Mapa da Europa atual: dicas de países e cidades

por Juliana Pina

Muitos brasileiros quando planejam uma viagem, olham o mapa da Europa atual para se programar. Isso acontece porque os países europeus estão entre os destinos mais cobiçados pelos turistas; o velho continente conta com cidades históricas, castelos, paisagens deslumbrantes e países com alto nível de desenvolvimento e segurança.

Segundo o mais recente balanço da Organização Mundial do Turismo em 2017, a Europa representou 51% da entrada e saída de turistas no mundo. Sabendo da importância que o continente tem para a rota dos viajantes brasileiros, escolhemos seis países europeus mais visitados e vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre cada um deles e suas cidades mais turísticas.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Europa atual

Localizada no hemisfério norte do globo, o mapa da Europa atual conta com 741 milhões de habitantes. O número de países é de 50, com mais oito dependências; dentre elas Gibraltar e Ilhas Faroé se consideram nações e disputam as competições da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), assim como Israel, que é filiada entidade, embora geográfica e politicamente pertença a Ásia. Leia também sobre as bandeiras da Europa.

Devido a sua extensão de cerca de 10 milhões de km², o continente é normalmente dividido em regiões para facilitar o planejamento dos turistas. Para este artigo, escolhemos países que estão na Península Ibérica, Europa Central e Península dos Balcãs.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Europa »

 

Mapa da Europa: países

França

Lugares mais visitados da Europa

Torre Eiffel é o ponto turístico mais visitado da Europa.

Não há quem não se encante com o charme dos países europeus. A França, por exemplo, é um deles; situada na Europa Central, ela está na lista dos lugares mais cobiçados do continente.

Com um turismo para todos os gostos, quem viaja ao país pode escolher entre história, belas construções e um luxuoso litoral; sem contar uma culinária que atrai quem passa pelas padarias, cafés e restaurantes do país.

A França é ainda uma boa escolha pela temperatura, pois apesar do inverno ser frio,  não é tão rigoroso como o de outras partes do continente; enquanto que estações como outono e primavera deixam o país com um ar ainda mais encantador.

Paris, sua capital, é uma das cidades mais visitadas do mundo e não é para menos: a cidade é linda! Vale  a pena incluir no seu roteiro. E para começar, reserve um ingresso prioritário para a Torre Eiffel.

Como funciona? => Chip na Europa

 

Espanha

O que fazer em Madrid

Palácio Real de Madrid abriga muito da história da Espanha.

Com 81,7 milhões de turistas em 2017, a Espanha é um daqueles países do continente europeu com grande riqueza cultural, aliada a seu povo animado e festeiro, que se parece com os brasileiros.

O país chama a atenção pela simplicidade e sofisticação de alguns lugares; são museus, igrejas, montanhas, arquitetura influenciada por diferentes períodos, praias e ruas de se admirar.

Mesmo com algumas polêmicas envolvendo as famosas touradas que acontecem pelas ruas do país, ainda assim a Espanha consegue cativar o turista com seu jeito vibrante de ser, encontrado nas comidas típicas e nas danças.

A energia espanhola realça mais durante o verão, afinal a estação é bem quente e em algumas regiões a temperatura pode chegar próxima dos 45ºC.

Ingressos => Palácio Real de Madrid sem fila

 

Itália

Turismo religioso na Itália

País “dentro de Roma”, Vaticano encabeça o turismo religioso na Itália.

Outro país com um jeito característico do seu povo é a Itália. Mas essa é apenas uma das razões para conhecer um lugar cheio de atrativos fascinantes.

O país, que tem uma história de quase 3 mil anos e passou por momentos difíceis, hoje é berço de monumentos super importantes para o mundo; nas terras italianas não faltam catedrais, fortalezas, vielas floridas, museus e obras de arte.

O maravilhoso país em formato de bota também transborda tradições que são passadas de geração em geração. A maior delas talvez seja a gastronomia composta de massas, pizzas e vinhos que são destaques pelo mundo; isso sem falar nos molhos criados por eles, como o bolonhesa.

Toda essa diversidade cultural é encontrada também no turismo. Quem escolhe a Itália como destino, pode se perder entre tantas opções, que vão desde vilarejos que transportam para a calmaria do passado, espetáculos arquitetônicos e a belíssimas praias da Costa Amalfitana.

Tour => Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro em Roma

 

Grécia

Lugares históricos em Atenas

Acrópole é tida como um lugar sagrado em Atenas.

Considerado um dos destinos europeus mais exuberantes, a Grécia tem um conjunto de praias com águas em um forte tom de azul. Entre as ilhas gregas com fama internacional, destacam-se Mykonos e Santorini.

Os turistas que as visitam se apaixonam com tamanha beleza natural destas ilhas, banhadas tanto pelos mares europeus quanto pelos asiáticos; como o Egeu, Jônico, Mirtóico e Mediterrâneo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Mas há quem opte também por conhecer as terras gregas. Nessa escolha o visitante tem a oportunidade de conhecer locais que são considerados berços da cultura, esporte e política mundial; além de seus monumentos considerados Patrimônios da Unesco.

Incrível => Excursão guiada para a Acrópole em Atenas

 

Portugal

Lugares para conhecer em Portugal

Grutas de Benagil impressionam pela beleza em Algarve.

Talvez o mais popular país para os brasileiros, Portugal tem como bônus o idioma. Mas além disso, conhecer o país é um convite ao passado; são muitas construções e igrejas que remetem ao tempo de colonizadores. Descubra com viajar barato para Europa.

A terra de Camões e tantos outros poetas importantes para a literatura se consagra também pelos vinhos, azeites e os doces. Tudo isso aliado a um clima agradável, belos cenários e preços mais camaradas entre os países da zona do Euro.

Sem fila => Palácio e Parque da Pena em Lisboa

 

Alemanha

Lugares históricos da Alemanha

Edifício Reichstag remete a época do nazismo alemão.

Imponente e com orgulho do que se tornou após difíceis momentos para a história mundial, a Alemanha é um daqueles países que impressionam pela qualidade de vida e organização; sem falar no povo educado, inteligente e festeiro, que já deixou a fama de frio lá atrás. Aprenda como viajar de trem pela Europa.

Quem passa pelo país não deve deixar de experimentar as famosas cervejas alemãs e as tradicionais salsichas assadas. Em todo seu território, a Alemanha mostra que seu passado sombrio durante as duas guerras mundiais e a separação em dois ideais econômicos através de um muro servem de inspiração para que o que aconteceu não se repita nas novas gerações.

Confira => Excursão pelo Terceiro Reich em Berlim

 

Mapa da Europa: Cidades

Nice

Principais cidades da Riviera Francesa

Nice é uma das principais cidades da Riviera Francesa.

O charme francês é admirável pelo sul do país e mais ainda no litoral. A cidade beira-mar de Nice é a quinta mais populosa da França e considerada uma das mais bonitas.

E uma das melhores opções é começar o dia caminhando pela orla Promenade des Anglais e admirar a beleza do mar mediterrâneo. Descubra qual país é mais barato para viajar na Europa.

Não é muito difícil encontrar belas paisagens por Nice, mas uma das mais bonitas é a parte mais antiga da cidade chamada de Vieille Ville (old Nice); o local engloba um conjunto de restaurantes, bares e lojas que durante o verão agitado está sempre cheio de turistas.

Vale a pena visitar também os museus, a Catedral de Nice e os parques espalhados pela cidade.

Conheça => Balsa de ida e volta de Nice a Mônaco

 

Barcelona

Pontos turísticos de Barcelona

Igreja Sagrada Família é o principal ponto turístico de Barcelona.

Seguindo a rota de cidades europeias com praias movimentadas, a cidade de Barcelona na Espanha é uma delas. Mas o lugar vai além da costa litorânea, afinal o que não falta em Barcelona são turistas que buscam a vida boêmia.

É preciso fôlego para conhecer todos os bares, boates e restaurantes com opções para todos os gostos. A cidade recebe o título de uma das mais animadas do continente europeu. E os passeios em Barcelona são imperdíveis.

Para os turistas que desejam aprender sobre arquitetura e arte, a cidade tem atrativos como a Basílica da Sagrada Família e a Casa Museu de Gaudí.

Entrada prioritária => Tour guiado pela Igreja Sagrada Família

 

Milão

Turismo em Milão

Piazza Duomo em Milão.

Dentre as cidades cosmopolitas da Europa, certamente podemos adicionar Milão. Capital da moda mundial, a agitada cidade na região italiana da Lombardia é o destino escolhido por muitos viajantes.

Este turismo aumenta ainda mais na região da Galeria Vittorio Emanuele II, luxuoso complexo de lojas, ideal para quem quer fazer compras e estar por dentro das tendências.

Mas quem passa por Milão também não pode deixar de visitar a Catedral Duomo que demorou 600 anos para ser construída. Localizada na Piazza Duomo, essa deve ser uma das primeiras atrações a visitar na cidade.

Prático => Acesso prioritário a Catedral de Duomo 

 

Fira

Lugares mais bonitos da Grécia

Arquitetura impressionante no alto de um penhasco em Santorini.

Na rota de lugares com beleza de impressionar, trata-se da cidade em que está uma das mais famosas ilhas gregas: Santorini.

Essa é mais uma cidade no mapa da Europa para se admirar; construída em um penhasco de 260 metros, ela oferece uma variedade de passeios, bares e lojas. Para se apaixonar pelo local, basta ficar algumas horas caminhando pelas ruas e observando o enorme mar azul da ilha.

Desfrute => Cruzeiro de Catamarã em Santorini

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Porto

Turismo em Porto

Visite Porto no verão para aproveitar as belezas da cidade.

Da Península dos Balcãs direto para a Ibérica, Porto é destaque na rota dos vinhos. O turismo de brasileiros na cidade portuguesa cresceu tanto nos últimos dias que há quem volte para estudo e até mesmo para moradia definitiva.

São livrarias, igrejas, bons restaurantes e a conhecida Ponte D. Luís; para completar, a cidade ainda recebe o título de uma das mais bonitas de Portugal.

Delícia => Vale do Douro com degustação de vinhos

 

Munique

Pontos turísticos em Munique

Castelo de Neuschwanstein em Munique.

Finalizo o roteiro de cidades turísticas na Europa passando pela típica alemã Munique. O motivo? Além de ser uma cidade super desenvolvida e considerada a mais alegre da Alemanha, de lá você poderá visitar o famoso Castelo Neuschwanstein, inspiração para o cenário da estória da Cinderela.

Para quem está em Munique, vale fazer um bate-volta de trem ou de carro e as entradas para visitação no castelo podem ser compradas na bilheteria do local.

Mas a capital da Baviera ainda é palco de uma das festas de cerveja mais conhecidas no mundo: a Oktoberfest; se você sempre sonhou em estar nessa festividade, deve ir à cidade entre setembro e outubro.

Fantástico => Tour pelos castelos Neuschwanstein e Linderhof

 

Mapa da Europa: Turismo

Mochilão pela Europa

Sonho de todo viajante é colecionar destinos pela Europa.

Como mostrei, o que não falta são cidades incríveis para visitar no seu tour pela Europa. O continente tem um turismo riquíssimo e para todos os gostos. São destinos que mesclam arquitetura com vida noturna agitada – como Barcelona – ou praias paradisíacas e super movimentadas na alta temporada, como Nice e Fira.

Na rota das tendências, Milão é a escolha perfeita para quem passa pelas terras italianas. Vale lembrar que o país ainda tem uma gastronomia que vai te encantar tanto que você vai querer voltar.

Saiba tudo sobre a validade do passaporte para viajar para Europa para não ter problemas no embarque e imigração.

Dentre os famosos territórios portugueses, Porto é um convite às aulas de história e de bom gosto. A cidade também está sempre gerando conhecimento com suas universidades de excelência; não há quem não se deixe levar pelos ares portugueses refletidos nos pontos turísticos da cidade.

Por fim, na Alemanha com suas construções imponentes, nada como Munique para mostrar a alegria do seu povo e permitir uma volta ao passado no castelo que inspirou tantas histórias.

Economize => Voos low cost Europa

 

Conheça o mapa da Europa atual

Os encantamentos do mapa da Europa atual vão ainda além, com outras cidades e regiões belíssimas espalhadas pelo continente, principalmente porque agora a Europa Oriental está muito mais aberta ao turismo (além de ter a moeda mais barata que o Euro).

Você pode ler no artigo sobre a União Europeia (em breve) que os países europeus não tem muita burocracia para os turistas brasileiros e talvez o mais difícil seja escolher qual cidade visitar; o continente é fascinante e sempre vão ter boas opções de turismo. Por isso, se atente as dicas e boa viagem!

O mapa da Europa é incrível mesmo! Dá só uma olhada como a Oktobefrest é divertida no vídeo publicado pelo site oficial de turismo de Munique.

E você, quais desses países e cidades da Europa tem mais vontade de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais