Home » Inverno em Portugal: 10 destinos para explorar

Inverno em Portugal: 10 destinos para explorar

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Ao planejar uma viagem durante o inverno em Portugal imagino que um milhão de dúvidas surjam na sua cabeça. O que levar na mala, como é o inverno no país, qual o melhor mês, o mais frio ou o menos frio, locais para visitar, as melhores cidades. Enfim, se você tem viagem marcada para Portugal no inverno ou se pretende viajar durante esta estação, anota as dicas que vou apontar neste artigo para que você não deixe de aproveitar tudo o que fazer pelo país no período de baixas temperaturas.

Neste artigo você vai encontrar as melhores cidades de Portugal no inverno, algumas dicas de roteiro e claro, os cartões postais mais cobiçados para aproveitar o inverno em terras lusitanas. Respondendo uma das suas dúvidas, o inverno português pode ser bem gelado.

Então traga em sua bagagem roupas quentinhas, porém, se viajar para Portugal em janeiro, prefira comprar casacos e itens de inverno no país. Isso porque nesta época acontecem os saldos, assim, além de economizar, você irá adquirir roupas que vão te proteger das baixas temperaturas.

Por falar nisso, durante o inverno português elas não ultrapassam os 12º. Em média, as noites ficam bem frias, por volta dos 4º. Mas termômetros negativos não estão descartados durante as madrugadas! Então confira mais algumas sugestões a seguir!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quando começa o inverno em Portugal?

inverno em portugal 2019A primeira coisa que você precisa ter em mente é que na Europa as estações acontecem no período oposto em relação a América Latina. Ou seja, quando é verão no Brasil é inverno em Portugal. Assim, o inverno em Portugal começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março.

Seguindo as características desta estação, os dias se tornam mais curtos, por curiosidade, o primeiro dia de inverno – 21 de dezembro é o mais curto do ano no país, são cerca de 9 horas de luz natural. Além disso, neste período costuma chover e ventar mais que o normal.

locais para visitar em portugal no invernoNo entanto, também é nesta época que você encontra finais de tarde incríveis, com céus coloridos pelo pôr do sol.

Isso porque diferente dos demais países europeus, Portugal é um dos que mais recebe luz solar, e consequentemente é um dos menos frios no inverno e um dos mais calorosos no verão.

Então não se surpreenda, apesar do frio, nos dias em que não chover você sempre encontrará céu azul e paisagens agradavelmente belas. Lembrando que no país, durante o dia, as temperaturas podem ficar entre os 8 e 14 graus.

Claro que na região norte os termômetros são mais intensos e durante as noites ocorrem diversas quedas de temperaturas podem chegar a climas abaixo de 0ºC.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Lugares para conhecer em Portugal no inverno

  • Serra da Estrela
  • Soajo
  • Gerês
  • Lindoso
  • Ponte de Lima
  • Rio de Onor
  • Bragança
  • Cabeça
  • Piódão
  • Monsanto

Como ter => Internet em Portugal

 

Serra da Estrela

espanha no inverno

Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

Claro que ao falar sobre o inverno português o primeiro destino teria que ser a Serra d”a Estrela, pois é lá que neva e com certeza faz as temperaturas mais frias do país.

Nesse destino, por sua vez, quanto mais frio melhor, já que quanto mais branca e cheia de neve a região se torna, maiores e melhores experiências por ela serão.

Mas a Serra da Estrela também é muito convidativa para quem deseja apenas apreciar chocolates quentes enquanto admira as paisagens.

Saiba que quem procura este destino deve conhecer a montanha mais alta da Serra e de Portugal Continental. Ela possui quase 2 mil metros de altitude e fica no Distrito da Guarda.

Entre outras atividades para fazer na Serra da Estrela está visitar as freguesias de Manteigas, Seia, Gouveia e Loriga. Só para ilustrar, em Seia, por exemplo, você pode conhecer o Museu do Pão e provar o famoso queijo da Serra.

Além disso, na região de Covilhã você pode conhecer a única estação de esqui de Portugal. Nesta cidade, localizada aos pés da Serra, você também poderá visitar praias fluviais, a Ponte da Ribeira da Carpinteira, a Pedra do Urso, e os museus, de Arte Sacra e do Queijo.

Aproveite => Excursão particular Serra da Estrela

 

Soajo

roteiro algarve inverno

Foto: manjerix, via Wikimedia Commons.

A freguesia de Soajo fica no concelho de Arcos de Valdevez, no Distrito de Viana do Castelo. Nesta pequena aldeia de apenas 59,1 km² de área e 986 habitantes, de acordo com dados de 2011, você encontra graciosas e pequeninas casas construídas com blocos de granito.

As construções que ladeiam as ruas de pedra e guiam os visitantes até o pelourinho, onde fica o Monumento Nacional de 1910, é um belo destino para você conhecer sozinho ou acompanhado.

Nessa região você pode realizar turismo rural, mas também é uma boa pedida aproveitar a simpática vila para descansar, fazer caminhadas e conversar com os moradores locais.

Saiba que esta é uma região muito acolhedora e por estar inserida em uma das vertentes do Parque Nacional da Peneda do Gerês pode ser uma ótima oportunidade para desbravar ainda a natureza local.

Como funciona? => Aluguel de carro em Portugal

 

Gerês

Portugal no inverno

Foto: PAULO TATO MARINHO, via Wikimedia Commons.

Por falar no Parque Nacional da Peneda do Gerês, não poderia deixar de fora desta lista a Vila de Gerês. Além de ter natureza belíssima e impecável, este destino te oferece diferentes opções de roteiros turísticos.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Por isso, coloque na sua lista de cartões postais alguns roteiros obrigatórios, entre eles, o Santuário de Senhora da Abadia, um dos mais antigos de Portugal, segundo historiadores ele teria sido construído entre os séculos VII e VIII.

Na sequência, visite a Mata Nacional. Essa é uma das atrações mais procuradas do Parque Nacional de Peneda Gerês. Nele, você pode percorrer a trilha das 7 Pontes, onde escuta a natureza, o barulho das águas e conhece a Lagoa do Rio Homem.

Portugal no inverno em Parque Nacional da Peneda-Gerês

Foto: PAULO TATO MARINHO, via Wikimedia Commons.

Mas se você estiver com frio e preferir ficar pela vila, uma boa pedida pode ser a Feira Romana e Albufeira de Vilarinho das Furnas. Para você ter uma ideia, esta aldeia submersa recorda o legado deixado pelos romanos a Portugal.

Para encerrar o seu tour pela região, conheça ainda a aldeia de Brufe. Semelhante a Soajo, ela possui casinhas feitas em granito, e fica em Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre. Você pode conferir ruelas apertadas, casas de pedra, campos verdes, paisagem mais selvagem e muita beleza natural.

Formada por pequenas ruas, tem casas erguidas em pedra e campos verdes que tornam a paisagem ainda mais pitoresca. É, indiscutivelmente, um dos locais em Portugal a visitar durante o inverno. O encanto é muito maior.

Passeios => Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

Lindoso

Portugal no inverno: melhores passeios

Foto: Stephen Colebourne, via Wikimedia Commons.

Também em Viana do Castelo você encontra a aldeia de Lindoso. Esta pequena vila localizada na encosta de um vale é uma freguesia do Concelho de Ponte da Barca, que possui atualmente, apenas mais duas aldeias – Cidadelhe e Parada.

Ao todo, Lindoso tem 46,48 km² de área e apenas 427 habitantes. Mas este local reserva muita história, uma vez que ela fica sobre uma apertada garganta do vale do Rio Lima e é coroada no alto por um castelo do século XIII.

Dito isso, fica claro que a estratégica localização na fronteira serviu como pilar militar para Portugal durante a Guerra da Restauração, em 1640, contra Castela.

Para você ter uma ideia, esta aldeia pulava de mãos, em outras palavras, ora ela era portuguesa, ora era espanhola. Contudo, em 1663, na reta final da guerra, ela foi transformada em forte, ficou do lado português e suas paredes e guaritas não foram mais ultrapassadas e tomadas pelos espanhóis.

 

Ponte de Lima

Portugal no inverno: melhores cidades

Foto: Dng~commonswiki, via Wikimedia Commons.

Ainda em Viana do Castelo você encontra Ponte de Lima. Essa pequena e charmosa vila, que está na sub-região do Minho e claro, é também uma das mais antigas vilas de Portugal.

Mas assim como as outras regiões do norte português, esse também é um excelente destino para curtir o inverno em Portugal. Isso porque durante o inverno, quando os dias estão com o céu azul, mas bem frios, a cidade se torna mágica e fica com ares romântico e aconchegante.

Entre os passeios que você pode incluir nesse roteiro está visitar a ponte medieval, mas faça este tour a pé e esteja com a máquina fotográfica em mãos, assim quem sabe você conseguirá eternizar alguns momentos belíssimos neste local. Para você ter uma ideia, são 24 arcos construídos na época romana.

Na sequência, conheça o Parque do Arnado, a Torre da Cadeia Velha, a Igreja Matriz, o Santuário da Nossa Senhora do Socorro e o Largo de Camões. Entre os pontos positivos deste destino é poder fazer tudo a pé. Assim conhecer os moradores locais, provar a culinária tradicional portuguesa e a malga de vinho verde tinto.

 

Rio de Onor

Portugal no inverno para passear

Foto: M.Peinado, via Wikimedia Commons.

Rio de Onor é uma aldeia e antiga freguesia raiana do concelho de Bragança. Esta pequena vila possui apenas 44,16 km² de área e 76 habitantes, segundo dados de 2011. O fato pode soar curioso, mas esse destino possui uma beleza incrível.

Só para ressaltar, esta aldeia está inserida no Parque Natural de Montesinho, e está tão no extremo de Portugal que é atravessada pela fronteira espanhola.

Desta forma, ao visitar esta região você irá conhecer o Rio de Onor do lado português e o Rihonor de Castilla, do lado espanhol. Outra curiosidade sobre esta aldeia é que ela é comunitária, além disso, uma das mais preservadas do Parque Natural de Montesinho.

Portugal no inverno: tours guiados

Foto: M.Peinado, via Wikimedia Commons.

Então pela área você encontra casas típicas das regiões serranas. Em outras palavras, as construções são feitas em xisto e possuem varandas alpendradas. Para se hospedar na região, utilize as unidades de turismo. Mas caso você queira vivenciar algumas aventuras, também pode procurar pelo parque de campismo do Rio de Onor.

Saiba ainda que você pode conhecer o Rio Contensa e a praia fluvial. Ótimos espaços para descansar, apreciar a natureza, admirar as quedas d’água do rio e campos verdes.

Hospedagem => Hotéis perto Rio de Onor

 

Bragança

Portugal no inverno: cidades mais bonitas

Foto: Dario Alvarez, via Wikimedia Commons.

Aproveitando agora a área de Bragança, a famosa região de Trás-os-Montes, apresento sugestões de passeios excelentes que você pode fazer neste roteiro. Por sinal, saiba que pela região, em dias muitos gelados, você até consegue encontrar um pouco de neve.

Mas tratando especificamente do turismo local, em Bragança você pode conhecer o Castelo de Bragança que fica no centro da cidade, o Rio Fervença que nasce na Serra da Nogueira e passa pela cidade, a Torre de Menagem, um prédio de 17 metros de largura e 34 de altura que abriga o Museu Militar e que por curiosidade é o mais completo do país, deste gênero, é claro.

Além disso, na cidade você também pode visitar a Igreja de Santa Maria – em estilo românico, esta é a igreja mais antiga da cidade – e o Santuário São Bartolomeu. Mas na região de Trás-os-Montes você deve aproveitar para conhecer os famosos enchidos portugueses, o vinho e o azeite!

Excelentes => 10 melhores hotéis em Bragança

 

Cabeça

Portugal no inverno cidades frias

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

De volta a região da Serra da Estrela, mas agora com foco em Cabeça, você encontra muito charme, casinhas branquinhas e telhados cor de terra. Cabeça é uma aldeia de 8,55 km² de área e 178 habitantes.

Ela está integrada na União das Freguesias de Vide e Cabeça que fazem parte do Concelho de Seia, que por sua vez fica na Província da Beira Alta, região do Centro e sub-região da Serra da Estrela.

Esta pequena aldeia também conta com pequenas casas em xisto, paisagem pitoresca e muito romântica. Você irá se encantar com as histórias e tradições locais. Entre as atividades que você encontra nesta região estão o turismo rural e ambiental.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Isso porque ela é a primeira Aldeia Led de Portugal, onde toda a iluminação pública tem o foco em energias mais eficientes, o que levou aos habitantes o instinto de preservação das belezas naturais do local.

Confortáveis => Hotéis em Cabeça

 

Piódão

Portugal no inverno para passear

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Piódão é uma freguesia do concelho de Arganil. Ela possui apenas 36,57 km² de área e 178 habitantes. Esta aldeia incrustada na Serra do Açor tem paisagem pitoresca e espetacular.

Para você ter uma ideia, ela parece um presépio, já que as casinhas estão bem no meio da serra, mas de tão bem aconchegadas e envoltas pela grama verde viva, se avistadas de longe facilmente se passariam por uma tela pintada.

Mas se esta aldeia histórica já é encantadora vista de dia, à noite quando as luzes das casinhas são acesas, é um espetáculo indescritível! Além disso, você encontra ruas estreitas e sinuosas, casas em xisto, janelas brancas e portas azuis.

Entre as atividades que você pode fazer pela região está visitar a Igreja Nossa Senhora da Matriz, o Monte do Colcurinho – Senhora das Necessidade, a Serra do Açor, a Capela de São Pedro, a Eira e a Fonte dos Algares.

Lista => Só as melhores hospedagens em Piódão

 

Monsanto

Portugal no inverno: lugares altos

Foto: Sergei Gussev, via Wikimedia Commons.

Monsanto está quase na Espanha. Esta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, fica na província da Beira Baixa, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Sul.

Ela possui 131,95 km² de área e apenas 829 habitantes. Monsanto fica a nordeste da Guarda, ou seja, perto da Serra da Estrela, um lugar bem gostoso para curtir durante o inverno em Portugal.

Em Monsanto o que não faltam são pedras de granito e paisagens tão pitorescas que vão te deixar de queixo caído! Só para ressaltar, algumas casas parecem ter sido construídas com telha de pedra.

Pela região você pode visitar palacetes brasonados, portais manuelinos e a Torre do Relógio, construída no século XIV.

Nesta freguesia você ainda entra a Igreja Matriz ou São Salvador, o Cruzeiro de São Salvador, o Penedo do Pé Cavo, o Miradouro do Forno o Castelo de Monsanto.

Reserve => Hospedagens boas e baratas em Monsanto

 

Visite Portugal no inverno para turistar sem pressa

Se você chegou ao final deste artigo pode perceber que eu não trouxe dicas muito óbvias, como Lisboa, Óbidos, Évora ou Porto.

Claro que todos esses destinos podem estar incluídos no seu roteiro de Portugal no inverno, uma vez que as terras lusitanas, como eu contei lá no começo deste artigo, constituem um dos melhores destinos da Europa para fazer turismo.

No entanto, neste artigo eu quis trazer alguns locais que possuem belezas únicas, pouco exploradas e que podem te garantir novas e ótimas experiências.

Contudo, lembre-se sempre, ao montar o seu roteiro, busque por cidades e estados, em outras palavras, freguesias, concelhos e distritos, que se enquadram não só no seu bolso e quantidade de dias que irá turistar pelo país, mas também no seu estilo de viajante.

Lembre-se também que quanto mais você planejar a sua viagem, mais descontos irá encontrar, mais locais conseguirá visitar e mais chances terá de realizar a viagem dos sonhos! Então, não esqueça de contratar o seu seguro viagem, item obrigatório para viagens pela Europa.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as montanhas de Portugal:

O que achou das sugestões de lugares para curtir o melhor de Portugal no inverno? Deixe a sua opinião nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário