Home » Aluguel de carro em Portugal: preços, documentos e dicas

Aluguel de carro em Portugal: preços, documentos e dicas

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Neste artigo você saberá tudo que precisa sobre aluguel de carro em Portugal. Então, se você tem viagem marcada para terras lusitanas, fica por aqui que entre as informações que vou destacar está a documentação necessária para dirigir em Portugal, as regras, os preços estimados dos veículos para locação, preço estimado dos combustíveis e dicas gerais para você não ser enganado ao alugar um carro para turistar por terras portuguesas.

Dito isso, saiba que alugar um carro para viajar por Portugal é uma ótima opção para quem deseja turistar com mais liberdade, isto é, sair e chegar a qualquer hora, parar em todos os locais de interesse e claro, sair fora das curvas da estrada, no bom sentido, é óbvio, para conhecer novos e curiosos destinos.

Vale a pena destacar também que você pode sair do Brasil já com um carro alugado e, inclusive, desembarcar no Aeroporto de Lisboa e pular para dentro de um automóvel sem se preocupar com transporte público, assim como você pode deixar para fazer o aluguel de carros no aeroporto. Então anota as próximas dicas e depois alugue um carro para colocar os pés na estrada!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Como alugar carro em Portugal?

aluguel de carros em portugal porto

Retirar em uma cidade e devolver em outra é uma das vantagens de alugar um carro.

Se você quer alugar um carro para turistar por Portugal, mas ainda não sabe onde, um bom lugar para fazer a comparação de preços e locar um automóvel é a RentCars.

Além disso, este é uma daquelas plataformas que quando usada com antecedência, te garante alguns descontos! Também vale destacar que neste site você pode escolher e alugar o carro ainda no Brasil e depois escolher o local aonde fará a retirada do veículo, como por exemplo, no Aeroporto de Lisboa.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro em Portugal mais barato »

 

Brasileiro pode dirigir em Portugal?

Aluguel de carro na França

A habilitação brasileira é permitida para dirigir em Portugal.

Sim, os brasileiros podem dirigir legalmente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira em Portugal por até três meses. Para isso, basta efetuar a reserva do veículo em Portugal, conforme já disse anteriormente esta medida pode ser feita enquanto você ainda estiver no Brasil pelo site da RentCars.

No entanto, caso você esteja residindo em Portugal há mais de seis meses, será necessário fazer a troca da CNH pela carta de condução portuguesa. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do Consulado Geral do Brasil em Lisboa.

 

Como funciona o aluguel de carro em Portugal?

europcar lisboa - aluguer de carros lisboa portugal

Caso alugue um carro, verifique se o hotel possui estacionamento.

Alugar um carro em Portugal é muito simples. Na verdade, o procedimento não difere muito do feito nas locadoras brasileiras. Contudo, só para não haver dúvidas, vou detalhar este procedimento que consiste em ter a carteira de habilitação brasileira em mãos, o passaporte, os dados pessoais e do cartão de crédito com o qual o aluguel será debitado.

Além disso, é bom ter um limite extra no cartão, já que existe a necessidade de realizar um pagamento caução para garantir a devolução do veículo tal como ele foi retirado da locadora.

Dito isso, vale ressaltar que mesmo que saia um pouco mais caro, é sempre interessante fazer a reserva do veículo com o seguro completo contra danos ou roubo. Isso porque, caso você tenha algum problema com o veículo e não tenha feito este seguro, deverá pagar o valor total do automóvel do seu bolso, fica à dica!

Outro ponto importante é a limpeza e a gasolina. Ou seja, se você pegar o veículo limpo e com o tanque abastecido, saiba que terá de entregá-lo do mesmo jeito, não se esqueça!

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Qual é o melhor lugar para pegar meu carro

avis portugal

Estrada europeia.

O melhor lugar para pegar o carro irá depender muito da sua disponibilidade. Mas saiba que em Portugal, pela RentCars você tanto pode pegar o veículo no Aeroporto de Lisboa, quanto em outros 31 pontos de locação. Só para ilustrar, viajar de carro por Portugal pode te reservar muitas surpresas agradáveis.

Para você ter uma ideia, são quase 300 quilômetros de estradas entre Lisboa e o Sul do país e um pouco mais que isso caso o seu destino seja o Norte português, então opções de agências para  retirar o veículo alugado não irão faltar!

aluguel de carros eua

Você pode optar por pegar o seu carro locado no Aeroporto de Lisboa.

E se aquele velho ditado popular afirma que todos os caminhos te levam a Roma. Podemos reafirmar neste artigo que todos os caminhos têm início em Lisboa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Dito isso, saiba que dirigir pelas ruas da capital, assim como pelo resto das estradas portuguesas é tarefa muito fácil, já que além de estarem em boas condições, elas são bem sinalizadas, e geralmente, fora dos horários de pico tem trânsito fluído.

Contudo, antes de pegar o carro e colocar os pés nas rodovias lusitanas, leia este artigo até o final para ficar por dentro de mais algumas dicas imperdíveis para circular por Portugal de carro sem preocupações.

Confira => Tipos de carros disponíveis para aluguel em Portugal

 

Quanto custa o aluguel de carro em Portugal

Aluguel de carro em Portugal

Levar alguns euros (ou moeda local) é importante para aproveitar a viagem.

O valor do carro que você irá alocar em Portugal irá depender bastante do seu estilo pessoal e de viajante, é claro! Além disso, o valor final da locação também deverá depender do número de dias e do período em que você irá ficar com o veículo.

No caso de uma viagem de 3 dias, com um carro modelo popular em Portugal, o preço sai R$ 278,66. Já em uma cotação de uma semana, o valor sobe para R$ 595,77.

Neste caso, o orçamento foi traçado para retirada e entrega do veículo feita no Aeroporto de Lisboa. Além disso, o automóvel tem seguro contra roubo e taxas da locadora incluídos no valor.

Aluguel de carro em Portugal: custo total

Planeje bem a sua viagem e coloque todos os custos na ponta do lápis.

Mas oriento ainda, você somar e incluir nesse valor a quantidade de pedágios que deve pegar nas estradas portuguesas e a estimativa do quanto será gasto com combustível.

Depois de fazer a soma, eu sugiro realizar a divisão pelo número de pessoas que irão viajar no veículo e assim você terá uma noção sobre o custo benefício deste serviço!

Vale a pena destacar que se a média for de 50 euros por pessoa, por exemplo, alocar um carro pode ser uma boa alternativa para você. Isto é, levando em consideração a comodidade de viajar com mais conforto e rapidez.

 

Combustível: qual a melhor opção?

Aluguel de carro em Portugal: uso gasolina ou etanol?

A resposta é: depende. Isso porque este item também está atrelado ao seu estilo pessoal. Mas saiba que a maior parte dos veículos em Portugal são movidos à gasolina.

Por isso, a sugestão mais uma vez é fazer a soma dos quilômetros que você deve rodar para saber qual será mais econômico para a sua viagem!

No entanto, independentemente da opção que você escolha, eu sempre prefiro pegar o carro com tanque cheio. Claro que na hora de devolver você precisa entregar o veículo com o tanque cheio também, no entanto, é muito mais cômodo não ter que se preocupar com este item, principalmente se você irá pegar o veículo logo depois de desembarcar do avião.

Lembrando ainda, que em Portugal não existe frentistas nos postos de gasolina, que por aqui se chamam Bombas de Gasolina, inclusive. Ou seja, ao abastecer o veículo, você mesmo terá que fazer toda a operação!

Compare => Todas as locadoras de carro em Portugal

 

Pedágios em Portugal: saiba como funcionam?

Aluguel de carro em Portugal: qual o valor dos pedágios

Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Em Portugal os pedágios são chamados de portagens. Dito isso, vale a pena destacar que as estradas portuguesas possuem dois sistemas diferentes: um eletrônico, que faz a identificação dos veículos no momento da passagem no pórtico, e outro tradicional, com as cabines de cobrança, iguais às que existem no Brasil.

Uma sugestão para você não se preocupar com este item é alugar o carro e contratar o suplemento de serviços de portagem eletrônica.

Além de ser mais prático e você ganhar alguns descontos nas portagens, você não precisa se preocupar com a conta que irá chegar depois que a viagem acabar, já que as tarifas, nestes casos, devem chegar cerca de dois ou três dias depois da passagem pelo equipamento.

Aluguel de carro em Portugal: qual o custo para dirigir

Pedágios em estradas portuguesas.

Outra opção que também deve facilitar este item é o sistema de pré-pagamento. Ou seja, você carrega o dispositivo eletrônico com determinada quantia em dinheiro para que os valores sejam debitados conforme o carro for detectado passando pelo sistema.

Para saber mais sobre os valores das portagens, acesse o site Estradas de Portugal. Nele você também poderá simular todos os trajetos que irá fazer durante a sua estadia por Portugal.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

As estradas de Portugal são boas?

As estradas portuguesas, são no geral, muito boas. As que ligam a região de Lisboa ao Sul do país, por exemplo, são lisas e planas. Além disso, elas são bem sinalizadas e seguras. Além disso, no geral, elas possuem tráfego tranquilo.

O mesmo se aplica às rodovias que ligam Lisboa ao Norte português. Mas não se esqueça, Portugal é um país pequeno e evitar estradas e autoestradas durante o horário de pico é sempre uma boa ideia!

Cotação => Aluguel de carro em Portugal mais barato

 

Tem bastante estacionamento em Portugal?

Aluguel de carro em Portugal: paga para estacionar?

Como viajar por Portugal.

No geral, as regiões centrais são mais cheias e não é possível estacionar em qualquer lugar. Em Lisboa, por exemplo, existem áreas, como no Cais do Sodré, que apenas moradores com selo de morada podem estacionar, caso contrário, o veículo é guinchado.

Mas em regiões mais afastadas, é possível estacionar sem grandes dificuldades. Além disso, a maior parte dos centros comerciais, os shoppings, não cobram estacionamento. Mas confira sempre este item antes de estacionar, já que os maiores centros comerciais, como o Colombo em Lisboa, irá cobrar por período!

Dito isso, saiba ainda que em algumas outras zonas, as mais movimentadas e pequenas, como em Sintra, você terá que pagar os “parkings”. Mas no geral, eles custam entre 0,50 euros e 1,00 euros a hora, em média.

 

Regiões mais indicadas para dirigir em Portugal?

Aluguel de carro em Portugal: é permitido dirigir por todas as ruas?

Condução veicular em Portugal.

Dirigir pelas estradas portuguesas sempre valerá a pena quando você fizer longos percursos e desejar se locomover sem depender de itinerários e planejamento de terceiros. O mesmo vale para destinos que cortam o país.

No entanto, se você pretende alugar um carro apenas para trafegar por Lisboa, eu diria que não vale muito a pena. Primeiro, porque Lisboa pode ser visitada em passeios a pé. Segundo, porque você perderá muito tempo tentando estacionar.

para percursos mais longos, saiba que valerá muito a pena ter um carro à disposição. Só para ilustrar, de carro você consegue chegar no Algarve em cerca de 4 horas e no Porto em cerca de 3 horas, ambos destinos partindo de Lisboa.

 

Tudo sobre aluguel de carro em Portugal

Agora que você chegou ao final deste artigo posso afirmar que está pronto para pegar a estrada e desbravar as terras lusitanas. No entanto, não esqueça de contratar o seu seguro viagem. Este item é obrigatório em uma viagem pela Europa e em Portugal não é diferente! Inclusive, quando você viaja apenas de carro!

Além disso, não se esqueça de planejar o seu roteiro. Com todas as datas, de chegada e partida, bem definidas, você conseguirá visitar todos os locais de interesse, não irá perder tempo e claro, irá economizar dinheiro.

Mas antes de colocar o pé na estrada, anota mais algumas dicas extras. A primeira é sempre usar o pesquisador de trajetos do seu GPS ou Google Maps.

Isso por que você confere todas as opções para chegar ao seu destino e em alguns sites mais específicos, verifica, inclusive, outras opções de transporte para se locomover dentro do seu destino e atrações turísticas.

Por fim, ao alugar um carro, não esqueça de somar além do valor de locação, as estimativas com seguro, gasolina e pedágios. Assim você terá certeza sobre o seu investimento e claro, conseguirá economizar! Confira o site da RentCars e veja o que cabe no seu bolso.

Foram úteis as dicas sobre aluguel de carro em Portugal? Qual a sua experiência com aluguel de veículos por lá? Comente!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário