Europa Setentrional: Escandinávia e mais países

por Redação VnE

A Europa Setentrional, também conhecida como o extremo norte do continente europeu, é terra de países frios e, justamente por esse motivo, lugar de belezas incomparáveis. É que devido ao clima e à vegetação dos territórios setentrionais, localizados em uma zona chamada subpolar, as paisagens nevadas — muitas vezes com fiordes e geleiras —, são estonteantes e dificilmente serão esquecidas por quem as visita.

Apesar do enorme potencial turístico dos países do norte da Europa, eles ainda são pouco explorados pelos turistas brasileiros em comparação com as nações localizadas no centro, no sul e no leste do continente europeu.

Se você quer conhecer melhor a região e ainda conhecer alguns destinos para explorar no norte do globo, como a região da Escandinávia, confira este artigo repleto de boas dicas.

Ao ler este post, você certamente não terá mais dúvidas, por exemplo, sobre os seguintes aspectos da Europa Setentrional: significado, economia, vegetação e outros. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Europa Setentrional

A região entendida como Europa Setentrional está localizada logo abaixo do Círculo Polar Ártico, no extremo norte do globo terrestre.

O adjetivo setentrional também qualifica quem vive na região do norte, fazendo uma relação com o substantivo setentrião, que significa, literalmente, polo norte. A população estimada da área é 33.250.000 habitantes.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Europa Setentrional: países

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), a região chamada de Europa Setentrional é composta por oito países: Estônia, Letônia, Lituânia, e os Países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia).

Apesar de essa ser a definição oficial mais aceita na atualidade, não é raro encontrar mapas e materiais didáticos que incluam na porção setentrional da Europa países como o Reino Unido, a Holanda, a Irlanda, Polônia, a parte norte da Alemanha e a Rússia.

Setentrional é também um adjetivo usado para descrever um habitante que vive na região do norte.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Europa Setentrional: economia

europa setentrional europa ocidental

Indústria do ferro é a base da economia da região | Foto: Alchemist-hp, via Wikimedia Commons.

Na Europa Setentrional, assim como acontece em outras regiões do continente, a indústria é a base das atividades econômicas, com grande destaque para o minério de ferro.

Considerando o grande potencial da hidrografia da região, que é rica em lagos, mares e rios, a pesca também é muito forte, sobretudo nos países escandinavos. A Europa Setentrional também é responsável por uma grande produção de madeira de papel e celulose, além de contar com usinas hidrelétricas para a geração de energia.

O clima frio, típico dos países nórdicos, tem forte influência sobre o desenvolvimento da agropecuária, de modo que, apesar do ínfimo destaque em termos mundiais, a criação de bovinos é a que mais tem prestígio na região.

Já no campo, as produções agrícolas mais importantes são a de cereais, batata e beterraba açucareira.

Apesar de não ser muito popular entre a maioria dos viajantes brasileiros que apostam na Europa como destino de férias, sobretudo por causa do clima, o turismo no norte do continente vem ganhando mais adeptos ano após ano e se tornando também uma importante atividade econômica nas nações setentrionais.

Países como Suécia, Finlândia, Noruega e até a Islândia tem muito atrativos culturais e visuais, que agradam os brasileiros. E é a partir desses países que é possível ver de perto o mágico fenômeno da aurora boreal.

Prático => Chip na Europa

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Europa Setentrional: dicas

europa setentrional significado

Países Nórdicos fazem parte da região | Foto: Blank map of Europe, via Wikimedia Commons.

As baixas temperaturas podem até não te empolgar para fazer turismo pelo extremo norte do continente europeu, mas tenho certeza que depois das dicas de destinos que daremos a seguir, você com certeza vai repensar e começar a cogitar a possibilidade.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Islândia

europa setentrional europa ocidental

Reykjavík é o ponto de partida para o turismo islandês | Foto: Andreas Tille, via Wikimedia Commons.

A Islândia é um país surpreendente, principalmente para aqueles que amam ver com os próprios olhos maravilhas da natureza, como vulcões, gêiseres, geleiras e fiordes. Sem falar de inúmeros locais para ver a aurora polar durante os meses de inverno.

A capital do país é Reykjavík (pronuncia-se Reiquiavique), conhecida por ser a capital mais setentrional do mundo, devido à sua posição geográfica.

Apesar de pequena, já que sua população é pouco maior do que os 120 mil habitantes, a cidade é o coração cultural e econômico da Islândia e, por isso, tem uma boa oferta de hotéis em Reykjavík.

Apesar de não ter muitos monumentos históricos, comuns em outras capitais europeias, Reykjavík oferece os seus próprios atrativos, como uma agitada vida noturna, que é famosa por ser bastante animada.

Há grande oferta de bares e restaurantes na cidade e seus hospitaleiros moradores se misturam com os turistas na hora de aproveitar a noite.

Na arquitetura, a cidade não chama atenção por edifícios altos — na verdade será difícil encontrar algum —, mas sim pelos telhados coloridos das residências que, além do tradicional vermelho, também são vistos nas cores verde e azul.

Reykjavík é o ponto de partida ideal para quem quer explorar as belezas naturais da Islândia, localizadas no restante da ilha, como as praias de areia escura, as cachoeiras Gullfoss (a mais volumosa da Europa), o Parque Nacional Thingvellir, e, na costa sul, a geleira Vatnajökull, que é a maior do país. Confira uma excursão pelas paisagens surreais da Islândia.

Ela cobre mais de 8% do território da Islândia, se tornando a segunda maior calota de gelo do continente europeu em termos de área, apesar de ser a primeira em volume. O parque nacional onde fica a geleira está a 370 km da capital.

Imperdível => Passeios de natureza e aventura na Europa

 

Finlândia

europa setentrional leste europeu

Catedral de Helsinque é um dos principais cartões-postais | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

A Finlândia é mais conhecida aqui no Brasil como a terra do Papai Noel, mais exatamente na região de uma de suas áreas administrativas, a Lapônia. Porém, engana-se quem pensa que o país é apenas sinônimo de neve ou que não há muito que fazer por ele.

A capital Helsinque é um verdadeiro paraíso para quem quer conhecer um país extremamente desenvolvido e com atrativos turísticos para diferentes perfis de viajantes.

Helsinque é o destino ideal para os apaixonados por arte e cultura, com incontáveis museus, galerias de arte e eventos, que são realizados ao longo de todo o ano. Tem muitas atividades turísticas em Helsinque.

Helsinque é tão linda e organizada que é difícil não se apaixonar à primeira vista. Para os boêmios, outro atrativo imperdível da cidade é explorar os seus bares e pubs, que são os lugares mais indicados para tomar uma cerveja ou um vinho nessa capital nórdica.

A Catedral de Helsinque é um dos principais cartões-postais da cidade e se destaca nas paisagens tantos nos meses um pouco mais quentes quanto combinando com o cenário nevado dos dias mais frios de inverno.

Encontre => Hotéis bem avaliados em Helsinque

 

Suécia

europa setentrional europa meridional

Estocolmo é uma cidade com vida noturna pulsante | Foto: Oke, via Wikimedia Commons.

A Suécia é um dos países mais interessantes para se visitar na Europa Setentrional, sobretudo a sua capital: Estocolmo. A cidade, que é composta por 14 pequenas ilhas e ligadas por pontes lindíssimas, mescla prédios históricos com muitas áreas verdes, provocando um interessante contraste em sua paisagem.

A capital é uma grata surpresa para quem procura destinos fora do eixo comum de turismo na Europa e tem na ilha de Gamla Stan — a parte velha da cidade — a área com mais pontos turísticos para os visitantes. Dá para fazer uma excursão marítima e terrestre em Estocolmo.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Estocolmo é uma cidade com vida noturna pulsante e uma atmosfera jovem. A cidade tem muitos bares e baladas para quem gosta de dançar, curtir a agitação da noite e até conhecer moradores locais e fazer novos amigos.

O frio nos países escandinavos fica apenas na temperatura, pois a receptividade dos nativos  é bastante calorosa.

Além de Estocolmo, as outras cidades que podem ser colocadas na lista para se visitar na Suécia são: Gotemburgo, na costa oeste, a segunda maior do país; Malmo, que está a uma ponte de distância de Copenhagen, na Dinamarca; e ainda a pequena, charmosa e universitária Uppsala.

Consulte => Melhores hotéis da Suécia

 

Noruega

europa setentrional europa central

Oslo é o ponto inicial para conhecer a cultura local | Foto: Bjørn Erik Pedersen, via Wikimedia Commons.

A Noruega segue, ano após ano, no primeiro lugar do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em relatórios divulgados pela ONU. E não é para menos, já que o país é o que apresenta os melhores apontadores de expectativa de vida e educação.

E já que é considerado o melhor país do mundo para se viver, a Noruega também se destaca como um dos melhores destinos para fazer se fazer turismo na Europa Setentrional. As belezas naturais norueguesas, com destaque para os fiordes, são um atrativo a parte e seduzem viajantes das mais remotas regiões do mundo.

Além disso, para quem gosta de história e arte, Oslo, a capital, é um ponto de partida obrigatório para começar a desbravar a cultura local. Descubra o que tem de mais interessante em Oslo.

A cidade tem diversos museus que fazem a visita valer a pena, entre os históricos e os temáticos, como é o caso do Museu Munch, dedicado ao pintor norueguês Edvard Munch, famoso por suas obras Madonna e O Grito. Tais pinturas estão inclusive à mostra para visitação no local.

Outros destinos lindos e interessantes para ser visitados no país são as cidades de Bergen e Alesund, sendo esta uma importante localidade portuária que foi totalmente destruída por um incêndio, em 1904, mas reconstruída ao longo do último século de forma exemplar.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Descobrindo as belezas da Europa Setentrional

A verdade é que não importa muito qual o país escolhido para visitar na Europa Setentrional, pois cada um deles tem um enorme potencial turístico e guarda verdadeiros tesouros esperando para serem descobertos.

Apesar de o clima ser normalmente mais frio do que em outras regiões do continente, basta reforçar os casacos e os acessórios de inverno e começar a preparar o seu roteiro pelos países de clima subpolar. Com certeza os cenários e a cultura que você verá por lá não serão iguais aos de nenhuma outra região do mundo.

Depois de ter lido este post, você certamente não tem mais dúvidas, por exemplo, sobre aspectos da Europa Setentrional que envolvem o significado, economia, vegetação da área etc., e também sobre seus pontos turísticos, como a Escandinávia.

E veja que incrível esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Dinamarca, um dos países que fazem parte da Europa Setentrional:

Se você já conhece algum dos países da Europa Setentrional e tem mais dicas, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente a sua experiência!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais