Onde ficar em Barcelona: melhores bairros e hotéis

por Thainá Fernanda

Decidir onde ficar em Barcelona é um passo decisivo tanto para a experiência que você terá na cidade, como para o seu orçamento. A rede hoteleira da capital da Catalunha é gigante e você também pode optar por se hospedar em hostels; onde os banheiros e até quartos são compartilhados, albergues e em hotéis.

Mas quais são as melhores regiões para se hospedar em Barcelona? Antes de procurar saber em qual hotel ficar em Barcelona, é importante saber que a cidade está dividida em 10 distritos e estes abrangem 73 bairros; cada um deles possuí suas particularidades e preços.

Para facilitar a sua vida, separei os melhores hotéis em Barcelona de acordo com cada região (as melhores), além de dicas de onde ficar em Barcelona barato, com melhor custo-benefício e quais os melhores de acordo com notas dadas pelos clientes.

Agende os melhores => Passeios em Barcelona

Seguro viagem Europa »

 

Onde ficar em Barcelona

Baseado em maior concentração dos principais pontos turísticos de Barcelona, além da riqueza em história e cultura, os melhores lugares são os distritos de Eixample e Ciutat Vella.

Eixample tem atrações como Casa Batlló e Paseo de Gracia, avenidas largas e cheias de árvores.; enquanto que Ciutat Vella é o coração de Barcelona, incluindo os bairros históricos, como o Gótico.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Barcelona »

 

Melhores regiões de Barcelona para turistas

Distrito Eixample

Melhor bairro de Barcelona

Eixample é o distrito onde estão os pontos turísticos badalados da cidade.

Ao pesquisar hotéis na cidade, muitos procuram onde ficar em Eixample, pois trata-se de uma área moderna, com grandes avenidas arborizadas, segura, bem comunicada e com alguns dos melhores restaurantes em Barcelona.

Originalmente, o distrito foi criado para expandir Barcelona, que ainda estava fechada na muralha medieval e hoje 6 bairros fazem parte desse distrito.

Essa região é uma das melhores localizações para ficar em Barcelona por ter alguns dos bairros mais bonitos da cidade e possuir vários pontos turísticos importantes como o Paseo de Gracia, a Avenida Diagonal, a Praça Sagrada Família, Casa Batlló, o Auditório de Barcelona, a Praça de Touros Monumental, entre outros.

Os melhores lugares para ficar em Barcelona barato, melhor custo-benefício e melhor hotel no distrito de Eixample são:

  • Hotel barato no Eixample | Art City Hostel: este hostel oferece fácil conexão de trem e ônibus com o aeroporto, pois está a apenas 200 metros da estação de trem Passeig de Gracia e a 8 minutos a pé da Plaza Catalunya, onde passa o ônibus do Aeroporto de Barcelona-El Prat. Ele fica localizado na elegante Rambla de Catalunya, em um edifício construído no século XIX; o Art City Hostel oferece wi-fi e serviços de lavanderia, além de ser bastante elogiado, recebimento a nota 8,1.
  • Hotel com custo-benefício no Eixample | Azul B&B: perto de pontos importantes como a Sagrada Família (700 metros) e Casa Battló (600 metros), é um dos hotéis favoritos dessa área. São aceitos pets, o wi-fi e o café da manhã são inclusos. A nota recebida pelo hotel é 9,0.
  • Melhor hotel no Eixample | H10 Casa Mimosa: este é um luxuoso hotel 4 estrelas localizado atrás de La Pedrera e possui vistas privilegiadas da Casa Milá; ele também fica perto da Casa Battló, da Plaza Cataluña e Las Ramblas. Todos os quartos têm uma cafeteira Nespresso e TV, sem contar que o hotel oferece wi-fi grátis, traslado ao aeroporto, café da manhã, academia, sala de reuniões e piscina, recebendo uma nota dos hóspedes de 9,5.

 

Distrito Ciutat Vella

Em que bairro se hospedar em Barcelona?

Distrito abriga as famosas ruas do Bairro Gótico.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Também entre as melhores localizações para se hospedar na cidade está o distrito de Ciutat Vella, que abrange toda a área histórica de Barcelona.

Ciutat Vella compreende os bairros mais antigos que estiveram por séculos fechados dentro das muralhas: O Bairro Gótico, Barceloneta, El Raval e Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera.

É bem tranquilo se locomover com o transporte em Barcelona, mas quando se fala em Ciutat Vella, realmente é recomendável não utilizar um carro; isso porque as ruas são antigas e estreitas, o que torna difícil achar lugar para estacionar.

Os melhores hotéis em Barcelona no distrito de Ciutat Vella são:

  • Hotel barato em Ciutat Vella | Kabul Party Hostel: localizado na Plaza Real, ao lado de Las Ramblas, tem um ambiente animado, além de estar a 5 minutos de caminhada do Port Vell e a 200 metros da estação de metrô Liceu. O wi-fi e o café da manhã são gratuitos; embaixo deste hostel funciona um lugar de espetáculos, como flamenco e jazz à noite. A nota recebida pelo hostel é 8,4.
  • Hotel com custo-benefício em Ciutat Vella | Hotel Lleó: perto da Plaza Catalunya e Las Ramblas, este é um hotel elegante e bem iluminado; ele oferece wi-fi gratuito, piscina e tv a cabo nos quartos. Está localizado a 100 metros da estação de metrô mais próxima e está avaliado com a nota 8,5.
  • Melhor hotel em Ciutat Vella | Grand Central Hotel: este é um hotel 5 estrelas  moderno, com vistas fantásticas do Bairro Gótico e da Catedral de Barcelona. Entre os serviços oferecidos, estão traslado ao aeroporto, piscina infinita, academia, cafeteira no quarto, TV, minibar gratuito, massagens, aluguel de carro e bicicleta;um hotel fantástico, avaliado com nota 9,2.

 

Distrito Gracia

Roteiro em Barcelona

Park Güell fica a 4 km do centro de Barcelona.

Este é o menor distrito da cidade, e o seu principal atrativo turístico é o Park Güell.

Gracia foi um povoado independente até o final do século XIX, o que a torna hoje um atrativo ao decidir onde ficar em Barcelona; são as ruelas animadas, cheias de comércios, bares e restaurantes para todos os gostos. Saiba quais os melhores lugares para curtir a vida noturna em Barcelona.

O distrito é conhecido por ter hotéis com excelente relação custo-benefício. As melhores opções de hotéis em Gracia são:

  • Hotel barato em Gracia | Sant Jordi Gracia: a apenas 650 metros do metrô de Fontana e a 5 minutos do centro da cidade, este albergue moderno e jovem oferece wi-fi gratuito, máquina de café e chá no quarto, uma área comum de convivência e TV a cabo. Sua localização é perto de bares e restaurantes internacionais, lojas de comida e de utilidades em geral. A nota recebida pelo local é de 9,1.
  • Hotel com custo-benefício em Gracia | Hotel Best Price: a 400 metros da estação de metrô Joanic, este hotel tem quartos modernos com wi-fi gratuito e TV a cabo, além de estar localizado perto de diversos restaurantes, bares e lojas. Outro ponto positivo é que ele está localizado a apenas 20 minutos a pé do Park Güell e é possível solicitar traslado ao aeroporto e estacionamento privativo. O Hotel Best Price está avaliado com nota 8,9.
  • Melhor hotel em Gracia | Hotel Casa Fuster G.L Monumento: a boa experiência neste hotel começa ao saber que seu edifício, construído em 1908 pelo arquiteto modernista Lluis Domènech i Montaner, foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Como um bom 5 estrelas, oferece serviços como sauna, academia, piscina, TV a cabo, banheiras de hidromassagem nos quartos, aluguel de carro e traslado ao aeroporto. Ele é considerado fantástico, com nota 9,1.

 

Distrito Sants-Montjuic

Lugares para conhecer em Barcelona

Show de luzes da Fonte Mágica de Montjuïc.

Com destaque para o Parque de Montjuïc com a Fonte Mágica, esse distrito é fácil de navegar, com vários acessos ao metrô, tem bons lugares para comer e várias opções de lojas. A área é tranquila e bem localizada.

É lá que fica a estação de trem e metrô Sants, a maior de Barcelona, que vai até o aeroporto, o que torna a localização bastante acessível desde o desembarque de avião.

Estando entre as melhores localizações para se hospedar em Sants-Montjuïc, os hotéis mais atrativos são:

  • Hotel barato em Sants-Montjuïc | Alberguinn: a apenas 5 minutos da estação Sants e a 15 minutos do Camp Nou, este albergue oferece wi-fi gratuito, salas bem iluminadas e ajuda para reservar entradas para eventos e visitas guiadas. A nota do Alberguinn segundo clientes é 8,0.
  • Hotel com custo-benefício em Sants-Montjuïc | Nuevo Triunfo: situado a 3 minutos da estação de metrô Paral•lel e a 10 minutos de Las Ramblas, este hotel oferece wi-fi gratuito, TV a cabo, aluguel de carros. O local foi avaliado com nota 8,2.
  • Melhor hotel em Sants-Montjuïc | Catalonia Barcelona Plaza: este hotel 4 estrelas elegante oferece wi-fi gratuito, piscina, sacadas com vistas 360º da cidade, academia, salão de beleza e TV a cabo; além de estar próximo à estação de metrô Espanya. O Catalonia Barcelona Plaza está avaliado com nota 8,7.

 

Distrito Sant Martí

Vila Olímpica de Barcelona

Área da Vila Olímpica em Barcelona | Foto: Enfo, via Wikimedia Commons..

Sant Martí é uma ótima opção para quem busca onde ficar em Barcelona e quer ficar perto da praia e próximo a monumentos importantes como a Sagrada Família.

Esse distrito é banhado pelo mar Mediterrâneo e mistura o antigo com o novo, depois de ter passado por mudanças para os Jogos Olímpicos de 1992. Os bairros mais conhecidos que fazem parte de Sant Martí são El Clot, El Poblenou e La Vila Olímpica del Poblenou, sendo que os melhores hotéis em Barcelona no distrito são:

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 
  • Hotel barato em Sant Martí | Sant Jordi Hostel Sagrada Familia: perto da Basílica Sagrada Família, este hostel oferece wi-fi gratuito, estacionamento privativo, área de convivência e fica a 5 minutos a pé da estação de metrô de Sant Pau ,que conecta todas as partes da cidade. Sua nota é 8,2.
  • Hotel com custo-benefício em Sant Martí | Barcelona Princess: este hotel 4 estrelas está a apenas 10 minutos a pé da praia. Ele oferece sauna, academia, wi-fi gratuito, 2 piscinas climatizadas e TV a cabo; tudo isso em um ambiente elegante e localizado a apenas 100 metros da estação de metrô Maresme Forum. A nota do Barcelona Princess é 8,4.
  • Melhor hotel em Sant Martí | Hotel SB Glow Sup: este hotel 4 estrelas oferece sauna, aluguel de bicicletas, quarto com escritório, TV, cafeteira, spa, piscina, academia e wi-fi gratuito. A avaliação dada pelos clientes é 8,5.

 

Onde não ficar em Barcelona?

Bairros mais pobres de Barcelona

Torre Baró em Barcelona | Foto: Iván Melenchón, via Wikimedia Commons.

Em geral, Barcelona é uma cidade segura. Porém, no caso de alguns bairros é bom evitar por haver menor trânsito de pessoas, principalmente tarde da noite.

Alguns exemplos são os bairros mais pobres da cidade, como Ciutat Meridiana, Vallbona, Zona Franca e Torre Baró. Durante o dia é mais tranquilo nesses lugares.

Então, para um passeio em grupo não há problema, caso for viajar sozinho para Europa, é melhor tomar cuidado. Outro bairro que é bom evitar a noite é o Sant Cosme, que possui uma margem alta de insegurança.

O próprio Parque Montjüic também exige cuidado à noite, já que há um aglomerado de pessoas. Se você estiver hospedado por perto e vai sair para uma caminhada, evite carregar dinheiro em grande quantidade e tome cuidado com a bolsa ao usar transporte público.

 

Descubra onde ficar em Barcelona

Se formos comparar a relação custo-benefício, o melhor é ficar em hotéis em Barcelona nos distritos de Eixample e Ciutat Vella, já que existem albergues e hotéis baratos nessa região (Entre R$ 100,00 e 450,00 diária), além de ser possível ir de um lugar a outro a pé.

Também existe a vantagem em alguns pontos, de passar o trem ou o ônibus que faz conexão com o aeroporto, o que facilita mais ainda a vida do turista.

Acima de tudo, ao escolher onde ficar em Barcelona, foque sua atenção nas acomodações, mesmo que isso custe um pouco a mais. Recomendo também o artigo reservar hotel na Europa, com dicas muito legais para se hospedar bem e até economizar nas diárias.

Pense que você já estará desembolsando um valor considerável entre passagens de avião e outros gastos, então não deve ser a hospedagem o que vai deixar sua viagem menos confortável.

Confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Barcelona que que te mais razões para colocar Barcelona no seu roteiro pela Europa!


E você, já se decidiu sobre onde ficar em Barcelona? Qual região te deu mais vontade de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais