Confira como são as estações do ano na Europa

por Pâmela Queiróz

As estações do ano na Europa apresentam climas bem diferentes dos que conhecemos no Brasil. Por isso, se você planeja visitar o velho continente, saiba que precisa estar de olho nas temperaturas e escolher a época que é mais compatível com as suas necessidades. Isso te ajudará não só a se prevenir do frio, mas também do calor excessivo.

Só para ilustrar, a Europa fica no Hemisfério Norte. Enquanto ela possui estações mais definidas, o Brasil, por exemplo, que está no Hemisfério Sul, tem clima tropical. Por isso, ao acordar em algum país europeu e ao ver o frio, não se engane, ele irá te acompanhar pelo resto do dia. O mesmo ocorre quando é verão. Você não irá lidar com sol forte de manhã e chuvas no período da tarde como acontece nos estados brasileiros.

Vale destacar que do mesmo jeito que o verão e o inverno podem ser bem intensos, a primavera traz toda a beleza das flores e o outono aquele ar romântico, cheio de folhas caídas no chão. Isso ocorre pela sazonalidade das estações. Por isso, o clima será basicamente o mesmo em todo o continente. Mas é claro, alguns países poderão apresentar mais frio ou mais calor em relação a outros.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Estações do ano na Europa

Embora as estações dos países europeus não surpreendam, você ainda pode encontrar um dia quente e cheio de ventos, em pleno dezembro siciliano ou até algum frio no verão escocês.

Mas, no geral, as temperaturas do velho continente serão sempre bem definidas. O verão será muito quente. O inverno, pode ir abaixo de zero. A primavera será florida e o outono terá muitas árvores secas.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Estações do ano na Europa: o que esperar

estações do ano na europa 2018

O clima no território europeu é, geralmente, frio.

Contudo, ninguém está livre de sentir um tempo um tanto estranho na Inglaterra, em Londres – Reino Unido ou na República Checa, capital de Praga. Por falar nisso, confira onde ficar em Praga.

Isso por que em alguns lugares do Velho Continente, você irá lidar mais com a humidade durante o outono. Por outro lado, encontrará clima seco na primavera, verão e inverno.

Dito isso, vale lembrar que se o seu destino são os Alpes, então se prepare para encarar um pouco de chuva, já que nestas regiões ela costuma aparecer constantemente e quase que o ano todo.

A neve também estará presente. Então não deixe de escolher as roupas certas para a sua bagagem, isso inclui desde camisetas e calças térmicas, até calçados mais especiais, fica a dica.

Por falar nisso, é bom destacar que saber como será a estação do ano, no período da sua viagem, ajuda não só a escolher os looks, mas também a programar os eventos e atrações turísticas que serão visitadas.

Então, anote as primeiras dicas sobre as estações do ano e depois se prepare para conhecer um pouco mais sobre o clima europeu.

Melhores => Passeios na Europa

 

Estações do ano: quando mudam as estações

estações do ano na europa 2019

Início da primavera é a época com passagens mais baratas para a Europa.

Europa – Hemisfério Norte

  • Primavera: Março até Junho
  • Verão: Junho até Setembro
  • Outono: Setembro até Dezembro
  • Inverno: Dezembro até Março

Prático => Chip na Europa

 

Brasil – Hemisfério Sul

  • Outono: Março até Junho
  • Inverno: Junho até Setembro
  • Primavera: Setembro até Dezembro
  • Verão: Dezembro até Março

Agora que você já sabe quando mudam as estações na Europa e, inclusive, pode compará-las com as quatro estações do Brasil. Fique por dentro de como será a temperatura em cada período e organize a sua bagagem de acordo com os termômetros.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Como é o verão na Europa?

verão europeu 2018

Continente também possui belas paisagens naturais tropicais.

O verão chega logo depois da primavera. Por isso, no finalzinho da estação mais florida do ano, já é possível começar a tirar as peças mais leves do guarda-roupas.

Em alguns lugares do Velho Continente, como, por exemplo, Portugal, os termômetros poderão chegar facilmente aos 40 graus. Isso também poderá acontecer em outros países, famosos por serem bem gelados, como a Espanha e Alemanha.

A parte boa do verão é que os dias ficarão muito longos e em alguns deles, acredite se quiser, o sol poderá se por perto das 22 horas. Dito isso, saiba que não é só os turistas que querem aproveitar este benefício.

Uma vez que os europeus podem vivenciar as temperaturas mais quentes, cerca de 3 meses do ano, muitos locais estarão praticamente os dias todos nas ruas.

Então se você planeja turistar no verão europeu, se prepare para encontrar algumas filas para ver monumentos famosos, ou até mesmo entrar em museus.

Ainda que os europeus deem preferência para espaços ao ar livre, vale ressaltar que praticamente todos os locais ficam muito mais cheios que o comum. Claro que isso também influencia o valor das atrações turísticas e hospedagens. Então fique atento a este item!

Por outro lado, se você gosta de um pouco de sol, mas não quer vivenciar climas escaldantes, saiba que em países como Finlândia, as temperaturas não passam de 25 graus no verão.

Mas como nem tudo são flores, é importante avisar que junto com o calor, chega a época das queimadas. Isso porque o clima fica extremamente seco.

Por isso, ao passear perto de florestas e parques, nem pense em acender um lume. Ah, informação importante: o verão europeu chega ao ápice em agosto. Uma última dica, ao turistar pelos países europeus nesta época, se hidrate!

E aproveite para ler também o artigo com tudo sobre o verão na Europa.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Países para visitar no verão

Portugal

abril na europa

Verão em Portugal propicia refeições com um lindo visual.

Portugal pode ser um ótimo destino para você visitar durante o verão. Além de possuir belíssimas praias, não só no Algarve, mas em Lisboa também, nesse país, você encontra inúmeras atrações turísticas e festivais de música.

Durante o verão as temperaturas podem chegar até os 40 graus nas cidades portuguesas. Então esteja preparado para muito calor. A dica é colocar na bagagem roupas leves e confortáveis, além é claro de peças para praia e protetor solar.

Só os melhores => Passeios em Lisboa

 

Espanha

Estações do ano na Europa: verão na espanha

Espanha possui belíssimas praias.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

A Espanha também é um país muito procurado durante o verão. Neste período as temperaturas podem atingir os 30 graus facilmente. Inclusive, em agosto, mês mais quente do ano espanhol, em Madri, os termômetros podem até ultrapassar a média do país.

Você poderá visitar muitas praias e fazer muitos passeios turísticos. Mas se você não quer ficar sob um sol escaldante, saiba que na região da Galícia, vai encontrar temperaturas mais amenas, perto dos 20 graus.

Interessante => O que fazer de melhor na Espanha

 

Como é o inverno na Europa?

inverno europeu 2019

O inverno europeu é um dos mais frios do mundo.

Se no verão os dias são quase intermináveis, no inverno eles são bem curtos. Em muitas ocasiões, só para ilustrar, os dias não só terminam escuros, como eles simplesmente começam assim.

Para você ter uma ideia, muitas vezes a noite começa por volta das 16 ou 17 horas. No entanto, confesso, este clima tem a sua beleza, e se você gosta de temperaturas baixas, não irá se importar com a tonalidade do céu.

Claro que enquanto países como a Inglaterra, Alemanha e Áustria o dia acaba bem cedo e o clima é quase sempre cinza, em outros locais como Portugal e Holanda, você ainda terá a chance de ver céus azuis e muito limpos. Em algumas ocasiões, poderá encontrar até um tímido sol, mas claro, que frio. Não se engane, o inverno europeu é muito frio.

Por isso, ao viajar para Europa neste período, pesquise o seu destino para verificar a necessidade de levar na bagagem ou comprar logo que chegar ao país que irá visitar, roupas específicas ou especiais para a estação.

Não sei se você já conhece a técnica da cebola, mas ela poderá ser uma importante aliada na hora de montar a sua mala. Só para você ficar por dentro, este é um método que inicia a vestimenta com peças térmicas, na sequência passa para roupas de lã e por fim casacos mais pesados.

Voltando as temperaturas geladas, vale destacar que você não encontrará apenas neve, na maior parte dos países europeus. A chuva também estará presente. Por isso, se lembre de levar casacos e sapatos impermeáveis.

Além de o inverno europeu ser bem rigoroso, saiba que nos países localizados no norte ocorrem nevascas intensas e em algumas situações não é possível trafegar nas estradas ou mesmo viajar de avião.

Dito isso, escolha bem o seu destino para não ficar preso, já que ao enfrentar uma nevasca, será preciso esperar o clima acalmar e também as estradas serem limpas.

Ah, e não deixe de ler também o artigo com tudo sobre o inverno na Europa.

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Países para visitar no inverno

Áustria

Estações do ano na Europa: em qual época visitar a Áustria?

Kitzbühel, Áustria | Foto: Wolfgang Glock, via Wikimedia Commons.

Se você deseja sentir bastante frio, uma boa opção pode ser a Áustria. O inverno é bem rigoroso e pode ficar bem abaixo dos 7 graus. Claro que a temperatura mínima vai depender de cada cidade, mas tenha em mente que quanto mais perto você estiver da região dos Alpes, mais baixas serão as temperaturas.

Inglaterra

Estações do ano na Europa: quando ir para a Inglaterra?

London Eye é um dos principais pontos turísticos de Londres.

A Inglaterra não é um lugar para sentir frio extremo, como na Islândia ou na Noruega. Porém, você poderá turistar com estilo e claro, passar algum frio, já que os termômetros chegam facilmente aos 4 graus.

Contudo, se lembre que o país é famoso por sua tonalidade cinzenta e dias curtos. Muitas vezes, durante o inverno, às 16 horas já é noite!

Melhores => Atividades turísticas no Reino Unido 

 

Como é a primavera na Europa?

Qual das estações do ano na Europa é melhor para viajar?

Essa é uma das melhores épocas para viajar para Europa.

A primavera é uma das estações mais belas do velho continente. Neste período as árvores florescem, as ruas, parques e jardins se tornam coloridos, o sol aparece em praticamente todos os dias. Por falar nisso, é na primavera que os dias começam a ficam mais longos. Só para ilustrar, muitas vezes começa a anoitecer perto das 19 horas.

Por outro lado, os ventos não dão descanso, mesmo não sendo fortes ventanias, eles conseguem deixar alguns dias tipicamente ensolarados, bem mais gelados.

Além disso, a chuva também pode aparecer, então lembre-se de ter um pequeno guarda-chuva em sua bagagem. Contudo, tanto pela beleza, quanto pela possibilidade de visitar mais as praias, os europeus adoram esta estação. A boa notícia é que este período também é propício para os turistas.

Isso por que é baixa temporada para o turismo europeu. Dessa forma, você encontra não só muitas atrações turísticas para visitar, adianto que a maior parte delas sem filas intermináveis, mas também não precisa pagar preços altíssimos para turistar.

Além disso, ao mesmo tempo em que as temperaturas podem ser frias o suficiente para esquiar nos Alpes, elas são quentes para andar em parques e praias.

Por falar em turismo, saiba que este é um período bom para conhecer a Europa, pois as companhias aéreas costumam oferecer preços mais razoáveis nesta época do ano. Mas além delas, hotéis, hostels e restaurantes também possuem preços mais baixos, em relação ao verão, por exemplo.

Se você visitar o velho continente na primavera, não deixe de passar pela Holanda, onde os jardins são floridos e muitas tulipas decoram as cidades. Na Inglaterra e na Espanha você também poderá encontrar beleza semelhantes.

Aproveitando a oportunidade, recomendo que depois você faça a leitura do artigo com dicas da melhor época para viajar para o continente europeu.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

Países para visitar na primavera

Holanda

Estações do ano na Europa: quando ir para a Holanda?

Holanda é dos países da Europa mais bonitos na primavera.

Durante a primavera, faz cerca de 15 graus na Holanda. Além de ser um dos países mais famosos para se visitar neste período, dado a quantidade de flores que desabrocham, o turismo holandês, sobretudo em Amsterdam, ainda promete muita diversidade.

Uma vez que as cidades holandesas são praticamente planas, esta é uma boa época para visitar o país e fazer caminhadas e conhecer pontos turísticos sem precisar usar transporte público.

Não perca => Tours imperdíveis em Amsterdam

 

Itália

Estações do ano na Europa: quando ir para Roma?

Roma também apresenta belas paisagens na primavera.

A Itália também pode ser uma boa pedida para a primavera. No período as temperaturas chegam aos 15 graus. Mas vale lembrar que elas vão variar de cidade para cidade.

Por isso, enquanto alguns destinos, como Toscana, poderão apresentar belas paisagens, outros como Roma, poderão estar gelados. Então, antes de viajar para este destino, tenha atenção a cidade que irá turistar.

Melhores => Passeios na Itália

 

Como é o outono na Europa?

Estações do ano na Europa: é bom visitar no outono?

Outono também é uma estação interessante para viajar para a Europa.

O outono é a minha estação preferida do ano. Não só pelas cores projetadas pelas árvores e folhas secas que caem nas ruas e calçadas, mas também por que ainda é possível encontrar um pouco de calor, mas um clima mais fresco.

É no outono que o inverno começa a dar os primeiros sinais da sua chegada. E por isso, esta também se torna uma ótima época para fazer turismo. Mas antes de falar sobre isso, confira alguns aspectos dessa estação.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Durante o outono, alguns países europeus são atingidos por chuvas e as temperaturas começam a cair dia após dia. Devido à instabilidade do clima, as cidades europeias começam a ganhar novas tonalidades. Assim, elas se tornam cenários de filmes, e cores como o marrom e amarelo estão em praticamente todos os lugares.

Claro que se o frio começa a chegar, o dia também termina mais cedo. Neste período o sol se põe por volta das 17 horas e isso, claro, deixa os ambientes com aquela carinha de inverno, mesmo que as temperaturas ainda sejam bem suportáveis ao ar livre.

Lembra que eu disse que este é um bom período para fazer turismo? Então, nesta época muitos turistas aproveitam para conhecer países produtores de vinho.

Em locais como Portugal, França, Espanha e Itália, por exemplo, existe não apenas festivais da bebida, mas também eventos que celebram as colheitas. Além disso, esta também é uma boa época para quem deseja frequentar as temporadas de óperas e concertos musicais.

Mas como sempre digo, nem tudo são flores, ainda mais no outono, onde elas secam. Brincadeiras à parte, esteja atento ao seu destino. Pois muitos países europeus não estão livres de ondas de frio mais intensas ou até mesmo chuvas de granizo.

Por isso, alguns deles, aproveitam o período para encerrar atrações turísticas, inclusive, alguns hotéis fecham as portas durante a temporada, entre outubro e novembro.

Saiba mais => Mês mais barato para viajar para Europa

 

Países para visitar no outono

França

Estações do ano na Europa: quando ir para Paris?

Entardecer de outono em Paris.

A França é um ótimo local para visitar no outono. As temperaturas podem chegar aos 9 graus durante o período. Sim, eu sei, já está mais frio. Mas consegue imaginar como ficam as paisagens francesas nesta época?

Pois é, muito bonitas, o que dá não só um contraste com a beleza da Torre Eiffel, mas torna os passeios mais atraentes. Contudo, vale lembrar que neste período pode chover, então vale a pena pesquisar bem a data da sua viagem, para não ter as atividades interrompidas pela chuva.

Curta => Tours incríveis na França

 

Escócia

Estações do ano na Europa: quando ir para a Escócia?

Edimburgo, capital da Escócia | Foto: Hernán Piñera, via Wikimedia Commons.

Ao viajar no outono, que fique bem claro, sempre tem o risco de encontrar um pouco de chuva pelo caminho. Mas conforme eu disse em vários trechos deste artigo, sempre pesquise o seu destino antes de colocar os pés na estrada, pois o clima pode mudar de cidade para cidade.

Dito isso, um local muito belo para visitar nesta estação é a Escócia. Além de ser um destino animado, ela tem se tornado nos últimos anos um ponto de referência para celebrar as festas de final de ano.

No entanto, durante o outono as paisagens do país são de tirar o fôlego e os preços de atrações turísticas estão bem abaixo da média.

Lista => Incríveis tours guiados pela Escócia

 

Aprecie as 4 estações do ano na Europa

Estações do ano na Europa: quando viajar para o continente?

Encontre belas paisagens na Europa o ano todo.

Conhecer as estações do ano na Europa é fundamental, não só para arrumar a mala de forma mais assertiva, mas também para planejar o seu trajeto e atrações turísticas que irá visitar. Assim, você conseguirá aproveitar ao máximo, todas as partes da sua viagem.

Dito isso, se você não tem intenção de passar frio, evite o final do outono e todo o período do inverno. Além disso, o começo da primavera ainda é um pouco gelado.

Mas se você não quer ver calor nem de longe, então não viaje para Europa entre meados de março e final de setembro. Nesses meses, mesmo ainda não sendo verão no velho continente, muitos países já começam a ter temperaturas mais elevadas, já que abrem e fecham, literalmente, a estação.

Por falar nisso, considere viajar entre a primavera ou o outono. Ambos possuem temperaturas agradáveis e ainda são baixa temporada turística, ou seja, os preços encontrados em locais famosos serão mais baixos.

Só por curiosidade, muitos destinos europeus trabalham com dois tarifários, um para o verão – alta temporada e outro para o inverno – baixa temporada.

Saiba como => Viajar de trem na Europa

 

Viaje para Europa o ano todo

Escolher a melhor estação para visitar a Europa irá depender muito do seu estilo de viajante, roteiro de viagem e gosto pessoal. Contudo, você pode perceber neste artigo que cada estação possui as suas belezas, como, por exemplo, o colorido das flores na primavera, as tonalidades marrons e amarelas no outono, a neve no inverno ou o sol aberto no verão.

Por isso, não se esqueça das dicas, consulte as atrações disponíveis no seu destino, depois veja como será o funcionamento delas durante a estação que você irá viajar e antes de colocar os pés na estrada, organize seus documentos e contrate o seu seguro viagem.

Quer saber mais sobre as estações do ano na Europa? Dá uma olhada neste vídeo do site oficial de turismo de Paris mostrando atividades para os dias mais quentes na capital francesa:

Depois conta nos comentários qual a sua estação preferida. E fale também quando foi ou será a sua visita para a Europa e o que você achou da estação que vivenciou no continente. Participe!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais