Home » Transporte em Lisboa, Portugal: como se locomover

Transporte em Lisboa, Portugal: como se locomover

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

O transporte em Lisboa é simples, prático e bem conservado. Ou seja, essa é uma ótima opção para você que quer turistar pela capital portuguesa. Para você ter uma ideia, por meio de trens, os famosos comboios portugueses, ou autocarros, como são chamados os ônibus no país, você consegue chegar a qualquer canto da cidade. Além disso, em Lisboa você ainda pode usar carro alugado, metro, táxis, bonde, aplicativos de viagens, elevadores, entre outros.

Só para ilustrar, os portugueses são tão carismáticos com os turistas que para facilitar a viagem dos visitantes eles criaram o cartão Lisboa Card. Além de transporte público, ele inclui alguns monumentos e passagem de trem para Sintra e Cascais. Assim, você pode pagar 17,50 euros para usar o cartão por um período de 24 horas, ou 36 euros para 72 horas.

Para facilitar um pouco mais o seu tour por Lisboa, hoje vou dar algumas dicas para você se locomover pela cidade. Por isso neste artigo você vai encontrar muitas opções de transporte e assim poderá escolher a que se enquadra melhor no seu estilo de viagem! Então confira abaixo os preços, formas de pagamento dos bilhetes do transporte público, como adquirir e usar o cartão 7 Colinas ou Viva Viagem, quais os trajetos mais interessantes para chegar aos pontos turísticos e como é a estrutura de transporte em Lisboa.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

Como funciona o transporte público em Lisboa?

Ao viajar para Lisboa, uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre o transporte público é que para economizar é preciso comprar o cartão 7 Colinas ou Viva Viagem.

Eles são magnéticos recarregáveis e oferecem os melhores descontos para se locomover na viagem. Além disso, eles custam 0,50 e servem para todos os meios de transporte.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lisboa »

 

Cartão 7 Colinas e Viva Viagem

cartão lisboa viva

Cartões são de uso pessoal.

A primeira dica deste artigo é adquirir o cartão 7 Colinas ou Viva Viagem. Não só porque ele te garante alguns descontos, mas porque é o cartão usado, por exemplo, em comboios, autocarros, metros, bondes, elevadores, entre outros.

Dito isso, saiba que cada vez que você comprar uma passagem, caso não esteja com o seu cartão Viva Viagem ou 7 Colinas, pagará 0,50 cêntimos pelo bilhete.

Ou seja, ao adquirir o seu, guarde ele em local seguro. Primeiro porque você precisa dele para conseguir sair de estações de metro e comboio, segundo por que usará ele por um longo período.

Só para ilustrar, ambos os cartões tem validade de um ano e podem ser adquiridos nas bilheterias das estações de comboio, metro, bancas de jornais e lojas credenciadas.

Além disso, mesmo eles tendo nomes distintos, os dois cartões têm a mesma funcionalidade, ou seja, são recomendados para quem vai fazer poucas viagens por meio de transportes públicos.

Dito isso, vale a pena ressaltar que os cartões são de uso pessoal e não podem ser compartilhados. Por isso, mesmo que você viaje com a sua família, cada pessoa deve possuir o próprio cartão.

Agora que você já sabe como adquirir o seu, saiba que é possível comprar passagens simples, duplas, combinadas metro/autocarro, de uma, duas ou mais zonas, ou ainda abono diário.

Ficou confuso? Calma, vou explicar melhor. Enquanto a passagem simples com o cartão 7 Colinas ou Viva Viagem custa 1,45 euros tanto na Rede Carris – bondes, autocarros e elevadores -, quanto no metro. O abono diário tem um custo fixo de 6,30 euros. Entretanto, independente da sua escolha, adquira um dos cartões, assim você conseguirá economizar com passagens.

Por fim, mas não menos importante, para você conseguir economizar ao máximo com o transporte público, use o pesquisador de trajetos do Google ou algum aplicativo semelhante. Assim você consegue visualizar todas as opções que pode usar para se locomover e verificar a que sai mais em conta.

Só os melhores => Passeios em Lisboa

 

Meios de transporte em Lisboa

Metrô

estrutura de transporte em lisboa

Metrô é considerado barato em Lisboa.

O metrô é uma opção bastante conveniente para quem viaja sozinho, já que ele possui preços bem camaradas. Contudo, não se esqueça que Lisboa é pequena e dependendo do seu trajeto, é possível se locomover a pé!

Entretanto, vale a pena destacar que é possível ir desde o Aeroporto de Lisboa para o centro da cidade com este meio de transporte, quanto ir para distintas regiões da capital.

Você possui algumas opções para adquirir o seu bilhete do metrô. Saiba que ele é considerado barato, já que custa apenas 1,45 euros a viagem de ida. Mas não se esqueça que, ao comprar o cartão Viva Viagem ou 7 Colinas pela primeira vez, precisa pagar mais 0,50 euros pelo cartão.

Outra opção é adquirir o bilhete de transporte 24 horas. Ele custa 6,15 euros. Mas também pode ser uma boa aquisição o Lisboa Card, que dá desconto em atrações e transporte.

Preço: Cartão Eletrônico 7 Colinas / Viva Viagem: 0,50 euro; Preço Viagem: 1,45 euros; Bilhete 24 horas Rede: 6,30 euros.

Aproveite => Tickets para passeio no Rio Tejo

 

Autocarro (Ônibus)

carris lisboa

Foto: Alain GAVILLET, via Wikimedia Commons.

De autocarro é possível se locomover não só por Lisboa, mas por Portugal inteiro. Além desse meio de transporte chegar a lugares que nem os metros, nem os comboios chegam, eles costumam ser práticos e modernos, já que muitos veículos têm letreiros que avisam, por exemplo, as paragens que serão feitas, ou seja, assim fica mais difícil se perder ou descer no ponto errado.

Por outro lado, eu diria que os autocarros públicos só não são uma boa opção para quem vai viajar. Isso porque, dentro do veículo são permitidas apenas bagagens com medidas máximas de 50x40x20cm. Assim, se a sua bagagem for maior que isso, deve optar pelos autocarros específicos de viagem, táxis ou aplicativos de viagem.

O bilhete do autocarro varia de local para local. Ou seja, dentro de Lisboa você pode pagar desde 1,80 euros até 2 euros ou mais. O valor é calculado de acordo com o trajeto que você fará.

Por isso, neste caso, vale muito a pena usar o pesquisador de trajeto e ver qual meio de transporte sai mais em conta.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além disso, não se esqueça, para usar os autocarros é necessário comprar o cartão eletrônico 7 Colinas ou Viva Viagem, que permite o carregamento das viagens pretendidas.

Só para recordar, o cartão eletrônico 7 Colinas / Viva Viagem custa 0,50 euros. Outra opção, é adquirir o bilhete 24 horas, ele custa 6,30 euros e dependendo dos locais que irá visitar, conseguirá economizar com o transporte.

E para conferir mais a respeito do transporte coletivo, indico você a ler o artigo sobre como viajar de ônibus por Portugal (em breve).

Roteiro => Visitas ao Castelo de São Jorge

 

Comboios

lisboa card

Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Os comboios também são uma ótima opção de transporte público para circular por Lisboa. Isso porque eles também conseguem chegar a maior parte dos destinos da capital e não custa tão caro.

Entretanto, a sugestão é comprar um bilhete que ofereça mais de uma viagem para poder economizar neste meio de transporte. Caso contrário, cada viagem poderá custar cerca de 2 euros, valor considerado alto para os padrões desta opção.

Para circular nos comboios você também precisará comprar o bilhete Viva Viagem ou 7 Colinas. Contudo, assim como as outras empresas de transporte público de Lisboa, a CP, responsável pelos comboios, também oferece diversas opções de bilhetes turísticos, ou seja, em alguns casos, além de se deslocar pela cidade, você também poderá visitar alguma exposição ou ponto turístico. Fica a dica!

E caso você queira ficar por dentro de tudo sobre transporte ferroviário em Lisboa, leia o post sobre como andar de trem por Portugal.

Aprecie => Degustações de vinhos de Lisboa

 

Táxi

Transporte em Lisboa, Portugal

Foto: Manuel Correia, via Wikimedia Commons.

O táxi é uma opção muito usada por famílias ou grupos de amigos que viajam por Lisboa. Isso porque o serviço é bastante confiável, moderno, seguro e barato, quando comparado aos padrões de vida de Portugal.

Só para ilustrar, do Aeroporto de Lisboa até o centro da cidade, você não deverá gastar mais de 15 euros na viagem.

Entretanto, ao usar este serviço, se certificar de que o taxímetro está ligado no início da viagem, já que as corridas com o equipamento desligado saem mais caras. Além disso, no final da corrida, peça sempre a fatura!

Gostou desta opção? Então saiba o valor das tarifas de táxi para 2019, são elas: 0,47 euros por quilômetro com uma tarifa mínima de 3,25 euros, a taxa de espera é 14,80 euros por hora ou 0,25 euros por minuto preso no trânsito.

À noite, período que vai das 21 horas às 6 horas, as tarifas dos táxis são 20% mais caras, enquanto táxis maiores – com 7 lugares – custam 20% a mais.

Tours => Confira os melhores tours nos arredores do Elevador de Santa Justa

 

Uber

Transporte em Lisboa: Uber funciona bem?

Uber em Portugal somente aceita cartão de crédito.

O Uber já é bem popular em Portugal. No entanto, ele ainda possui algumas limitações. A primeira delas é que ele só aceita cartão de crédito, ou seja, mesmo que você pague barato pela viagem, não se esqueça que terá de pagar a taxa do cartão de crédito e o IOF, serviços cobrados pelos bancos brasileiros.

A segunda é que os motoristas não podem embarcar ou desembarcar passageiros perto do ponto dos táxis.

Por isso, caso você contrate o serviço para ir ou vir do Aeroporto de Lisboa, saiba que o ponto de encontro do Uber é no estacionamento “Kiss & Fly” (GPS: 38.76855, -9.12919). O espaço fica em frente ao prédio de embarque.

Só para ilustrar, conforme disse acima, os táxis de Lisboa são bem baratos, se o taxímetro for usado, por isso, o preço entre táxi e Uber é bem semelhante.

 

Aluguel de Carro

Transporte em Lisboa: aluguel de carro é bom?

Alugue o seu carro com antecedência para não ter complicações.

Outra opção para quem deseja turistar por Lisboa ou para outras cidades é fazer o aluguel de carro em Portugal no aeroporto ou agências espalhadas pela capital. Para você ter uma ideia, existem várias locadoras no país e você pode fazer a reserva do veículo online. Por falar nisso, saiba como ter internet em Portugal.

Confira abaixo uma lista das empresas para você pesquisar valores e modelos dos carros! Vale a pena lembrar que o período de estadia, isso é, de uso do veículo vai influenciar no valor a ser pago por ele, além disso, para alugar um carro é preciso fazer um depósito caução – para assegurar a entrega do carro sem prejuízos para empresa locadora.

Veja as empresas para alugar carro em Portugal:

  • Europcar
  • Goldcar
  • Enterprise
  • Sixt
  • Alamo
  • Avis
  • Hertz

Para você ter uma ideia de valores, sugiro o site que faz a comparação dos preços dos carros em Portugal.

E se você tem mais questionamentos com relação a se deslocar de automóvel alugado por Lisboa, não deixe de ler o texto sobre como viajar de carro por Portugal (em breve).

Importante => Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

 

Bonde

Transporte em Lisboa: tem bonde?f

Existem 57 bondinhos elétricos em Portugal.

Os bondes são outra opção de transporte para circular por Lisboa. Além disso, eles por si só são uma atração turística da cidade. A nível de curiosidade, a rede de bondes é composta por cinco rotas e 57 elétricos, como são chamados os bondinhos em Portugal.

Destes, 40 ainda são tradicionais, ou seja, são pequenos, de aparência antiga e claro, um ótimo cenário para fotos! Então confira abaixo os principais:

  • Bonde 28: O Bonde 28 é histórico. Este elétrico de madeira tem aparência antiga, conta com sino que não para de tocar para alertar os pedestres da sua passagem e circula por diversos pontos turísticos de Lisboa. Entre eles Castelo de São Jorge, Bairro Alto, Graça, Mouraria, Alfama, Baixa, Chiado e Madragoa.
  • Bonde 15e: Outro elétrico famoso é o Bonde 15e. Caso um dos seus objetivos ao visitar Lisboa seja conhecer a Torre de Belém, saiba que é este o veículo que precisa pegar! Além disso, o bonde 15e é muito útil. Vale destacar que ele é moderno e espaçoso, mas está sempre cheio de turistas, por isso, esteja atento a sua bagagem. Por falar em modernidade, saiba que este é um dos elétricos que avisa qual será o próximo ponto. Por isso, você dificilmente irá se perder ao usar este serviço.

Preço: Passagem comprada a bordo: 2,90 euros; Cartão 7 Colinas ou Viva Viagem: 1,45 euros.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Prático => Ônibus turístico em Lisboa

 

Elevadores

Lisboa possui alguns meios de transporte interessantes, um deles são os elevadores. E são uma ótima opção para subir longas e íngremes ruas de Lisboa.

Claro que no inverno, talvez dê para encarar as ladeiras, mas no verão, tenho certeza que você irá amar este meio de transporte que também é uma atração turística a parte!

Dito isso, saiba que em Lisboa existem 4 elevadores importantes, todos eles criados por Raoul Mesnier de Ponsard, o mesmo engenheiro que criou o Elevador de Santa Justa. Confira abaixo a história de cada um:

Não perca => Excursão Guiada de tuk tuk em Lisboa

 

Elevador de Santa Justa

Transporte em Lisboa fácil

Elevador Santa Justa | Foto: David Sim, via Wikimedia Commons.

Saiba que este funicular além de ser um dos mais importantes cartões postais de Lisboa, solucionou no passado os problemas de conexão entre as partes alta e baixa da capital portuguesa. Em funcionamento desde 10 de julho de 1902, ele se tornou elétrico apenas em 6 de novembro de 1907.

O Elevador de Santa Justa tem 45 metros de altura e do topo é possível ter uma bela vista da Baixa Lisboeta. Saiba que na subida podem ser transportadas até 20 pessoas e na descida apenas 15. Esta atração turística e meio de transporte fica na Rua Santa Justa. Ele funciona, no verão, de 01 de maio a 31 de outubro, além da semana da Páscoa das 7h30 às 23 horas. E no inverno, de 01 de novembro a 30 de abril das 7h30 às 21 horas.

Tours => Confira os melhores tours nos arredores do Elevador de Santa Justa

 

Outros elevadores

Transporte em Lisboa barato

Elevador da Bica | Foto: BKP, via Wikimedia Commons.

Elevador do Lavra: O Elevador do Lavra foi inaugurado em 1884. Este é o funicular – nome dado a caminhos de ferro -, mais antigo de Lisboa. Ele liga a Rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada. Esta unidade é perpendicular à Avenida da Liberdade.

Elevador da Glória: O Elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores a Rua São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Além de esse ser um passeio que você não pode perder, ao chegar ao topo, ou seja, final do caminho, é possível ter uma vista incrível de Lisboa, a partir do mirante de São Pedro de Alcântara. Só para ilustrar, o Elevador da Glória começou a funcionar em 24 de outubro de 1885.

Elevador da Bica: O Elevador da Bica circula pela Rua da Bica de Duarte Belo e sobre o Cais de Sodré indo até o Bairro Alto. Devido ao longo e importante trajeto, ele é um dos mais usado da capital lisboeta. Para você ter uma ideia, ele está em funcionamento desde 1892.

Preço: Os três últimos elevadores possuem o mesmo valor, 3,70 euros. As passagens são compradas a bordo e você tem direito a até duas viagens. Com o cartão 7 Colinas ou Viva Viagem elas saem por 1,45 euros. Já o Santa Justa, com passagem comprada a bordo custa 5,15 euros, e você tem direito a duas viagens. Com cartão 7 Colinas ou Viva Viagem: 1,45 euros.

Compre => Tickets para atividades turísticas no Bairro Alto

 

Planeje seus meios de transporte em Portugal

Portugal possui distintos meios de transportes como você pode observar ao longo deste artigo. Conforme citei no começo, são muitas opções e dependendo de onde você for, é possível chegar a pé. Contudo, muitos dos meios de transporte em Lisboa são também uma atração turística.

Por isso, mesmo que às vezes você possa chegar ao seu destino na caminhada, vale a pena dar uma atenção ao veículo que poderia ser usado, pois pode ser uma ótima oportunidade para conhecer um cartão postal do país e tirar fotografias.

Além disso, em uma viagem mais curta, usar os comboios, autocarros e metros, também é uma forma de otimizar o seu tempo e conhecer o maior número possível de atrações turísticas. Assim, ao planejar a sua viagem, coloque no seu roteiro diferentes opções de transporte. Dessa forma, além de conhecer distintos meios de locomoção, você vivenciará diversas experiências de viagem.

Agora que você já sabe como se locomover em Lisboa, que tal organizar a sua viagem, procurar passagens, planejar o seu tour com antecedência e contratar o seguro viagem? Não se esqueça que ele é obrigatório em viagens pela Europa. Boa viagem e até a próxima!

Veja mais sobre as ascensores de Lisboa no vídeo abaixo do site oficial de turismo de Lisboa:

Aprovou as dicas, qual a sua experiência com transporte em Lisboa? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário