Home » Trem em Portugal: roteiros e dicas

Trem em Portugal: roteiros e dicas

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar de trem em Portugal não só é uma das formas mais práticas, como também mais baratas. Claro que este meio de transporte não cobre todos os destinos do país. Mas com certeza, ele poderá te levar a maior parte deles, inclusive, para fora das terras lusitanas.

Contudo, ao decidir viajar de trem por Portugal você precisa saber de alguns detalhes que irão facilitar a sua trip e até te proporcionar descontos nos bilhetes. No artigo de hoje vou apontar alguns roteiros e dar algumas sugestões para que você aproveite ao máximo a sua viagem.

A primeira delas e, talvez, uma das mais importantes, é que em Portugal, diferente do Brasil, existem distintos tipos de trens. Saber como cada um funciona é o primeiro passo para organizar a sua viagem. A propósito, no país, os trens são chamados de comboios e para você já se habituar ao termo, é assim que vou chamá-lo ao longo deste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Comboios portugueses

viajar de trem de portugal para outros paises

Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Portugal possui diferentes tipos de comboios. As diferenciações são responsáveis, por sua vez, por distintos preços, rotas, velocidade e qualidade do serviço. Abaixo conheça os principais e claro, alguns dos que você deverá usar enquanto viajar por Portugal:

 

Alfa-pendular (AP)

Tipos de trem em Portugal

Foto: Cornelius, via Wikimedia Commons.

Este é o comboio mais rápido do País. Ele também é considerado o mais confortável e, claro, por isso, o mais caro. No entanto, a bordo você tem direito a alguns mimos como wi-fi, televisão e serviço de bordo. Esse comboio é responsável por percursos longos, entre eles, Lisboa-Porto.

No entanto, semelhante aos ônibus de viagem do Brasil, ele faz ao menos uma parada pelo caminho. A diferença, entretanto, é que enquanto uma viagem longa, por exemplo, São Paulo-Curitiba demora 8 horas, Lisboa-Porto demora cerca de 2h30.

 

Intercidades (IC)

dicas para viajar para Portugal

Foto: Giugiaro, via Wikimedia Commons.

O Intercidades também faz grandes distâncias. No entanto, ele possui mais de uma paragem. Por conta disso, ele demora mais e para ir de Lisboa ao Porto, por exemplo, demora cerca de 3 horas.

Porém, a diferença entre ele e o AP é o conforto. O IC é mais simples, e claro que tem o preço mais baixo, contudo, algumas vezes, o valor dos dois ficam bem próximo e uma mesma viagem pode ter diferença de apenas 6 euros, entre eles.

 

Regional (R):

Roteiro para interior de Portugal

Foto: Antonio da Silva Martins, via Wikimedia Commons.

O Regional percorre pequenas distâncias. Esses comboios, geralmente são responsáveis por determinadas regiões e por isso, são bem mais baratos em relação aos anteriores. Mesmo indo de uma cidade a outra, eles param em todas as estações e também são mais lentos.

Algo considerado vantajoso, não pela demora, mas pela facilidade de ficar ao meio do caminho, caso o seu destino não seja a paragem final. Então essa pode ser uma opção útil em relação aos veículos mais rápidos.

 

Urbano (U)

trem rápido em Portugal

Foto: Nuno Morão, via Wikimedia Commons.

Os comboios urbanos são iguais aos trens comuns que conhecemos, por exemplo, em São Paulo. Estes comboios são responsáveis por parte do transporte público de grandes cidades, como Coimbra, Lisboa e Porto.

Bônus: Além desses comboios, que circulam por quase todos os cantos de Portugal, no país você também encontra os comboios que fazem as rotas internacionais.

Entre elas Porto-Vigo, no trajeto Celta; Lisboa-Madri, na rota Lusitânia; e o Lisboa-Hendaye, roteiro do Sud-Expresso, que leva turistas ao sul da França. Estes comboios costumam partir de Lisboa, Coimbra e Porto. Uma viagem, para o sul da França, por exemplo, pode custar até 26 euros a poltrona, ou 38 euros, a cama.

CLIQUE AQUI para comprar bilhete de trem em Portugal »

 

Viajar de trem em Portugal: Aplicativos de viagem

bilhetes comboio

Quanto mais cedo comprar o seu bilhete, mais descontos terá.

Escolher viajar de comboio por Portugal pode ter inúmeras vantagens, entre elas o conforto e a rapidez em chegar ao seu destino.

Mas muitas vezes, se você for de um país a outro, como de Portugal a Espanha, vale a pena pesquisar para saber se você está pagando barato pela viagem ou se ela não irá demorar mais que o necessário.

Por sinal, recomendo depois a sua leitura dos artigos sobre passagem para Europa: como viajar mais barato e trem na Europa: passagens, bagagens etc.

No entanto, entre as vantagens de viajar de trem por Portugal estão a pontualidade; o conforto; a possibilidade de apreciar as paisagens ao longo do caminho; conhecer um pouco mais sobre o país, e viajar do centro de uma cidade para o centro de outra.

Por isso, anota a seguir os aplicativos em que você poderá pesquisar as suas passagens de comboio. E não esqueça, quanto mais cedo você comprar o seu bilhete, mais descontos você terá! Veja os Apps:

  • Comboios Portugal
  • Rail Europe
  • Renfe
  • GoEuro
  • Lufthansacc
  • Virail

Prático => Chip na Europa

 

Como é andar de trem em Portugal?

desconto comboio portugal

Foto: Barao78, via Wikimedia Commons.

Viajar de trem é, sem dúvida, um dos tipos de viagem mais procuradas pelos turistas que chegam ao país. Primeiro porque Portugal é pequeno, em um único dia é possível atravessar o país e voltar, e claro, consequentemente, os preços deste tipo de roteiro também são bem agradáveis.

Além disso, viajar de comboio, pelo fato da maior parte deles serem bem confortáveis, também te permite apreciar as paisagens e conhecer um pouquinho da arquitetura local. Contudo, no geral, andar de comboio pelo país é uma tarefa fácil e simples.

Para te ajudar a organizar a sua viagem, vou citar abaixo alguns roteiros que você pode fazer durante o seu tour por Portugal.

A primeira dica sempre será: se organize, comece a planejar a sua viagem mesmo antes de comprar os bilhetes aéreos, e neste caso, as passagens dos comboios, que se você comprar com antecedência, irão te garantir alguns descontos, fica a dica!

Dito isso, saiba que é possível turistar por Portugal, de comboio, em roteiros que podem ter 7, 10, 15 ou mais dias de viagem. Só para ilustrar, em 20 dias, por exemplo, é possível percorrer o país de norte a sul. Então confira os roteiros!

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Roteiro de trem de 7 dias por Portugal

Portugal conta com um sistema ferroviário muito efetivo. As boas condições da ferrovia permite muitos viajantes ir e voltar de algum destino no mesmo dia. Para isso, a sugestão é escolher percursos que não durem mais de 1h30.

Assim, em 7 dias você poderá conhecer muitos locais, lembrando que você pode escolher, por exemplo, ir e voltar de cada destino, caso decida se hospedar em um único local.

Ou ainda fazer um mochilão e se preocupar apenas com o roteiro de ida, sendo a volta realizada apenas no final da viagem ou ainda direto para o Brasil. Dito isso, confira o trajeto:

Reserve => Bilhete de trem de Lisboa para Porto

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Roteiro de 1 dia em Portugal

estação de trem porto portugal

Comece o seu roteiro circulando pelas ruas da bela Lisboa.

Você pode iniciar o seu tour por Lisboa. Na capital portuguesa você pode visitar o Castelo de São Jorge, a Praça dos Restauradores, o Marquês de Pombal.

Uma pedida é seguir para a Praça do Comércio e descer até Alfama, onde você poderá visitar ainda o Miradouro de Santa Luzia e a Sé Catedral.

Como Lisboa é muito grande, aproveite o primeiro dia para visitar o Chiado. Caminhe pela baixa e visite a estátua de Fernando Pessoa. Se chegar neste ponto no final do dia, aproveite para subir o Bairro Alto e curtir um pouco da noite lisboeta. Conheça os hotéis em Lisboa em oferta.

Reserve => Bilhete de trem de Lisboa para Coimbra

 

Roteiro de trem de 2 dias em Portugal

Viajar de trem por Portugal

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

No segundo dia você pode conhecer Sintra. Para chegar nesta cidade, diga-se de passagem, encantadora, você pode pegar um comboio Urbano na Estação Rossio ou Oriente.

Mas também são opções a Roma-Areeiro, Entrecampos e Sete Rios. Em média, você poderá gastar até 2,25 euros nessa passagem, de acordo com o trecho que escolher.

O bilhete pode ser comprado na própria estação e a sua viagem não deve durar mais de 40 minutos. Além disso, esse trecho conta com paisagem mais urbana, então aproveite para observar o cenário local e ficar por dentro da vida portuguesa.

Em Sintra, você pode aproveitar para conhecer o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, visitar museus e jardins ficando em uns dos bons hotéis de Sintra.

A dica é almoçar na cidade, vivenciar o clima romântico do centro antigo e caso você não se hospede pelo local, retorna a Lisboa no final do dia! Reserve o seu bilhete para o Castelo dos Mouros.

Reserve => Bilhete de trem de Lisboa para Aveiro

 

Roteiro de trem de 3 dias em Portugal

O que fazer em Portugal de trem

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

O seu próximo destino são as praias de Cascais. Você tanto pode chegar lá partindo de Sintra, quanto de Lisboa. Mais uma vez o preço do bilhete vai depender do trecho que você escolher, mas novamente ele não passará dos 2,25 euros.

Este percurso também será feito com o comboio Urbano e caso você viaje a partir de Lisboa, deverá embarcar no Cais do Sodré.

Em Cascais, você poderá apreciar diferentes praias, entre elas a Praia do Guincho, ou então conhecer locais belíssimos como o Cabo da Roca ou a Boca do Inferno, ambos locais obrigatórios de visitação. Agende uma excursão para Cascais.

Caso você fique em um dos hotéis de Cascais por mais tempo, aproveite para conhecer o cassino. Mas se retornar, se prepare para a próxima atração!

Reserve => Bilhete de trem de Lisboa para Albufeira

 

Roteiro de 4 dias em Portugal

Roteiro de 4 dias em Portugal

Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

No 4º dia você pode aproveitar para conhecer a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. Para chegar a eles, mais uma vez você pode optar por um comboio, que parte do Cais do Sodré, mas não para em Belém, pois o bairro não conta com estação ou então um bonde elétrico.

Outra opção é chegar a Doca de Belém, onde você ainda poderá apreciar a Rosa dos Ventos, a Praça do Império e o Padrão dos Descobrimentos, a pé!

Esse local é tão belo que a sugestão, caso você visite o bairro no verão, é se preparar para passar o dia. Pois é possível sentar nos jardins, fazer piqueniques, ouvir músicas e ter muita diversão.

Reserve => Bilhete de trem com desconto em Portugal

 

Roteiro de 5 dias em Portugal

Roteiro de 5 dias em Portugal

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Nesta parte do roteiro, a minha sugestão é não fazer o bate e volta, já que agora você chega a Évora. A dica é ficar pelo menos dois dias em um dos hotéis de Évora para vivenciar tudo que ela pode te oferecer. Outra opção é passar um dia na cidade e encerrar a viagem no Porto. Mas vamos a alguns detalhes importantes.

Para chegar ao centro histórico de Évora, cidade envolta por muralhas, é preciso pegar o comboio na Estação Sete Rios. Agora você irá viajar no Intercidades. A passagem custa cerca de 12 euros e a viagem dura aproximadamente 1h30.

Évora fica basicamente no coração do Alentejo. Pela área, você pode conhecer uma gastronomia incrível, vinhos de qualidade, arquitetura medieval e conservada. Se preferir, você pode agendar uma excursão para Évora.

Não podem ficar fora do seu roteiro a Aldeia da Terra, a Anta Grande do Zambujeiro, o Aqueduto da Água da Prata e a Casas Pintadas.

Reserve => Bilhete de trem de Lisboa para Évora

 

Roteiro de 6 dias em Portugal

Roteiro de 6 dias em Portugal

Foto: Renata Martins, via Wikimedia Commons.

Caso você não tenha ficado por Évora, nem viajado até o Porto, creio que retorna a Lisboa. Nesse caso, a sugestão é visitar a região do Oriente, onde você pode conhecer o Cassino ou o Parque das Nações.

Durante esse tour você pode ainda andar no teleférico e visitar o Centro Comercial Vasco da Gama.

Desse local é possível ter uma bela vista da Ponte Vasco da Gama, então eu indico ir sem pressa para apreciar todos os pontos turísticos! E você pode chegar ao local partindo, por exemplo, do Cais do Sodré.

Reserve => Passe de trem entre as cidades de Portugal

 

Roteiro de 7 dias em Portugal

Roteiro de 7 dias em Portugal

Foto: Fredericknoronha, via Wikimedia Commons.

No seu último dia em Lisboa a sugestão é acordar cedo, deixar a sua bagagem organizada e tirar as últimas horas para andar pelas ruas da cidade. Ou experimente comprar um Lisboa Card.

A dica é não ir muito longe, já que não dá para andar com muita bagagem ou correr o risco de se atrasar.

Por isso, a sugestão é escolher novamente o comboio urbano para chegar à estação do metrô, para na sequência pegar o avião.

Assim, caso queira aproveitar mais o seu dia, opte por viajar durante à noite, dessa forma, você ganha basicamente mais um dia de tour por Portugal!

Curta => Atividades turísticas em Portugal

 

Roteiro de trem de 10 dias por Portugal

Vou dar continuidade ao roteiro! Só para ter uma ideia, além de tudo que visto acima, você ainda pode incluir outras cidades como Faro, Lagos ou Tavira.

Claro que todas as sugestões que pontuo são apenas dicas, para que você tenha uma ideia do que pode fazer, mas a ideia é que você monte o seu próprio roteiro!

Nessa quase segunda fase da sua viagem, você pode seguir para Faro, onde poderá visitar as maravilhosas praias do Algarve.

Novamente você deve seguir viagem com o Intercidades, mas se preferir, pode optar pelo Alfa-pendular. Experimente agendar um passeio de catamarã em Faro para uma ilha deserta.

Em média você irá pagar 22 euros pelo bilhete e a viagem deve demorar até 3h30. Mas fique atento, algumas viagens exigem baldeação, então antes de partir, verifique se esse é o seu caso!

Viajar de trem por Portugal para Faro

Uma das dicas para este roteiro é visitar Faro | Foto: Valternet, via Wikimedia Commons.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

A dica é separar mais tempo para este roteiro. Primeiro por que ele é mais demorado, depois por que vale a pena separar mais dias para apreciar as belezas desta região.

Você poderá conhecer o centro histórico, visitar praias com águas quentes, coisa que não se encontra no litoral lisboeta ou de Sintra e descansar ao barulho das ondas.

Mas se descansar em algum hotel em Faro não é para você, siga para Lagos, onde fica a Praia do Camilo. Nesse caso você precisa pegar o comboio Regional, ele custa cerca de 7,40 euros, o trecho. Ah, a viagem de uma cidade para outra dura menos de 2 horas.

Contudo, mais um pouquinho na estrada valerá a pena, já que Lagos conta com muitas paisagens naturais, um centro histórico conservado e muitas praias limpas e dignas de apreciação.

Para encerrar estes 10 dias, visite Tavira. Para chegar a ela você deve retornar a Faro e pegar um comboio Regional por cerca de 3,20 euros. Ao chegar, você pode fazer um city tour em Tavira em um tuk tuk. Bem divertido!

A viagem demora cerca de 40 minutos e enquanto você faz o trajeto pode conferir muita paisagem bonita. Na cidade você pode conhecer a Ponte Romana de Tavira, ela fica acima do Rio Gilão.

Na sequência, não pode deixar de visitar a Cascata do Pego do Inferno, o Rio Séqua, além das praias de Cabanas e Verde. Para passar a noite na cidade, descubra os hotéis bem avaliados em Tavira.

Excelentes => Passeios em Porto

 

Roteiro de trem de 15 dias por Portugal

Se você tem mais tempo para viajar por Portugal, então significa que pode incluir mais alguns destinos no seu roteiro. Por isso, de Faro você pode seguir para Aveiro.

Novamente, você pode escolher entre o Intercidades e o Alfa-pendular. Você pagará entre 40 e 70 euros pelo bilhete e a viagem pode demorar entre 5 e 6 horas.

Isso depende do comboio escolhido! Mas a parte boa desta viagem é que a estação fica próxima do centro histórico, ou seja, você não precisará andar muito com as bagagens ou pode deixar no seu hotel em Aveiro.

Além disso, em Aveiro você pode visitar a Costa Nova do Prado, o Mosteiro de Jesus e o Farol. Vale a pena destacar que são todos lugares de vistas incríveis, alguns, com paisagens dignas de filme, então merecem a sua atenção. Escolha fazer um cruzeiro em Aveiro, pois será inesquecível!

Viajar de trem por Portugal para conhecer Aveiro

Uma das sugestões aqui é seguir para Aveiro | Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Além disso, de Aveiro você pode seguir para Coimbra, nesse caso, você tem 3 opções de transporte, pode escolher entre o Alfa-pendular, Intercidades ou Regional.

Contudo, a viagem que pode demorar de 56 minutos até 1h10, e pode custar também de 5,35 euros até 20,30 euros. Não esqueça de reservar com antecedência uma hospedagem em Coimbra.

Em Coimbra, você pode iniciar o seu tour pelo centro histórico, apreciar o Rio Mondego, visitar o Museu Machado de Castro, a Sé Velha, a aldeia Portugal dos Pequeninos e o Monastério de Santa Clara. Há também um tour pela Universidade de Coimbra, que é muito famosa.

E agora o último trecho da sua viagem, o Porto. De Coimbra são cerca de 2 horas de viagem, e novamente você tem a opção de escolher o comboio que deseja viajar. Claro que a qualidade da viagem também decidirá o valor a pagar, que pode variar entre 8,90 euros até 22,40 euros.

No entanto, no Porto, um dos destinos mais visitados por turistas, você pode conhecer o Rio Douro, a Vila Nova de Gaia, o Teleférico de Gaia, o Jardim do Morro, além do centro histórico, a Torre dos Clérigos e a Igreja do Carmo.

Do Porto, claro, se este é o final da sua viagem, chegou a hora de retornar ao Brasil. Caso você opte pela opção múltiplos destinos, poderá chegar a Portugal por Lisboa, mas partir para o Brasil sem necessidade de voltar a capital.

Só os melhores => Passeios em Lisboa

 

Dicas para andar de trem em Portugal

Viajar de trem por Portugal é bom?

Interior de vagão de trem português | Foto: Jcornelius, via Wikimedia Commons.

Deu para perceber que dei inúmeras dicas e que caso você queira visitar o maior número possível de locais em poucos dias, por exemplo, em até 15 dias, basta ficar menos tempo em algum destino e seguir sempre viajando.

A dica mais importante nesse caso, é chegar no país, por exemplo, por Lisboa e retornar ao Brasil, do Porto. Assim, consegue otimizar ainda mais o seu itinerário.

Por outro lado, caso queira viajar com mais tranquilidade, basta retirar algum destino do seu trajeto e refazer a soma da passagem. No final, tudo depende do seu objetivo e estilo de viagem. No geral, todavia, para que dê tudo certo na sua viagem de trem por Portugal, anote mais algumas dicas:

  • Sempre verifique o seu roteiro no Comboios Portugal. Por meio do site é possível não só estimar o valor que você irá investir nas passagens, mas também horário dos comboios e claro, comprar seu bilhete. Por falar nisso, saiba como ter internet em Portugal.
  • Sempre digo para comprar as suas passagens com antecedência, pois assim você consegue garantir alguns descontos. Isso também vale para as viagens que você fará de trem em Portugal. Mas não para todas elas, isso por que é possível comprar com antecedência os bilhetes para o Alfa-pendular ou Intercidades, mas não para os Regionais ou Urbanos.
  • Os Comboios Alfa-pendular são mais rápidos e também mais caros. Contudo, eles fazem menos paragens. Um ponto positivo, é que você pode comprar esta passagem com antecedência, ou seja, a partir de 60 dias antes do seu embarque e em alguns casos, poderá economizar até 65%. Lembra que de Faro a Aveiro você pode pagar entre 40 e 70 euros na passagem? Então, caso compre o bilhete com antecedência, terá um belo desconto, fica a dica!
  • Os Comboios Intercidades também fazem longos percursos, mas eles fazem mais paragens. Contudo, você também pode comprar a sua passagem com antecedência, a partir de 60 dias antes da sua viagem e poderá economizar até 65%.
  • Em algumas linhas regionais, em cidades mais antigas, é preciso comprar as passagens diretamente na bilheteria. Por isso, é sempre importante você andar com o dinheiro do bilhete no bolso, assim não corre o risco de ficar sem troco.
  • Nem todos os comboios terão banheiro a bordo. Exemplo disso são os urbanos e regionais. Além disso, vale a pena lembrar que em horários de pico, assim como no Brasil, eles ficam mais cheios, por isso, caso não queira enfrentar trens cheios, fuja destes horários.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

Viaje de trem por Portugal

Viajar de comboio por Portugal internamente ou para outros países pode ser uma ótima opção, tanto para quem deseja não gastar muito com transporte, quanto para quem deseja viajar muito. Como você pode perceber neste artigo, viajar de trem te permite ir a basicamente todas as cidades, ou pelo menos, as mais famosas do país.

Por isso, antes de colocar os pés na estrada, organize seu roteiro, pesquise os valores de bilhetes, busque descontos nos comboios, analise o que cada destino te reserva e monte um roteiro que poderá te surpreender tanto com paisagens incríveis, que você verá pelo caminho, quanto com atrações turísticas belíssimas. E, se preferir, veja como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Se você já fez um tour de trem por Portugal, me conta aqui embaixo como foi e o que você mudaria? Ah gostou das minhas sugestões, conta aqui no box também! Até a próxima e boa viagem!

Assista agora esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

Aprovou as orientações? Tem mais alguma dúvida sobre como viajar de trem por Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário