Cidades perto de Barcelona: o que fazer nos arredores

por Thainá Fernanda

Visitar as cidades perto de Barcelona é uma ótima escolha para incrementar seu roteiro na Catalunha. Se você tem mais dias em seu roteiro – ou vai visitar essa região – mas não quer ficar só na capital, saiba que há muitas cidades charmosas nos arredores, como Sitges e Lloret de Mar. Nas cidades medievais como Besalú e Mura, você vai viajar no tempo e ver construções de até 2 mil anos atrás.

Há também quem se interessa em conhecer as regiões mais bonitas para escolher uma cidade próxima a Barcelona para morar e talvez trabalhar na capital catalã.

Pensando nisso, separei as melhores cidades nos arredores de Barcelona para fazer um bate volta e quanto tempo você vai gastar para conhecer cada uma, além dos meios de transporte disponíveis.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Barcelona

Seguro viagem Europa »

 

Lugares perto de Barcelona para visitar

  • Sitges
  • Montserrat
  • Tossa de Mar
  • Tarragona
  • Lloret de Mar
  • Girona
  • Pals
  • Mura
  • Rupit i Pruit
  • Peratallada
  • Besalú

     CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Barcelona »

 

Sitges

Prais mais bonitas da Catalunha

Sitges é umas mais belas cidades litorâneas da Espanha.

Entre as cidades perto de Barcelona que mais vale a pena conhecer está Sitges, um povoado branco (termo dado às pequenas cidades na Espanha em que todas as casas são brancas) litorâneo. Descubra tudo o que precisa para viajar para Europa.

Sitges é realmente uma cidade de tirar o fôlego, com belezas que vão desde conhecer a praia em si, até andar pelas ruelas, tudo vale a pena.

Ao longo da praia existem vários artistas se apresentando e há vários lugares para comprar lembrancinhas.; também há restaurantes para todos os gostos e preços, assim como os hotéis em Sitges variam do mais simples ao luxo.

Ao visitar Sitges em um bate-volta desde Barcelona você também não pode deixar de conhecer o Museu Cau Ferrat, a Igreja de San Bartolomé e Santa Tecla, a Casa Bacardí, o Museu Can LLopis Romanticism  e Adegas Güell.

  • Distância: 44 km de Barcelona.
  • Como chegar: é possível ir de trem em uma viagem de aproximadamente 40 minutos saindo de uma das estações de Barcelona.

Delícia => Degustação de alimentos e vinhos em Sitges

 

Montserrat

O que fazer em Montserrat

Mosteiro de Montserrat é um atrativo turístico da Catalunha.

Entre as cidades perto de Barcelona, Montserrat é uma das melhores quando se fala em ficar perto da natureza, respirar ar puro e ter uma vista incrível das montanhas.

Isso porque Montserrat é um dos pontos mais altos da Espanha e dá para passear por lá de trem ou teleférico. Montserrat também é um ponto de peregrinação e abriga um dos coros de crianças mais antigos da Europa. Confira também quais os principais pontos turísticos de Barcelona.

O lugar é ideal para conhecer tanto no inverno, quando costuma nevar, como no verão, quando o interessante é fazer caminhadas. Em ambas as estações é possível participar do tour para o Mosteiro de Montserrat e subir os Funiculares (uma espécie de bonde que sobe a montanha) de Sant Joan e Santa Cova.

  • Distância: 50 km de Barcelona.
  • Como chegar: existem excursões próprias para quem está hospedado na capital catalã e quer fazer um bate volta.

Conheça => Excursão a Montserrat saindo de Barcelona 

 

Tossa de Mar

Cidades para conhecer na Espanha

Histórica muralha fica em frente a praia em Tossa del Mar

Essa cidade litorânea próxima à Barcelona já começa se destacando pela bela praia cercada por uma muralha construída a princípios do século XIII, a Villa Vella.

Tossa de Mar é um dos povoados mais bonitos da Costa Brava e todas as suas casas são pintadas de branco, característica dos “pueblos blancos” da Espanha.

Além das belas paisagens e praias como Platja d’es Codolar e Platja Gran, essa bela cidade perto de Barcelona tem outros lugares incríveis para explorar, como a Torre de les Hores e a Torre d’es Codolar, onde ainda permanecem os canhões usados para defesa do povoado. Os hotéis em Tossa do Mar são bem avaliados. Vale a pena conhecer.

  • Distância: 73 km
  • Como chegar: Fazer um bate volta em Tossa de Mar saindo de Barcelona compensa apenas para quem pode alugar um carro (pouco mais de 1 hora de viagem), pois ir de trem/ônibus só é possível com escalas em Blanes e Lloret de Mar, e a viagem dura quase 3 horas.

Imperdível => Excursão de meio dia à Costa Brava saindo de Barcelona 

 

Tarragona

Cidades nos arredores de Barcelona.

Anfiteatro Romano em Tarragona.

Essa cidade litorânea fica na Costa Dourada e, além da bela praia, abriga um legado arqueológico importante, sendo reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A origem da cidade de Tarragona começa em 218 a.C, o que a torna tão relevante historicamente. A cada esquina é possível encontrar ruinas da época medieval.

Os melhores lugares para conhecer em Tarragona são: a Rambla Nova, o Balcón del Mediterráneo (que oferece uma vista espetacular do litoral), o Anfiteatro Romano, a Torre del Pretorio y Circo; a Catedral de Tarragona, o Museo Diocesano e a Plaça del Pallol.

  • Distância: aproximadamente 100 km de Barcelona
  • Como chegar: é possível ir de trem entre as duas cidades, sem escala, em uma viagem de 1 hora e 15 minutos.

Desfrute => Cruzeiro e mergulho com snorkel na Costa Dourada

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Lloret de Mar

Cidades mais visitadas da Catalunha

Lloret de Mar fica repleta de turistas na alta temporada.

Lloret de Mar é uma cidade praiana fantástica perto de Barcelona. Suas paisagens são paradisíacas e as praias têm água cristalina, areia grossa e o clima ideal.

A natureza em Lloret del Mar é quase intocada, com trilhas, penhascos e ar fresco. As várias enseadas que compõem a costa de Lloret del Mar são excelentes para relaxar e tirar fotos, algumas delas são a Cala d’en Trons, a Sa Caleta, a Cala Banys, a Cala dels Frares e a Sa Tortuga.

Outro ponto positivo para conhecer Lloret de Mar é a noite da cidade; na praia são feitas apresentações e há vários festivais em dias específicos. E há uma grande oferta de hotéis em Llorete del Mar.

Os bares e restaurantes são animados e passear na praia a noite também é uma ótima opção. Saiba também quais os melhores lugares para curtir a vida noturna em Barcelona.

  • Distância: 75 km de Barcelona.
  • Como chegar: de carro a viagem é rápida e dura pouco menos de 1 hora. Também dá para ir de trem com escala em Balanes e depois até Lloret de Mar de ônibus; num total de quase 2 horas de viagem.

Saiba como => Viajar de trem na Europa 

 

Girona

Atrativos de Girona

Arquitetura e formato das ruas são atrações em Girona.

Outra cidade perto de Barcelona que é extremamente rica em história é Girona, uma das mais interessantes da Catalunha para conhecer.

São Mais de 2 mil anos de história, a começar pelo Museu Diocesano, localizado na fortaleza La Força Vella (fundação romana), que data do século I a. C e o Ensanche Medieval, que foi a ampliação de La Força Vella entre os séculos XI e XV.

Toda essa riqueza histórica se manteve bem conservada até hoje, com detalhes artísticos ainda nítidos. Outros atrativos de Girona são a Judería, incluindo o Call, que foi sendo construído entre os séculos XII e XV; além do templo Sant Pere de Galligants, construído no século XII e os Baños Árabes, do XII; entre muitos outros.

Girona é uma cidade boa parte medieval, como já mostrado por suas construções antigas e é cruzada pelos rios Ter, Güell, Galligants e Oñar. Veja os hotéis em promoção em Girona.

  • Distância: 100 km de Barcelona.
  • Como chegar: Isso significa 40 minutos de trem sem escala, ou pouco mais de 1 hora de carro.

Confira => Excursão a pé em Girona 

 

Cidades medievais nos arredores de Barcelona

Pals

Cidades medievais perto de Barcelona

Vista do Mirador de Josep Pla | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Pals é uma cidade charmosa perto de Barcelona, sendo que visitá-la é uma verdadeira viagem no tempo.

Sua arquitetura medieval foi mantida através dos séculos e as construções remetem à Idade Média e as ruas e casas são de pedra. Deseja estar conectado em todas essas cidades? Leia sobre como ter chip na Europa.

Entre os destaques da cidade está a Torre Românica, construída entre os séculos XI e XIII; a muralha da cidade com suas quatro torres, construídas no século VI também vale a pena ser conhecida, assim como o Mirador de Josep Pla, de onde dá para ver as Ilhas Medas. Visite ainda a Plaza Mayor; a Calle Mayor e Igreja de San Pere.

Para aproveitar mais suas paisagens, você pode consultar as diárias dos melhores hotéis de Pals e decidir se fica mais um pouco na cidade.

  • Distância: 130 km de Barcelona.
  • Como chegar: como não existem trens que saem diretamente de Barcelona para Pals, a solução é alugar um carro (1 hora e meia de viagem) ou ir de ônibus (em torno de 2 horas e meia).

Agende os melhores => Passeios em Barcelona

 

Mura

Lugares perto de Barcelona

Casas de pedra em Mura | Foto: Xavigivax, via Wikimedia Commons.

Essa pequena cidade medieval próxima a Barcelona existe desde o ano 978, sendo que em 1088 os primeiros moradores se instalaram, construindo suas casas ao redor da Igreja com estilo românico Sant Martí, que hoje é um dos pontos turísticos da cidade.

Mura mantém suas construções e ruas ao estilo medieval e, por ser tão pequena, dá para ir entre um ponto e outro a pé. Saiba como fazer em mochilão pela Europa.

Além da Igreja, outros lugares vão chamar sua atenção ao visitar a cidade, como o Castelo de Mura, com primeiros registros datados do ano 1023; o aviário, onde convivem ao ar livre pavões, galinhas, galos e outras aves é outro atrativo interessante, assim como Las cuevas, formada por uma única galeria com 200 metros de profundidade. Visite também o Puig de la Balma e a Plaça de la Diputació.

  • Distância: 57 km de Barcelona.
  • Como chegar: em torno de 1 hora e 20 minutos de carro; também dá para ir de trem desde Barcelona até Terrassa e depois até Mura de táxi, na mesma quantidade de tempo.

Descubra => Como chegar em Barcelona

 

Rupit i Pruit

Povoados na Catalunha

Castelo em Rupit i Pruit | Foto: sito.rm, via Wikimedia Commons.

Essa cidade medieval perto de Barcelona é formada por duas povoações que eram independentes até 1977: Rupit e Pruit. Muito charmosa, ela mantém seu encanto, com casas construídas na arquitetura românica e ruas de pedra.

Rupit foi declarado Conjunto Histórico-Artístico pelo governo espanhol por ser um dos povoados mais belos da Catalunha e por manter seus costumes antigos e tradições e festas característicos do lugar. Preparando seu roteiro de viagem? Saiba quais são as comidas e os melhores restaurantes e Barcelona.

Os lugares mais interessantes para conhecer nessa cidade medieval perto de Barcelona são a Igreja de Sant Jon de Fábregues (construída no século X na entrada da cidade), a Igreja de Rupit, o Salto de Sellent, que é a maior cascata da Catalunha, com uma queda livre de 115 metros; outro lugar incrível é o Eremitério de Santa Magdalena, datado do século XVII.

  • Distância: 105 km de Barcelona.
  • Como chegar: é possível ir de Barcelona a Rupit i Pruit de trem, fazendo escala em Manlleu, em uma viagem de cerca de 2 horas, ou de carro por 1 hora e 40 minutos de viagem.

Incrível => Excursão aos Vilarejos medievais da Catalunha

 

Peratallada

Cidades históricas da Espanha

Arquitetura preservada em Peratallada | Foto: Myrian Thyes, via Wikimedia Commons.

Outra cidade medieval perto de Barcelona que foi declarada pelo governo da Espanha Conjunto Histórico-Artístico é Peratallada, devido a sua relevância arquitetônica medieval e seu bom estado de conservação. Saiba também como funciona o transporte em Barcelona.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Com vários lugares imperdíveis para explorar, como o Castelo de Peratallada e os 3 conjuntos de muralha construídos entre os séculos XII e XIII para proteger a cidade e que ainda está em um estado de conservação admirável; Peratallada é um dos melhores povoados medievais da Espanha para conhecer.

Outros pontos de parada obrigatória para quem visitar essa cidade charmosa perto de Barcelona são: a Igreja de Sant Esteve, a Torre de L’Homenatge, a Plaça de les Voltes e o Palácio de Peratallada. Para passar uma noite na cidade, confira os hotéis recomendados em Peratallada.

  • Distância: 130 km de Barcelona.
  • Como chegar: 2 horas e 40 minutos de distância de trem com escala em Flaça, ou 1 hora e meia de carro.

Conforto => Transfer privado do aeroporto de Barcelona

 

Besalú

Pontos turísticos de Besalú

Ponte da residência dos Cornellà é o cartão-postal da cidade.

Ruas e casas de pedra são as principais características da cidade medieval perto de Barcelona chamada Besalú. A origem do lugar se deu no século X, com a construção do Castelo de Besalú; a ponte românica que cruza o rio Fluvía data de cem anos depois.

Embora boa parte do que há hoje na cidade não seja exatamente o original de séculos atrás, as características da arquitetura de Besalú são bastante coerentes às construções da Idade Média. Prova disso é que a cidade foi declarada no ano de 1966 Conjunto Histórico Nacional.

Os principais lugares para conhecer na cidade medieval Besalú são: o Restaurante de Cùria Real, a residência dos Cornellà e as Igrejas de Sant Pere, Santa María, Sant Julià e Sant Vicenç; além da Sinagoga de Besalú, onde estão os Banhos judeus que eram dedicados a rituais hebreus, entre outros.

  • Distância: 140 km de Barcelona
  • Como chegar: em torno de 1 hora e 40 minutos de carro; indo de trem desde Barcelona, há uma escala em Girona, de onde é feito o restante do percurso em ônibus, o que dá pouco mais de 2 horas de viagem.

Incrível => Tour em Besalú 

 

Países próximos a Barcelona

Cidades litorâneas da França

Nice é uma das cidades do litoral sul da França

A exceção da pequena Andorra, o país mais próximo à Barcelona é a França, então é uma ótima chance de você emendar seu tour pela Europa com um fim de semana em Paris, por exemplo.

Lembrando que os franceses fazem parte do Espaço Schengen, o que quer dizer que brasileiros não precisam de visto para entrar no país como turista por até 3 meses. Saiba mais sobre quando a Europa precisa de visto e imigração na Europa, documentos e outras dicas.

Além de Paris, a França tem cidades incríveis que dá para conhecer em poucos dias, como Nice, Marselha, Bordéus, Estrasburgo e Cannes.

Se você quiser sair de Barcelona em trem com destino à Paris, a viagem dura em média 6 horas e meia, e você vai gastar entre 100 e 200 euros, dependendo de onde comprar o bilhete e a antecedência. Confira dicas para viajar de trem na França.

Se optar pelos voos de uma companhia low cost Europa, a viagem dura em torno de 2 horas e o valor sai quase o mesmo do trem; mas despesas extras como bagagem podem ser cobradas.

 Excursão => 1 dia na Riviera Francesa

 

Conheça as cidades perto de Barcelona

A Catalunha é uma região realmente incrível e há muitas cidades perto de Barcelona para conhecer e enriquecer seu roteiro. Leia também o artigo viajar barato para Europa, com dicas para economizar durante a sua Eurotrip.

Se você vai viajar a Barcelona e tem mais dias disponíveis, aproveite para conhecer as belas praias de Lloret de Mar, Sitges e Torra de Mar. Diferente da capital, nessas cidades você encontrará praias quase vazias (algumas) e paisagens de perder o fôlego.

Também não deixe de explorar pelo menos uma das cidades medievais. Elas são tão pequenas que ocupam apenas 1 dia de passeio e vale muito a pena.

Com certeza, acrescentando algumas cidades perto de Barcelona ao seu roteiro, sua viagem será muito mais satisfatória e cheia de aprendizado.

Para concluir, veja esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo de Barcelona que traz a cidade de Girona, pertinho de Barcelona para você aproveitar!


E você, quais destas cidades perto de Barcelona gostaria de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais