Cidades da Europa: 10 lugares imperdíveis

por Rain Brinati

Quando pesquisamos por um destino para nossa próxima viagem é quase que inevitável não pensar logo de cara nas indescritíveis cidades da Europa. É que o continente tem tantas opções de roteiros, que é preciso voltar muitas vezes para conhecer todos os lugares considerados imperdíveis.

Os mais procurados por quem busca conhecer o continente europeu estão distribuídos em todas as regiões e, neste artigo, vou citar aqueles que não podem faltar na sua lista de viagens dos sonhos.

Ao ler este artigo, você certamente não terá mais dúvidas sobre, por exemplo, as cidades da Europa para traçar um bom mapa turístico, algumas delas estão entre as 1.000 maiores cidades europeias outras são as cidades europeias mais bonitas em diferentes países da Europa.

Papel e caneta na mão — ou bloco de notas do celular mesmo — e vamos às dicas dos lugares para conhecer na Europa!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Cidades da Europa: 10 cidades imperdíveis

  • Paris
  • Veneza
  • Praga
  • Berlim
  • Porto
  • Barcelona
  • Londres
  • Budapeste
  • Amsterdam
  • Valletta

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Cidades europeias mais bonitas

Paris

cidades europeias com j

Torre Eiffel | Foto: Deror avi, via Wikimedia Commons.

É impossível começar qualquer lista sobre as cidades mais bonitas da Europa sem ser por ela, a majestosa Paris. Pode até parecer um clichê para alguns, mas só quem já esteve na Cidade Luz consegue entender a mágica que é desbravar os seus arrondissements.

Paris é uma cidade que encanta não só por seus monumentos — como a espetacular Torre Eiffel —, mas também por sua cultura, pelo charme de suas ruas e, claro, pela sua gastronomia. Imagina fazer uma excursão gastronômica por Paris? Consulte!

A cidade é tão sedutora que até quem já a conhece sempre encontra motivos (ou pretextos) para retornar. Afinal, como dizem as próprias canções francesas “Paris seras toujours Paris”.

Além de atrações imperdíveis como o seu já citado mais famoso cartão-postal, Paris oferece a oportunidade de visitar lugares verdadeiramente surreais, como o Museu do Louvre, que nos ajuda a compreender melhor não só a história da França, mas a de toda a humanidade.

Para os apaixonados por arquitetura, a construção no estilo gótico da Catedral Notre-Dame também é um dos destaques da cidade, mas infelizmente foi atingida por um incêndio e só pode ser apreciada por fora e de longe.

Outras construções seculares fazem de Paris uma aula de história a céu aberto, contrastando com a vida cosmopolita e pulsante dos seus moradores, fazendo da cidade um destino incrível e mágico.

Compare => Hotéis bem avaliados em Paris

 

Veneza

cidades europeias de a a z

Passeio de barco em Veneza | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Veneza, na Itália, é uma das cidades da Europa que, apesar de não ser uma capital, também é considerada um destino imperdível. Isso porque ela se espalha por 117 pequenas ilhas, cortadas por 177 canais e 409 pontes.

Sua construção, que ao contrário do que muitos acreditam não se deu de forma natural, foi planejada, o que faz de Veneza uma cidade única e diferente de qualquer outro lugar que você poderá conhecer no mundo. E pode desfrutar ainda de hotéis em Veneza incríveis.

Muitos de seus lugares históricos, como a Praça São Marcos (onde fica a famosa Basílica de mesmo nome), estão há milhares de anos se equilibrando sobre construções engenhosas feitas a partir de vigas de madeira, usadas como base para aterrar os trechos em que o mar separava uma ilha da outra. Inclusive, com direito a um cruzeiro ao pôr do sol em Veneza!

No século IX, a cidade de Veneza se desenvolvia em grande velocidade e essa foi a alternativa encontrada pelos governantes da época para encurtar as distâncias e acelerar ainda mais o progresso.

Se só essa história da criação de Veneza já não faz dessa cidade uma das mais extraordinárias da Europa, saiba que ela é ainda reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e tem inúmeros atrativos turísticos.

Um deles é a vista do alto da Torre do Campanário, a Ponte Rialto e a até museus como o do Palácio dos Leões, local da antiga residência da mecenas Peggy Guggenheim, e que reúne um surpreendente acervo das obras colecionadas por ela.

E, claro, dar um pulo em Veneza sem passear pelos seus canais, não tem a menor graça. Mas um cuidado: a dica para quem não quer gastar tanto — as viagens nas famosas gôndolas custam no mínimo 80 euros —, é navegar em uma opção mais barata, como os barcos chamados Vaporetto, também conhecidos como os ônibus aquáticos de Veneza.

Ou ainda pague bem menos em um passeio de gôndola compartilhado em Veneza. Confira!

Prático => Chip na Europa

 

Praga

paises da europa

Vista aérea de Praga | Foto: Estec Co.Ltd, Prague Hotel Operator, via Wikimedia Commons.

Basta espiar algumas fotos de Praga, a capital da República Tcheca, para perceber que essa é uma das cidades mais bonitas da Europa.

Suas pontes, castelos e palácios estão entre os mais impressionantes não só da Europa Central, mas de todo o continente, fazendo desse destino um dos mais procurados no continente.

Além de todos os atrativos que Praga oferece, ela costuma fazer sucesso entre os turistas brasileiros por ter fama de ser uma das cidades da Europa mais vantajosas em relação aos custos.

Os preços de hospedagem, atrações e alimentação costumam ser bem mais em conta do que o da maioria dos demais países.

Quando visitar a cidade, não há ponto melhor para começar a viagem do que a Praça Central, onde estão algumas das construções mais importantes de Praga. É pela área que se encontra justamente o famoso Relógio Astronômico — o Orloj — , localizado na torre gótica da Prefeitura, um edifício que data de 1364. Parada obrigatória de qualquer excursão por Praga.

Outro cartão-postal imperdível da cidade é a Ponte Carlos, onde você passará provavelmente mais de uma vez e tirará muitas fotos da paisagem.

Isso porque essa construção é a principal ligação entre as partes velha e nova da cidade, atravessando o Rio Vltava. A ponte leva o nome do rei que ordenou a sua construção, Carlos IV, no ano de 1357, e é decorada por estátuas góticas e santos católicos em toda sua extensão.

Como não há voos diretos para Praga saindo do Brasil, uma boa alternativa pode ser conciliar a viagem a esse destino com outros roteiros pela Europa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Praga está, por exemplo, há apenas 356 km de distância da nossa próxima dica nesta lista: Berlim, a capital da Alemanha. Por isso, é possível se organizar para fazer esse trajeto de trem e conhecer duas cidades incríveis em uma viagem só. Descubra também quantas milhas preciso para viajar para Europa?

Consulte => Hotéis em promoção em Praga

 

Berlim

cidade europeia com k

A exuberante Berlim | Foto: De-okin, via Wikimedia Commons.

Berlim tem uma relação estreita com a história recente da humanidade, de modo que a visita a essa que é uma das mais interessantes cidades da Europa é praticamente obrigatória.

Além de capital, Berlim é também a maior cidade da Alemanha, e um verdadeiro museu a céu aberto sobre eventos históricos como o Nazismo, o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial.

Apesar disso, Berlim é muito mais do que história e quem não se interessa tanto por esses assuntos não vai se sentir entediado. A cidade é cosmopolita, moderna, organizada e por lá tudo funciona de forma exemplar.

Sua população é bastante jovem e por isso esse é um destino muito recomendado para quem gosta de arte, cultura e diversão.

Em Berlim, você sempre vai encontrar festas para todos os tipos de públicos, bares incríveis — com comida melhor ainda — e muitas opções de entretenimento, além de museus e galerias de arte moderna que estão espalhadas por todo o canto.

Uma das construções que mais impressionam na cidade é a Catedral de Berlim, uma igreja protestante luterana, que fica na Ilha dos Museus, localizada bem no meio do Rio Spree.

Outros pontos turísticos imponentes dessa capital são o Portão de Brandemburgo, o Memorial aos Judeus Mortos na Europa durante o período conhecido como Holocausto, e a emblemática torre de uma emissora de TV, a Berliner Fernsehturm, que fica na praça Alexander Platz e é o ponto mais alto da cidade. Consulte todos os passeios em Berlim.

Economia => Hotéis em oferta em Berlim

 

Porto

1000 maiores cidades europeias

Torre dos Clérigos | Foto: Lilivanili, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser Lisboa a capital de Portugal (e de também oferecer passeios em Lisboa incríveis), o charme da cidade do Porto faz dela um dos destinos imperdíveis para se viajar pela Europa.

Os encantos do Porto começam logo às margens do Rio Douro, com os tradicionais barcos Rabelo aportados e carregados com barris do famoso vinho que leva o nome dessa cidade. A bebida, apreciada em todo o mundo, é a grande responsável pelo desenvolvimento econômico do Porto.

Ainda na região, está o principal cartão-postal da cidade, a Ponte Luis I, de onde é possível ver um belíssimo pôr do sol na cidade.

O Porto ainda tem outros pontos turísticos interessantes como a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa — construção que mescla estilos arquitetônicos — e ainda o Palácio de Cristal, de onde é possível ter uma das vistas mais bonitas do Rio Douro e da cidade.

Além dos atrativos de lazer, não vale visitar esse destino sem se deliciar com a rica gastronomia portuguesa. Inclusive dá para participar de um tour gastronômico em Porto.

Além do vinho que é a sensação do país, na cidade do Porto há muitas outras iguarias tradicionais para serem provadas, como o pastel de Belém, o bacalhau e pratos que levam o famoso queijo da Serra da Estrela.

Garanta => Melhores hotéis em Porto

 

Barcelona

Cidades da Europa para visitar em 2019

Vista aérea de Barcelona | Foto: МаратД, via Wikimedia Commons.

Barcelona é o exemplo perfeito de que toda cidade do mundo é única. Sua paisagem, sua energia e a vitalidade dos seus moradores realmente não são vistas em outras grandes cidades da Europa.

Quem decide conhecer a capital da Catalunha, na Espanha, sem dúvidas não se arrepende. Isso porque a cidade tem diversos tipos de atrações, para agradar os viajantes dos mais variados perfis.

Barcelona tem praia, tem destinos de compras, e, claro, é o paraíso para os fãs de arquitetura, graças às construções singulares de Antoni Gaudí, que estão espalhadas pela cidade e podem ser conhecidos durante os melhores passeios em Barcelona.

O legado deixado pelo célebre arquiteto integra hoje os principais roteiros turísticos de Barcelona. Além da Igreja da Sagrada Família — o principal símbolo da cidade e a obra-prima de Gaudi —, também figuram entre suas obras mais famosas o Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milà, também conhecida por La Pedrera.

Barcelona também é um destino muito recomendado para quem gosta de curtir a noite, com inúmeros bares e festas, que estão sempre muito animados e repletos de moradores locais e turistas.

Aproveite a estadia na cidade para explorar Barcelona de bike e os segredos do Bairro Gótico — que data da Idade Média até o período renascentista — e ainda se apaixonar pelo catalão, o idioma oficial dessa cidade espanhola.

Saiba => Onde ficar em Barcelona

 

Londres

cidades da europa

Vista aérea de Londres | Foto: DaniKauf, via Wikimedia Commons.

Londres é mais um destino que não pode faltar na lista das cidades da Europa que você precisa conhecer. E só estando nela, pelo menos uma vez, para entender exatamente as razões.

Esse destino encanta não só pelos seus famosos pontos turísticos, como o Big Ben, a Tower Bridge e a London Eye, mas principalmente pela vida acontecendo em suas ruas e parques.

Até mesmo ver o icônico ônibus vermelho de dois andares passando fará o seu coração bater mais forte ou quem sabe o tradicional ônibus turístico de Londres.

Estar em Londres é viver uma experiência única, sobretudo nos meses mais quentes quando a vida na cidade fica ainda mais cheia de energia e os parques e praças lotados.

É nessa época do ano que Londres recebe uma série de festivais e tem atrações ao ar livre para deixar a sua estadia nos hotéis de Londres ainda mais incrível.

Nas outras estações do ano, a cidade continua oferecendo muitos atrativos culturais, já que tem mais de 30 museus, além de destinos de compras imperdíveis — como as baladas ruas Oxford Street e Regent Street — e ainda muitos pubs e festas para agradar os viajantes mais baladeiros.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Budapeste

Cidades da Europa mais belas

A linda Budapeste à noite | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

Budapeste está, sem dúvidas, entre as cidades da Europa mais procuradas pelos turistas e também entre as mais bonitas. A capital da Hungria é cortada pelo Rio Danúbio, o grande protagonista das belas fotos feitas na cidade e de cruzeiros pelo Danúbio incríveis.

O fascínio que Budapeste desperta em seus visitantes está diretamente ligado com as suas majestosas construções, que transportam os turistas literalmente para uma época bem distante.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Entre os prédios mais surpreendentes estão o Castelo de Buda e o Parlamento Húngaro. Esse é, inclusive, um dos cartões-postais mais lindos de toda a Europa. Por isso, não estranhe se você ficar um bom tempo boquiaberto de frente para essa impressionante construção.

Outro passeio interessante para fazer na cidade é visitar o Mercado Central de Budapeste, que além de lindo e organizado, tem bancas com enorme variedade de alimentos típicos. Afinal, não há forma mais prazerosa do que conhecer a cultura de um país do que provando a sua comida, certo?

As pontes sobre o Danúbio também garantem o charme do destino e, à noite, quando estão iluminadas, compõem uma das vistas mais bonitas da capital húngara.

Conheça => Melhores hotéis em Budapeste

 

Amsterdam

O que fazer e quais cidades da Europa visitar

Amsterdam | Foto: Nikolai Karaneschev, via Wikimedia Commons.

A cidade de Amsterdam, a capital holandesa, é tão linda que nem parece real, com seus canais e barcos atracados, as casas coloridas e incontáveis pontes repletas de floreiras. Tudo isso parece ter sido extraído de uma pintura.

É tanta beleza numa só cidade da Europa que poder ver tudo isso de perto já é um enorme privilégio para qualquer turista. Mas engana-se quem pensa que a cidade se resume a belos cenários.

Amsterdam tem uma cultura riquíssima, uma agitada vida noturna e sua gastronomia dá água na boca só de ouvir falar. Se você tem dúvidas, espere só até provar a sobremesa típica do país, o Stroopwafel, que é tema de excursão gastronômica em Amsterdam.

Falando nisso, por conta da proximidade com o mar, a culinária local é baseada no consumo de peixes e de frutos do mar, e alguns pratos são até considerados exóticos, como sanduíche de arenque cru.

Amsterdam também é o destino ideal para quem gosta de conhecer museus. O mais visitado da Holanda, o Rijksmuseum, está na capital. Ainda é possível fazer uma visita ao Museu Van Gogh (que abriga cerca de 200 obras do pintor) e a casa de Anne Frank, garota judia que foi morta durante o Holocausto.

A verdade é que não importa qual é o seu perfil de viajante, pois basta apenas uma visita para entender por que Amsterdam é uma das cidades da Europa que você não pode deixar de conhecer.

Agende => Tour sobre Anne Frank em Amsterdam

 

Valletta

Cidades da Europa para fazer turismo

Paisagem de Valletta | Foto: Ninaeva Нина Силаева, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser uma cidade europeia ainda pouco prestigiada por turistas brasileiros, uma simples pesquisa sobre Valletta te fará colocá-la no seu próximo roteiro de viagem ao Velho Mundo.

Valletta é a capital da pequenina República de Malta, um país insular bem no meio do Mar Mediterrâneo, e que tem apenas 316 km² de extensão territorial.

Apesar de pequeno no tamanho, Malta é um gigante em atrativos turísticos e Valletta, sua principal cidade, é a prova disso.

Logo de cara, Valletta já chama a atenção pela coloração da sua paisagem: o azul do mar contrasta com as nuances amareladas dos prédios, pois todas as construções de Malta tem a mesma cor, já que por lá tudo foi erguido com pedra calcária.

O toque colorido, que é também o ponto mais charmoso das residências, fica por conta da pintura alegre e vibrante das portas, janelas e balcões.

Valletta também é uma cidade ideal para quem gosta de agito. Por ser um destino muito procurado por jovens que querem aprender inglês, sua vida noturna é efervescente tem festas acontecendo em todos os dias da semana.

Apenas andar pelas ruas desse lugar histórico já faria de Valletta uma opção de viagem imperdível. Porém, o destino ainda tem atrativos turísticos como a Catedral de São João, museus e o Jardim de Barrakka. E tudo isso em uma cidade de apenas 6 mil habitantes e 20 ruas.

Confira => Grandes hotéis em Valletta

 

Qual das cidades da Europa é a sua favorita?

Está mais do que provado que o continente europeu tem cidades para todos os gostos e para os mais variados perfis de viajantes. Afinal, pelo continente estão alguns dos destinos mais bonitos e interessantes do mundo.

Ao visitar cada uma das cidades da Europa, um enorme leque de possibilidades se abre em nossa frente, e só fica a certeza de trazer na bagagem muito aprendizado, cultura e, sem dúvida, uma enorme vontade de voltar. E, por falar em vontade, antecipe-a vendo esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Europa:

Agora, tem mais alguma sugestão para a nossa lista das cidades mais bonitas da Europa? Conte nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais