Viajar de trem na Europa: dicas práticas

por Rain Brinati

Viajar de trem na Europa é todo um clássico! Segundo uma pesquisa da Comissão Europeia de Mobilidade e Transporte, 80% dos europeus utilizam esse meio de transporte para se deslocar entre as cidades do continente e o nível de satisfação entre eles é bem alto!

Esse sucesso todo é oriundo de boas razões: o mapa ferroviário da Europa é amplo, comunica cidades pequenas as grandes capitais, possuí linhas que cortam todo o continente, é moderno, rápido, charmoso, confiável e bastante confortável.

Retratadas várias vezes no cinema e na literatura, viagens em trem pela Europa são encaradas como sonhos por muitas pessoas! Obras famosas como o excelente livro – que recentemente foi transformado em filme meia-boca – “Assassinato no Expresso do Oriente”, de Agatha Christie; além do surpreendente filme “O Turista”, com Johnny Depp e Angelina Jolie. Ambos contribuíram em muito para aumentar a curiosidade gerada por esse meio de transporte tão tradicional.

Apesar de não ser uma maneira de viajar comum em terras tupiniquins, muitos brasileiros curtem a ideia de aproveitar o roteiro na Europa viajando em um trem.

Neste artigo, explico tudo o que você precisa saber sobre como fazer as melhores viagens de trem pelo Velho Continente, seja por meio de uma promoção, viajando em trem noturno ou até mesmo comprando bilhetes direto com as empresas de trem na Europa. Confira tudo!

Como é viajar de trem na Europa?

Como é viajar de trem pela Europa?

Viajar em trem é a melhor maneira de conhecer a Europa.

Parafraseando descaradamente o site da Eurail, viajar de trem é a melhor maneira de conhecer a Europa. Longe das regras complicadas de aeroportos, atrasos constantes em voos e espaço restrito dos aviões, dá para afirmar sem medo que, quem busca aquela viagem dos sonhos, deve apostar nos trens de olhos fechados!

Viajar em um trem é confortável, agradável e torna possível conhecer gente nova, bater papo com os habitantes locais ou outros viajantes (se você for cara de pau); além de tomar um lanchinho no vagão restaurante e preparar o itinerário da próxima parada. Muito legal mesmo!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Como funcionam os trens na Europa?

Como funcionam os trens na Europa?

Trens europeus são pontuais e seguros.

Funcionam muito bem, obrigado! Brincadeiras à parte, os trens europeus são pontuais e seguros. Existem várias companhias ferroviárias na Europa, responsáveis por rotas diversas; e também não há um tipo único de trem: são 4 opções, basicamente. Para escolher o que melhor se encaixa em seu desejo, bolso e itinerário, vamos conhecê-los.

Imperdível => Continente Europeu

 

Tipos de trens na Europa

Trens de alta velocidade ou High-Speed Trains

Tipos de trens na Europa

High-Speed Trains ou trens de alta velocidade na Europa.

Esses são os trens de alta velocidade, que percorrem grandes distâncias em pouco tempo. Não são muito indicados para quem quer admirar a paisagem, mas para quem quer economizar tempo, mesmo.

Os High-Speed Trains podem viajar com velocidade de até 320 km por hora. É possível imaginar como as coisas passarão pela sua janela; em compensação, certos trechos são muito mais rápidos com eles que em um avião.

Descubra => Europa Ocidental

 

Trens noturnos ou Night Trains

Vale a pena viajar de trem a noite na Europa?

Trens noturnos são bons para ganhar tempo e passear mais.

Os trens noturnos partem da premissa do conforto para quem gosta de aproveitar a viagem para descansar, dormir e chegar cheio de energia ao próximo destino, por exemplo, durante um mochilão pela Europa.

Eles oferecem assentos reclináveis e cabines privadas, mas na prática isso não significa exatamente uma noite de sono restauradora; trem faz barulho, chacoalha um pouco e as acomodações são confortáveis, mas não são quartos de hotel.

Trata-se de uma viagem mais confortável que o avião, porém quem tem sono leve e se imagina dormindo gostoso e chegando fresquinho ao destino na manhã seguinte pode não ficar tão satisfeito com esse tipo de serviço.

Essa é uma ótima opção para quem deseja economizar com diárias de hotel, pois se você consegue dormir nos trens, pode utilizar o tempo das viagens para descansar enquanto muda de cidade.

Veja também => Reservar hotel na Europa

 

Trens Regionais ou Regional Trains

melhores viagens de trem pela Europa

Regionais são os trens que ligam as capitais e as cidades menores.

Os regionais são os trens que ligam as capitais e as cidades menores (de Berlim a Dresden, por exemplo), dentro de um mesmo país ou região europeia. Conheça mais sobre os melhores destinos da Europa.

Tem trem regional para todo lado, o que facilita muito os passeios de quem deseja conhecer o coração do Velho Continente; ou vai com destino a uma capital e quer curtir algumas atrações interessantes pelos arredores.

Nos trens regionais não há necessidade de reserva: quem tem passagem, embarca. Vários desses trens funcionam de modo parecido aos que interligam várias cidades menores à São Paulo: pode-se viajar até de pé; mas, claro, as semelhanças acabam por aí. Estamos falando da Europa, lembre-se!

Incrível => Ópera Semper e tour em Dresden

 

Scenic Trains

Trem na Europa

Trem nas belas montanhas da Suíça.

Agora sim falamos dos trens que são top para quem pretende curtir as belas paisagens e viajar em grande estilo!

Os Scenic trains – ou trens panorâmicos – brindam o viajante com paisagens impressionantes, lagos, montanhas e florestas maravilhosas, enquanto o levam para seu próximo destino. Coisa de filme mesmo!

A pena é que não são todos os caminhos do mapa da Europa que podem ser feitos em um desses: os panorâmicos só são oferecidos em rotas espetaculares pela Áustria, Alemanha, Noruega, Suécia, Suíça e em dois trechos com saída da Itália destino a este último país.

Imperdíveis => Cidades da Europa

 

Estações de trem na Europa

Como são as estações de trem na Europa

Estação de trem de Hamburgo.

A maior parte das estações ferroviárias europeias é bem localizada. Nas capitais e cidades maiores, isso é praticamente via de regra, porém vale a pena consultar o mapa com atenção; em especial se o horário de chegada é muito cedo, ou muito tarde da noite.

Fui de Madrid à Burgos em certa ocasião – no meio do inverno – e cheguei bem tarde. Descobri que a estação fica a uns 5 km do centro da cidade e, para minha surpresa, não havia um só taxi trabalhando naquele horário; menos mal que havia feito amizade dentro do trem e ganhei uma carona!

De todos modos, todas elas costumam estar bem conectadas aos serviços de transporte público e tem pontos de táxi logo na saída. Também é comum encontrar lugares para alugar carros e bicicletas por perto, assim como oficinas de apoio ao turista.

Ah, e tem Uber em várias cidades, mas não em todas! Não vá contando com a disponibilidade, se pretende utilizar esse serviço; melhor dar uma checada no app antes.

Confira => Clima na Europa

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Como comprar passagem de trem na Europa?

Como comprar passagem de trem na Europa?

Você pode comprar passagens de trem em sites especializados

Já comprou passagem de avião? Bom, basicamente é a mesma coisa! Você pode comprar passagens de trem em sites especializados, como o Rail Europe, que oferece passagens e passes, ou o Eurail, que trabalha só com passes. Ambos tem versão em português.

Também é possível comprá-las diretamente através do site das companhias ferroviárias. Nesse caso, é preciso conhecer qual é a companhia responsável pelo trajeto que você pretende fazer e estar preparado para receber informações em espanhol ou inglês, pois a maioria deles não oferece versão em português.

Não podem faltar => Passeios na Europa

 

Diferença entre bilhete e passe

Diferença entre bilhete e passe na Europa

Passe e bilhete são diferentes na Europa.

O bilhete é a passagem de uma única viagem; pode ser de ida e volta também, mas mesmo assim será apenas um bilhete, válido somente para a data e trajeto contratados.

O passe é diferente: com ele você poderá viajar em distintas datas e horários, assim como trajetos diversos. Além disso, vários países integram outros meios de transporte aos passes, como ônibus e barcos.

Dicas => Viajar sozinho para a Europa

 

Passes para apenas um país

Esse tipo de passe dá acesso ilimitado a trens dentro de um mesmo país europeu. É indicado para quem não pretende sair do país para o qual viajou, mas quer conhecer várias cidades dentro dele. Descubra também qual a época mais barata para viajar para Europa.

O passe de um país costuma ter duração de 1 mês, onde você poderá utilizá-lo sem limites de viagens, dentro da quantidade de dias para os quais o comprou; normalmente, são oferecidas opções entre 1 e 8 dias, que não precisam ser contínuos. A escolha dos dias de utilização é por sua conta, dentro do mês de validade.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Passes de vários países

Este passe é destinado para quem quer viajar por vários países da Europa; ele dá acesso ilimitado a rotas entre diferentes países, mais de 30! Dá para tomar o café da manhã na Holanda, almoçar na Alemanha e partir em seguida para a Dinamarca e toda a Europa Setentrional, por que não?

Também são passes com validade diversa, entre um e três meses. As opções são entre 3 e 15 dias para utilização dentro de um ou dois meses, ou de 15 dias a 3 meses de uso consecutivo.

Incrível => Excursão de Amsterdam a Bruges 

 

Antecedência para comprar

Antecedência para comprar passagens de trem

Só deixe para comprar na hora se você for utilizar apenas trens regionais.

Só dá para deixar para comprar na hora se você for utilizar apenas trens regionais. E olhe lá! Para qualquer outro tipo de trem, comprar com antecedência é a melhor maneira de conseguir bons preços e descontos.

Além disso, os trens de alta velocidade exigem reservas de assento e quem deixa para comprar na hora corre o risco de não conseguir embarcar.

A dica é encarar o planejamento como se fosse uma viagem de avião: após decidir a rota, comece a monitorar os valores.

A antecedência ideal para compra é de 3 meses; enquanto que os passes podem ser comprados com até 11 meses de antecedência, sem problemas. O uso vai ficar pendente da ativação, que pode ser feita em qualquer estação ferroviária europeia.

Economize => Viajar barato para Europa

 

Principais companhias de trem na Europa

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Pagamento antecipado pelos sites das companhias

empresas de trem na Europa

Pesquise antes de efetivar a compra de passagens de trem na Europa.

Comprar diretamente nos sites das companhias é tão fácil quanto usar um site especializado. A ressalva é que nem todos oferecem uma versão em português e também é possível encontrar algum problema com cartões de crédito brasileiros; no entanto, uma conta no paypal resolve! Praticamente todas as companhias o aceitam como método de pagamento.

A compra antecipada e direta nos sites tem uma outra vantagem: as ofertas. Nem sempre o Rail Europe as repassa, apesar de ter suas próprias; a dica aqui é a de sempre: pesquise antes de efetivar a compra.

Por outro lado, tem uma complicação extra: nem todos as empresas te permitem imprimir o bilhete em casa e trocá-lo na estação. Os trens franceses são os campeões da complicação, cuidado com eles.

Na dúvida, prefira os sites especializados em passagens de trem. Muito mais prático e seguro.

Economia => Viajar e trabalhar na Europa

 

Como é a viagem de trem na Europa

Como é a viagem de trem na Europa

Se comparadas a viagens em avião, as de trem são bem melhores.

Se comparadas a viagens em avião, as de trem são bem melhores! Um trem tem mais espaço físico, que te permite ‘esticar as pernas’ quando quiser, as poltronas costumam ser maiores e mais confortáveis, ninguém se incomoda com o que está em sua bagagem de mão, é um lance mais relaxado.

Fora os trens de alta velocidade da Espanha (AVE) e o Eurostar, não tem check-in em nenhum outro. É como em ônibus aqui no Brasil: você mostra a passagem e cai para dentro.

Controle de passaportes também é diferente: só acontecem quando se entra em um país que não pertence ao Tratado de Schengen, ou seja, que exige controle de imigração para turistas.

Vamos ver alguns outros detalhes que são importantes conhecer.

Visite => Ingresso Parque Güell em Barcelona

 

Assentos

Reserva de assentos de trens na Europa

Fique atento se o trem escolhido exige reserva de assentos.

Também tem primeira e segunda classe em quase todos os trens europeus.

A primeira classe tem assentos mais confortáveis e espaçosos, alguns trens oferecem regalias para a primeira classe e tal, mas, honestamente, a diferença não é lá grande coisa.

Em geral, quem opta por primeira classe não é turista, são mais homens e mulheres de negócios. Por isso, fica mais fácil encontrar espaço para as malas e mais difícil puxar papo.

Alguns trens precisam de reserva de assento para o embarque.

Comprando a passagem com a Rail Europe a reserva já é feita pelo site, mas quem compra um passe tem que reservar a parte e arcar com custos que variam de 4 a 33 euros por reserva; enquanto quem adquire um passe com a Eurail não precisa se preocupar com custos extras: as reservas estão incluídas no passe e podem ser feitas pelo próprio site.

Interessante => Europa Oriental

 

 Trens que exigem reserva de assentos

  • Todos os trens noturnos
  • A maioria dos high speed trains
  • Os trens da França (exceto os regionais)
  • Trens panorâmicos (boa parte deles)

Leia também => País mais barato para viajar para Europa

 

Bagagem

Qual o tamanho da mala para trem na Europa

Não existe um sistema para despachar malas nos trens da Europa

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

A bagagem vai com você. Não existe um sistema para despachar malas, você mesmo colocará as suas nas prateleiras que estão logo na entrada dos vagões. Alguns trens tem um compartimento para as malas acima do assento ou entre os assentos.

Como você terá que se virar sozinho, carregar quinhentos quilos de bagagem não é uma boa ideia! Procure viajar em trem somente com o necessário!

Uma mala de material rígido e com rodinhas facilita o embarque e desembarque. Malas gigantes também não são boas escolhas; pense que é você quem vai carregar, levantar, pegar.

Outra dica legal é levar algum dispositivo de segurança, tipo aquelas correntes que se usam para prender bicicletas: a Europa é muito mais segura que o Brasil, mas, por via das dúvidas.

Desfrute => 

 

Serviços

Serviços nos trens da Europa

Como norma geral, todo o consumo é a parte e deve ser pago na hora.

Os trens regionais são os mais simples, oferecem poucas comodidades extras para os viajantes. Alguns tem wi-fi, ar-condicionado, uma mesinha para apoiar o laptop e tomadas.

Eles não têm vagão restaurante ou cafeteria, então é legal levar uma garrafinha de água e algo para beliscar se a viagem for um pouco mais longa.

Os outros tipos têm as mesmas facilidades e mais: restaurante, cafeteria, área de recreação infantil, televisão, vagão e bar; depende do trem, viu? É legal consultar antes, se você quer aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.

Vale comentar que alimentação não está incluída na tarifa, excetuando na primeira classe de alguns trens, que oferecem um café ou lanchinho. Como norma geral, todo o consumo é a parte e deve ser pago na hora.

Dúvida => Quantas milhas preciso para viajar para Europa

 

Pontualidade

Pontualidade dos trens da Europa

Pontualidade é um dos pontos fortes dos trens europeus.

A pontualidade é um dos pontos fortes dos trens europeus. Eles só atrasam se houver um motivo forte para isso! Assim, seja pontual você também; portanto se atrasar, dança; eles saem exatamente na hora que está prevista, nem um minuto depois!

É recomendável chegar com uns 10 minutos de antecedência na plataforma de embarque. Isso quer dizer que a chegada na estação deve ser anterior a isso, especialmente em estações grandes e em suas primeiras viagens, quando ainda não sabe direito como funciona o esquema.

Assim, dá tempo de pedir uma informação ou tirar qualquer dúvida sem correr o risco de ficar para trás.

Agora, se a viagem for pelo Eurostar, do Reino Unido, você tem que chegar uma horinha mais cedo mesmo. Ali tem controle de passaporte, não vale a pena correr o risco de perder o trem.

Nos trens AVE, da Espanha, as bagagens são passadas por raio-x antes do embarque, então também é bom considerar chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência.

Conhecimento => Bandeiras da Europa

 

Vantagens de viajar de trem pela Europa

Vantagens de viajar de trem pela Europa

Estações de trem são, geralmente, bem localizadas

  • É melhor que viajar de carro: você não se cansa dirigindo, não se preocupa com mapas e rotas e chega direitinho onde quer.
  • Estações bem localizadas: os trens vão te deixar num local de fácil acesso, muitas vezes bem no centro da cidade e, se você planejar bem, quase na porta do seu hotel;
  • Economia de tempo: pode contar mais 3 horas (pelo menos!) sobre o tempo de trajeto para viajar em avião: check in, espera, embarque, desembarque, pegar as malas. Viajando em trem, no máximo uma hora a mais.
  • Economia de dinheiro: as passagens em trem costumam ser bem mais baratas que os voos. Sem contar que, como a chegada muitas vezes é no centro da cidade, evitam-se gastos extras com traslados até o aeroporto.
  • Sem taxas de excesso de bagagem: se você pirou fazendo as comprinhas de viagem, não precisa pagar a mais para transportá-las. O limite de peso de malas num trem é imposto por você mesmo: o que conseguir carregar sozinho, pode levar.
  • Espaço e conforto: nem precisa comentar, falei sobre isso durante o texto todo! É bem mais confortável que viajar em avião, mesmo!

Prático => Chip na Europa

 

Desvantagens de viajar de trem pela Europa

Viajar de trem pela Europa preços

Desvantagens são bem poucas para viajar de trem na Europa

Nem dá para fazer uma lista de desvantagens: elas são muito poucas.

Na verdade, apenas uma coisa cabe aqui e, ainda assim, não sei nem se pode ser considerada realmente como desvantagem: cada viagem vai ser diferente da outra. Como são várias companhias envolvidas no transporte ferroviário europeu, os trens são distintos, as comodidades também; basicamente cada empresa faz do seu jeito.

Também cabe aqui comentar a questão das viagens com mais de 5 horas de duração. Se você vai comprar um bilhete único, vale a pena dar uma checada nas tarifas das companhias aéreas low cost Europa. Elas podem ser mais atraentes.

Útil => Validade do passaporte para viajar para Europa

 

Vale a pena viajar de trem na Europa?

Fazer um tour pela Europa em um trem é uma experiência para lá de excelente, que vai gerar muitas fotos e lembranças divertidas, de lugares que quem sabe você não conheceria se viajasse somente em avião.

Curtir ao máximo uma – ou várias – viagens em trem depende de um planejamento legal. Para realizar o sonho de viajar em trem pela Europa é importante considerar quais são os lugares que deseja visitar, as rotas disponíveis, os dias da sua estadia, tempo de deslocamento de uma cidade a outra e analisar o lado financeiro também; verificando que tipo de passagem é mais conveniente para o uso que se pretende fazer do meio de transporte.

 

E você, planeja viajar de trem pela Europa em breve? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

[feed url=”https://viajarnaeuropa.com/feed/” number=”10″]

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais