Home » Trem na Europa: passagens, bagagens etc

Trem na Europa: passagens, bagagens etc

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

As linhas de trem na Europa abrangem desde viagens curtas entre uma cidade e outra dentro do país, até mais longas entre uma nação e outra. Também existem diferentes tipos de trens. Existe até a opção de andar por uma linha ferroviária submarina

Devido à criação das linhas aéreas low cost, a indústria do transporte ferroviário teve que se modernizar e criar opções mais rápidas, baratas e com opções online. Além disso, muitas companhias oferecem facilidades como a possibilidade de transportar animais e bicicletas, por exemplo.

Havendo tantas opções, confira neste texto como funciona a malha ferroviária na Europa, se é mais barato, se compensa mesmo e algumas dicas para escolher a melhor opção.

Ao ler este post, tenho certeza que você não terá mais dúvidas, por exemplo, sobre empresas de trem na Europa, mapa de trens, promoção para andar de trem, melhores viagens de trem pela Europa e roteiro, viagem de trem saindo de Portugal e de outros tantos países, como comprar bilhete de trem etc. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Trem na Europa

Existem diferentes tipos de trem na Europa:

  • Alta velocidade: A mais de 300 km por hora.
  • Regionais: Vão praticamente a qualquer lugar da Europa.
  • Panorâmicos: Passam por paisagens incríveis
  • Noturnos: Uma ótima opção para economizar com o hotel e não perder o dia viajando.
  • Intercidades: Entre as principais cidades do país, menos paradas.
  • Submerso: Túnel com parte submarina onde passa o trem.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Trem na Europa: mapa

rail europe brasil telefone

8 são as rotas de trem mais procuradas na Europa.

Observando o mapa ferroviário da Europa, percebe-se que as possibilidades são muitas. São 28 países acessíveis por trem no continente europeu, sendo mais de 240 mil quilômetros de possibilidades para quem adere a esse tipo de transporte.

As rotas mais procuradas e o tempo de viagem em trens de alta velocidade, segundo grandes sites de venda de passagens, são:

  • Roma-Florença — 1 hora e 30 minutos para completar a viagem.
  • Paris-Roma — Duração de pouco mais de 11 horas de viagem.
  • Madrid-Barcelona — 2 horas e meia de viagem.
  • Amsterdã-Bruxelas — Pouco menos de 2 horas.
  • Viena-Budapeste — 3 horas de viagem.
  • Londres-Paris — Pouco mais de 2 horas de viagem.
  • Paris-Barcelona — 6 horas e 15 minutos de duração.
  • Paris-Amsterdã — Pouco mais de 3 horas de viagem.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Trem na Europa: passagens

promoção trem europa

Não deixe para comprar as passagens em cima da hora.

Existem 2 tipos de passagem de trem na Europa: As avulsas e os passes. As avulsas são compradas por trecho e podem ser adquiridas tanto na estação ferroviária, como online.

 

Passes de trem na Europa

Os passes permitem que você faça quantas viagens de trem queira em apenas um país, ou em mais de um, por um preço pago previamente, durante um período.

A vantagem do passe é poder fazer viagens ilimitadas. Quem adquire o passe pode fazer quantas viagens quiser, seja no mesmo dia ou em períodos mais espaçados.

Existe até a opção de adquirir passes com direito a viajar por todos os 28 países que o trem na Europa passa. E Vale descobrir qual é o país mais barato para viajar na Europa para traçar o seu roteiro.

 

Bilhetes de trem na Europa

Já os bilhetes avulsos são uma boa opção para quem vai fazer poucas viagens e se programou bem. Isso porque, passagens avulsas compradas com bastante antecedência saem mais barato. Do mesmo modo, comprar passagens em cima da hora, no próprio terminal ou até cancelamentos, sai bem mais caro.

Outro problema se você deixar para comprar passagens na hora, é que alguns trens exigem reserva de assento. É o caso da maioria dos trens de alta velocidade, e também dos trens noturnos — Aqueles em que é possível viajar de madrugada, economizar a diária do hotel e ainda não perder horas do dia.

Se a reserva for obrigatória e você não tiver realizado, há o risco de não poder embarcar. É importante verificar esse detalhe ao comprar a passagem.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Para os trens regionais, por outra parte, pode-se comprar a passagem no próprio terminal, sem muita diferença de preço, já que na maioria das vezes possuem um valor fixo, nem há necessidade de reserva. Confira também qual é o mês mais barato para viajar para Europa.

Ao comprar a passagem, você pode selecionar o modo de recebê-la. Há companhias com aplicativos de celular que geram um código QR que pode ser apresentado ao responsável ao embarcar. Outras dão a opção de enviar por correio, imprimir em uma máquina na própria estação ou imprimir em casa.

 

Classes nos trens da Europa

Você também terá que escolher entre adquirir a passagem de primeira ou segunda classe nos trens da Europa. As diferenças, além do preço, estão nas instalações e espaço.

Na primeira classe, geralmente os vagões são mais vazios. E o público presente normalmente é de executivos que não transportam mala, e há menos famílias, e consequentemente menos crianças, menos barulho. Há mais espaço entre as poltronas, mais espaço para bagagem, e pode ser que haja wi-fi, comida, bebida e até jornal de graça.

Na segunda classe, a equivalente da econômica dos aviões, há menos espaço e o lugar para bagagem é mais disputado, além de haver mais pessoas.

Porém, os trens na Europa são conhecidos por serem confortáveis por si só, independente da classe. Então, talvez não faça tanta diferença para você, principalmente em trajetos menores.

Agora se houver promoções com super descontos na primeira classe — o que pode ocorrer quando não há muitas reservas — é uma oportunidade de conhecer o melhor desse meio de transporte.

Prático => Chip na Europa

 

Trem na Europa: bagagens

bilhete de trem

Evite carregar muita bagagem.

Salvo poucas exceções, não há limite de bagagem nos trens na Europa. A bagagem também não é despachada.

Ao entrar no trem, procure pelos racks, onde se guardam as malas. Se estiver lotado, o jeito é tentar colocar nas prateleiras acima do assento.

Não é ideal carregar muita bagagem — você mesmo as carregará, colocará no bagageiro e será responsável por elas. Não é como nos aviões, com taxa de despacho e limite de peso.

Além disso, as prateleiras são apertadas, então se sua mala for muito grande talvez nem caiba. Se você for viajar de segunda classe, geralmente esses vagões são cheios.

Se houver muitas malas, talvez se torne uma disputa encontrar um lugar para elas enquanto outras pessoas tentam fazer o mesmo.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Trem na Europa é barato?

viagem de trem pela europa saindo de portugal

Custo vai depender da região da Europa em que você estará.

A resposta é depende. Depende do seu destino, de onde fica a estação de trem e qual o tipo de trem.

Se for comparar ao aeroporto, por exemplo, há vários fatores a serem acrescentados ao valor de custo da passagem. Os aeroportos normalmente são fora da cidade, e então você terá que: Ou pegar uma carona, ou ir de ônibus, ou de táxi — O que é mais caro que a passagem de trem em si.

As estações de trem normalmente são no centro da cidade e são ligadas às linhas de metrô.

Além disso, quais os destinos do seu roteiro? São cidades próximas com paradas curtas, ou longas e/ou cidades distantes? Por isso, tudo vai depender de vários fatores. Pesquise bem sobre cada destino.

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

 

Trem na Europa: onde vale e onde não vale

Andar de trem na Europa é bom?

Para distâncias grandes, opte pelo trajeto aéreo.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Andar de trem na Europa se torna ideal apenas em termos de custo em distâncias curtas. Além disso, os trens, mesmo que sejam de alta-velocidade, são mais lentos em comparação aos aviões.

Claro que se deve levar em conta o tempo de espera entre chegar ao aeroporto, fazer check-in, despachar as malas, e os valores pagos em tudo isso.

Mas falando de custo da passagem, os trens na Europa perdem de longe para o concorrente, a não ser que você queira olhar a paisagem — embora na maior parte do tempo vá ser apenas um borrão.

Para longas distâncias, o melhor é o avião. Com a criação das passagens de baixo custo, o valor do avião fica bem mais em conta se comparado.

Mesmo tendo que pagar pela bagagem extra e com o risco de extravio, não haverá o problema de subir escadas com a mala e procurar lugar para ela. Por isso, descubra uma  companhia aérea para viajar para Europa.

Como sempre, o melhor é montar o roteiro com meses de antecedência, pesquisar nos sites das companhias ferroviárias e aéreas qual o valor para o período, e qual a duração da viagem.

Veja mais sobre => Viajar barato para Europa

 

Trem na Europa: dicas

Orientações são sempre bem-vindas: em tudo! Por isso, a seguir tome nota de algumas dicas para viajar de trem na Europa:

  • Como já mencionado, comprar as passagens com antecedência vai alterar em muito o quanto você irá gastar na viagem, positiva ou negativamente;
  • Seja pontual. Os trens na Europa saem no horário exato marcado, a não ser que haja algum imprevisto climático. É a tal da pontualidade europeia que ouvimos falar bastante;
  • Durante a viagem, um funcionário irá passar pelo seu assento para validar seu ticket, então não perca o seu bilhete!
  • Dependendo da companhia ou estação de trem, a validação ocorre em máquinas. Então fique atento para evitar ser pego de surpresa;
  • Leve um lanche, principalmente para viagens longas. Em alguns trens na Europa costuma haver um vagão com um restaurante. Porém, as refeições e lanches costumam ser caros;
  • Carregue sempre consigo medicamentos para enjoo, dor de cabeça, cólica e os de uso contínuos. Nunca se sabe que mal-estar você pode sofrer durante a viagem, então é melhor se prevenir;
  • Leve bagagem leve sempre;
  • As paradas nem sempre são anunciadas. Então fique esperto para não perder a sua estação;

Compare => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Faça uma excelente viagem de trem na Europa

Totalmente fora da nossa realidade com brasileiros, conhecer os trens na Europa é uma experiência obrigatória.

Super confortáveis, dão a oportunidade de conhecer várias pessoas em seu dia a dia e ver como cada cidade vive. Andar de trem na Europa também dá a oportunidade de ver paisagens de tirar o fôlego, sem nem ter que parar naquele lugar.

Também possibilita economizar uma diária de hotel e realizar a viagem à noite, e economizar com traslado ao aeroporto, despacho de malas, e uns dos bens mais valiosos dos viajantes que é o tempo. E confira também o post com mais dicas sobre como viajar de trem na Europa pela primeira vez.

Bom, são diversas as razões para não deixar de conhecer e usufruir muito desse meio transporte com cara de Europa.

Planeje-se bem e assista esse vídeo incrível feito pelo  site oficial de turismo da Europa para todos aqueles que querem visitar o continente:


Gostou das dicas? Quais roteiros você pretende fazer de trem na Europa? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário