Viajar para Europa precisa de visto: confira!

por Pâmela Queiróz

A dúvida que não quer calar: viajar para Europa precisa de visto? Melhor, os brasileiros que visitam o velho continente precisam solicitar o visto de turismo? A resposta é: depende. Isso porque quando se viaja a turismo para países europeus, não é necessário sair do Brasil com visto de turista. No entanto, ao chegar no seu destino, você irá precisar obter o visto na imigração. Um pouco confuso? Calma, eu vou te explicar tudo direitinho ao longo deste artigo.

Mas antes, vale destacar que qualquer pessoa que tenha interesse em morar, trabalhar, abrir um negócio ou mesmo estudar em um país europeu irá precisar do visto que compete ao seu objetivo. Além disso, tenha em mente que ao viajar para Europa, mesmo que você não precise do visto, neste caso falo sobre quem viaja a passeio, sempre irá precisar de 5 documentos indispensáveis: passaporte válido, seguro viagem, passagem de retorno e comprovantes de hospedagem e financeiro.

Outro ponto interessante a se levar em consideração é que a partir de 2021, todos os brasileiros, necessitarão de visto prévio para visitar a Europa. Mas só por te dar essa notícia, também faço uma sugestão: melhor viajar para Europa enquanto a burocracia é menor.

Mas antes, leia este post sobre visto europeu para trabalho, para estudante, para morar na Europa, para ficar por mais de 90 dias no continente e aproveitar países como Inglaterra, Alemanha, França e outros. Confira tudo se a Europa precisa de visto e outras dicas essenciais.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Brasileiro precisa de visto para Europa?

visto para europa 2018

Visto de turismo passará a ser obrigatório na Europa em 2021.

O brasileiro que sonha turistar pela Europa não precisa de visto prévio. Mas a preocupação de muitos viajantes é ser parado pela imigração do país que irá visitar e, claro, correr o risco de não ter o visto de turismo concedido.

Abaixo, confira algumas dicas para você viajar tranquilo. Além disso, também vou falar sobre a mudança na legislação europeia, que passará a exigir visto de turismo a partir de 2021, o Etias.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Dicas para conseguir o visto europeu

Hoje, viajar para Europa, não exige visto aos brasileiros que tem por objetivo fazer turismo. Mas isso não elimina a necessidade de viajar com passagem de ida e volta, seguro viagem, comprovantes de hospedagem e condições financeiras.

Isso porque ao embarcar no Brasil, os viajantes passarão apenas pelo check-in de embarque. No entanto, ao desembarcar no país de destino, antes de realizar o check out, você passará pela imigração.

Se por um lado, a imigração é o motivo da perda de sono de muitos turistas, que temem ver o investimento feito na viagem ir por água abaixo, devido à possibilidade de ficar barrado no aeroporto, por outro lado, ela não é um bicho de sete-cabeças.

Caso você seja interrogado, precisa apenas explicar o motivo do seu passeio, quanto tempo irá viajar, quais roteiros turísticos deve fazer, onde irá se hospedar e, claro, recursos financeiros para patrocinar o turismo local.

Dito isso, tenha em mente que você precisa estar com alguns documentos em mãos.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Visto para Europa

visto para europa 2019

Espanha e Inglaterra são mais rigorosos para liberação do visto.

Se você chegou até aqui, já sabe que não precisará de visto para viajar para Europa. Pelo menos, não ao sair do Brasil. Isso porque os brasileiros que viajam a turismo por menos ou até 90 dias, não precisam de visto para circular pela maior parte dos países europeus.

Só para ilustrar melhor, o seu visto europeu tem duração de 90 dias. Durante esse período, você pode viajar por diferentes países do velho continente. No entanto, caso você exceda essa data, você não só corre o risco de ser deportado, mas também ficar proibido de retornar a Europa por um período de 1 ano.

Além disso, vale ressaltar você pode visitar a Europa por 90 dias a cada 180 dias. Isso por que, ao voltar ao Brasil, você precisa aguardar 6 meses para turistar novamente pelas cidades europeias.

Isso acontece porque a maior parte dos países do velho continente fazem parte do Espaço Schengen, ou seja, de livre circulação, o que não exige o visto prévio de brasileiros. Destaco, porém, que países como Reino Unido, Irlanda, Rússia e Turquia, não fazem parte do Tratado ou da União Europeia, respectivamente.

Contudo, também não costumam exigir o visto prévio, entretanto, vale a pena se atentar melhor as regras destes locais para não ter surpresas de última hora!

Ressalto ainda que países como Espanha e Inglaterra são os mais rigorosos em relação a liberação do visto. Por experiência própria, posso afirmar que na Espanha.

Por exemplo, apesar de passar pela imigração ser um procedimento um pouco mais demorado, responder tudo que te perguntam e entregar todos os documentos necessários, é tarefa simples e não deve te impedir de turistar. Por sinal, não deixe de aproveitar um dos tours na Espanha ou dos passeios em Londres.

Prático => Chip na Europa

 

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • República Checa
  • Suécia
  • Suíça

Então, agora a próxima dica é arrumar além da sua bagagem, uma pasta com todos os seus documentos e comprovantes. Assim, além de facilitar a entrega dos documentos, você deixa de correr o risco de ter a sua entrada negada!

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Lista de documentos necessários para viajar para Europa

Passagem de retorno da Europa

viajar barato para a Europa

Passagem de ida e volta facilita o seu roteiro.

Nada mais óbvio do que viajar com uma passagem de ida e volta! Uma vez que você é turista, não teria razão para não ter o seu bilhete de retorno para casa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além disso, ter tanto a data de partida, quanto de chegada em mãos, confirmam que o seu objetivo é fazer turismo, ou seja, mais um motivo para você não ter nenhum problema na imigração!

Entenda => Cidades baratas para viajar na Europa

 

Passaporte válido para Europa

Validade do visto para a Europa

Mochilão de 3 meses pela Europa necessita de passaporte válido por 6 meses.

Viajar com passaporte válido, significa, em outras palavras, estar com um documento que não vença antes do término da sua viagem.

Por exemplo, caso você planeja fazer um mochilão pela Europa, por três meses, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses, ou seja, o tempo de viagem, mais uma margem extra.

Isso porque os países europeus fazem parte do Tratado de Schengen, como já mencionado acima. Dessa forma, o acordo exige que o documento de viagem tenha pelo menos 90 dias de validade após a data prevista de retorno.

No entanto, todas as dúvidas sobre passaporte válido, você também encontra no site da Polícia Federal, órgão emissor do documento. E confira também o post sobre validade do passaporte para Europa.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Seguro Viagem para Europa

visto para europa 2020

Seguro viagem é obrigatório.

O seguro viagem é outro documento importante que pode te impedir de entrar no país que você deseja visitar, caso você não o tenha, é claro! Mas se engana quem acredita que precisa apenas de um seguro comum.

De acordo com o Tratado de Schengen, o seguro viagem contratado precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros.

O seguro, por sua vez, vale tanto para despesas médicas, quanto hospitalares. Mas você também pode contratar um que esteja de acordo com as suas necessidades!

Todavia, obter o seguro viagem não é difícil, já que a maior parte das seguradoras e agências de viagens trabalham com o Seguro Europa, como costuma ser chamado o documento. Confira a melhor cotação no seguro viagem Europa.

Curta => Tours incríveis na França

 

Hospedagem na Europa

Europa precisa de visto?

Documento de imigração é indispensável.

Outro documento que a imigração pode te solicitar é o comprovante de hospedagem. Contudo, essa parte é muito simples, uma vez que você precisa apenas imprimir a reserva do hotel, hostel, pousada, entre outros, que fez, ainda no Brasil.

Vale ressaltar que apesar de simples, esse documento é muito importante. Já que a imigração quer ter certeza de que você vai apenas viajar pelo país e não se mudar para lá ou, por mais estranho que pareça, ficar na rua!

Por isso, ter o roteiro da sua viagem, assim como as hospedagens, bem organizadas, não te trará nenhuma dificuldade durante a sua entrevista na imigração. Ah, e todos esses comprovantes que estou citando são para serem impressos em papel, ok?

Por mais que você seja tecnológico, não espere a boa vontade do oficial da imigração de checar no seu celular os comprovantes. Eles querem ver o papel, até porque as cabines de imigração são protegidas por vidros e você só tem contato com o oficial por um pequeno buraco no vidro dela, pelo qual você passa os papeis, quando solicitados.

Como reservar => Hotel na Europa

 

Carta-convite para Europa

Viajar para a Europa exige visto?

Carta-convite é essencial para hospedagens em casas de amigos e familiares.

Se por um lado, visitar outro país exige comprovar o local onde você ficará hospedado. Por outro lado, quando a escolha é a casa de parentes, o documento também muda.

Nesse caso, a carta-convite, serve como seu comprovante quando você visita um amigo ou familiar, e consequentemente, fica hospedado na casa dessas pessoas.

Em contrapartida, produzir a carta-convite também é tarefa fácil. Para isso, basta apenas o seu anfitrião, que reside legalmente no país, produzir o documento, que precisa depois, ser reconhecido no órgão competente.

Contudo, para facilitar a sua vida e de seu anfitrião, o modelo de carta-convite mais comum, é o descrito abaixo:

A carta-convite deverá possuir, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  • Declaração do anfitrião residente de que o viajante é seu convidado;
  • Nome completo, números de telefone e endereço completo do anfitrião;
  • Nome completo, números de telefone e endereço completo do hóspede convidado;
  • Assinatura do anfitrião residente.

A carta-convite também pode conter a seguinte informação:

  • O residente irá se responsabilizar pela alimentação e acomodação do viajante que o visita. Mas lembre-se: ele precisa morar legalmente no país.

Veja mais sobre => Viajar barato para Europa

 

Comprovante financeiro

Andar pela Europa precisa de visto?

Comprovação financeira é fundamental.

Comprovar que você possui condições financeiras para visitar aquele país que você planejou com tanto carinho, é outro passo importante da sua viagem, mas muito simples.

Para isso, basta você apresentar comprovantes da sua situação financeira, entre eles: saldos disponíveis em conta corrente e poupança, cartões de crédito e débito internacionais, além de cartões recarregáveis e um valor mínimo em dinheiro na moeda local.

Explico melhor: o valor mínimo exigido, costuma ser entre 70 e 90 euros por dia de viagem, por pessoa, é claro. Mas para não ser pego de surpresa, vale a pena se atentar ao seu destino e verificar a quantidade exigida nesse local.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Contudo, como as suas despesas podem demandar de mais investimento, os outros comprovantes, como os cartões de débito e crédito, vão confirmar que você terá condições de se manter durante o período que viaja. Simples!

Economia => Lugares baratos para viajar na Europa

 

Documentos-extras para Europa

Tour pela Europa precisa de visto?

Apresente documento extra e facilite a sua viagem.

Não que seja de extrema importância você levar este próximo comprovante, mas precaução, nunca é demais! Então, a sugestão é o comprovante de emprego no Brasil.

Dessa forma, basta apenas imprimir um comprovante da sua carteira de trabalho assinada, uma carta da empresa com a confirmação da prestação do seu serviço ou ainda seus três últimos holerites e, caso necessário, apresentar durante a entrevista, na imigração.

E não sei se é exagero mas sempre levo uma carta de apresentação impressa no idioma do país não só para a imigração, como para alguma emergência. Deixo essa carta junto aos documentos, caso seja necessário em situações de emergência na qual eu não possa me comunicar.

Imperdível => Passeios de natureza e aventura na Europa

 

Mudanças do visto europeu em 2021

Europa precisa de visto Etias?

Visto Etias terá vigência a partir de 2021.

Agora que você já sabe que não precisa de visto prévio para visitar a Europa e viu que conseguir o visto europeu na imigração não é tão complicado quanto parece, você precisa conhecer o Visto Etias!

Esse visto foi aprovado, em 2018, e será obrigatório para todos os brasileiros, além de outras 90 nacionalidades, a partir de 2021. Só para contextualizar, o European Travel Information and Authorisation System (Etias) – em português – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens, foi desenvolvido pelo Parlamento Europeu.

O objetivo da iniciativa é acelerar o processo de emissão de vistos, além de se proteger contra terroristas. Isso porque a solicitação do visto Schengen pode demorar até semanas para ser aprovado e é feita pessoalmente, já o Etias, pode ficar pronto em dias e o procedimento é feito totalmente de forma eletrônica, ou seja, pela internet.

Além disso, ele será gratuito para menores de 18 anos e maiores de 70, mas custará 7 euros para os demais cidadãos.  Vale destacar também, que após ter o seu visto Etias, você deverá circular sempre com ele pela Europa e apresenta-lo em todas as imigrações que passar.

No pedido do Etias, porém, o interessado deverá informar, por exemplo, nome completo, nacionalidade, gênero, data e local de nascimento, entre outras informações.

Mas documentos como antecedentes criminais, que já são solicitados hoje, em pedidos de visto, também continuarão a ser computados pelo Etias. Então, a Europa precisa de visto presencial até 2021. Depois disso, o visto de turismo será eletrônico.

Compare => O que saber antes de viajar para Europa

 

Viagem para Europa em 2019

Uma vez que você já sabe tudo sobre se Europa precisa de visto e sobre a documentação para viajar para Europa, que tal colocar os pés na estrada? Seja agora, antes da mudança da legislação, seja em 2021, viajar pelo velho continente é sempre uma ótima escolha.

Isso porque na Europa você pode não só conhecer muitas atrações famosas, mas também realizar muitos passeios turísticos gratuitos, entre eles, museus em Paris, praças e parques em Copenhague e inúmeros outros passeios na Europa que são essenciais!

Além disso, outra facilidade do velho continente é a locomoção. Em países como a Holanda, você pode conhecer o centro histórico de bicicleta e entre países dá para conhecer praticamente tudo de trem na Europa.

Dessa forma, você pode escolher a melhor época para viajar para Europa, seja ela, verão ou inverno, e com os documentos em mãos, aproveitar cada minuto da sua viagem.

Planeje-se bem e assista esse vídeo incrível sobre a Áustria, feito pelo site oficial de turismo da Europa sobre as belezas do país:

Gostou das dicas? Tem mais alguma dúvida sobre se viajar para Europa precisa de visto? Participe nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais