Home » Viajar de carro por Portugal: roteiros

Viajar de carro por Portugal: roteiros

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar de carro por Portugal pode te reservar muitas surpresas agradáveis. Só para ilustrar, são quase 300 quilômetros para chegar ao Sul, mais especificamente na região do Algarve, e um pouco menos que isso se o seu destino for o Norte do país, onde está localizado o Porto. Portugal é, de fato, uma adorável e encantadora nação! Seja em um roteiro de 7, 10, 15 dias ou mais, com um bom planejamento e partindo de Lisboa, você consegue chegar a qualquer canto do território luso.

Se aquele velho dito popular afirma que todos os caminhos te levam a Roma. Posso afirmar neste artigo que todos os caminhos têm início em Lisboa. Dito isso, saiba que dirigir pelas ruas da capital, assim como pelo resto das estradas portuguesas é tarefa muito fácil, já que além de estarem em boas condições, elas são sinalizadas, e geralmente, fora dos horários de pico tem trânsito fluído.

Contudo, antes de pegar o carro e colocar os pés nas rodovias lusitanas, leia este artigo e fique por dentro de algumas dicas imperdíveis para circular de carro sem preocupações e aproveitar tudo o que fazer em Portugal. Além disso, confira logo abaixo algumas sugestões de roteiros para vivenciar o país da melhor forma!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Como é viajar de carro em Portugal?

Roteiro para Portugal

Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Se você está planejando turistar por Portugal, mas o seu objetivo é realizar uma viagem mais livre, sem horários certos para embarque e desembarque, uma boa pedida é fazer isso de carro.

Claro que ao imaginar uma viagem assim deve surgir várias dúvidas em sua mente, mas não se preocupe. Agora te darei as primeiras dicas práticas sobre o que você precisa fazer para ser um turista motorizado!

Brincadeiras à parte, saiba que viajar de carro por Portugal é muito mais fácil do que no Brasil. Primeiro, porque as estradas são muito boas. Segundo, porque você se sente seguro.

No entanto, outro benefício é a distância. Isso porque, enquanto no Brasil, pelos menos 6 horas de viagem separam, por exemplo, São Paulo de Curitiba; em Portugal, Lisboa fica a menos de 3 horas do Porto.

Entretanto, tenha em mente que em Portugal, algo que pode ser considerado uma pequena desvantagem são os inúmeros pedágios. Por isso, tenha sempre dinheiro trocado no bolso. Contudo, caso você queira fugir das portagens, como são chamados os pedágios no país, basta colocar no seu GPS a opção de estradas alternativas.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro em Portugal mais barato »

 

Roteiro: Viagem de carro de 7 dias por Portugal

  • Lisboa
  • Sintra
  • Óbidos
  • Nazaré
  • Fátima
  • Tomar
  • Coimbra
  • Porto

Você planeja ficar apenas 7 dias em Portugal? Eu sei que são poucos dias, mas com um roteiro de viagem organizado, você não perderá nenhum minuto e poderá conhecer muitos lugares. Por isso, anote as próximas dicas e veja tudo que você poderá fazer neste roteiro!

roteiro portugal 20 dias

Comece o roteiro por Lisboa | Foto: dalbera, via Wikimedia Commons.

1º e 2º dias: Como disse acima, o seu tour quase sempre terá início em Lisboa, não por ser a capital portuguesa, mas por ser lá o seu local de desembarque.

Então, no seu 1º dia de viagem de carro por Portugal, tire dois dias para esta cidade. Você encontrará alguns locais de parada obrigatória.

Entre eles a Baixa pombalina, o Castelo de São Jorge, Alfama, Bairro Alto w Cais do Sodré. A parte boa é que na região central de Lisboa, além de poder fazer turismo a pé, ou seja, economizar com gasolina ou estacionamento, você também conseguirá visitar muitos locais em um mesmo dia. Confira um ingresso sem fila para o Castelo de São Jorge.

Por isso, também coloque no seu roteiro visitar a região ribeirinha de Belém, onde fica a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos, e claro, o famoso Pastel de Belém. Além disso, você pode aproveitar para dar uma volta em Cascais, antes da próxima paragem, Sintra.

3º dia: A vila romântica de Sintra pode ser visitada em um único dia. Caso você tenha preferido passar os dois primeiros dias do seu tour em Lisboa, saiba que ainda pode passar por Cascais e Estoril no caminho para a serra de Sintra. Mas na cidade, são pontos obrigatórios de parada o centro histórico, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

De Lisboa a Sintra você não irá demorar nem 1 hora. No entanto, a sugestão é evitar os horários de picos, ou seja, possíveis engarrafamentos podem surgir no começo ou final do dia. Veja os tours em Sintra imperdíveis.

algarve portugal

Nazaré é uma das rotas deste roteiro | Foto: Mister No, via Wikimedia Commons.

4º dia: No 4º dia, que tal conhecer a cidade medieval de Óbidos? Ela é uma graça e foi construída dentro de uma muralha. Agende passeios guiados em Óbidos.

Além disso, já que você estará de carro, pode aproveitar para visitar alguns lugares belíssimos que estarão no seu caminho, entre eles, Ericeira, Peniche e Nazaré.

Por falar nisso, também devem entrar no seu roteiro Alcobaça e Batalha. Além de serem locais com muita história, eles também te levam até Nazaré, uma das praias mais famosas do mundo, no surf atual.

5º dia: Outro ponto positivo de chegar em Nazaré é que o próximo destino é igualmente famoso. Falo de Fátima, onde você encontra o Santuário, a casa dos pastorinhos e uma energia inexplicável! Só para ilustrar, pela A1, principal rodovia portuguesa, são quase 1h20 de viagem. Já pela alternativa, A8 são quase 2 horas.

Dito isso, vale a pena lembrar que tanto você pode optar por fazer um bate-volta em todos os locais sugeridos, quanto viajar de uma cidade a outra e retornar a Lisboa somente no final do seu tour. Fica a dica para você conhecer os melhores tours guiados em Fátima.

6º dia: Depois de visitar Fátima, a minha sugestão é seguir para Tomar e na sequência passar por Coimbra. Além dessas cidades estarem na rota turística que te levam ao o Porto, elas são incríveis.

Em Tomar, por exemplo, você tem contato com artes templárias e muitas histórias. Contudo, em Coimbra, você ainda pode visitar o Mosteiro de Santa Clara, a Sé Velha e a Quinta das Lágrimas.

7º dia: Eu concordo que apenas um dia no Porto é muito pouco. Até por que da “Veneza Portuguesa”, você poderia estender o seu roteiro até Braga e Guimarães.

De qualquer forma, tudo irá depender da sua disposição e também estilo de viagem. Ou seja, quanto mais lugares deseja viajar, mais rápidas devem ser as suas paradas.

Por outro lado, quanto mais tempo deseja ficar em um local específico, menos atrações deve incluir na sua lista de visitações.

No entanto, no Porto aproveite para visitar a Baixa, a Torre dos Clérigos, o Museu de Serralves, a Casa da Música, as Caves do Vinho do Porto, o Rio Douro e a Vila Nova de Gaia. Veja os melhores passeios em Porto.

Ao final do seu tour, você tanto pode encerrar a viagem na cidade, entregar o seu carro na locadora e pegar o avião, quanto retornar a Lisboa.

Na minha opinião, a primeira sugestão ajuda a economizar tempo e ganhar horinhas extras para turistar. Então, pense sobre isso ao comprar o seu bilhete de avião!

Conectado => Internet em Portugal

 

Roteiro: Viagem de carro de 10 dias por Portugal

  • Lisboa
  • Nazaré
  • Fátima
  • Coimbra
  • Guimarães
  • Douro
  • Porto

No roteiro acima, de 7 dias, você pode perceber que se organizar bem a sua viagem é possível sair do centro do país para o norte, contudo, viajar um pouco pelas duas regiões.

Nesta sugestão de roteiro, para 10 dias de viagem, vou sugerir que você dê atenção apenas a uma área. Então, a sugestão é viajar pelo norte de Portugal. Essa zona inclui Porto, Douro, Guimarães, Coimbra, Fátima e Nazaré.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

viajando pelo norte de portugal

Vista de Coimbra | Foto: nanabou, via Wikimedia Commons.

1º, 2º e 3º dias: Caso você desembarque em Lisboa, a sua viagem começa pela cidade e depois prossegue para Nazaré. Então, nesse caso, dê uma olhada no roteiro de 7 dias, pois dou algumas dicas do que você pode fazer na capital portuguesa em um dia, por exemplo.

Contudo, se preferir desembarca no Porto. É por ele que esse tour tem início. No entanto, devido Lisboa estar a cerca de 1h40 de Nazaré, e a maior parte dos voos que saem do Brasil aterrissarem em na cidade, vamos começar o tour na capital!

Então, caso você viaje em novembro, saiba que este é o mês das ondas gigantes de Nazaré e depois de turistar pelas ruas lisboetas, você pode seguir o tour até a cidade.

Por isso, se você viajar entre outubro e novembro, reserve um dia todo para esse destino. Por outro lado, se você viajar para Portugal em outra época do ano, ao visitar Nazaré, aproveite para dar um pulo em Fátima.

roteiro portugal e espanha 8 dias

Fátima | Foto: Boris Dzhingarov, via Wikimedia Commons.

Enquanto a primeira parada te reserva o Forte São Miguel Arcanjo, ondas incríveis, ares leves e praianos, o segundo guarda muita cultura e história sobre a religião católica.

Ambos os ambientes são possíveis de se visitar em apenas um único dia. Mas cada um possui as suas particularidades, então o tempo que você irá dedicar a cada um deve depender muito dos seus gostos pessoais.

4º dia: No quarto dia, a sugestão é dar um pulo até Coimbra. Você pode visitar a Universidade que dá nome a cidade, ela é uma das mais antigas de Portugal, ainda em funcionamento. Consulte os passeios imperdíveis em Coimbra.

Ainda dá para visitar a Quinta das Lágrimas, o Arco de Almedina, a Rua de Quebra Costas e muito mais. Adianto, que neste rápido roteiro, um dia é suficiente para conhecer os pontos turísticos mais importantes da cidade.

5º dia: De Coimbra você pode seguir para Guimarães. São cerca de 2 horas de viagem. Nesta cidade charmosa você pode aproveitar para pernoitar e caso esteja acompanhado, explorar muitos espaços com ares românticos. Caso esteja sozinho, a dica é conhecer os cafés de Guimarães.

O centro antigo é muito fofo, ele conta com casinhas iluminadas por luzes natalinas, o que torna o local muito aconchegante! Para você ter uma ideia, Guimarães foi a primeira cidade de Portugal.

Saiba que você pode conhecer pela cidade o Paço dos Duques, espaço que foi residência da família real portuguesa no passado, o Teleférico de Guimarães e o Santuário da Penha, que fica no topo da montanha e oferece uma vista incrível da cidade.

Em Guimarães, você ainda pode passear no Largo da Oliveira, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, na Praça S. Tiago e no Castelo de Guimarães, entre outras atividades turísticas imperdíveis em Guimarães.

Viajar de carro por Portugal para Guimarães

Praça da Oliveira, em Guimarães | Foto: Feliciano Guimarães, via Wikimedia Commons.

7º dia: Depois de passar dois dias em Guimarães, a sugestão é seguir para o Douro. Este é um percurso um pouco mais distante.

Ele pode durar um pouco mais de 3h30, mas como nosso destino final é o Porto, então vale a pena o trajeto. Além disso, a vista do Rio Douro merece que você percorra qualquer distância!

Estando no Douro, você também pode aproveitar para conhecer a região de Peso da Régua e Pinhão, áreas onde existem muitas vinícolas e você, caso não seja o motorista, poderá provar os vinhos da região.

Por outro lado, a região oferece vários tours do Rio Douro, entre elas os cruzeiros que podem durar de 1 a 2 dias.

Entre outras atrações para fazer nesse destino está o passeio de comboio pelo centro histórico e as visitações das vindimas do Douro. Além disso, você não pode deixar de apreciar as belas vistas e gastronomia típica da região.

8º e 9º dias: Levando em consideração que você passou apenas um dia no Douro, te restam ao menos 3 dias para vivenciar o Porto.

Claro que a sua estadia em cada cidade dependerá dos seus objetivos de viagem. Contudo, em 3 dias, você poderá conhecer muitas atrações desta região.

Além das que eu já citei anteriormente, você pode visitar a Ponte Luís I, a Livraria Lello e o Palácio da Bolsa. No entanto, vale a pena destacar que esta cidade, que foi eleita o melhor destino europeu, em 2017, te reserva muitas surpresas. Então, não deixe de estar atento a todos os detalhes!

10º dia: Apenas para concluir esse roteiro, no 10º dia a sugestão é fazer passeios mais curtos, comprar as últimas lembrancinhas, entregar o carro e pegar o avião de volta ao Brasil.

Por isso, caso você queira aproveitar um pouco mais o seu dia, tente agendar a sua viagem para o período noturno. Assim você ganha mais “um” dia de turismo, fica a dica!

Mais opções => Trem em Portugal

 

Roteiro: Viagem de carro de 15 dias por Portugal

  • Lisboa
  • Setúbal
  • Faro
  • Lagos
  • Albufeira

Todos os destinos são importantes. Contudo, enquanto os dois primeiros roteiros deste artigo são mais curtos e consequentemente mais rápidos, preferi deixá-los para fazer atividades mais ativas.

Por isso, na sugestão para uma viagem de 15 dias de carro por Portugal, a minha dica é viajar pela região sul do país, ou seja, áreas litorâneas.

O Sul português engloba, entre outras cidades, Setúbal, onde se encontram praias de águas cristalinas e Algarve, onde estão os mares quentes.  Dessa forma, darei algumas sugestões, mas deixarei a sua escolha a quantidade de dias que irá passar em cada lugar!

Viajar de carro por Portugal para Setúbal

Largo da Misericórdia, em Setúbal | Foto: Xuaxo, via Wikimedia Commons.

Já que de Lisboa a Setúbal são menos de 1 hora de carro, a dica é começar o roteiro por essa cidade.

Aproveite para conhecer entre outros locais o Parque Nacional da Arrábida. Ele conta com praias lindíssimas, uma delas a de Galapos. Outra parada obrigatória é a Ilha de Tróia.

Para chegar até ela é preciso atravessar Setúbal de balsa, o trajeto custa menos de 15 euros, mas vale a pena cada cêntimo! Pesquise os incríveis tours guiados em Setúbal.

Troia é um local encantador, apesar de turístico, não é lotado de gente. Além disso, a praia conta com águas claras e mais quentes em relação às do litoral lisboeta. Para você ter uma ideia, a areia é branquinha e você, de fato, se sente em uma ilha.

Na sequência, a dica é visitar a Costa Vicentina. Ela engloba as áreas de Odeceixe e Vila Nova de Mil Fontes. Nessa região você encontra praias limpas e pouco frequentadas por turistas.

Além disso, se você não quiser passar o dia na praia, pode visitar a cidade, que conserva ares medievais e te reserva belas paisagens.

Viajar de carro por Portugal para Setúbal

Uma das dicas para este roteiro é visitar Faro | Foto: Valternet, via Wikimedia Commons.

Por falar em praias, claro que se você deseja curtir toda beleza e calor do litoral português, precisa viajar para as terras lusas na época certa, por isso, os melhores meses vão de junho a setembro, isso porque julho e agosto é alto verão e consequentemente o turismo aumenta, junto com o preço de atrações turísticas.

No entanto, se você viajar um pouquinho antes ou depois da alta temporada, ainda pode se divertir muito e não gastar tanto. Então, se planeje quanto a data da sua viagem também!

Por fim, agora chego em Faro, mais precisamente na região de Sagres e Lagos, mais popularmente conhecida como Algarve. A Vila de Sagres não te reserva apenas praias e paisagens selvagens, ambas lindíssimas.

Você pode conhecer ainda a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Cabo de São Vicente. Neste último local, todavia, você pode visitar outra Fortaleza e o Farol do Cabo São Vicente. Saiba mais quais são as melhores atividades em Faro.

Mas em Sagres você também pode conhecer locais arqueológicos, como os monumentos megalíticos e as ruínas romanas. Por isso, no começo deste roteiro disse que você deve escolher a quantidade de dias que irá turistar. A região é incrível e você ainda nem conheceu Lagos!

Viajar de carro por Portugal para Albufeira

Praia de Albufeira | Foto: CTHOE, via Wikimedia Commons.

Esse é um dos principais pontos turísticos do Algarve. As praias continuam belas e são muito atraentes, já que as águas possuem temperaturas mais ambiente e te permitem se refrescar.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Contudo, você pode andar de barco nas cavernas e grutas que levam até a Ponta da Piedade, andar pelas galerias de lojas do centro histórico, conhecer a Igreja Paroquial de Santa Maria de Lagos, a Igreja de Santo António (Museu Municipal), o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira.

Em Lagos, as praias mais famosas são as de Porto de Mós, a Meia Praia, a Praia do Camilo e a Dona Ana. Mas o seu passeio pelo Algarve ainda não terminou. Isso porque você ainda precisa conhecer o centro de Faro e Albufeira.

Mas vamos por parte. No primeiro, não deixe de visitar a Doca e a Catedral da Sé. Além disso, outros dois locais obrigatórios de parada são a Ria Formosa e a Ilha Deserta.

Albufeira, por sua vez, te reserva além de praias lindíssimas, alguns passeios bem legais como a visita a Torre Sineira, a Torre do Relógio, a Igreja Matriz, a Porta de Sant’Ana e a Igreja de Sant’Ana. Outros dois locais que também merecem a sua atenção são a Igreja de São Sebastião e a Muralha do Castelo, fica a dica!

Em Albufeira encerramos o nosso tour de 15 dias de carro por Portugal. Do Algarve para Lisboa, são cerca de 2h40 de viagem, por meio da A2.

Dessa forma, a sugestão é sair bem cedo e aproveitar um pouquinho da tarde em Lisboa antes do seu voo, afinal de contas, antes de partir é preciso entregar o carro! Não se esqueça desse detalhe!

Curta => Passeios no Algarve

 

Dicas para viajar de carro em Portugal

viajar de carro por Portugal: dicas e orientações

Viagem de carro pode garantir mais comodidade.

Agora que você já sabe basicamente tudo que precisa para iniciar o seu tour de carro por Portugal, chegou a hora de anotar algumas dicas importantes para economizar na sua viagem e claro, fazer o melhor trajeto.

Por isso, outro ponto que deve ser levado em consideração é a locação do automóvel que irá te acompanhar nessa trip portuguesa.

Por isso, para economizar com o item, que pode ser o mais caro da sua viagem, faça a reserva do automóvel pela internet, quando ainda estiver no Brasil.

Primeiro por que você poderá comparar os preços e escolher o que se adequa a sua necessidade. Segundo por que ao fazer a sua reserva com antecedência, você ganhará descontos.

Dito isso, para você alugar um carro em Portugal você irá precisar apenas do passaporte e da carteira de habilitação. Além disso, não se esqueça de fazer uma reserva no seu cartão de crédito para o calção. Ele será solicitado pela locadora de automóveis como garantia de entrega do veículo, sem nenhum problema com o mesmo.

Por falar nisso, se lembre de escolher uma empresa que te permita, por exemplo, alugar o carro em uma cidade e entregar em outra. Além de isso te permitir mais mobilidade, também te garante otimizar seu tempo de viagem e aproveitar melhor o seu tour.

Todas as opções => Viajar por Portugal

 

Empresas para alugar carro em Portugal

Quanto é para alugar veículo para viajar de carro por Portugal

Em alguns casos, pode ser mais barato e confortável alugar um carro.

Recomendo que você acesse o o site da RentCars que compara vários tipos de carros, com preços e diferentes locadoras de carros em Portugal. Assim, você resolve tudo em um único site.

E para encerrar esta sessão de dicas, uma sugestão que merece a sua atenção é sempre usar o pesquisar de trajetos do seu GPS ou Google Maps.

Isso por que você confere todas as opções para chegar ao seu destino e em alguns sites mais específicos, verifica, inclusive, outras opções de transporte para se locomover dentro do seu destino e atrações turísticas.

Além disso, ao olhar a cidade que irá visitar, no próprio Maps, se você colocar, por exemplo, Porto Turismo na busca, ele te fará algumas sugestões para visitações.

Para mais detalhes sobre locação de veículo, recomendo leitura do post sobre como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Aproveite para viajar de carro por Portugal

Agora que você chegou ao final deste artigo posso afirmar que está pronto para pegar a estrada e desbravar as terras lusitanas. No entanto, não esqueça de contratar o seu seguro viagem. Esse item é obrigatório em uma viagem pela Europa e em Portugal não é diferente!

Inclusive, quando você vai viajar de carro por Portugal! Além disso, não se esqueça de planejar o seu roteiro, com tudo o que fazer em Portugal. Se preferir, confira também opções de como viajar de ônibus em Portugal.

Com todas as datas, de chegada e partida, bem definidas, você conseguirá visitar todos os locais de interesse, não irá perder tempo e claro, irá economizar dinheiro.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

Gostou das recomendações? Tem mais alguma dúvida sobre como viajar de carro por Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário