Continente Europeu: população cultura e mais

por Thainá Fernanda

Aposto que você já deve ter tido curiosidade para saber mais sobre o Continente Europeu, como ele é dividido, sua cultura, clima e como é a população.

A Europa é o destino mais cobiçado por turistas do mundo todo, devido a ser o continente onde se registram algumas das civilizações mais antigas que conhecemos.

Com o aspecto de “velho mundo”, a arquitetura de diversas dinastias, a estrutura monárquica ainda presente em alguns lugares e que fascina muitos e seus países de primeiro mundo, o continente recebe milhões de turistas ao ano, inclusive pessoas de dentro da própria Europa que saem para conhecer os países vizinhos.

Visitar os países europeus pode ser uma viagem ao passado, e uma oportunidade de imaginar as grandes histórias e conquistas acontecidas em cada lugar, castelo ou ruas. Mas também pode ser um vislumbre do futuro, com obras futuristas de artistas modernos. Neste artigo, você conhecerá mais sobre o continente Europeu, e as principais características desse pedaço fascinante do mundo.

Ao ler este post, você certamente saberá mais sobre os países do continente europeu, localização, importância do turismo para a economia. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa do continente europeu

Continente Europeu: países

Mapa mundi da Europa contemporâneo.

O continente europeu está dividido em 50 países, sendo a Rússia o maior, e o Vaticano o menor.

Politicamente falando, o continente está dividido ainda em Europa Ocidental — a parte mais rica da Europa onde se concentram países capitalistas, e Oriental — onde estão os países que tem ou já tiveram influência socialista.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Continente europeu: clima

localização do continente europeu

Clima varia de acordo com cada região do continente.

O clima da Europa varia de acordo com a região do continente europeu. Confira a seguir uma lista com cada um deles e suas especificações:

  • Clima mediterrâneo: Nos países próximos ao mar mediterrâneo, o inverno tem temperaturas moderadas e o verão é quente e seco, sendo período de chuva principalmente o outono e inverno.
  • Clima subpolar: É 2º clima mais frio do mundo, com inverno rigoroso e verão com temperaturas baixas. Está presente em lugares com latitudes entre 55° N e 75° N, que é o caso da Sibéria, região da Rússia.
  • Clima Temperado Oceânico: Presente nas regiões litorâneas da zona temperada, tem invernos úmidos e menos rigorosos, verões com temperaturas não tão altas e bastante chuva. É o clima característico das regiões oeste e noroeste da Europa.
  • Clima Temperado continental: Presente no Leste e Centro da Europa, não sofre influência dos oceanos, possuindo menos chuvas, verão com temperaturas acima de 20 °C e inverno com até 0 °C.
  • Clima de montanha: Áreas altas como Pireneus e Alpes, têm chuvas distribuídas de forma mais equilibrada durante o ano. O inverno é longo, rigoroso e chega a nevar.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Continente europeu: população

geografia continente europeu 9o ano

Adultos e idosos são maioria na faixa Ocidental da região | Foto: Dangelin5, via Wikimedia Commons.

O continente europeu é o 2º menor do mundo em extensão territorial. Em contrapartida, é o 4º maior em população, o que abrange 11% das pessoas do mundo, embora essa posição esteja em risco:

Como consequência do alto nível de vida presente na Europa, com ênfase na parte Ocidental, o continente está sofrendo com baixa taxa de natalidade, ou seja, alguns países estão enfrentando queda no número de pessoas que nasce a cada ano.

Alguns motivos são que a maioria das pessoas se casa mais tarde na Europa, após a graduação, os métodos contraceptivos são bem disseminados entre os jovens, e a maioria dos casais idealiza ter filhos mais tarde, o que limita a quantidade.

Sobre a religião, a maior presença religiosa na Europa é a do Cristianismo, mas há uma pequena presença do Islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo. Os não religiosos se tornaram um número crescente, estando mais presentes na Europa Ocidental.

As regiões mais povoadas da Europa estão na parte Central e Ocidental, onde estão países como a França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

No continente europeu, são falados inúmeros idiomas. Alguns países possuem seu idioma oficial, porém as cidades podem ter seu 2º dialeto, o qual todos os moradores entendem e falam, e que é resultado de seu contexto histórico, como é o caso da Espanha.

As línguas europeias mais conhecidas e com maior número de falantes são: Russo, alemão, francês, inglês, turco, italiano, espanhol, ucraniano, polonês e holandês.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Prático => Chip na Europa

 

Continente europeu: economia

hidrografia do continente europeu

Extrativismo mineral é destaque na economia da região | Foto: Alchemist-hp, via Wikimedia Commons.

Depois de o continente europeu ter vivido duas grandes guerras no século XX, ele perdeu sua liderança na atividade industrial para os Estados Unidos e Japão.

A forma de evitar novas perdas foi a formação de acordos de livre comércio e passagem entre os países, que resultaram na criação da União Europeia. Tem-se como exemplo a moeda única em todos os países membros, e a livre circulação de turistas de uma nação à outra.

A Europa está associada para nós, latino americanos, à boa educação e bons modos. É comum alguém dizer para se referir ao um bom comportamento: “Ele parece criado na educação europeia!”. E não é por acaso.

A União Europeia incentiva como nunca a educação e o desenvolvimento dos seus povos, o que impulsa a tecnologia e mão de obra qualificada para a indústria. Incentivos como programas de intercâmbios entre os seus países para melhorar a educação, o ensino de idiomas desde os primeiros anos de vida são alguns exemplos.

A união Europeia também faz esforços para fomentar empregos e diminuir as disparidades entre as nações.

Os países da Europa Ocidental apresentam o maior índice de PIB por cabeça, e as melhores condições de educação, saúde e moradia. Apesar das diferenças de um país para o outro, essa região da Europa é bem ativa em atividades como agropecuária, produção de energia e extrativismo mineral.

Outra fonte de renda muito importante na economia é o turismo, atraído pelos inúmeros pontos históricos e belezas. Nesta região estão presentes alguns países de 1º mundo, como a Espanha, França e Alemanha. Saiba mais sobre o mapa da Europa atual.

A Europa Oriental também baseia sua renda em agropecuária, produção de energia, extrativismo mineral e o turismo. Porém, há menos tráfego de comércio, devido às consequências ainda da divisão do continente.

Outro ponto sobre essa região é que alguns países ainda estão enfraquecidos pela transição do socialismo para o capitalismo, o que aumenta a inflação e o desemprego, resultado da economia instável. Como exemplo disso temos a Rússia.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Continente europeu: cultura

Atrativos culturais na Europa

Região é conhecida por diversos atrativos culturais como os inúmeros castelos.

A Europa valoriza e muito a sua cultura, assim como o resto do mundo. Se você começar a pensar na história de qualquer país, provavelmente vai se lembrar de alguma interferência de um dos povos europeus, como sua descoberta, por exemplo. É o caso do Brasil, que foi descoberto por portugueses e até hoje fala o idioma deles.

O continente europeu foi palco de grandes acontecimentos, realizações e descobertas humanas que tem consequências até hoje em como vivemos, o que comemos, nas religiões e até nos regimes políticos e na economia.

Cada país da Europa tem seus costumes específicos. Por isso, é importante pesquisar antes de visitar determinado (s) país (es), por exemplo, os costumes habituais da sua população.

Alguns exemplos são a quantidade de beijos no rosto ao cumprimentar, o uso de sapatos dentro de casa, o tipo de comida de cada região e até a forma de cruzar as pernas.

Para não causar estranheza ou até parecer rude, o melhor é estar preparado antes de viajar.

A cultura europeia também está presente na sua arquitetura. Por ser o continente onde habitaram os povos mais antigos a que temos conhecimento, você encontrará história em toda parte, desde ruas de pedras, até grandes castelos e palácios.

Na comida, você também encontrará conhecimento histórico. Alguns pratos remetem a períodos e fases importantes na história da humanidade, como guerras ou revoluções.

O continente europeu é também berço de vários artistas consagrados a nível mundial, como os pintores Michelangelo Buonarroti da Itália, Pablo Picasso da Espanha, e Claude Monet da França.

Também artistas conhecidos da arquitetura, como Antoni Gaudí da Espanha e Renzo Piano da Itália.

Os países da Europa também são ricos quando se fala em música. Desde as tradicionais Tarantela da Itália e Flamenco da Espanha, até os mais conhecidos cantores da era moderna The Beatles e Ed Sheeran da Inglaterra, você pode desfrutar desde rock até músicas românticas e lentas.

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Continente europeu: turismo

Pontos turísticos do continente europeu

Canais de Veneza, por exemplo, proporcionam passeios repletos de beleza para os turistas.

A Europa é o destino mais procurado no turismo mundial, recebendo milhões de turistas ao ano. Por conter as metrópoles mais conhecidas e românticas do mundo como Roma, Paris, Veneza e Londres, ela atrai cada vez mais curiosos e admiradores ao longo dos anos. Descubra as cidades da Europa mais visitadas.

Um dos fatores que facilita quem quer conhecer o continente europeu, é que vários países – não todos, fazem parte do Espaço Schengen. Isso significa que você poderá andar de um país para o outro com poucas dificuldades, e sem precisar solicitar nenhum visto.

Imagina planejar seu roteiro e em uma semana estar em Veneza e na outra em Berlim? Isso é possível. Mas cuidado, nem todos os países que fazem parte da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen. Outros, não fazem parte de nenhum dos dois – Como a Inglaterra, então é necessário receber um visto na entrada do país.

É possível ficar nos países do continente europeu que fazem parte do espaço Schengen por até 90 dias como turista. Esse período é válido por semestre. Quer dizer que dentro de 6 meses você só pode ficar como turistas por 3.

Depois de passado esse semestre, você pode normalmente voltar a ficar 90 dias. Mais do que isso, é necessário pedir um visto e justificar sua entrada, estadia, etc.

Para entrar nos países de Schengen também é necessário contratar um seguro viagem Europa. Mesmo que nem sempre será solicitado na sua entrada ao país, é importante não correr o risco.

O turismo desempenha um papel muito importante no desenvolvimento do continente europeu, já que movimenta o comércio, o transporte marítimo, os setores hoteleiro e alimentício.

Os países mais visitados da Europa são: Portugal, França, Espanha, Itália, Turquia, Alemanha e Inglaterra.

As atrações que mais chamam a atenção dos turistas são: o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel, a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona; a Torre Big Ben, a Torre de Belém, em Lisboa; o Portão de Brandemburgo, em Berlim; e o Museumplein de Amsterdam. Saiba mais sobre os passeios na Europa que não podem faltam em nenhum roteiro.

Sem dúvidas, um continente incrível para se conhecer!

Como funciona? => Trem na Europa

 

Aproveite o melhor do continente europeu

A Europa é sem dúvidas um continente incrível, cheio de lugares para conhecer. Graças à livre passagem de um país a outro, fica muito fácil fazer um mochilão pela Europa por esse continente ou até organizar paradas curtas entre uma cidade e outra, usando o trem como meio de transporte.

O continente europeu também é bastante atraente por seu visto não ser tão complicado de tirar se comparado a outros países, e possuir uma validade de tempo razoável para turistas.

Agora que você já está bem informador siga em frente e, antes de viajar, não se esqueça de pesquisar os costumes típicos de cada país e o clima. Veja um vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Grécia sobre as belezas desse país, que fica no continente europeu!

E depois, compartilhe conosco as suas experiências no continente europeu. Participe nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais