Clima da Europa: temperado, semiárido etc

por Redação VnE

O clima da Europa é uma das primeiras preocupações de quem está organizando uma viagem para o continente. É que para nós, brasileiros e acostumados com dias quentes praticamente o ano todo, o inverno rigoroso da maioria dos países europeus costuma assustar um pouco.

Apesar disso, nem só de frio é feito o clima da Europa, e ainda assim as condições meteorológicas sofrem grandes variações dependendo da localização do país, do relevo e, é claro, das estações do ano.

O continente ainda está subdivido em sete microclimas e para conhecer todos eles e saber como se preparar para a sua aventura em solos europeus, acompanhe este artigo até o final.

Ao ler este post, você certamente irá compreender mais questões como, por exemplo, clima e vegetação da Europa e entender o mapa do clima no continente, que varia entre clima da Europa meridional, o semiárido na Europa e outros aspectos relacionados.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Tipos de clima da Europa

Confira os principais tipos de clima do território europeu:

  • Temperado oceânico
  • Temperado continental
  • Mediterrâneo
  • Polar
  • Subpolar
  • De montanha
  • Semiárido

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Temperado oceânico

perguntas sobre o clima da europa

High Fens, na Bélgica | Foto: Eva Onkels, via Wikimedia Commons.

O clima temperado é aquele encontrado em regiões localizadas entre os trópicos e os polos. No caso do continente europeu, o clima temperado se subdivide em continental e oceânico.

Esse segundo tipo abrange países do oeste da Europa, como Irlanda, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, além do norte dos territórios da Espanha e Portugal. Inclusive, conheça os tours incríveis na França.

Normalmente, as temperaturas costumam ficar entre -3º C a 18º C em locais com esse tipo de clima e as estações do ano são bem marcadas. Além disso, a incidência de chuvas também costuma ser bem distribuída ao longo do ano, não havendo grandes períodos de estiagem.

Mas, como sabemos, quando o assunto é clima não existe uma regra única, sobretudo em tempos em que vivemos ameaçados pelo aquecimento global. Para o clima dos países localizados na zona temperada oceânica, diversos outros fatores também podem interferir nas condições do tempo de cada microrregião.

Aliás, quanto mais perto do oceano, mais afetado por ele será o clima da uma região. Por isso, se você vai viajar para qualquer um dos países de clima temperado oceânico na Europa, o ideal é conferir as principais dicas para cada um deles, de acordo com a estação do ano que você está programando a sua viagem.

A vegetação desse tipo de clima é conhecida pelas florestas temperadas, que respondem às mudanças climáticas em seus padrões de crescimento e de reprodução.

Ou seja, as árvores perdem as folhas no final do outono, mas não sem antes sofrer uma brusca variação na sua coloração, já que de verde elas se tornam vermelhas, amarelas, laranja ou até douradas.

As folhas das copas das árvores voltam a crescer na primavera, se desenvolvendo rapidamente no verão, que é também a melhor época para o seu crescimento em regiões de clima temperado.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Temperado continental

clima da europa meridional

Teutoburg Forest, na Alemanha | Foto: Nikater, via Wikimedia Commons.

O clima temperado continental é o predominante no continente europeu, atingindo a maior área.

Como o próprio nome sugere, ele é encontrado no interior do continente, atingindo países como Alemanha, República Tcheca, Polônia, Hungria, a porção europeia da Rússia e outros territórios menores do leste europeu. Conheça mais os passeios na Hungria.

As variações climáticas nessa região da Europa são normalmente orquestradas pela disposição do relevo, pela latitude e a direção dos ventos dominantes.

Assim como ocorre nas áreas de clima temperado oceânico, a vegetação também é composta basicamente por florestas temperadas, com árvores conhecidas por perder as suas folhas no outono e inverno.

Prático => Chip na Europa

 

Mediterrâneo

clima semiarido na europa

Chora Sfakion, na Grécia | Foto: Tango7174, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O clima mediterrâneo é aquele que atinge regiões próximas à costa do Mar Mediterrâneo, ou seja, o sul da Europa e o norte da África.

Entre as principais características desse tipo de clima estão os invernos moderados e os verões muito quentes e bastante secos. Essas informações são muito importantes para quem está preparando a sua viagem para países como: Portugal, Espanha, o sul da França, Grécia, Croácia, Albânia e Montenegro. Veja o que fazer de melhor na Espanha.

Enquanto no verão as temperaturas atingem os 30°C, fazendo desses países excelentes destinos para aproveitar praias paradisíacas, o inverno dificilmente registra temperaturas negativas.

Por isso, se você quer fugir do frio rigoroso de outras regiões da Europa, mas só tem disponibilidade para viajar no inverno, explorar os países da região mediterrânea é a ótima opção.

Nas áreas de clima mediterrâneo, o índice de chuvas é moderado, ficando entre 500 e 1.000 mm por ano, e a maior incidência é nos meses de outono e inverno.

A cobertura vegetal que emoldura as paisagens dos países mediterrâneos é marcada pelos maquis e garrigue, a vegetação típica do sul da Europa, mas que devido às ações do homem tem sido drasticamente reduzida.

Assim como ocorre em outras regiões do mundo, a pecuária, a extração de madeira e a agricultura tem sido responsáveis pela redução das chamadas florestas mediterrâneas ao longo dos anos.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Polar

fator que influencia no clima da europa

Ilha Bennett, na Rússia | Foto: Ansgar Walk, via Wikimedia Commons.

O clima polar — também conhecido como glacial —, é encontrado somente no extremo norte da Europa, na porção setentrional dos territórios da Rússia, Finlândia e Noruega, além da Groelândia que, apesar de estar mais próxima do Canadá, é um território independente da Dinamarca. Descubra as atividades turísticas na Noruega.

Como o próprio nome sinaliza, esse clima é encontrado na região dos polos. Além dos países europeus, também atinge o Alasca (na América do Norte), a Sibéria e, no sul do planeta, a Antártida.

Nas regiões conhecidas por glaciais, o clima da Europa é frio durante o ano todo, independente da estação. Os termômetros costumam registrar temperaturas entre 10º C no verão e -35º C no inverno.

Esse tipo de clima também está diretamente ligado ao eixo de inclinação da Terra, que faz com que essas regiões recebam menor incidência de raios solares e, em consequência disso, tenham baixas temperaturas.

Se você era um bom aluno nas aulas de Geografia com certeza deve se lembrar de um fator bastante crítico nessa região do globo: a luz solar só chega durante seis meses do ano.

O inverno, porém, é regado a muita escuridão, já que em razão do movimento de rotação da Terra, essas áreas ficam por outros longos seis meses do lado contrário do Sol.

Tudo isso faz das regiões polares verdadeiros vazios populacionais, pois o frio rigoroso prejudica o desenvolvimento da agricultura e do manejo do solo.

A vegetação local é a tundra, que é caracterizada por plantas rasteiras, líquens e musgos, mas só aparece durante os três meses de verão. No restante do ano, fica totalmente coberta pelo gelo.

Mas se quase não há civilização na região do Círculo Polar Ártico, é normal que você se questione se há destinos turísticos nas áreas com esse tipo de clima. E a resposta é afirmativa. É na região que se encontra um dos fenômenos mais impressionantes da natureza, a aurora boreal, espetáculo que a cada ano atrai turistas de todo o mundo.

Então, se você não se assusta fácil com temperaturas baixas, já pode começar a se preparar para visitar os países da Europa com clima polar. A experiência será, no mínimo, inesquecível.

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

 

Subpolar

Clima da Europa é gelado

Floresta na Lapônia Finlandesa | Foto: Bia1957, via Wikimedia Commons.

Estão localizados na região de clima subpolar países como Islândia, Noruega, Finlândia, Suécia e boa parte da Rússia.

Esse clima da Europa também é conhecido como subártico ou continental frio. Seu inverno é bastante rigoroso e tem longa duração, com temperaturas que ficam quase que o tempo todo negativas, variando entre 0°C e -15°C. Já no verão, os termômetros não ultrapassam os 10°C.

Nessas áreas, as chuvas são pouco frequentes e a média de precipitação fica em 280 mm ao ano. Além disso, a precipitação costuma ocorrer na forma de neve. Confira os melhores tours na Finlândia.

A vegetação tradicional das regiões subpolares é a taiga, que também é denominada floresta boreal. A árvore característica desse tipo de vegetação é o pinheiro, que normalmente tem médio e grande porte e possui formato triangular semelhante a um cone.

Aventura => Trilha na geleira na Islândia

 

De montanha

Montanhas na Europa

Monte Branco e o Dôme du Goûter | Foto: Tinelot Wittermans, via Wikimedia Commons.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

O clima conhecido como de montanha é encontrado em regiões marcadas pela presença de grandes cadeias montanhosas e é basicamente influenciado pelo relevo da região.

Na Europa, esse tipo de clima é encontrado na região dos Alpes (entre a França, Suíça, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Hungria e o norte da Itália); do Cáucaso (cordilheira encontrada no sudeste do continente); dos Montes Escandinavos (na fronteira entre Suécia, Noruega e Finlândia); dos Bálcãs (na Bulgária) e na região dos Pirineus (na divisa entre França e Espanha).

Os locais com esse clima na Europa costumam ter uma umidade relativa do ar que varia de acordo com a incidência dos ventos. Nas áreas em que há a presença de ventos, a umidade é de 80 a 90%. Já nas que não costuma ventar, o clima é mais seco, com a umidade caindo para média de 40%.

Nas regiões montanhosas em que os cumes chegam a mais de dois mil metros de altitude, como é o caso dos Alpes, ocorre a presença de gelo nos picos durante todas as estações do ano. Agende uma excursão para os Alpes na Suíça.

Nessas regiões de grande altitude os termômetros costumam registrar temperaturas muito baixas e quase não há presença de flora ou fauna.

Compare => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Semiárido

clima da Europa quente

Vista do Monte Ararat do Mosteiro de Khor Virap | Foto: I, MrAndrew47, via Wikimedia Commons.

O semiárido é um dos tipos de clima da Europa que muitos desconhecem que exista no continente.

Isso porque essa variedade climática é caracterizada por verões quentes, invernos muito frios e baixos índices de chuva e de umidade relativa do ar.

Na Europa, apenas países do extremo leste contam com esse tipo de clima, como é o caso da Armênia, Azerbaijão, Geórgia e o sul da parte europeia da Rússia, ou seja, aqueles países que estão no entorno do Mar Cáspio.

Como as estações nessa região são bem marcadas, antes de viajar para qualquer um desses países de clima semiárido o ideal é fazer uma boa pesquisa de como estará o clima na época de sua viagem.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Como se preparar para enfrentar o clima da Europa

Agora que você já sabe quantos e quais são os tipos de clima da Europa fica mais fácil se programar para aproveitar melhor a sua viagem no velho continente.

Isso porque, além de escolher bem a estação do ano em que você fará a sua visita, é muito importante saber exatamente qual será o clima encontrado no seu destino.

Assim, além de arrumar a mala com mais segurança, levando as peças de roupas adequadas para cada país ou região, você poderá se preparar para cuidar melhor de sua saúde (principalmente se for enfrentar baixas temperaturas em regiões mais frias).

Depois de ter lido este post, você certamente não tem mais perguntas, por exemplo, sobre clima e vegetação da Europa, clima da Europa meridional, mapa do clima no continente, fator que influencia no clima europeu, hidrografia da Europa, clima semiárido na Europa, releve e outros aspectos.

E, para finalizar, nada melhor do que assistir esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Suíça com atividades de ecoturismo para fazer na região dos Alpes!

Se você tem alguma experiência marcante ao enfrentar as variações do clima na Europa, nos conte nos comentários.

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais