conseguirá conhecer dois destinos em um único dia, fica a dica!

Ah, lá você também pode chegar de transporte público. De comboio são cerca de 2h50 de viagem e a passagem custa algo em torno dos 17 e 29 euros. De autocarro a viagem demora 1h56 e fica entre os 11 e 17 euros.

Aproveite => Boas opções de excursões por Fátima

 

Aproveite todas as cidades perto de Lisboa para conhecer

Os passeios em Lisboa por si só, como disse lá no começo deste artigo, são atrações incríveis. Mas a parte interessante de colocar a capital lusitana em seu roteiro é poder visitar muitas outras que estão nos arredores.

Dado ao tamanho do território português, ao visitar as terras lusitanas, não deixe de organizar um bom roteiro de viagem. Isso porque assim você tem a chance de visitar inúmeros locais, mesmo em uma viagem curta. Para planejar bem, confira como ter internet em Portugal.

Por isso, vou sempre destacar em meus artigos, faça um bom planejamento. Ter em mente os locais que você deseja visitar, assim como o valor que pretende gastar, ajuda não só a economizar tempo, mas dinheiro. Em outras palavras, com uma boa organização, você consegue visitar ainda mais atrações turísticas e viver a viagem dos sonhos.

Agora que você conhece as 15 opções de conselhos, freguesias, vilas e cidades que estão próximas de Lisboa, sabe o valor estimado do transporte público para chegar a cada local que você poderá visitar quando chegar na capital portuguesa, que tal começar a planejar o seu tour?! Já sabe, inicie os preparativos da sua viagem contratando o seguro viagem, item obrigatório para viajar pela Europa.

Veja mais Sintra, um dos passeios nos arredores de Lisboa, no vídeo publicado pelo site oficial de turismo de Lisboa:

O que você achou das sugestões de cidades e lugares para visitar perto de Lisboa? Qual a sua experiência em Lisboa e arredores? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário