Aluguel de carro na Europa: como funciona

por Raquel Araujo

O aluguel de carro na Europa é a melhor opção de transporte se você pensa em conhecer detalhadamente os países do Velho Continente, principalmente o interior deles.

A facilidade de se deslocar entre os destinos por transportes públicos (trem, ônibus e metrô) e até os baixos valores das companhias aéreas low cost, podem fazer com que o carro não seja uma opção óbvia; porém sabemos que as belezas da Europa também estão no seu interior, nas charmosas vilas, enormes campos, nas próprias estradas que ligam as cidades. Somente com carro você terá a flexibilidade e a liberdade para explorar estes lugares.

Existem muitas rotas de carro que podem ser exploradas na Europa e que, com certeza, darão ainda mais beleza à sua Eurotrip. Mas alugar um carro em outro país também pode gerar alguma insegurança.

Será que a estrada é segura? É preciso documentação especial? Como faço para alugar o carro? Esses são questionamentos comuns que espero poder esclarecer nesse artigo; se você quer saber tudo sobre como alugar carro na Europa, não deixe de ler as informações abaixo.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Como alugar carro na Europa?

Aluguel de carro barato na Europa

RentCars conta com as principais locadoras do mercado.

Alugar o seu carro é fácil e pode ser feito antes mesmo de viajar, basta reservar pela internet. A praticidade deixa o sonho de percorrer o Velho Continente de carro ainda mais simples de acontecer, pois várias empresas realizam a reserva pela internet e sites como o RentCars ajudam na hora de pesquisar preços e comparar as vantagens de cada uma das locadoras.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro na Europa »

 

Brasileiro pode dirigir na Europa?

Países que exigem a PID na Europa

Com a PID é possível dirigir por toda a Europa.

Sim, pode. No geral, basta ter uma carteira de motorista válida e idade legal para dirigir para que você possa circular por até 180 dias (tempo do visto de turista) de carro pela Europa, é o que prevê a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário.

Contudo, nem todos os países do continente estão neste tratado. Suíça e Reino Unido são exemplos de países em que basta apresentar a sua CNH acompanhada do passaporte. Mas, por outro lado, a Itália e a Grécia exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Cada país tem as suas regras, por isso, o recomendado é pesquisar sobre o seu destino, caso fique apenas em um só país; mas se for percorrer vários países da Europa, não hesite em solicitar o seu PID.

Mas, afinal, para que serve o PID? Esse é um documento que “traduz” a sua carteira de motorista para oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo; ele funciona como uma habilitação internacional que, como falei, pode não ser obrigatória, mas é capaz de te ajudar caso seja parado por um policial na rodovia, por exemplo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Um detalhe importante é que o PID não substitui a CNH, ou seja, não esqueça a carteira em casa.  Para fazer o seu PID, consulte o site do DETRAN para saber os detalhes do procedimento; normalmente a entrada no pedido pode ser feita online e é preciso pagar uma taxa.

A validade do seu PID é a mesma da sua carteira de motorista. Por falar em documentos, leia também sobre como verificar a validade do passaporte para viajar para Europa.

Fique de olho também na idade mínima para dirigir na Europa, que é bem diferente do mínimo exigido no Brasil. Na maioria dos países europeus, é preciso ter 25 anos. Porém, se você tiver entre 21 a 24 anos, pode alugar e dirigir um carro mais básico mediante pagamento de uma taxa.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Alugar carro barato para viajar na Europa?

Alugar um carro online

Para sua praticidade, procure alugar o carro antes de viajar.

A primeira dica é alugar o seu carro ainda no Brasil. Além de te poupar tempo, isso vai evitar eventuais surpresas quando chegar ao seu país de destino, pois eixar para alugar na hora pode ser mais caro e você ainda pode enfrentar filas; sem contar que o modelo desejado pode não estar disponível. Ninguém quer passar por esses percalços logo nas primeiras horas de viagem.

Para encontrar a locadora ideal que tenha o seu perfil, faça uma busca no site da RentCars. O site é super confiável e o maior quando o assunto é comparação de preços e aluguel de veículos em toda a América Latina. Além disso, nele estão as principais locadoras do mercado.

Outra vantagem de se antecipar e reservar o seu carro pela RentCars é o acesso ao valor total em reais. Escolhendo a opção de pagamento online, não se paga IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ainda pode parcelar; se quiser pagar no boleto, você tem desconto de 5% para reservas feitas com no mínimo oito dias de antecedência. Saiba qual o mês mais barato para viajar para Europa

Preço de carro alugado na Europa

Compare na RentCars os preços e itens oferecidos em cada carro.

E você ainda pode filtrar pelas características que deseja: carro com ar condicionado, direção automática ou com quatro, cinco ou mais de seis lugares.  O melhor é que o site permite que o usuário avalie o serviço da seguradora, o que vai te ajudar a fazer o melhor negócio.

Se tiver dúvidas sobre o que vai precisar apresentar na hora de buscar o carro, a empresa também expõe tudo o que está incluído no valor do aluguel antes de você concluir o pedido. Lembrando que se você já fez uma reserva no site e depois achou uma tarifa menor, nas mesmas condições e locadora, a RentCars te reembolsa a diferença.

Na hora de alugar o seu carro, leve em consideração o seu estilo de viagem e a quantidade de malas que ele comporta; se for percorrer uma longa distância, opte por alugar um veículo com quilometragem livre. Confira também dicas para viajar sozinho para a Europa.

Lembre-se de que é preciso de um cartão de crédito internacional com titularidade própria para alugar o carro; este também deve ser apresentado na hora da retirada do veículo.

Fique atento porque o cartão precisa ter um limite disponível para o bloqueio da garantia (que será desbloqueado após a devolução). Não se esqueça de fazer um seguro completo do carro para evitar qualquer tipo de dor de cabeça durante a sua road trip.

Se o seu receio em alugar carro são as estradas, saiba que na Europa elas são bem sinalizadas, sem buracos e em perfeitas condições para dirigir. Mas é importante se manter familiarizado com a sinalização, principalmente se você for dirigir num país onde não domina a língua. Para facilitar o seu roteiro, leia sobre o mapa da Europa atual.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Lembre-se de que no Reino Unido e na Irlanda é mão inglesa.  Para facilitar a sua vida, a minha sugestão é alugar um GPS para te ajudar com as rotas e não te deixar dependente do mapa do celular, nem sempre os dados móveis vão funcionar na estrada.

Prático => Chip na Europa

 

Vantagens de alugar um carro na Europa

Vantagens de alugar um carro na Europa

Retirar em uma cidade e devolver em outra é uma das vantagens de alugar um carro.

São várias as vantagens de alugar um carro para viajar pela Europa. Abaixo cito algumas delas para você que já pretende viajar de carro pelo velho continente ou pra inspirar você que ainda está com esse projeto no papel.

  • Poder parar onde quiser: quem nunca desejou parar para registrar um lugar ou situação incrível, mas não pôde tirar a foto porque estava numa excursão ou em um transporte público? De carro você tem essa liberdade para contemplar uma paisagem bonita ou simplesmente para ir ao banheiro ou comer alguma coisa sem incomodar outras pessoas que você nunca viu na vida;
  • Economia: nada melhor que viajar barato para Europa com os amigos ou com a família. Se você estiver acompanhado, viajar de carro é ainda mais vantajoso, pois muitas vezes a passagem de trem é cara. Se você for considerar o deslocamento para mais de uma cidade, o preço fica salgado, mas dividindo o aluguel do carro, o seu gasto barateia bastante; quanto mais dias de aluguel, mais atrativo é o valor final;
  • Tudo ao seu tempo: faça o seu próprio roteiro. Você pode passar o dia inteiro viajando ou dormir bastante e só pegar a estrada na parte da noite; se preferir pode dirigir até o pôr do sol e curtir a vida noturna na próxima parada. Independente do que preferir, alugando um carro você não precisa seguir nenhum roteiro senão o seu;
  • Pegue o carro numa cidade e devolva na outra: poder deixar o seu carro numa outra cidade sem precisar retornar ao ponto de partida é uma grande vantagem do aluguel de carro; essa flexibilidade de locomoção ajuda muito a fazer um roteiro ainda mais caprichado. Quando for reservar o carro na RentCars, basta colocar a cidade que irá devolver o carro no campo de pesquisa conforme a foto abaixo. Mas, caso vá atravessar fronteiras de carro, não se esqueça de avisar à locadora;
  • Formas de pagamento variadas: na RentCars você pode escolher qual é a melhor forma de pagar o aluguel do carro. No pagamento online você paga em reais, pode parcelar e é isento de IOF; mas você também pode pagar apenas quando for retirar o carro, nesse caso em euros, ou ainda dar um sinal na transação online e acertar o resto em euros quando chegar ao destino.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Vale a pena alugar carro na Europa?

E como vale! Principalmente para ir além dos centros urbanos e aproveitar bastante para conhecer várias cidades pelo caminho. Não se esqueça de planejar bem o seu tour pela Europa e pesquisar qual o carro irá atender melhor o seu tipo de viagem.

Lembre-se de verificar o limite de velocidade, pois varia de país para país, mas normalmente é de 100km/h nas estradas normais e nas grandes rodovias pode chegar a 120km/h. Respeite a velocidade porque as multas podem ser bem caras e chegam ao Brasil (e são cobradas em euros).

E enquanto você se planeja para viajar de carro na Europa, assista esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo do continente sobre a Península Ibérica:

E você, ainda tem dúvidas sobre aluguel de carro na Europa? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais