Como viajar de trem pela Europa pela primeira vez

por Aline Derísio

Como viajar de trem pela Europa? Quando eu comecei a planejar a minha viagem para o Velho Continente, o primeiro questionamento era justamente esse; na época eu procurava em redes sociais e sites informações de forma clara e eficaz, mas nem sempre encontrava. Afinal, eu tinha certeza que nenhuma experiência é completa na Europa sem pelo menos um percurso de trem.

E nada melhor do que chegar ao seu destino já sabendo qual é a melhor forma de viajar de trem pela Europa (mais barata, confortável e segura) e como comprar as passagens. Além disso, quais são as possíveis “pegadinhas” que podem acontecer durante a viagem e os cuidados que devo tomar.

Para isso, separei as melhores situações e dicas com o objetivo em te ajudar no planejamento da sua viagem de trem para as encantadoras cidades europeias.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Como viajar de trem pela Europa?

Viagem de trem pela Europa

Aprecie os cenários mais belos da Europa ao viajar de trem.

Viajar de trem pela Europa pode ser um pouco confuso no início, mas depois que se acostumar verá que é simples. Quando você chegar na estação, vai se deparar com grandes painéis eletrônicos espalhados com as informações necessárias, como horários das saídas dos trens, parada intermediária, destino final e a plataforma de embarque.

Atenção! Você nem sempre vai descer no destino final, então fique de olho em cada estação que o trem parar. Além disso, verifique o horário da sua parada, que estará disponível nos cartazes amarelos do setor de informação, daí você não precisará gastar o seu inglês.

Você também deverá se dirigir na plataforma que estará sinalizada nos painéis eletrônicos ou na sua passagem. Na hora do embarque, na maioria das vezes, não precisará de check-in.

Somente os trens como Eurostar, AVE e o Thalys que solicitam identificação e checagem da bagagem pelo raio-X; basta achar a sua plataforma, entrar no trem e esperar um funcionário checar a sua passagem.

É importante ressaltar que nos sites das empresas de trem é demonstrado o tempo que levará cada trecho e todas as informações que você precisar. Pra facilitar ainda mais, baixe o aplicativo ou visite o site da campainha ferroviária que mostrará todas as informações da sua viagem.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Europa »

 

Como comprar passagens de trem pela Europa?

Tipos de passagem de trem na Europa

Milhões de pessoas utilizam os trens para se locomover na Europa.

Para viajar de trem pela Europa não é tão difícil quanto a gente pensa, mas é ter um pouco de atenção na hora de comprar as passagens. É importante você saber a diferença entre as passagens de trem que são:

  • Passagens avulsas: permite viajar somente para um país, ou seja, de ponto a ponto. Você escolherá o destino que pretende conhecer e o bilhete será somente para aquele trecho.
  • Passes: Caso a ideia seja conhecer mais de um país, o ideal são os passes que permitem viagens ilimitadas entre os países selecionados durante diferentes períodos de tempo. Os passes são vantajosos apenas se você fizer várias viagens de trem através das fronteiras ou conhecer várias cidades no mesmo país. Os trens noturnos não estão inclusos nos passes, você terá que comprar outro bilhete.

Os diferentes tipos de passes são:

Global Pass: oferece viagens de trem para 31 países diferentes pela Europa com apenas um passe. Você viajará livremente por esses países. Por exemplo, 1, 2 ou 3 meses consecutivos de viagem ilimitada.

One country pass: o passe ilimitado de um único país nada mais é que um bilhete que te permite viajar livremente para conhecer as cidades de um país em um determinado período.

Por exemplo, se você for para a França, poderá viajar para onde quiser nas cidades francesas no período de 20 dias.

Regional Pass: permite viajar livremente em até 2 países fronteiriços e nas cidades deles em um determinado tempo.

Select Pass: permite viajar por até 4 países selecionados. Você só poderá viajar para países que tem fronteira, por exemplo, Suíça, Alemanha, França e Itália.

Depois que você selecionar o passe, o preço dependerá da classe do serviço selecionado, primeira ou segunda, e do número de dias de viagens de trem; para conhecer 4 países diferentes na segunda classe, você pagará a partir de €279.

Como funciona? => Chip na Europa

 

Como comprar bilhetes de trem na Europa

Preços de passagens de trem na Europa

Site da Rail Europe tem versão em português e oferece amplo serviço de busca.

Os bilhetes de trem podem ser comprados pessoalmente, inclusive na hora da viagem, no caso dos trens regionais; porém o valor poderá sair mais caro e você não poderá escolher o assento.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

De maneira mais prática, pela internet, existem várias opções de companhias ferroviárias europeias e o site Rail Europe (em português, compila a maioria delas e apresenta os bilhetes de trem em oferta na Europa; fácil de entender e de tirar as suas dúvidas.

Compre os seus bilhetes com antecedência e você terá um desconto de até 70%; sem contar que eles poderão ser entregues pelo correio, impressos na sua casa, ou retirados na estação.

Por fim, avalie se vale a pena comprar os passes ou passagens avulsas de acordo com a sua rota de viagem. A ideia de comprar de cara o passe parece maravilhosa, mas existem muitas exceções para usa-lo e alguns percursos não os aceitam.

Por exemplo, para os destinos como França e Inglaterra que passam pelo canal da mancha, você terá que comprar passagem avulsa, pois não aceitam os passes.

Por outro lado, se você quer flexibilidade, vale a pena comprar um dos passes citados. Por exemplo, se você quer viajar sem se planejar chegando na Europa e decidir tudo na hora, é uma ótima opção adquirir o passe, dependendo do país que você esteja; em termo de custo, também valerá a pena em poucos casos.

Incrível =>

 

Como são as estações de trem na Europa?

Dicas para viajar de trem pela Europa

Informativos na estação de trem em Londres.

As estações de trem na Europa podem ser algo intimidante diante de tantas informações e dinâmica diferente dos aeroportos e rodoviárias, ainda mais que não temos um sistema ferroviário importante no Brasil.

Entretanto, se você chegar com antecedência, os próximos passos serão intuitivos e aos poucos você vai se habituando a pegar o trem como um nativo.

Eu já me deparei com estações de trem deslumbrantes ao longo do meu caminho pela Europa. Além disso, as estações são bem localizadas e tem conexão com os transportes públicos.

Confira =>

 

Como é a viagem de trem na Europa

Como é viajar de trem na Europa?

Olhar as belas paisagens faz o tempo da viagem passar mais depressa.

Viajar de trem pela Europa garantirá que você chegue ao seu destino de forma rápida, eficiente e prática; além de ser uma viagem confortável com um percurso cheio de paisagens magníficas, parecendo que saíram de um quadro de pintura. Para mim faz parte da experiência viajar de trem pela Europa e recomendo que deixe a sua câmera fotográfica preparada.

Entretanto, dependendo da cidade em que você vai descer existirão muitas baldeações; será bem cansativo e para não se perder use o aplicativo da empresa ferroviária junto com o Google Maps.

Existem também os trens noturnos (opção mais cara), que te oferecem conforto para viajar à noite. Há diferentes preços das passagens, como assentos reclináveis até cabines privativas com cama e banheiro; é uma boa opção para se economizar tempo ao viajar entre um destino e outro enquanto dorme.

Sem fila => 

 

Dicas gerais de como andar de trem na Europa

Viajar de trem pela Europa é fácil?

Fique atento as dicas para ter uma viagem tranquila dentro do trem.

Reserva de assento: verifique se o seu passe está incluso reserva de assento, pois em alguns casos, como viagens curtas, não há demarcação; ao contrário dos passes, a reserva de assento já vem inclusa nos bilhetes de trem.

Atenção com esse detalhe, pois não dará para reservar na hora da viagem o seu assento e a reserva deverá ser feita com antecedência, 2 ou 3 dias antes.

Autorização da viagem de trem: se você optar por comprar o passe, terá que ver as instruções de pegar uma autorização assim que você começar a sua primeira viagem; nos pontos turísticos da estação de trem, deverá carimbar o seu bilhete autorizando a partir daquele momento a seguir viagem.

No caso do bilhete que terá validade de 20 dias, o tempo começara a contar a partir do dia em que for carimbado.

Conexão de trem e aeroporto: muitas estações de trem te levam até o aeroporto e vice-versa. Quando estiver no aeroporto, pergunte no balcão de informações se tem estação de trem ou metro que faça conexão com o seu bilhete; geralmente você não pagará nada para ir até o cento da cidade. Assim já economiza o dinheiro do táxi. E por falar em economia, saiba qual é o país mais barato para viajar na Europa.

Manutenção nos trechos de trem: quando você estiver em mãos com o seu bilhete, sempre verifique se veio junto uma passagem de ônibus. Durante o ano, muitos trilhos dos trens passam por manutenção e isso pode acontecer que no dia em você for viajar algum trecho esteja interditado.

A empresa ferroviária te encaminhará para um ônibus que te levará até a estação de trem mais próxima do seu destino final. Não terá como mudar essa situação depois que comprou o bilhete, é mais para você ficar atento e não se assustar nas diferentes intercorrências.

No máximo o que você poderá fazer é, antes de comprar o bilhete, verificar as estações em manutenção, mas isso é bem relativo. Se você usar os aplicativos das empresas ferroviárias, muito provavelmente será avisado de manutenções. Eles costumam enviar alertas. Isso acontece também quando o tempo ruim ou greves paralisam os serviços.

Hotel próximo à estação de trem: para facilitar o seu deslocamento na cidade que irá visitar e economizar com táxi, escolha um hotel próximo a estação de trem que você irá chegar. Atenção, porque existem muitas cidades europeias que possuem mais que uma estação de trem.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Viaje leve: o que eu sempre digo para os meus amigos que querem viajar de trem para a Europa é “viaje leve” (com pouco peso na mala), porque você que irá carregar para cima e para baixo a sua mala e colocará a sua bagagem no maleiro do trem, etc.

Posso dizer que andar com mala pesada nas estações é uma furada. Existe uma quantidade enorme de escadas em determinadas estações. Sem falar que os próprios vagões são altos e você terá que suspender a bagagem e nem sempre terá alguém para ajudar, se for preciso.

Segurança na viagem de trem: se você for daquelas pessoas desconfiadas assim como eu, leve na viagem um cadeado para colocar na sua mala; às vezes, não conseguirá colocar a bagagem próxima do seu assento e terá que colocar no final do trem, não tendo outra opção. Então, para viajar mais tranquilo e evitar roubos eu aconselho colocar um cadeado na sua bagagem.

Além disso, cuidado nas estações de trem. Já ouvi falar que turista é um sujeito desatento e relaxado. Não seja essa pessoa, fique sempre atento aos seus pertences e evite papo mole com desconhecidos.

Por isso, vale mais uma vez o conselho que já dei acima: viaje leve. Quanto menos coisas nas mãos, menos chances de esquecer algo.

É difícil hoje distribuir atenção entre o celular, a mala, o encosto do pescoço, outra bolsa de mão, documentos, ticket das passagens para fiscalização… enfim, é muito detalhe para apenas duas mãos.

Acomodação das bagagens: acomode as suas bagagens somente quando encontrar o vagão certo. Os trens podem se desmembrar durante a viagem e a sua bagagem pode ir para outro destino. Lembre-se: o trem tem lugares específicos para colocar sua mala.

Se ela for pequena, fica mais fácil até mesmo colocá-la nos dispositivos acima das cadeiras, mas para malas maiores, você terá que usar o compartimento próprio para isso., que nem sempre fica ao alcance da sua visão.

Encontrando o seu lugar no trem: ao comprar uma passagem de trem, você terá em mãos as informações como a classe, o número do vagão e do assento.

Para não sentar no lugar errado, olhe na plataforma a indicação da composição do trem, por exemplo, onde ficam o seu vagão, a classe 1ª e 2ª e o vagão-restaurante. Assim como, preste atenção à classe do bilhete.

Leve um lanchinho: nem todos os trens têm a opção de refeição, assim como nem todos tem preços e qualidades convidativos. Por via das dúvidas, leve um lanche ou snacks na viagem; bebidas como café e chá já é comum ser oferecido até como cortesia.

Conheça => 

 

Descubra como viajar de trem pela Europa

Para explorar a rica diversidade da Europa, nada melhor do que sentar-se próximo da janela de um trem e não sentir o tempo passar na sua viagem. Imagine-se tomando um café ou um chocolate quente observando a paisagem, quem vai se preocupar com a duração do percurso?

Entretanto, viajar de trem pela Europa valerá a pena quando o seu trajeto for de aproximadamente 5 horas. Diferente de viajar de avião, existe a praticidade de não ter que sair 3 horas de antecedência para ir ao aeroporto, não precisa fazer check-in, despachar a mala e é só depois embarcar. A maioria das estações ficam no centro da cidade e os trens quase nunca atrasam para sair.

Uma viagem de trem pela Europa deve estar no roteiro de todo viajante. E para que essa experiência seja sem “perrengues” e com economia, sempre planeje a sua viagem com antecedência.

Mas todo o planejamento vale a pena. Dá só um olhada neste vídeo sensacional feito pelo site oficial de turismo na Europa:

E você, tem alguma dúvida ou dica legal sobre viajar de trem pela Europa? Deixe nos comentários abaixo e curta nossas redes sociais!

 

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais