Compras em Barcelona: ruas, bairros e shoppings

por Thainá Fernanda

Como não só de museu vive quem visita Barcelona, saber onde fazer compras na cidade é parte importante do roteiro. Além de ter grandes centros e ruas comerciais, Barcelona proporciona espetaculares belezas para os visitantes e, dependendo do bairro, dá até para comprar em uma loja que já estava de pé quando Gaudí ainda era jovem e nem sonhava com a Sagrada Família.

Algumas das principais curiosidades da Espanha para quem vai as compras na cidade é que ainda se adota por boa parte do comércio o costume da siesta. Então, se prepare para encontrar muitas lojas fechadas entre 14:00 e 17:00 horas. Por outro lado, fique feliz de saber que na Espanha existem as tradicionais “rebajas”, ou liquidações, realizadas entre 7 de janeiro e 6 de março e entre o começo de julho e final de agosto.

Neste artigo, mostro quais os melhores lugares para comprar em Barcelona, como pedir devolução de impostos, os limites de compras na cidade e quais produtos compensa comprar, se comparado ao Brasil.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Barcelona

Seguro viagem Europa »

 

Onde fazer compras na cidade?

  • El Corte Inglés
  • Passeig de Gràcia
  • Avenida do Portal de L’Angel
  • El Born
  • Las Ramblas
  • Plaça Catalunya
  • Bairro Gótico
  • Centros Comerciais

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Barcelona »

 

El Corte Inglés

Onde fazer compras em Barcelona?

El Corte Inglés na Plaça Catalunya | Foto: Felix Konig, via Wikimedia Commons.

Não tem como falar de compras em Barcelona sem citar essa grande rede de lojas de departamento. El Corte Inglés é quase uma tradição entre os espanhóis que conta com 11 lojas espalhadas pela cidade.

Os prédios de El Corte Inglés são grandes, sofisticados e com vários andares, bem localizados nos lugares mais importantes da cidade: Plaça de Catalunya, Portal de l’Àngel, Avenida Diagonal, Francesc Macià, Centro Comercial Meridiana, Centro Comercial Can Dragó e La Rambla. Veja também quais os principais pontos turísticos de Barcelona.

No El Corte Inglés dá para encontrar qualquer coisa. Os itens vendidos vão desde cosméticos a eletrônicos, praça de alimentação, roupas, entre outros.

Ao sair de compras na cidade, você também pode ir em busca do outlet El Corte Inglés, chamado de Centro de Oportunidades.

Localizado no Centro Comercial Meridiana, é onde encontram-se roupas de temporadas passadas, mas de primeira qualidade; certamente por preços bem mais baixos.

Conheça => Tour guiado Sagrada Família em Barcelona

 

Passeig de Gràcia

Lugares para conhecer em Barcelona

Passeig de Gràcia | Foto: Tevfik Teker, via Wikimedia Commons.

Entre as melhores dicas de compras em Barcelona, você sempre encontrará o Passeig de Gràcia, isso porque trata-se de um dos centros comerciais mais importantes da cidade.

Nessa avenida, você encontrará a maior concentração de marcas de luxo como: Prada, Louis Vuitton, Valentino, Carolina Herrera e a Apple Store; ainda estão no local as boutiques de estilistas espanhóis, como Antoni Miró, Roberto Merino, Tous, Desigual e a conhecida Zara. Saiba também quais os melhores lugares para curtir a vida noturna em Barcelona.

O Passeio de Gracia tem uma cara moderna e luxuosa, deslumbrando quem caminha pelas ruas com seus pontos turísticos mundialmente famosos, como a Casa Batlló e La Pedrera. Fazer compras na cidade ao lado dessas grandes joias da arquitetura modernista é um dos luxos proporcionados a seus visitantes.

Ingressos => Casa Batlló sem fila em Barcelona

 

Avenida do Portal de L’Angel

Ruas famosas em Barcelona

Portal de L’Angel em Barcelona | Foto: Puigalder, via Wikimedia Commons.

Esta é uma rua apenas para pedestres, famosa por ter grande concentração de estabelecimentos comerciais, com várias lojas favoritas dos que vão as compras na cidade, como: Zara, H&M, Mango, Intimissimi, Women’s Secret, Massimo Dutti, El Corte Inglés, Nike e Springfield.

Além das lojas de moda, o Portal de L’Angel é uma boa opção para compras por ter vários lugares com lembrancinhas para trazer de Barcelona, como postos ambulantes que vendem trabalhos de artesanato.

Na Rua existem também artistas de rua fazendo espetáculos de dança ou instrumentos, além de lugares de comida rápida. Confira dicas de restaurantes em Barcelona.

Por ser tão movimentada e com lojas tão procuradas, a Avenida do Portal de L’Angel é uma das ruas com metro quadrado mais caro da Espanha. Sua localização é privilegiada, ao lado da Praça Catalunya e do Bairro Gótico.

Transporte e ingressos => Barcelona Card

 

El Born

Bairros antigos de Barcelona

Rua L’Argenteria em Barcelona| Foto: Fred Romero, via Wikimedia Commons.

Se você quer fazer compras na cidade em um dos bairros mais antigos de Barcelona, uma das melhores opções é El Born.

Ele faz parte do distrito de Ciutat Vella e suas principais ruas comerciais são L’Argenteria – a rua que dá entrada ao bairro, para quem vem saindo da Praça del Rei – e La Princessa, que também dá entrada ao bairro. Para se locomover com mais facilidade, veja como funciona o transporte em Barcelona.

Apesar de essas serem as ruas principais, o bairro El Born todo tem boas opções de lojas em todo seu território, desde souvenires até compras exclusivas.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Por ser um lugar antigo, você encontrará objetos únicos e boas lembrancinhas para trazer de Barcelona; é um misto de tradição, cultura e modernidade.

No bairro, você encontrará lojas de marcas únicas como Natalie Capell, Como Agua de Mayo, Ena Macana & Cuca, entre outras.

Agende os melhores => Passeios em Barcelona

 

Las Ramblas

O que fazer em Barcelona

Famosa rua da cidade também possuí diversas lojas.

Essa é uma das ruas mais conhecidas de Barcelona e, particularmente, um dos meus lugares favoritos para fazer compras na cidade.

Com início na Plaça Catalunya e término próximo ao Port Vell; essa rua é cheia de lojas antigas, restaurantes, quiosques de flores e de todos os tipos de lembrancinhas para trazer de Barcelona. É neste local também que fica mais uma das lojas da H&M, onde você pode vai encontrar uma ótima relação custo-benefício.

É Possível comprar de tudo em Las Ramblas. Em minha viagem, por exemplo, comprei uma caixa de madeira com um desenho gravado que eu escolhi, por 15 euros. Descubra também como chegar em Barcelona e sair do aeroproto para o centro da cidade.

É imprescindível incluir Las Ramblas no tour pela Europa quando passar por Barcelona, pois é uma das áreas mais coloridas e agradáveis para caminhar na cidade. São vários artistas de rua em todos os cantos a praticamente qualquer horário que você passar.

É por Las Ramblas que se entra no mercado mais famoso de Barcelona: La Boquería. Trata-se de um mercado municipal, inaugurado em 1840 e com mais de 300 lojas de frutas e legumes, carnes, artesanatos, vinhos, entre outros; é uma boa opção para quem deseja fazer compras baratas em Barcelona.

Imperdível => Cruzeiro de Catamarã Las Ramblas em Barcelona 

 

Plaça Catalunya

Melhor lugar ara compras em Barcelona

Plaça Catalunya em Barcelona.

Antes de chegar a Las Ramblas, você encontrará a Plaça Catalunya. Este ponto é de grande interesse para quem sai de compras na cidade, pois está cercado de lojas de grandes marcas como Zara, Apple Store, El Corte Inglés e Desigual.

Se você está buscando o melhor lugar para fazer compras em Barcelona e não sabe em que lugar começar, a Plaça Catalunya é o seu ponto inicial.

Isso porque de lá nasce o que chamam de Shopping Line de Barcelona, onde saem ruas importantes da cidade como Las Ramblas, Paseo de Gracia, Avenida do Portal de L’Angel, Rambla de Cataluña e Sant Pere.

No El Corte Inglés da Plaça Catalunya, no último andar, funciona o Plaça Gastro Mercat, um restaurante com todos os tipos de opções, com vista panorâmica da cidade, principalmente para a Plaça Catalunya.

É também por lá que está o El Triangle, um pequeno shopping de Barcelona que tem marcas mundialmente conhecidas como: Sephora, Havaianas, Hello Kitty, Tea Shop, FNAC, Solaris, entre outras.Para facilitar seu planejamento financeiro, saiba quanto custa viajar para Europa.

A Rua Pelai em Barcelona, que cruza com a Plaça Catalunya, também é uma rua importante de comércio, com várias lojas aclamadas, como H&M e Zara.

Explore => Ônibus turístico em Barcelona 

 

Bairro Gótico

Bairros famosos em Barcelona

Ruas do Bairro Gótico em Barcelona.

Esse é outro dos meus lugares favoritos de Barcelona quando penso em compras na cidade. No Bairro Gótico é possível encontrar uma infinidade de lembrancinhas, lojas de antiguidades, bibliotecas e lojas antigas que já estão por lá por séculos. Leia sobre o que fazer para viajar barato na Europa.

O interessante do Bairro Gótico é conhecer o comércio em seu jeito barcelonês de ser, com lugares que desafiam os padrões de comércio atuais, como lojas de cutelaria e sombrererías.

Incrível => Excursão a pé Bairro Gótico m Barcelona

 

Centros Comerciais em Barcelona

Principais lugares para compras em Barcelona

La Maquinista em Barcelona | Foto: Sergio Flores, via Wikimedia Commons.

São vários os centros comerciais de Barcelona, sendo que dos mais conhecidos é La Maquinista, um espetacular shopping ao ar livre no bairro de Sant Andreu; ele possui mais de 250 lojas, com marcas conhecidas como Forever 21, Zara, Sephora, FNAC, Apple, Carrefour, entre outras.

Localizado na Plaça d’Espanya, o Centro Comercial Arenas é um lugar bem singular para fazer compras na cidade, já que ocupa o lugar onde ficava a antiga Praça de Touros das Arenas. Ao lado do mar temos o Maremagnum, um shopping que fica no Port Vell de Barcelona.

Localizado no bairro de Sant Antoni, distrito de L’Eixample, está o Mercado de Sant Antoni, em um fabuloso edifício modernista inaugurado em 1882.

O destaque desse Mercado ao criar seu roteiro de compras em Barcelona, é que aos domingos há o Mercat Dominical das 8:30 as 14:30, onde são vendidos itens de colecionador: livros antigos, brinquedos, selos e outros tipos de relíquias.

Outros centros comerciais que merecem sua atenção ao ir as compras na cidade são o Pedralbes Centre e o L’Illa Diagonal, ambos localizados no bairro Les Corts.

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

O que compensa comprar em Barcelona

Onde comprar roupa na Europa?

Compras roupas sai mais barato em barcelona do que no Brasil

Antes, quando se pensava em comprar produtos baratos em Barcelona, era algo associado a eletrônicos; mas hoje, com o euro nas alturas, já não compensa tanto assim, pois se convertermos, o valor sai o mesmo, ou até mais caro.

Por exemplo, em uma simulação que fiz comparando o preço de um Iphone em Barcelona e no Brasil, o valor da Espanha ficou mais de 100,00 reais acima do nosso.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

O que sim compensa comprar em Barcelona são roupas. Em estabelecimentos como Zara e H&M, são ofertadas peças boas por preços acessíveis; algumas lojas de metrô também oferecem ofertas atrativas.

Outra loja que tem preços acessíveis para roupas de primeira qualidade é o já mencionado Outlet El Corte Inglés, onde são vendidas roupas de temporadas passadas com descontos enormes. Para economizar de verdade, descubra qual a época mais barata para viajar para Europa.

Um exemplo de lembrança para trazer de Barcelona para os amigos que compensa muito são os doces. Por € 1,00 ou € 2,00 euros dá para comprar pacotes  no mercado; enquanto que na feira você consegue comprar delícias caseiras por € 5,00.

Os perfumes e cosméticos também entram nessa lista. Ainda mais se você pedir a devolução do IVA, que é sobre o que falarei a seguir.

Fácil => Ingresso Park Güell em Barcelona

 

Devolução de Impostos (IVA)

Devolução de impostos na Europa

Siga os passos para assegurar a devolução dos seus impostos.

A sigla IVA significa Impuesto sobre el Valor Añadido (imposto sobre o valor acrescentado). Para o turista que visita a Espanha, e possível solicitar a devolução do IVA sobre os produtos adquiridos – não vale para serviços.

Ao chegar a uma loja, você deve perguntar se o estabelecimento trabalha com Tax Free. Se a resposta for positiva, preencha o formulário eletrônico com seus dados, como passaporte e onde o dinheiro será devolvido para solicitar seu reembolso.

Existe valor mínimo de compra para solicitar a devolução do IVA? Não. Até 2018 havia um mínimo de 90 euros, mas a partir de Julho de 2018, esse valor mínimo foi retirado; então dá para pedir essa devolução de impostos em qualquer compra.

Os requisitos para solicitar a devolução do IVA são:

  • Produtos adquiridos para fins privados
  • Nota fiscal do produto
  • A residência do consumidor deve ser em um país fora da União Europeia, comprovada por cópia do passaporte, documento de identidade, ou outra prova
  • Os produtos adquiridos devem ser transportados para fora da União Europeia nos próximos 3 meses seguintes a compra
  • Passagem de volta ao seu país

Para solicitar a devolução do IVA, você deve se dirigir no aeroporto à área da alfândega ou outro setor ou posto eletrônico sinalizado, que indique devolução de impostos; apresente os formulários e comprovantes de compra e mostre os produtos comprados. Leia também sobre documentos para viajar na Europa.

Por isso é bom levar os produtos sobre os quais você está pedindo reembolso em uma mala separada de fácil acesso e fazer o procedimento antes do despacho de malas. Alguns aeroportos disponibilizam máquinas DIVA espalhadas, onde o turista valida os documentos eletronicamente.

Como o processo é demorado e depois de tudo você ainda terá que despachar suas malas, o indicado é chegar com algumas horas de antecedência ao aeroporto.

Como conseguir? => Cidadania Europeia

 

Limite de compras na cidade

Limite de compras em Barcelona

Apenas a compra de 1 celular por pessoas é permitido em Barcelona.

Se você vai à Espanha de avião, saiba que suas compra não podem ultrapassar US$ 500,00 sob pena de pagar 50% sobre o valor excedente; no caso de quem vai de navio, o valor cai para US$ 300,00. Planeja voar para Barcelona? Saiba qual é a melhor companhia aérea para viajar para Europa.

Há alguns produtos que estão fora desse valor, mas que tem uma quantidade limite para o turista comprar:

  • Roupas e sapatos: 3 de cada por pessoa
  • Cosméticos: É recomendável comprar menos de 10 unidades de cada produto por pessoa.
  • Relógios: 3 por pessoa
  • Celulares e câmeras: 1 por pessoa
  • Câmera filmadora: 2 por pessoa
  • Eletrônicos como videogame e computadores: 1 de cada por pessoa; além disso, entra na cota de US$ 500,00.
  • Bebida: 12 litros, ou 24 garrafas de lojas Duty Free – são áreas isentas de impostos, como lojas de aeroportos, em cidades fronteiras, zonas francas, entre outros. No caso das bebidas, as que não são compradas em Duty Free entram na cota de US$ 500,00.
  • Cigarro: 10 maços (entram na cota de US$ 500,00), ou 20 maços vindos de Duty Free.

 

Aproveite as compras na cidade de Barcelona

Vale a pena dedicar pelo menos 1 dia do seu roteiro em Barcelona para sair de compras na cidade. Trata-se de um dos melhores lugares do mundo para comprar e as belezas do lugar contribuem muito para isso.

Caso for viajar na época mais fria do ano, indico também o artigo roupas para o inverno Europeu, com dicas do que levar e também de quais peças comprar em Barcelona.

Como o transporte público em Barcelona é bastante eficiente,é possível ir de um lado a outro facilmente. Recomendo pelo menos que você conheça Las Ramblas, o Bairro Gótico e El Corte Inglés; são 3 dos melhores lugares para garimpar e encontrar qualquer coisa, desde coisas antigas até eletrônicos em geral.

Veja ainda esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Barcelona que traz mais dicas para compras na cidade!


E você, em lugares pretende fazer compras na cidade de Barcelona? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais