Tudo o que precisa para viajar para Europa

por Rain Brinati

Antes de fazer as malas, você tem que descobrir tudo o que precisa para viajar para Europa. Não são tantas coisas, nem é difícil atender as exigências, mas é legal ter em mente que, se faltar alguma delas, sua entrada no Velho Continente pode estar em risco.

Saber quais são os documentos, onde tirá-los, detalhes sobre a imigração e ainda conhecer a experiência de quem já foi são coisas que facilitam o processo.  Por isso, preparei este artigo com informações atualizadas e pesquisadas a fundo, e conto em detalhes o que você precisa, quais são os documentos que deve levar e até onde consegui-los.  Quando terminar de ler, já pode pegar o avião!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Dicas para viajar para a Europa

Como planejar uma viagem para Europa

Planeje bem a viagem para desfrutar das belezas da Europa.

Sempre que me perguntam, dou duas dicas cruciais para que se tenha uma viagem inesquecível para a Europa.

 

1) Planejar

quando você sabe o que quer e estabelece planos para sua viagem, tudo flui muito bem. Se você vai viajar para a Europa Setentrional , por exemplo, faça sua rota para tal; com as cidades bonitas que escolheu, trace um roteiro, compre as passagens e estude sobre os lugares que vai visitar. Até porque você pode precisar comprovar o que pretende fazer por lá, no controle de imigração.

 

2) Organizar a documentação

recomendo que crie uma pasta dos documentos de viagem, vulgarmente chamada aqui em casa de Maria Rita, uma pasta vermelha que guarda meus documentos. Dentro da sua pasta (faça a gentileza de batizar com outro nome), você vai manter todos a documentação que precisa para viajar para a Europa; vai levar na bagagem de mão, bem fácil de carregar.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Documentos para viajar para a Europa

  • Passaporte;
  • Passagem de ida e volta;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (apenas em alguns países);
  • Seguro de viagem;
  • Comprovante de Vínculo com o Brasil;
  • Comprovantes financeiros;
  • Comprovante de hospedagem.

Fácil => Aluguel de carro na Europa

 

Passaporte

Documentos para viajar para Europa

Passaporte é fundamental para viajar para a Europa.

O primeiro e mais importante documento que você precisa para viajar para a Europa é, sem dúvidas, o passaporte. Não existe maneira possível de que você entre no continente sem ele.

A regra é que seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 90 dias após a data marcada em sua passagem de volta. Na prática, se você voltar em 10 de abril a validade do passaporte não pode expirar antes de 10 julho; se for dia 09, tire outro. Isso não é válido para todos os países, pois alguns deles exigem documentos que não expirem antes dos seis meses.

Na verdade, o ideal mesmo é nunca viajar com a data de validade do passaporte inferior a seis meses; como não é necessário esperar o vencimento para renovar o seu, não marque bobeira e evite complicações desnecessárias.

Um detalhe: seu passaporte precisa ter ao menos duas folhas em branco para o carimbo de entrada; se não tiver mais espaço (que ótimo!), tire outro.

Tanto para quem vai tirá-lo pela primeira vez como para quem precisa renová-lo, o caminho é o mesmo; acesse o site da Polícia Federal e veja como funciona o processo.

Uma dica legal é não planejar sua viagem para a Europa sem antes de tirar o passaporte. O prazo inicial de entrega é de 6 dias depois da compensação do pagamento de taxas, mas pode ser que demore bem mais.

Útil => Validade do passaporte para viajar para Europa

 

Passagem de ida e volta

Dicas da Europa

Não comprar as passagens de volta pode te dar dor de cabeça na viagem.

Nem precisa dizer que passagens são necessárias, não é? Você está chegando a Europa para as férias, vai passear, curtir, gastar e, depois de uns dias, voltar para casa; o agente de imigração quer saber quando. A passagem de volta comprada e marcada é uma exigência que te convém respeitar.

Seja em voos convencionais ou pelas companhias low cost Europa, nem pense em comprar só a passagem de ida e resolver a volta pelo continente.

Pois, mesmo que você não saiba ao certo quanto vai ficar, ou vá curtir apenas uns dias na Europa e ir para outro continente, ter uma passagem com data para voltar para o Brasil é essencial. Descubra quantas milhas preciso para viajar para Europa.

A dica para quem viaja sem dia certo para o retorno é procurar passagens que ofereçam boas condições para a mudança de datas. Se não quer problemas com a imigração, vale o investimento.

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Vacinas para determinados destinos

Cuidados para viajar para Europa

Apenas Albânia e Malta exigem a vacina, mas ela é recomendável.

A comprovação de vacinas é exigida para apenas dois países europeus: Albânia e Malta; em ambos, a vacina que deve ser comprovada é contra a febre amarela.

Quase todos os países europeus recomendam a toma da vacina contra o sarampo. Houve um surto grave por lá em 2018 e há uma preocupação com o contágio. Trata-se somente de uma recomendação, não precisa comprovar que tomou.

A comprovação de vacinas é feita pela Anvisa, através do Certificado Internacional de Vacinais ou Profilaxia, o CIVP; documento que possuí validade vitalícia.

Importante => Vacinas para viajar para Europa 

 

Seguro viagem

Importância do seguro viagem

Seguro viagem com assistência médica é obrigatório na Europa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Desde 1997, quem deseja fazer um tour pela Europa precisa contar com um seguro viagem de assistência médica; não trata-se somente de um requisito obrigatório, mas também é uma decisão inteligente, pois se você precisar de atendimento médico na Europa, quase sempre terá que pagar por ele. E não é barato!

O seguro de viagem deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros; qualquer valor abaixo disso invalida o seguro – do ponto de vista do controle de imigração, claro –  e coloca em risco sua entrada no continente. Compare os preços e coberturas nos post Seguro viagem Europa.

É importante escolher um seguro que cubra serviços funerários e repatriação. Claro que ninguém planeja ficar doente na viagem e quem dirá morrer, mas a filosofia do “vai que…” é muito esperta; não é bom arriscar.

Alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem para seus clientes, quando usam o cartão para comprar as passagens;  pode ser uma boa. Verifique com sua operadora se o serviço é oferecido, se tem custo e o mais importante: se atende as exigências.

Não esqueça de juntar um comprovante da contratação do seguro em sua pasta de documentos. Pode ser que te peçam.

Como fazer? => Mochilão pela Europa

 

Comprovante de vínculo com o Brasil

Comprovante de vínculo com o Brasil para viajar

Matricula de estudante é uma comprovação de vínculo com o Brasil.

Os comprovantes de vínculo com o Brasil também fazem parte da lista de documentos que são necessários para viajar para a Europa e não ser retido na imigração.

Basicamente, qualquer coisa que demonstre que você precisa voltar para o Brasil servirá: uma declaração da empresa onde apareça seu período de férias, carteira de trabalho, matriculas em escolas e universidades, documentos de uma empresa que possua ou de propriedades em seu nome e mesmo declaração do imposto de renda são bons exemplos.

Se levar uma carta da empresa ou outras declarações, a tradução juramentada para o inglês pode ser interessante, mas não é imprescindível. Acho que uma atitude adequada influenciará a necessidade de dar maiores explicações.

Levar mais de um documento com esse fim é uma boa ideia se você viajar sozinho na Europa Quanto mais segurança puder transmitir ao agente de imigração, melhor.

Prático => Chip na Europa

 

Comprovantes Financeiros

Comprovante financeiro para Europa

Para desfrutar da Espanha, é preciso comprovar 810 euros.

A questão do dinheiro para levar a Europa é facilmente resolvida com conhecimento e organização, pois você também deve se munir de alguns comprovantes.

Portugal e Espanha são das mais importantes portas de entrada para o Velho Continente e ajudam a dar uma ideia de quanto dinheiro levar. Confira os melhores tours guiados em Portugal.

O Consulado de Portugal informa que, para entrar pelo país, é preciso ter ao menos 675 euros por pessoa; enquanto que pelo Consulado da Espanha é preciso comprovar 810 euros, no mínimo.

Segundo a informação do consulado português, devem ser 90 euros por dia, cento e oitenta por casal e não há informação nenhuma – nem de outros países- que diga se criança comprova meia. E olha que eu procurei!

Eu recomendo partir daí para garantir sua entrada na Europa, por isso tenha ao menos 810 euros para cada um dos viajantes.

Tudo o que puder comprovar que tem para torrar nas férias (ou não, eles não têm como saber) vai te ajudar a entrar na Europa por qualquer país.

Também é legal ter ao menos uma boa parte desse dinheiro na conta durante um tempo para tirar uns dois ou três extratos bancários durante o tempo anterior a viagem e levar na pastinha santa dos documentos.

Cheques de viagem servem como comprovantes, assim como cartões de crédito. Junte um comprovante qualquer de limite, tipo a fatura.

Economize => Época mais barata para viajar para Europa

 

Comprovante de Hospedagem

Comprovante de hospedagem para Europa

Imprima o comprovante após reservar a hospedagem | Foto: Booking.

Onde você vai ficar durante sua Eurotrip? Se for em resort, hotel, hostel ou pensão, qualquer lugar que emita comprovante da reserva, imprima-o e coloque na pasta. É bem comum que o peçam.

Sites como o Booking fazem reservas e não cobram taxas de cancelamento. Mesmo se não souber onde os ventos do mediterrâneo vão te levar, faça reservas, mostre para a imigração e cancele depois.

Hospedagem na casa de amigos e parentes tem que ser comprovada com uma carta convite, com assinatura real e reconhecimento do país destino ou cópia do passaporte e tipo de visto de quem convida. O site Brasileiros em Londres tem um modelo ótimo.

Saiba como => Reservar hotel na Europa

 

Controle de imigração na Europa

Como me portar no controle de imigração?

Controle de imigração na Europa | Foto: Rakoon, via Wikimedia Commons.

É muito tranquilo. Você segue o fluxo quando descer, espera na fila com toda a paciência e, na sua vez, tira a sua pasta com todos os documentos obrigatórios para viajar pela Europa da bagagem de mão; pega seu passaporte e dê para o agente.

Não há nada a temer. Ele vai te dar um bom dia, tarde ou noite e perguntar para onde você vai, com quem viaja, o que veio fazer e quantos dias vai ficar. Às vezes, fazem só as perguntas de praxe e te dão um carimbo.

Quem viaja com a família para as cidades da Europa costuma receber esse tratamento; os viajantes solitários são mais questionados, mas também não é regra.

Alguns agentes são bem mau humorados e outros batem um papo legal enquanto averiguam sobre sua viagem, se você puxar conversa. E eu puxo, sempre que vejo que há abertura.

Há quem diga que se deve responder só o que foi perguntado, ficar quieto e pronto. Isso dá certo também, mas quando me perguntam onde vou, eu já saio falando que vou para tal país e quero visitar tal e qual lugar, de modo simpático, mas comedido. Se perceber o interesse do agente ou um sorriso, pergunto se ele conhece e tem alguma dica. Sou cara de pau.

Entender as perguntas pode ser um problema. Quem não fala inglês ou espanhol pode preferir entrar pela primeira vez por Portugal justamente por isso, mas não é tão difícil entrar por qualquer outro lugar. Você tem sua pasta!

Tenha certeza de que entendeu a pergunta antes de responder. Dê informações honestas e que combinem com os documentos que está apresentando.

Caso sinta que as coisas complicaram, peça um tradutor; mantenha a calma e lembre-se que você tem tudo o que é exigido para as suas férias. É isso o que vai fazer!

Eu, particularmente, nunca enfrentei problemas. Nem fui parar em salinhas à parte; conheço quem já passou por isso e se saiu bem, sempre porque falava a verdade e estava indo com tudo nos conformes da legislação.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Conforto => Serviços de transfer na Europa

 

Precisa de visto para viajar para a Europa?

Não, ao menos até 2021. A partir desse ano, todos os brasileiros precisarão de um visto que será fornecido pelo Sistema Europeu de informação e Autorização de viagem (ETIAS).

Para conhecer mais sobre os requerimentos para brasileiros, você pode acessar as informações do site oficial.

Entenda => Viajar e trabalhar na Europa

 

Leve moeda local

Compras na Europa

Levar alguns euros (ou moeda local) é importante para aproveitar a viagem.

Mesmo que você possa pagar com cartão em quase todos os lugares, ter a moeda local com você é bom para eventuais imprevistos também para alguns estabelecimentos que só trabalham com dinheiro. Saiba como viajar barato para Europa.

Eu não levo uma quantidade exorbitante de dinheiro; costumo viajar com, no máximo, 300 euros em efetivo. Faço a comprovação de fundos, se precisar, com os comprovantes do cartão de crédito.

Se você planeja viajar com mais, pode também, pois até 10 mil euros não é preciso declarar. Mas não dê bobeira com dinheiro na rua.

Descubra => País mais barato para viajar para Europa

 

Mantenha uma atitude turística

Turistas brasileiros na Europa

Procure se divertir ao máximo na viagem.

O que eu chamo de atitude turística é o ar de quem está indo de férias: sabe as propagandas de viagem? Essa cara de feliz.

Conhecer os destinos do continente Europeu, saber sobre os lugares que vai visitar em cada cidade e estar muito animado faz toda a diferença para sua experiência como um todo, mas também durante a passagem pela imigração.

Quem viaja sozinho precisa especialmente estar preparado para algumas perguntas e comprovações no controle de imigração. Em família costuma ser mais fácil; a logística de mudar com a família toda para outro país é mais complicada, não é?  Os solitários são mais suspeitos para o agente.

Saber ao menos cumprimentar as pessoas no idioma local e meia dúzia de frases úteis em inglês (como as que ensina o site Tecla Sap ajudam bastante. Mas já vi quem não fala absolutamente nada passar tranquilo, com um sorriso no rosto e a ditosa pasta.

A atitude turística é a diferença entre quem vai realmente desfrutar do lugar e quem vai lá só para tirar fotos. Você está animado com sua chegada à Europa, demonstre isso por onde passar; não precisa dar piruetas, mas é legal mostrar que você respeita e quer conhecer os países que vai visitar.

Transporte => Viajar de trem pela Europa

 

Saiba tudo o que precisa para viajar para Europa

Saber o que precisa levar para viajar para a Europa é o primeiro passo de uma viagem digna de ser recordada. Documentos são essenciais, assim como uma atitude positiva.

Viajar para a Europa é uma experiência enriquecedora em todos os sentidos. Seja educado, converse com as pessoas e tenha em mãos todos os papéis e em mente que ninguém é barrado em aeroportos por querer conhecer a cultura e pontos turísticos da Europa.

Recomendo também o artigo melhores destinos da Europa, com dicas de lugares para você visitar na sua Eurotrip.

Quem se prepara bem para uma jornada europeia, de burocracia e alma, consegue aproveitar ao máximo o tempo e o dinheiro investidos, curtindo tudo o que os lugares têm a oferecer.

Agora que você já sabe o que é preciso para viajar para Europa, confira um vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Europa sobre a Escandinávia, região belíssima do continente:

E você, ainda tem alguma dúvida sobre o que precisa para viajar para Europa? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais