Inverno na Europa: 23 lugares para inverno europeu

por Pâmela Queiróz

O inverno na Europa com certeza é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Talvez, quem more no Sul brasileiro possa ter alguma noção do frio congelante que recaí sobre os países europeus. Mas, ainda assim, vão notar diversas diferenças entre os dois continentes. A primeira delas, por acaso, é a Europa estar bem preparada para baixas temperaturas, ou seja, muitos locais podem ser muito confortáveis para o turismo, mesmo estando debaixo de neve.

Por falar nisso, se essa estação do ano é a sua favorita e você planeja viajar para Europa durante o inverno, fica comigo. Neste artigo dou sugestões para você se proteger do frio, gastar menos durante a sua viagem e claro, aproveitar ao máximo o seu tour.

Além disso, dou dicas sobre os países onde neva, os lugares onde o frio se torna mais suportável, países mais quentes, e muitas dicas de turismo para aproveitar os melhores roteiros no inverno europeu e as cidades mais bonitas da Europa no inverno. Afinal, dos 50 países europeus, listo hoje 23 para você incluir no seu roteiro. Em outras palavras, opções não faltam!

No entanto, mesmo que o inverno não seja a sua estação preferida, saiba que viajar durante esse período traz inúmeras vantagens. A primeira delas é ser baixa temporada turística na Europa. Isso é, tanto os voos, quanto hospedagem e atrações turísticas estarão mais em conta. Bora conferir as dicas?

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Quando começa o inverno na Europa?

inverno europeu 2019

Estação vai do fim do ano até o 1º trimestre do ano seguinte.

A Europa fica no hemisfério norte, por isso, quando é inverno no velho continente, é verão no Brasil, que está no hemisfério sul. Só para você gravar bem este período, saiba que o inverno vai de dezembro até março.

Contudo, a partir do final de setembro, quando ainda é outono, já dá para perceber as quedas nos termômetros e muitas mudanças no clima.

Ou seja, se você gosta de um friozinho, mas não deseja temperaturas extremas, talvez viajar no outono seja a melhor opção, pois além de já ter iniciado a baixa temporada, você ainda poderá turistar com roupas de inverno.

Por outro lado, algumas atrações, como esquiar ou praticar esportes de neve, só poderão acontecer entre novembro e janeiro, período do alto inverno. Então confere as próximas dicas para começar a planejar o seu roteiro!

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Europa »

 

Características do inverno na Europa

Ao pensar nas quatro estações, saiba que na Europa elas quase sempre serão bem intensas e terão todas as características que o clima promete.

Por isso, o inverno europeu costuma ser bem frio. Além disso, alguns dias são acompanhados por ventos fortes ou até chuvas. Mas no geral, o clima é úmido e gelado.

Outro aspecto marcante desta estação são os dias mais curtos, enquanto que no alto verão anoitece, muitas vezes, apenas depois das 21 horas. No inverno, em alguns países, às 17 horas já é de noite.

Em locais como, por exemplo, Reino Unido ou Irlanda, a população já está acostumada com dias bem curtos e por isso, muita gente se programa para resolver as tarefas na rua no período da manhã. Na Europa, além dos dias basicamente terminarem às 16 horas, a maior parte deles são cinzentos e sem sol.

Por outro lado, em outros locais como Portugal e Holanda, você ainda terá a chance de ver céus azuis e muito limpos. Para você ter uma ideia, em algumas situações poderá encontrar até um tímido sol, porém frio.

Mas com certeza, a luz solar irá ajudar a garantir belas fotos! Por isso, antes de fechar o seu roteiro, pesquise um pouco sobre cada lugar de interesse e se prepare para curtir o melhor de cada destino!

Prático => Chip na Europa

 

O que não pode faltar na bagagem

inverno europeu 2019 previsões

Casacos grossos são indispensáveis.

Conforme adiantei acima, o inverno europeu é bem gelado. Por isso, ao viajar nesta estação você precisa estar bem preparado para não perder nenhuma atração turísticas.

Dito isso, saiba que dentro de restaurantes, museus, hotéis e até muitas casas, você não precisará se preocupar com o frio, uma vez que basicamente todos os prédios públicos e turísticos estão preparados com aquecedores.

No entanto, ao colocar os pés na rua é preciso estar muito bem agasalhado. Caso o seu destino seja um local onde neva, é preciso, inclusive, estar usando roupas especiais.

Por isso, ao organizar a sua mala, não se esqueça de incluir na sua lista de coisas imprescindíveis, casacos grossos, preferencialmente aqueles que possuam capuz, sejam impermeáveis e que tenham comprimento até os joelhos.

Os sapatos por sua vez, precisam ser confortáveis para longas caminhadas, mas nada de usar tênis, que isso fique bem claro! O motivo é que os tênis não são forrados ou impermeáveis e assim, você corre o risco de ter os pés molhados ou os dedos congelados!

Por falar nisso, também escolha as meias corretas, as mais quentinhas são as de lã ou de algodão. Mas outro item importante são as calças térmicas. Nunca saia em pleno inverno europeu apenas de calças jeans. Caso você não siga esta dica passará muito frio.

Outros itens que também precisam estar em sua mala são o cachecol, gorro, luvas e protetor de orelhas. Uma sugestão igualmente importante as anteriores é caso você tenha possibilidade, deixe para comprar as roupas de inverno na Europa. Além de elas terem qualidade melhor, são mais baratas. Mas fique alerta, você precisará de um bom casaco assim que desembarcar!

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Esteja bem preparado para o inverno europeu

inverno europeu 2020

Fique atento para determinados cuidados!

Pelas dicas acima, você pode perceber que o inverno no velho continente é de fato severo! Por isso, não esqueça de levar em sua mala outros itens importantes. Entre eles, protetor labial, cremes mais gordurosos e protetor solar para proteger e hidratar a pele das baixas temperaturas.

Agora, ao escolher o hotel ou casa onde irá se hospedar, não se esqueça de verificar se os espaços estarão preparados com aquecedor central e água quente. Além disso, outra forma de se proteger do frio é se hospedando perto dos pontos do transporte público. Isso facilitará muito a sua vida na hora de esperar pela condução.

Agora que você já sabe muitos detalhes sobre o inverno europeu e já está preparado para o friozinho gostoso que irá encontrar, conheça 23 países para turistar durante esta estação e escolha um ou mais para montar o seu roteiro!

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Lugares para conhecer no inverno na Europa

  • Áustria
  • Inglaterra
  • Finlândia
  • Rússia
  • Islândia
  • Bélgica
  • Itália
  • Hungria
  • Suécia
  • Estônia
  • Alemanha
  • Suíça
  • Escócia
  • França
  • Polônia
  • Eslovênia
  • Grécia
  • Montenegro
  • Holanda
  • Dinamarca
  • Portugal
  • Espanha
  • Noruega

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

23 países para conhecer no inverno na Europa

1) Áustria

inverno europeu quando começa

Kitzbühel | Foto: Wolfgang Glock, via Wikimedia Commons.

A Áustria é um excelente destino para você visitar no inverno. Os termômetros podem ir dos 2 graus até os 15 graus negativos.

É claro que as temperaturas mais baixas dependem de cidade para cidade, por isso se lembre que quanto mais perto você chega da região dos Alpes, mais frio se torna.

Uma sugestão de roteiro é Kitzbühel. Esta cidade tem estilo medieval, conta com esportes de neve e esqui, permite acessar uma montanha e andar de teleférico. Mas o turismo nesta cidade não para por aí.

Caso a sua intenção seja um passeio mais calmo, saiba que você pode curtir os dias em cafés confortáveis ou conhecer muitos pubs, beber e desfrutar de música austríaca.

Agende => Passeios na Áustria

 

2) Inglaterra

Inverno na Europa

London Eye é um dos principais pontos turísticos de Londres.

Na Inglaterra você não sentirá frio extremo, mas vamos combinar que 4 graus ou menos, já é bem frio.

Contudo, você poderá curtir muitas atrações turísticas, vivenciar dias completamente cinzas, e presenciar, inclusive, um anoitecer que começa por volta das 16 horas.

Aproveite => Melhores tours em Londres

 

3) Finlândia

As mais geladas cidades do inverno na Europa

Floresta na Lapônia | Foto: Bia1957, via Wikimedia Commons.

A Finlândia, por sua vez, é um país bem frio e casa não só das famosas auroras boreais, mas terra do Papai Noel. Caso você queira ver este espetáculo da natureza, saiba que é preciso viajar até a Lapônia.

Mas voltando para as temperaturas, durante o inverno finlandês você pode encontrar temperaturas que rondam os 30 graus negativos. Entre os locais que pode conhecer estão o Museu de Arte Ateneum, o Museu do Banco Finlandês e a Catedral Ortodoxa de Uspenski.

Não perca => Atividades turísticas imperdíveis na Lapônia

 

4) Rússia

Destinos para o inverno na Europa

Moscou | Foto: Иван Берестов, via Wikimedia Commons.

A Rússia é um país incrível, mas congelante. Se em algum momento você achou engraçado aqueles chapéus peludos que os russos usam, saiba que este item é extremamente necessário neste país. V

ocê pode enfrentar os 40 graus negativos. Não é à toa que o inverno vermelho é considerado um dos mais rigorosos do velho continente.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Imperdíveis => Passeios guiados na Rússia

 

5) Islândia

Quais países visitar no inverno na Europa

Reykjavík | Foto: Andreas Tille, via Wikimedia Commons.

Na Islândia, diferente do que muita gente pode pensar, os termômetros não chegam a números extremos como na Rússia, por exemplo. Contudo, você se depara com 10 graus negativos facilmente.

Além disso, em algumas situações, você poderá apreciar, inclusive, a presença do sol. Mas não se engane, a sensação térmica islandesa é bem fria.

A boa notícia é que você também pode conferir os espetáculos das auroras boreais. Para isso, viaje a Islândia entre outubro e março. Um dos melhores pontos de apreciação fica em Grótta Lighthouse.

Melhores => Tours para aproveitar na Islândia

 

6) Bélgica

Inverno na Europa: o que fazer

Bruges | Foto: William Warby, via Wikimedia Commons.

A Bélgica também é um país que pode te agradar muito durante esta estação. Durante o inverno, as temperaturas podem ficar abaixo de 0, mas normalmente, ficam próximo dos 3 graus.

Em Bruges, por exemplo, você irá se sentir em um conto de fadas. No final de novembro, quando já é inverno, o Sint-Janshospitaal fica cheio de flores e encanta turistas e moradores.

Nesse período, os mercados de Natal também fazem de Bruges um dos melhores destinos na Europa. Se você viajar para este lugar, passe nos mercados de Grote e Simon Stevinplein. Você encontrará produtos artesanais, vinho quente e muitas opções gastronômicas.

Excelentes => Passeios em Bruges

 

7) Itália

Inverno na Europa: para onde ir na Itália

Passeio de barco em Veneza | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

A Itália também não é o país mais frio da Europa. Por isso, ela pode agradar quem deseja fazer turismo durante o inverno, mas não deseja ficar tão perto de temperaturas extremas. Mas saiba que você irá encontrar termômetros que vão desde os 2 até os 14 graus.

Na Itália, você pode visitar Veneza, por exemplo. Neste roteiro você pode conferir os canais, muitos prédios históricos e visitar os mercados ou a Basílica de São Marco.

Contudo, a Itália ainda possui muitas atrações e você também pode incluir no seu roteiro a Cortina D’ampezzo. Esta região é considerada uma das mais belas do planeta. Você encontra hotéis, pistas de esqui e muitos turistas.

Sem fila => Palácio Ducal em Veneza

 

8) Hungria

Melhores lugares para passar o inverno na Europa

A linda Budapeste à noite | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

A Hungria também pode ser uma boa pedida para visitar no inverno. Budapeste, capital do país, oferece muitas atrações turísticas e você pode encontrar, inclusive, um bocado de neve.

Durante o final de ano, você pode visitar os Mercados de Natal, provar comidas típicas, apreciar os artesanatos e até fazer um passeio de barco no rio.

Mas se lembre que a cidade é famosa pelos banhos termais e, mesmo nos dias mais gelados, quando os termômetros ficam abaixo de 0, você pode mergulhar em águas quentinhas, que chegam aos 37 graus.

Aproveite => Passeios na Hungria

 

9) Suécia

Inverno na Europa para turistas

Abisko | Foto: Chad Blakley, via Wikimedia Commons.

A Suécia fica bem pertinho da Finlândia, no entanto, os termômetros ficam entre o 2 graus e 4 graus negativos. Mas dada a proximidade não só com a Finlândia, mas também Noruega, países bem gelados, você também consegue ver as belas auroras boreais.

Para isso, marque a sua viagem com destino a Abisko. Esta pequena vila é considerada um dos melhores locais no país para apreciar este espetáculo da natureza. Além disso, você ainda pode visitar lagos belíssimos e ter muito contato com a natureza.

Veja => Os melhores tours da Suécia

 

10) Estônia

Mais bonitas cidades no inverno na Europa

Tallinn | Foto: khora, via Wikimedia Commons.

A Estônia é outro país que possui um inverno rigoroso. No interior, por exemplo, os termômetros podem chegar a bater os 40 graus negativos.

Por isso, há muita neve e claro, muitos esportes para fazer nesta estação. Em Tallinn, por outro lado, as temperaturas são tão geladas que fazem a cidade se cobrir com verdadeiros casacos de neve. Nesse caso, ao planejar o seu roteiro para Estônia, o mais indicado é chegar bem agasalhado.

Ótimos => Passeios em Tallinn

 

11) Alemanha

Lugares para jovens no inverno na Europa

Berlim | Foto: Ansgar Koreng, via Wikimedia Commons.

Claro que a Alemanha não podia ficar fora deste artigo, afinal de contas ela conta com inúmeros roteiros. Um deles é visitar Berlim, capital do país. Você pode visitar, inclusive, um trecho do Muro de Berlim, mais especificamente o East Side Gallery.

Ele fica na Rua Mühlenstrasse, às margens do Rio Spree. Mas não pense que estou te mandando perto do rio para passar frio. A Alemanha não é tão gelada quanto parece.

No inverno as temperaturas podem passar desde os 0 graus até chegar aos 12 graus positivos. Ou seja, um ótimo destino para fazer caminhadas, mesmo no frio!

Imperdível => Atividades para turistas em Berlim

 

12) Suíça

Esquiar no inverno na Europa

Zermatt | Foto: Alex Petrenko, via Wikimedia Commons.

A Suíça também oferece temperaturas variadas, que podem ir dos 2 graus negativos até os 7 graus positivos durante o inverno. Mas o país oferece muitas opções turísticas, uma delas é poder praticar muitos esportes de inverno como patinação, curling e escalada.

Em Lucerna, por exemplo, você pode visitar o Lago Lucerna, ele fica em meio a montanhas e garante uma paisagem incrível. Já em Zermatt, você encontra mais de 350 quilômetros de pistas de esqui.

Não é à toa que fica lá a estação de esqui mais alta da Europa. Mas não fique preocupado. Em Zermatt você encontra muitos instrutores de esqui, inclusive, pistas para iniciantes!

Guiados => incríveis passeios em Zermatt

 

13) Escócia

Inverno na Europa na Escócia

Edimburgo | Foto: David Monniaux, via Wikimedia Commons.

A Escócia é famosa por possuir mais de 700 ilhas. Caso você deseje visitar o país, saiba que ele não é tão gelado. O clima varia entre os 1 e os 10 graus, no inverno.

No entanto, esta estação é quase sempre chuvosa. E o que não faltam são atrações para turistas. Em Edimburgo, por exemplo, você pode visitar o Festival Hogmanay, que dura três dias e acontece sempre no final de dezembro.

Outro local de visitação obrigatória é o Jardim Botânico de Edimburgo, ele é imponente e belíssimo.

Imperdível => Tours maravilhosos em Edimburgo

 

14) França

destinos baratos para o inverno na Europa

Chamonix | Foto: Jonathan M, via Wikimedia Commons.

As temperaturas variam muito na França. Enquanto no norte e no leste você encontra os termômetros próximos ou abaixo de zero graus, nas outras regiões do país é possível encontrar um clima mais ameno, com cerca de 10 graus.

Na França você pode visitar, por exemplo, Chamonix. Nesta cidade é possível esquiar aos pés de Montblanc e praticar esportes de aventuras, como trilhas e caminhadas em montanhas.

Descubra => Excursão para Chamonix-Mont Blanc

 

15) Polônia

Varsóvia e o inverno na Europa

Varsóvia | Foto: © Marek and Ewa Wojciechowscy / Trips over Poland, via Wikimedia Commons.

Na Polônia, as temperaturas variam entre 3 graus positivos e os 8 graus negativos. O mês mais frio neste país é janeiro. Por isso, ao planejar visitar essa cidade, escolha uma data que seja compatível com o seu roteiro de viagem.

Você pode visitar a Cidade Velha, trilhar a Rota Real, conhecer o Castelo Real e o Palácio de Wilanów, entre outras atrações.

Para não perder => Melhores excursões em Varsóvia

 

16) Eslovênia

Melhores climas de inverno na Europa

Ljubljana | Foto: Husond, via Wikimedia Commons.

Na Eslovênia o clima varia entre o 1 grau negativo e os 4 graus positivos. Uma boa pedida para visitar neste país é a capital, Ljubljana. Você pode visitar desde ruas charmosas, como Deambule, até os mercados de Natal.

Outra atração turística é o Lago Bled. Ele é incrível, oferece uma das paisagens mais belas do mundo e no inverno, as montanhas que ficam no entorno são cobertas por neve.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Boas => Atividades de diversão em Ljubliana, Eslovênia

 

17) Grécia

Nafpaktos, Grécia | Foto: Conudrum, via Wikimedia Commons.

A Grécia é um destino que você pode visitar o ano todo. Famosa por oferecer milhões de roteiros para o verão, ela também pode ser uma boa pedida para o inverno.

Nesta época as temperaturas variam entre os 6 e 8 graus. Mas no interior do país, é possível encontrar termômetros com clima mais frio. Além disso, saiba que na Grécia neva, e por isso, você poderá praticar diversos esportes de neve!

Lazer => Passeios parar curtir na Grécia

 

18) Montenegro

Onde passar o inverno na Europa com menos frio

Kotor | Foto: Janusz Recław, via Wikimedia Commons.

No inverno, as temperaturas variam entre os 7 e 15 graus em Montenegro. Você pode visitar Kotor, um dos lugares mais famosos do país. A cidade fica na costa do Mar Adriático e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Recomendo => Atividades de diversão em Kotor

 

19) Holanda

O que fazer e quais cidades visitar no inverno na Europa

Amsterdam | Foto: Nikolai Karaneschev, via Wikimedia Commons.

No inverno holandês você pode encontrar temperaturas que vão do zero aos 3 graus. Esse país oferece muitas opções turísticas e você pode conhecer muitos destinos incríveis. Entre eles, Amsterdã, onde ficam os famosos canais, o Museu da Heineken e a Rua Vermelha.

Agende => Tour sobre Anne Frank em Amsterdam

 

20) Dinamarca

Inverno na Europa: Dinamarca

Copenhagen | Foto: Bill Ebbesen, via Wikimedia Commons.

A Dinamarca conta com paisagens belíssimas e com um inverno bem gelado. Nesta época do ano é comum as temperaturas ficarem entre 1 e 2 graus negativos.

Ao visitar a Dinamarca, faça turismo por Copenhagen. Além da capital ser lindíssima, ela parece ter saído do cenário de um filme. Você encontrará desde castelos e palácios, até canais, praças, parques e monumentos históricos.

Aproveite => Melhores passeios em Copenhagen

 

21) Portugal

Inverno na Europa com neve

Serra da Estrela | Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

Portugal não é um destino muito frio, não é à toa que este é o roteiro predileto do verão europeu. Contudo, no inverno, as temperaturas rondam os 8 graus.

Mas se você quer aproveitar para visitar o país na baixa temporada, saiba que ao turistar pela Serra da Estrela, você encontra neve e muito turismo voltado ao clima, fica a dica!

Curta => Atividades turísticas em Portugal

 

22) Espanha

Inverno na Europa: onde faz mais frio

Serra Nevada | Foto: Anual, via Wikimedia Commons.

A Espanha é outro destino onde você encontra temperaturas mais amenas, perto dos 10 graus. Mas o país, assim como o vizinho, Portugal, também conta com muitas regiões onde há neve.

Por isso, se você quer fazer turismo urbano ao mesmo tempo em que pode praticar esporte de neve, visite a Serra Nevada, na região dos Pireneus.

Interessante => O que fazer de melhor na Espanha

 

23) Noruega

Inverno na Europa: onde é melhor esquiar

Trysil | Foto: Carsten Wiehe, via Wikimedia Commons.

A Noruega possui muito turismo voltado ao inverno. Só para ilustrar, em Trysil, fica o maior resort de esqui do país. São 68 pistas de esqui para todos os níveis de praticantes do esporte, inclusive com a possibilidade de esquiar à noite.

Além disso, você encontra 30 teleféricos. Ou seja, pode se locomover com muita facilidade. Mas o país também está preparado para receber os turistas e oferece muitas opções de hotéis.

Excelentes => Atividades turísticas na Noruega

 

Aproveite o inverno na Europa!

O inverno europeu é incrível e acessível a todos os tipos de viajantes. Mas caso você não saiba, durante esta época é baixa temporada para o turismo na Europa.

Ou seja, você conseguirá fazer muito turismo e gastar muito pouco. No entanto, mesmo muitos países tendo o foco em esportes de neve, saiba que outros, que não possuem esta atração, tiram férias no período. Ou seja, antes de voar para algum país europeu, pesquise sobre as atividades que você encontrará pela região.

Por falar em neve, se este for o objetivo da sua viagem, saiba que você encontrará muitas atrações em países do norte, entre eles Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega.

Mas conforme citei acima, em lugares como Inglaterra, Espanha, França, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria, Polônia, Irlanda e Holanda você também poderá encontrar muito frio e alguma neve.

Agora que você já sabe o que irá encontrar pela Europa nesta estação, comece a organizar a sua viagem com os melhores roteiros no inverno europeu.

Para economizar inicie os preparativos da sua trip pelo menos 8 meses antes de colocar os pés na estrada. Além disso, contrate o seu seguro viagem, o item é obrigatório para turistar pela Europa e aproveitar com tranquilidade os países mais quentes do continente! Faça boa viagem e até a próxima!

Fique agora com as belas imagens do inverno europeu nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo na Europa.

Gostou das sugestões de destinos para o seu inverno na Europa? Deixe a sua opinião nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais