Passeios na Europa: o não pode faltar na sua Eurotrip

por Raquel Araujo

Se você quer saber quais passeios na Europa não podem ficar de fora do seu roteiro, fique de olho neste artigo. Fazer uma Eurotrip é o sonho de qualquer viajante, pois o Velho Continente é um destino certeiro para quem ama história, gosta de apreciar arquiteturas milenares, busca uma culinária variada e quer diversidade de paisagens; tudo isso facilitado pela prática locomoção entre as cidades e países.

A Europa, pequena notável quando o assunto é extensão territorial, ocupa o quarto lugar na lista de continentes mais populosos; nela estão seis dos dez países mais visitados do mundo (França, Espanha, Itália, Turquia, Reino Unido e Rússia), segundo dados da Organização Mundial do Turismo. E aqui chegamos à maior dificuldade da viagem: escolher quais destinos conhecer.

O continente exala cultura e, na matemática do viajante empolgado, sempre cabe mais um lugar, mesmo que ele seja um tanto quanto contramão no roteiro. Mas independe de qual dos países europeus você conhecerá, existem passeios imperdíveis te esperando que podem (e devem) ser feitos onde quer que você vá. Muitos deles, inclusive, gratuitos.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os passeios imperdíveis na Europa?

Ponto turístico mais visitado da Europa

Torre Eiffel é o lugar mais visitado pelos turistas na Europa.

Fazer um tour pela Europa é estar diante de um continente cultural e histórico, com muitos passeios interessantes que vão incrementar ainda mais a sua viagem, independente do seu perfil de viajante. Não deixe de absorver ao máximo o que os passeios na Europa têm a oferecer.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Passeios na Europa que não podem faltar no seu roteiro

Visitar museus na Europa

Roteiros culturais pela Europa

Museu do Louvre em Paris.

Impossível falar em Europa sem citar os seus incríveis museus com acervos raríssimos. Considerado o berço da civilização ocidental, o continente abriga vários tesouros espalhados e conhecer alguns desses museus é como embarcar diretamente para milhares de anos atrás, se aprofundando nos principais fatos históricos retratados através de pinturas, esculturas, documentos.

Na Europa estão obras mundialmente famosas como a “Monalisa” (Da Vinci) no Museu do Louvre em Paris, o afresco da “Criação de Adão” (Michelangelo) na Capela Sistina do Vaticano, a pintura “O Grito” (Edvard Munch) na Galeria Nacional de Oslo ou o quadro “A moça do brinco de pérola” (Johannes Vermeer) do Museu de Mauritshuis na cidade holandesa de Haia.

O melhor é que muitos museus na Europa são gratuitos. Alguns em Londres, por exemplo, aboliram o pagamento obrigatório e pedem apenas uma contribuição livre para quem quiser ajudar na manutenção do local; é possível entrar gratuitamente em lugares como o British Museum e o Natural History Museum.

Imperdível => Entrada sem fila para o Museu do Louvre

 

Conhecer parques na Europa

Parques mais importantes da Europa

Vondelpark recebe milhões de turistas todos os anos.

Não sei vocês, mas eu amo parques, tanto que eles estão sempre entre as prioridades na hora de montar meu roteiro de viagem. Eu adoro passear e poder sentar na grama para descansar nos vários parques na Europa que existem para você poder aproveitar.

Além de gratuitos, eles são uma ótima opção para se reconectar com a natureza, fazer um piquenique, ler um livro e, claro, relaxar da rotina muitas vezes corrida de uma Eurotrip.

Mas não restrinja essas visita apenas às estações mais quentes. Se no verão e na primavera você pode fazer um piquenique e até tomar um banho de sol, no inverno alguns parques, como o Vondelpark, em Amsterdam, é possível patinar no lago congelado; essa é a beleza dos parques europeus, pois eles são sempre democráticos e uma excelente programação, independente do período da sua viagem.

Confira => Excursão guiada de bicicleta em Amsterdam

 

Caminhar a pé na Europa

Passeios a pé na Europa

Caminhando é possível conhecer e registrar cada detalhe das cidades europeias.

Na Europa estão localizadas grandes metrópoles com diversas atrações e também cidades menores, possíveis de se conhecer por inteiro em um ou dois dias. Independente do meu destino, eu prefiro ir a pé sempre que possível.

Não apenas para economizar no transporte, mas porque dentro de um ônibus ou no metrô você acaba perdendo detalhes da Europa que nem sempre estão próximos aos pontos turísticos e que só quem está andando a pé consegue reparar. Muito da história do continente está em suas construções, nas suas ruas.

A Europa abrigou civilizações antigas, sobreviveu à guerras e sediou revoluções. Uma forma de preservar esse passado e manter viva a memória destes períodos é através dessas construções.

Para conhecer melhor a história da cidade em que você visitará, recomendo que faça um walking tour. Como o nome sugere, o passeio feito a pé em pontos específicos da cidade; neles, os guias contam curiosidades e detalhes da história do local para você se aprofundar sobre as origens da cidade, o que deixa a viagem ainda mais inesquecível.

Tour => Excursão guiada a pé em Roma

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Apreciar a arquitetura da Europa

Maior castelo do mundo

Com 70 mil metros de área, Castelo de Praga é o maior do mundo e recebe muitos turistas.

A arquitetura europeia é um grande atrativo do continente. Apesar de ser considerado “o Velho Mundo”, título facilmente entendido quando pensamos nos enormes castelos do continente e outras relíquias arquitetônicas, na Europa você observa essas mesmas construções antigas que sobreviveram às guerras, coexistindo com arquiteturas modernas.

Na Europa você encontra monumentos pré-históricos como o Stonehenge (Inglaterra), relíquias de civilizações antigas como o Fórum Romano (Itália) ou o Templo de Atena (Grécia) e obras grandiosas da era medieval como o Castelo de Praga (República Tcheca) ou o Castelo de Chambord (França).

Em contraste estão construções modernas como o The Shard (Inglaterra), o prédio mais alto da Europa ocidental ou o incrível mercado municipal de Roterdã (Holanda), que mistura tecnologia, frutas frescas, restaurantes e até apartamentos no mesmo local. É ou não um dos passeios na Europa que valem muito a pena fazer?

Conheça => Tour pelo Castelo de Praga

 

Andar de trem na Europa

Andar de trem na Europa

Trem é um dos meios de transporte mais utilizados na Europa.

Um dos destaques na lista de “coisas que são a verdadeira representação da Europa” está o trem, pois ele reflete, em muitos sentidos, a praticidade, eficiência e a tradição da Europa. Não é atoa que trata-se de um dos meios de transportes queridinhos entre os locais.

É impossível viajar para a Europa sem fazer pelo menos um trecho de trem. E as vantagens são muitas: você não vai ser cobrado por bagagem extra, não é preciso chegar com duas ou até três horas de antecedência para embarcar e as estações de trem são bem mais centrais que os aeroportos.  Comprando com antecedência é possível encontrar preços bem atrativos para a sua viagem.

A estrutura das estações de trem são de primeiro mundo, por isso vale a pena reservar um tempinho para admirar a arquitetura delas. Todas são equipadas com restaurantes, lojas e até casas de câmbio; além do conforto do trem, pois muitas vezes a segunda classe é mais confortável que a econômica do avião, principalmente se for comparado com os práticos e econômicos voos low cost Europa.

Existem ainda as belas paisagens do caminho. Os assentos têm mesas, tomadas e, dependendo do trem, até wifi.  Tanto para quem for acompanhado como para quem vai viajar sozinho na Europa, vale a pena esse meio de transporte, principalmente se o seu próximo destino estiver até no máximo quatro horas de distância.

 

Admirar a natureza da Europa

Fenômenos naturais na Europa

Aurora Boreal é um dos mais belos fenômenos da natureza.

Nem só de monumentos históricos e museus vive a Europa. Ao visitar o continente você também irá se encantar com belíssimas paisagens naturais capazes de deixar qualquer um de queixo caído. Ao longo dos países europeus se encontra de tudo, desde praias paradisíacas até vulcões, geleiras, alpes, campos de tulipa, etc.

Se você gosta de trilhas, na Europa também estão alguns parques naturais incríveis; o maior do continente é o Parque Nacional Vatnajökull (Islândia), que possui 1,2 milhão de hectares, equivalente a 12% do país; por lá é possível acampar, praticar escalada e esqui, além de fazer trilhas.

Outros lugares incríveis para interagir com a natureza são: o Parque Nacional Jostedalsbreen (Noruega), onde está a maior geleira da Europa; o Parque Nacional de Göreme (Turquia), de onde parte o famoso passeio de balão na Capadócia e o Lake District National Park (Inglaterra). Fora isso, na Europa também estão alguns dos países onde é possível ver um dos maiores fenômenos da natureza: a aurora boreal.

Incrível => Excursão Aurora Boreal na Noruega

 

Provar a gastronomia da Europa

Comidas típicas da Europa

Chocolates belgas e outras iguarias típicas da Europa dão um sabor especial a viagem.

Você pode visitar um país, conhecer todos os seus museus e aprender os detalhes de sua história; mas sem experimentar algum prato típico sua experiência nunca estará completa. Não é à toa que os costumes gastronômicos falam muito sobre a cultura de um país.

Na Europa estão algumas das gastronomias mais importantes do mundo. Portanto, não deixe de experimentar pelo menos um restaurante típico para conhecer a cozinha local, você não vai se arrepender.

Delícia => Excursão Degustação de Chocolates na Bélgica

 

Pegar ônibus turístico na Europa

Transporte na Europa

Ônibus turístico te permite embarcar quantas vezes quiser na cidade.

Não é raro fazermos um roteiro de Eurotrip bem enxuto para caber mais cidades na mesma viagem; nesses casos, é preciso otimizar o tempo para conseguir visitar tudo o que queremos; uma boa opção é utilizar os ônibus turísticos. Leia também sobre a Europa Oriental e descubra a região do continente que cresce a cada dia no turismo.

Os ônibus Hop-On Hop-Off percorrem todo o circuito de atrações turísticas,  com a vantagem de você poder descer e embarcar novamente quantas vezes quiser. Os ônibus passam em intervalos regulares em pontos determinados e o bilhete costuma valer pelo dia inteiro.

Como o transporte tem dois andares, você ainda pode fotografar a cidade na área aberta. Diversas cidades oferecem o serviço de ônibus Hop-On Hop-Off, basta pesquisar e escolher a melhor opção de passeios na Europa.

Prático => Ônibus turístico em Madrid

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Admirar as praças da Europa

Turismo religioso na Itália

Praça no Vaticano abriga a famosa Basílica de São Pedro.

Elas foram (e ainda são) palco de manifestações culturais e políticas; as praças da Europa são lugares incríveis para conhecer.

Uma das mais famosas, a praça de São Pedro (Vaticano), é um dos símbolos do cristianismo que recebe missas do Papa e seus comunicados; além de ser um local de espera dos fiéis no período dos conclaves. A Plaza Mayor (Madri) já abrigou touradas, festivais e até execuções públicas durante a inquisição espanhola.

Na França, a Place de la Concorde (Paris) é o local onde morreram Maria Antonieta e Luís XVI, além de outras grandes personalidades francesas como  Maximilien de Robespierre e Antoine Lavoisier; ela também é considerada um museu a céu abeto com o Obelisco de Luxor e a Fonte de Jacques Hittorff.

Quando montar o seu roteiro, não deixe de pesquisar e visitar as praças locais.

 

Atravessar rios e pontes na Europa

Rios mais importantes da Europa

Canais de Veneza proporcionam passeios repletos de beleza e romantismo.

O que o Sena, o Tâmisa, o Tejo, o Danúbio e o Amstel têm em comum? São rios que banham cidades europeias e que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento das mesmas. Hoje, além de deixarem a paisagem das cidades ainda mais bonitas, eles aquecem o turismo com os passeios de barco.

Como ir a Paris sem fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, por exemplo? Navegar pelas águas que banham a capital francesa é um dos roteiros mais tradicionais do continente.

Amsterdam é considerada a Veneza do norte e tem o seu nome inspirado no Rio Amstel, que rodeia a cidade. É impossível não se apaixonar pela capital Holandesa após um passeio de barco pelos Canais de Amsterdam; a beleza local é complementada pelas belas pontes da cidade.

E por falar em pontes, a Tower Bridge, em Londres, foi construída acima do rio Tâmisa; os dois são importantes pontos turísticos da cidade britânica. O rio Danúbio é o segundo maior da Europa e banha cidades como Viena, Budapeste e Belgrado.

Agora, não dá para falar de rios e pontes sem citar Veneza. A cidade é recortada por 150 canais e possui 409 pontes. As mais famosas são a Ponte de Rialto e a Ponte dos Suspiros.  Navegar pelos rios europeus e atravessar suas famosas pontes também são passeios na Europa indispensáveis.

Desfrute => Passeio de barco em Veneza

 

Divirta-se com os passeios na Europa

A Europa é um continente muito cultural e isso reflete nos inúmeros passeios possíveis de serem feitos. Independente do seu estilo de viagem, não deixe de aproveitar tudo o que o velho continente tem para oferecer através de seus museus, arquitetura, gastronomia, natureza, etc.

Caso não queria gastar muito na viagem, recomendo o artigo país mais barato para viajar para Europa, onde você confere dicas lugares onde a moeda vale bem menos que o euro e que também possuem atrativos turísticos incríveis!

Mas ainda há inúmeras outras experiências e passeios na Europa que não coloquei aqui: igrejas, castelos, monumentos, parques, montanhas e muitas outras formas de aproveitar tudo o que o Velho Continente oferece!

E, para finalizar, nada melhor do que assistir esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Europa com lindas imagens de pontes, monumentos e paisagens típicas do continente:

E você, quais os passeios na Europa que mais gostou  ter feito? Quais estão nos seus planos? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais