Europa Ocidental: mapa e turismo

por Thainá Fernanda

Ao pesquisar ou ler sobre o continente europeu, você com certeza já deve ter visto termos como Europa Ocidental e Europa Oriental.

Esses nomes são comuns, pois a Europa está politicamente dividida desde a guerra fria. Essa divisão definiu qual sistema monetário (capitalista ou socialista) cada região adotaria, e de qual potência recebeu influência no pós 2ª guerra mundial.

Para você entender exatamente o que aconteceu para haver essa divisão, as consequências dela durante a guerra fria e atualmente, quais as características da Europa Ocidental e suas diferenças da outra metade do continente, preparei um artigo com tudo que você precisa saber sobre a Europa Ocidental.

Ao ler este post, portanto, você não terá mais dúvidas, por exemplo, sobre a Europa Ocidental e Oriental e suas diferenças, cultura da Europa Ocidental, economia, mapa com a divisão de países e suas capitais, além da política da Europa Ocidental. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Europa Ocidental

A Europa Ocidental surgiu após a 2ª Guerra Mundial, consequência da Guerra Fria.

Após vencerem a guerra como aliados, os Estados Unidos e União Soviética assumiram controle dos países da Europa segundo seus ideais.

Os EUA tomaram conta dos países capitalistas, região que ficou conhecida como Europa Ocidental; e a União Soviética passou a controlar os países com influência socialista, a Europa Oriental.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Mapa da Europa Ocidental

europa ocidental economia

Foto: Goldsztajn, via Wikimedia Commons.

A Europa ocidental está localizada no oeste da Europa no mapa mundi.

Há pontos de vista diferentes de onde começa e termina a Europa Ocidental. Durante a Guerra Fria, as fronteiras entre as Europas Ocidental e Oriental eram bem definidas, havendo patrulhas entre as divisas.

Atualmente, a Europa Ocidental está bastante associada a mundo Ocidental, ou seja, países capitalistas, mas que por outro lado não podem ter tido influência do regime socialista pela União Soviética durante a Guerra Fria.

A única exceção é a Alemanha, que durante a Guerra Fria foi dividida, e foi construído um muro (de Berlim) entre as duas partes, separando o mundo ocidental do oriental.

Atualmente, a Alemanha toda está compreendida na Europa Ocidental, mesmo tendo sido influenciada pela União Soviética durante o pós-guerra.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Europa Ocidental: diferenças da Europa Oriental

europa ocidental leste europeu

Mapa da Europa Oriental | Foto: Samotny Wędrowiec, via Wikimedia Commons.

A diferença entre Europa ocidental e Europa oriental é basicamente a diferença entre uma região desenvolvida, e outra mais atrasada em relação à primeira.

A Europa Oriental falhou em implantar o regime socialista, e o resultado foi países com renda baixa, atraso na indústria e urbanização e economia instável.

Mesmo com a transição de alguns países da Europa Oriental para o capitalismo, eles sofrem durante o processo, como é o caso da Rússia. O resultado é a inflação, desemprego e dificuldade de avançar economicamente. Saiba como viajar e trabalhar na Europa.

Como seus países sempre foram capitalistas, a Europa Ocidental está bem mais desenvolvida, tendo tido o incentivo do programa de ajuda dos Estados Unidos no pós-guerra.

Prático => Chip na Europa

 

Europa Ocidental: clima

europa ocidental europa central

Planícies do Mediterrâneo apresentam inverno moderado | Foto: Tango7174, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O clima da Europa Ocidental é mais ameno se comparado a outras áreas de mesma latitude em todo mundo, devido à Corrente do Golfo, que torna o clima dessa região mais quente e úmido.

A Corrente do Golfo mantém o ar ameno, principalmente no noroeste da Europa, que é o caso da Inglaterra, Irlanda e costa da Noruega.

A região tem um clima oceânico, caracterizado por verão fresco e úmido e chuvas abundantes e bem distribuídas o ano todo.

As planícies costeiras perto do Mar Mediterrâneo se caracterizam pelo inverno moderado, e verão quente e seco, com pouca chuva. As temperaturas no verão podem chegar a 30º C e no inverno podem ser menores que 0º C. A umidade relativa média anual é de 75%. A chuva ocorre de forma abundante principalmente no outono e inverno.

Nas regiões de montanhas, como a cordilheira dos Alpes, que passa por países como Itália, Alemanha e França; e os Pirineus, entre a França e Espanha, também tem um clima característico. Os invernos são rigorosos, com neve e geada, e bastante chuva durante todo o ano.

Está presente também, principalmente ao sul, norte e nordeste da Espanha, o clima semiárido quente. Ele é caracterizado por temperaturas altas o ano todo. Para mais, leia também sobre o clima da Europa em geral.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Europa Ocidental: população

Habitantes da Europa Ocidental

A maioria da população é formada por adultos e idosos | Foto: Dangelin5, via Wikimedia Commons.

Se considerarmos os países apontados pela Unesco como integrantes da Europa Ocidental, a população dessa parte do continente é de cerca de 410 milhões de habitantes.

A Europa Ocidental possui altas taxas de população urbana, devido à industrialização, reflexo da ajuda dada pelos Estados Unidos.

Como o continente europeu apresenta as menores taxas de crescimento população entre os continentes, os habitantes são em maioria adultos e idosos.

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

 

Europa Ocidental: economia

A economia da Europa Ocidental

Mineração é uma das bases da economia da área | Foto: Alchemist-hp, via Wikimedia Commons.

Após a 1ª guerra mundial, a Europa perdeu sua supremacia econômica para os Estados Unidos, devido a endividamentos, perda da população e perda de infraestrutura.

Ao longo dos anos 20, o continente europeu começa a se recuperar, porém ainda enfrenta o desemprego e a perda de exportações.

Em 1939, a Alemanha inicia a 2ª guerra mundial ao invadir a Polônia. No fim da guerra, a União Soviética e os Estados Unidos emergiram como superpotências rivais como os principais vencedores do conflito. A partir disso, vários novos países surgiram, se tornando independentes.

Deu-se início a Guerra Fria, época em que o mundo foi dividido entre capitalista e socialista, e por consequência, a Europa também. Foi onde surgiu a Europa Ocidental.

Para ajudar os aliados, os EUA criaram o plano Marshall em 1947, com o objetivo de reconstruir os países da Europa Ocidental. Os Estados Unidos deram uma ajuda financeira de mais de 100 milhões (segundo a inflação atual do dólar) para se restabelecer.

Com exceção da Alemanha, que ainda se encontrava dividida em duas – Alemanha ocidental e oriental, a Europa Ocidental começa a avançar e prosperar e cresce a níveis maiores comparados ao pré-guerra. Na Alemanha se vê uma diferença semelhante entre suas duas partes.

Nas décadas que se seguiram, os países da Europa Ocidental recuperam sua autonomia, e alguns criam seus próprios planos de recuperação, inclusive a Alemanha.

A Guerra Fria termina em 1991, e o comunismo vai perdendo força e dando lugar ao capitalismo. Mesmo assim, a Ocidental já estava muito à frente da Oriental. E a situação continua a mesma até hoje.

Ela é uma das regiões mais ricas do mundo, compreendendo os países europeus com maior PIB por cabeça. Sua indústria é avançada, há grande exploração de extrativismo mineral, agropecuária e possui grande fluxo de turistas.

O país da região com maior PIB é a Alemanha, que também contém o maior excedente financeiro de qualquer país. Luxemburgo possui o maior PIB per capita do mundo, e o Reino Unido possui a maior riqueza líquida do continente europeu.

Agende => Melhores tours no Reino Unido

 

Europa Ocidental: turismo

cultura da europa ocidental

Torre Eiffel é um dos atrativos da faixa Ocidental | Foto: Deror avi, via Wikimedia Commons.

Vários países da Europa Ocidental estão no acordo/espaço Schengen. Sendo assim, pessoas que desejam viajar para esses países tem facilidades como não precisar de visto para ir de um país a outro, usar a mesma moeda em todos os países (euro), e desfrutar de um período de três meses a cada semestre para ficar nesses países como turistas.

Os países mais visitados da Europa Ocidental são: Espanha, Itália, Inglaterra, França, Alemanha e a Grécia.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

O continente europeu é o mais visitado do mundo, e essa região concentra boa parte dos países mais visitados.

Pontos turísticos como a Torre Eiffel (Paris), o Coliseu (Itália), a Torre de Londres (Londres), a Igreja Sagrada Família (Barcelona), o Muro de Berlim (Berlim), entre outros, são conhecidos no mundo todo e recebem anualmente milhões de turistas de todos os lugares, inclusive de dentro da própria Europa.

As facilidades para entrar na região e a oportunidade de conhecer o cenário principal da história da humanidade e suas paisagens deslumbrantes, são atrativo suficiente para manter a Europa no topo do turismo mundial.

Se locomova => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Europa Ocidental: países e regiões

mapa europa ocidental e oriental divisão

Mapa da Europa contemporâneo.

Não há um consenso sobre quais países em específico fazem parte da Europa Ocidental.

Como já mencionado, os países que já estiveram sobre a influência da União Soviética durante a guerra fria, porém, não podem fazer parte dessa região.

Segundo a divisão da Unesco, os países que fazem parte da Europa Ocidental são: Alemanha, Andorra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São Marino, Suécia e Suíça.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Tudo sobre a Europa Ocidental

Estudar sobre a história da Europa Ocidental nos faz perceber mais uma vez como a Europa é rica em história e como o continente europeu foi importante para a economia e política que temos hoje a nível mundial.

É nela onde estão concentrados boa parte dos países mais visitados da Europa, palco de grandes revoluções, diferente dinastias, os mais antigos registros da presença humana na Terra, e as mais diversas histórias que cada cultura e país têm a nos contar.

Visitar a Europa Ocidental é poder vivenciar um misto de velho e novo mundo: O mais antigo, ainda bem preservado, sede dos governos mais antigos, outras potências que já dominaram o mundo, e as culturas mais exóticas.

O novo mundo, por observarmos um continente que foi quase destruído pelas duas guerras, que se endividou, perdeu a liderança econômica, perdeu milhões de pessoas durante os conflitos, teve sua infraestrutura abalada, e a triste lembrança de ter sido onde se iniciou o maior massacre da história.

Poré, a Europa ressurgiu e se tornou o que é hoje: líder no turismo mundial, terra dos países mais desenvolvidos e com maiores PIB per capita do mundo e berço de grandes artistas e escritores consagrados.

Sendo assim, não perca a oportunidade de mergulhar na história e visitar a Europa Ocidental. Além das paisagens exuberantes, será uma chance única de buscar suas origens e entender o porquê do continente ser o que é hoje.

E, para finalizar, descubra agora se você está pronto para Europa, neste vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo do continente.

Ficou alguma dúvida sobre a Europa Ocidental? Deseja compartilhar alguma experiência sua no continente? Participe nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais