Época mais barata para viajar para Europa

por Rain Brinati

Viajar para Europa gastando menos não é nenhuma utopia para quem se informa e pesquisa bastante sobre o assunto. Uma pesquisa feito por um site especializado em passagens aéreas – revelou que o mês onde se encontram passagens mais baratas para viajar para os principais destinos europeus é março, bem no finalzinho do inverno e o princípio do outono.

Segundo essa pesquisa, a diferença de preços em relação a julho – mais caro para viajar para a Europa- é de até 31%!

Mas nem só de passagens aéreas se faz uma viagem! Neste artigo, vou te mostrar o que há de bom e ruim em cada estação do ano; além de desbravar os caminhos da economia e te ajudar a viajar para a Europa sem estourar seu orçamento!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Qual é a época mais barata para viajar para Europa?

Mês mais barato para viajar para Europa

Início da primavera, março é o mês mais barato para conhecer a Europa.

A época mais barata para viajar para a Europa, considerando o preço de voos, hospedagem e alimentação, é a meia estação.

Na prática, isso significa viajar entre os finais de março e junho e entre o final de setembro e meio de dezembro, ou seja, na primavera e no outono.

O continente europeu fica no hemisfério norte. Por isso, as estações do ano funcionam de maneira oposta as nossas, no hemisfério sul; ou seja, por lá é inverno quando aqui é verão, outono quando aqui é primavera. E isso precisa ser sempre levado em consideração quanto você planejar sua viagem!

  • Primavera na Europa: a primavera na Europa é cheia de flores, cores, sabores e vento; não é um vento cortante e gelado, como no inverno, mas ele está ali, marcando presença. É sempre bom ter um cardigã ou moletom mais leve;
  • Verão na Europa: a temperatura sobe bastante em todo o continente, até atingindo mais de 40 graus em alguns países; os dias são bem mais longos – depois 9 da noite é que vai escurecer – e dá para curtir muito. Por isso o hábito espanhol de tirar uma soneca depois do almoço – a siesta- se torna perfeitamente justificável;
  • Outono na Europa: as horas de sol diminuem consideravelmente, as folhas começam a cair e anunciar que a chegada do inverno está próxima. A temperatura apresenta uma baixa importante em relação ao verão e a quantidade de dias chuvosos aumenta um pouco; mas nada que quem está acostumado com as águas de março do Brasil deva se preocupar;
  • Inverno na Europa: Muito frio! Botas, roupa bem quente e casaco impermeável devem ir na mala, sem dúvidas; as temperaturas variam entre os países e mesmo dentro deles, mas tenha em mente que durante essa época o normal na Europa são temperaturas entre 10 e -40 graus, sendo que quanto mais ao norte, mais frio.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Viajar para a Europa no inverno

País mais frio da Europa

Rússia é o país com inverno mais rigoroso da Europa.

O inverno na Europa começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março; viajar no inverno pode ser uma ótima pedida, mas tenha em mente que alguns países tem o inverno muito frio. A escolha de seu destino deve ser baseada em sua tolerância às baixas temperaturas.

Você quer brincar no gelo? Se o que você procura em sua viagem pela Europa é uma experiência de frio extremo, a Rússia é seu destino. E confira também as melhores atividades turísticas na Rússia.

Com temperaturas que chegam a até -40°C, o país da vodca encabeça o ranking de países europeus com o inverno mais frio, seguido muito de perto pela Estônia, com seus -38°C de média.

Logo na sequência vem a região da Escandinávia. Composta pela Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia e Dinamarca, essa região alcança climas muito gelados.

A temperatura desce aos -30ºC com facilidade no norte de Suécia, Noruega e Finlândia. O país do grupo com inverno mais tranquilo é a Dinamarca. Seu inverno é menos rigoroso que o de seus colegas de região, com média de 0 a -2°C.

Para quem não se sente atraído por gelo, existem outras opções, felizmente! Os países europeus preferidos pelos brasileiros têm temperaturas muito mais amenas.

Em Portugal e na Espanha, a média de temperatura no inverno anda pelos 8°C; enquanto que na Itália pode chegar até a incrível marca de 14°C no sul do país. Agende os melhores tours na Itália.

França e Alemanha mantém as mesmas médias dos países vizinhos, assim como a Grécia. Holanda e Bélgica marcam temperaturas entre -2 e 7°C.

Descubra=> Quantas milhas preciso para viajar para Europa

 

Vantagens de viajar para a Europa no Inverno

Esportes de inverno na Europa

Esquiar no inverno europeu é o programa favorito de muitos turistas.

  • É mais barato: não são só as passagens que tem seu preço reduzido durante a temporada de inverno. Hotéis em destinos tradicionais de verão também costumam oferecer promoções e até entradas de alguns pontos turísticos e atrações ficam mais em conta;
  • Tem menos gente: o inverno não convida as pessoas a saírem de casa, não é mesmo? Logo, o número de turistas também diminui;
  • Dá para praticar esportes de inverno: mundialmente famosas, as estações de esqui europeias são incríveis! Se você gosta de esquiar, patinar sobre gelo ou praticar snowboarding, o inverno é um prato cheio; se ainda não tentou, a época é ótima para aprender!
  • Natal de cinema: sabe aqueles filmes de Natal bem hollywoodianos, com velas, decoração e muita neve? Claro que os preços de viagens nos feriados de Natal e Ano Novo não são tão animadores; mesmo o inverno sendo uma das melhores épocas para encontrar passagens mais baratas para a Europa, elas sofrem um acréscimo importante próximo a essas datas; Veja um tour pelo mercado de natal de Dresden, na Alemanha.
  • Gastronomia: alguns pratos tipicamente europeus só são gostosos no inverno. Já pensou mandar ver em uma fondue com calorão de 30 graus?
  • Fotos elegantes: botas, luvas, cachecóis, chapéus e tocas. Todo mundo anda bem vestido no inverno; sem contar que a paisagem é diferente nessa época, muitas vezes com neve e dá aquele toque extra nas fotos de recordação! Ah, e postar fotos de inverno europeu super causa nas redes sociais!
  • Entrada em lugares concorridos: não são poucas as atrações que ficam completamente esgotadas no verão; viajando no inverno é bem mais simples conseguir entradas para tudo o que você possa desejar fazer!

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

Desvantagens do inverno na Europa

Que roupas usar no inverno europeu?

Você terá que usar muitas roupas no inverno.

  • Frio: quem já tenha passado por cidades brasileiras realmente frias – como São Joaquim, em Santa Catarina –  até tenha uma ideia do que o espera ao viajar para a Europa no inverno; a realidade é que nunca se está preparado para a gelada realidade;
  • Muitas roupas: embora dentro dos hotéis, restaurantes, cafés e pontos turísticos fechados tudo seja quentinho, para chegar até eles você vai precisar de muita roupa. E ao chegar, vai se livrar dela e, provavelmente, ter que carregar tudo;
  • Dias mais curtos: os dias amanhecem mais tarde e a escuridão da noite chega mais cedo. Isso te obrigará a acordar bem cedinho para poder aproveitar ao máximo e retornar a hospedagem mais cedo; especialmente para quem viaja com crianças! As temperaturas baixam bastante depois que escurece e não é muito interessante ficar passeando com elas pelo frio;
  • Lugares fechados: vale comentar também que vários pontos turísticos reduzem seus horários de funcionamento no inverno. Outros, nem abrem.

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Lugares para aproveitar o inverno

Inverno em Paris

Conhecer Paris no inverno é mais barato.

Escolher o melhor destino da Europa para quem vai viajar no inverno depende muito dos interesses do viajante. A melhor dica para economizar é: aproveite os preços mais baixos para viajar para os destinos tradicionais! Paris, Roma, Milão, Madrid, Barcelona e Lisboa são excelentes dicas. Comece descobrindo os melhores passeios em Barcelona.

Delícia no inverno => Degustação de queijo e vinho em Paris

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Viajar para a Europa no verão

Quando ir para Portugal?

Verão em Portugal propicia refeições com um lindo visual.

O verão europeu começa em 21 de junho e se estende até 22 de setembro; essa é a época onde todo mundo quer viajar para a Europa! Em países como Portugal e Espanha, as temperaturas sobem até os 40°C.  Consulte os tours imperdíveis em Portugal no verão.

Os dias ganham mais horas de luz e costuma escurecer bem tarde. A mala viaja mais leve nesse tour pela Europa, pois casacos e botas não tem vez durante o calorão; sem contar que destinos de mar e sol são super convidativos.

O estudo Tourism Trips of Europeans do Eurostat – o instituto de pesquisas da União Europeia – demonstrou que nos meses de julho e agosto (verão europeu) é quando os habitantes do Velho Continente mais viajam.

Se você pensar que os Estados Unidos também têm férias longas em nesta época e que gente do mundo todo quer curtir um verão, dá para imaginar como estarão as cidades e pontos turísticos que você quer visitar: lotados!

Para economizar viajando para a Europa no verão, nem pense em visitá-la entre julho e agosto. São épocas de altíssima temporada, quando os preços duplicam.

Trate de viajar em setembro. Especialmente mais ao final do mês, pois a proximidade do reinício das aulas e o próprio final do verão desestimulam o turismo interno europeu; os estrangeiros também diminuem, pelos exatos mesmo motivos. É por isso, aliás, que as passagens ficam mais baratas nessa época.

Melhores => Passeios na Europa

 

Vantagens do verão europeu

Passeios em família na Europa

Eventos em parques são muito comuns no verão europeu.

  • Clima mais gostoso: especialmente para quem tem intenção de visitar o norte da Europa, o verão sempre é mais animador! Nessa época, por exemplo, dá até para visitar o Reino Unido sem levar casacão e guarda-chuva! Já pensou fazer passeios em Londres sem passar frio?
  • Curtir praias: as praias europeias são maravilhosas e quem vai no inverno não tem sequer a chance de molhar os pés. Ao menos não sem congelá-los;
  • Atividades ao ar livre: o verão convida a longos passeios a pé ou em bicicleta, visitas a parques e museus ao ar livre; Conheça todos os passeios de bike em Amsterdam.
  • Muitos eventos: os grandes festivais de música europeus, assim como os shows mais importantes, são quase todos agendados para a época do verão. Além disso, também acontecem desfiles, exposições ao ar livre e atividades em praias.

Prático => Chip na Europa

 

Desvantagens do verão na Europa

Praias mais frequentadas da Europa

Praias costumam ficar lotadas no verão europeu.

  • Calor excessivo: sim, o clima foi colocado como vantagem, mas vamos combinar que o calor consegue ser as duas coisas? Você vai suar quando for passear, vai precisar comprar água o tempo todo e vai preferir ficar no hotel entre as 13 e as 16 horas, porque em algumas cidades esse horário é muito quente mesmo!
  • Muita gente: praias, cidades, pontos turísticos, transporte público e atrações, tudo está cheio! E, às vezes, não dá nem para conseguir entrada sem reserva com antecedência. Confira se o seu tour pela Europa ainda está disponível.
  • Crianças incomodadas: se você viaja com crianças, entende o que estou dizendo; se não, vai entender quando ver o comportamento delas com o calor intenso. Em ambos casos, você também terminará estressado;
  • Preços elevados: as passagens sobem e os hotéis não fazem promoções no verão. E a lei da oferta e procura se faz valer: tudo o que você pretende comprar tem preço mais elevado, de garrafinha de água a presentes.

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Lugares para aproveitar a alta temporada na Europa pagando menos

Lugares baratos na Europa

Ilhas Canárias na Espanha.

Minha dica para economizar quando se deseja viajar para a Europa no verão é procurar os destinos legais, porém menos concorridos. É tarefa difícil, mas não impossível!

As passagens aéreas são bem mais caras, portanto quem opta por viajar no verão vai gastar mais com elas. No entanto, dá para economizar em hospedagem e no que se consome, selecionando os destinos corretos.

Focar em cidades europeias que são mais concorridas no inverno é uma ótima tática. Aqui no Brasil, a cidade de Gramado quase não tem turistas nos meses mais quentes, porque o turismo de inverno é seu forte; o mesmo acontece com várias localidades europeias. Bruges, tradicional destino de inverno na Bélgica é um exemplo.

Entre os destinos de praia também há os que favorecem a economia. Nesse caso, escolha Portugal, Espanha e Grécia ou países da Europa oriental, como a Albânia.

Alguns destinos litorâneos europeus mais econômicos para o verão são:

  • Ilhas Canárias, Espanha
  • Benidorm, Espanha
  • Palma de Mallorca, Espanha
  • Madeira, Portugal
  • Peniche, Portugal
  • Atenas, Grécia
  • Ilha de Kos, Grécia
  • Ilha de Milos, Grécia
  • Saranda, Albânia
  • Sunny Beach, Bulgária

Imperdível => 1 dia em Saranda na Albânia

 

Viajar para a Europa na primavera ou outono

Viajar para a Europa no outono

Outono também é uma estação interessante para viajar para a Europa.

Para viajar para a Europa e economizar de verdade, escolha a primavera ou o outono! Na ponta do lápis, a meia estação compensa bastante, pois o gasto final com a viagem termina sendo consideravelmente inferior ao que se tem viajando no auge do verão ou durante o inverno.

Veja também => Mapa da Europa atual

 

Vantagens de viajar no outono

Praias menos lotadas da Europa

No outono as praias estão menos povoadas.

  • Praias menos cheias: escolhendo bem o destino, você vai conseguir curtir as praias muito mais que no verão! Como o calor não é tanto, se aproveita o dia todo!
  • Festas: a Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo, rola no mês de outubro, na cidade de Munique, Alemanha. Além dele também são vários os festivais de música que acontecem no outono europeu;
  • Menos turistas: o outono também diminui a quantidade de turistas que você vai encontrar pelas cidades europeias, o que facilita bastante para quem quer aproveitar ao máximo a estadia!
  • Apreciar o outono: sabe as folhas amarelando, caindo das árvores, aquele ar romântico retratado brilhantemente em um quadro do pintor impressionista francês Claude Monet? Pois é isso o que você verá, ao vivo e em todas as cores.

Como funciona? Low cost Europa

 

Vantagens de viajar na primavera

Viajar para a Europa na Primavera

Europeus costumam estar mais felizes na primavera.

  • Alguns dias de praia: a primavera é a época onde o calorzinho começa a dar as caras, então é bem possível que você consiga aproveitar alguns dias para molhar os pés!
  • Pessoas felizes: os europeus estão saindo dos meses frios e cinzentos do inverno. É notável o bom humor de todo mundo!
  • Flores desabrocham e passarinhos cantam: parece brega, mas é a verdade. A primavera deixa tudo muito mais bonito!
  • Festivais gastronômicos: essa é a época escolhida por muitos destinos para seus festivais gastronômicos, como o Festival da Primavera de Liverpool, no Reino Unido, ou o Smaka pa Stockholm, o maior festival de sabores da Suécia. Quem gosta de um turismo gastronômico vai se deliciar! Para isso, confira as melhores atividades turísticas da Suécia.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Desvantagens de viajar no outono ou na primavera

Na verdade, não existem grandes desvantagens de escolher as temporadas intermediárias para sua experiência europeia. Nem dá para fazer uma lista!

Antes de sair correndo fazer as malas, só pense que durante a primavera ou o outono o clima é mais oscilante. Em ambos casos, é possível que você se depare com dias ensolarados e gostosos, ou com um pouco mais de frio e chuva.

Saiba mais => Mês mais barato para viajar para Europa

 

Lugares para aproveitar a meia estação na Europa

Quando ir para a Bélgica?

Bruxelas é umas cidades que valem a pena visitar na meia estação.

Pode escolher o local sem medo: todos os destinos são ótimos durante a primavera ou o outono! Além de viajar para as cidades mais famosas da Europa, que sempre é boa ideia, considere rotas diferentes, cidades menos conhecidas e até, quem sabe, viajar de trem pela Europa.

Destinos muito legais para quem quer viajar pela Europa durante a meia estação sem gastar muito são:

  • Nice, França
  • Luqa, Malta
  • Stavanger, Noruega
  • Edinburgh, Escócia
  • Veneza, Italia
  • Lugano, Suíça
  • Pula, Croácia
  • Bruxelas, Bélgica
  • Viena, Áustria

Sem fila => Palácio Ducal em Veneza

 

Cidades lindas que custam caro

Cidades mais caras da Europa

Zurique é considerada a cidade mais cara para se viajar na Europa

Mesmo durante a época mais barata, alguns destinos não são favoráveis para quem pretende viajar pela Europa e economizar. O custo de vida em certas cidades é naturalmente alto, o que as torna também mais caras para os turistas.

A UBS, empresa suíça especializada em serviços financeiros, vem publicando estudos muito completos sobre o custo de vida e poder aquisitivo de 77 cidades do mundo todo, desde 1978.

Segundo os resultados de 2018, as 10 cidades com os preços mais caros da Europa, em ordem decrescente, são:

  • Zurique, Suíça
  • Genebra, Suíça
  • Oslo, Noruega
  • Copenhagen, Dinamarca
  • Milão, Itália
  • Helsinki, Finlândia
  • Paris, França
  • Estocolmo, Suécia
  • Cidade de Luxemburgo, Luxemburgo
  • Dublin, Irlanda

Isso não quer dizer que você não possa visitar essas cidades, ou que não encontre possibilidades de economizar quando as visite. Trata-se apenas de uma consideração sobre o fato de que, mesmo conseguindo boas ofertas, os gastos serão superiores aos de destinos com preços mais populares. Planificar é a chave!

Incrível => Excursão Falésias de Moher na Irlanda

 

Dicas para viajar para Europa gastando pouco

Quando o assunto é economia, escolher a melhor época para viajar pela Europa é crucial. No entanto, o preço da passagem de avião não é o único fator a ser ponderado.

Em alguns casos, uma passagem um pouquinho mais cara para um destino que ofereça serviços de hotéis, alimentação e atrações com valores mais acessíveis significa uma economia substancial no valor final da viagem!

Recomendo também o artigo país mais barato para viajar para Europa, onde você confere lugares que possuem atrativos turísticos incríveis, mas que a moeda vale bem menos que o euro!

As cidades mais caras da Europa e os destinos mais concorridos sempre serão lugares onde mais dinheiro será gasto; não tem como evitar.

Mas o viajante que se informa, e se mantém aberto a destinos diferentes consegue economizar bastante viajando pelo Velho Continente, afinal é uma jornada que deixa milhões de impressões, como afirma o vídeo abaixo feito pelo site oficial de turismo da Europa:

E você, já sabe quando vai viajar para Europa? Quais lugares pretende visitar? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais