7 curiosidades de Portugal: cultura, costumes e fatos interessantes

por Camila Costa

Apesar das semelhanças e da ligação colonial, há muitas curiosidades de Portugal que os brasileiros desconhecem! O país, na verdade, guarda hábitos e muitas particularidades culturais (algumas até engraçadas) que merecem um artigo especial só para elas!

Entre fatos históricos e pontos marcantes da cultura dos moradores locais, o país de cerca de 10 milhões de habitantes é um ótimo destino para a sua viagem.

Contudo, a dica é conhecer o máximo possível sobre as curiosidades de Portugal antes de chegar ao país! Isso ajudará você a interagir ainda mais com a população e vivenciar de perto a cultura portuguesa.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre Portugal de um ângulo diferente! Anote as dicas e guarde para desbravar o país durante a sua passagem por ele!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Curiosidades de Portugal: tudo o que você precisa saber

Terremoto em Lisboa

portugal curiosidades costumes

Vista de Lisboa.

Você sabia que um intenso terremoto já atingiu Lisboa ao ponto de destruir grande parte da cidade? Então saiba que essa é uma das curiosidades de Portugal que poucas pessoas conhecem até hoje!

O terremoto aconteceu em 1755 e destruiu praticamente toda a capital do país e ainda regiões do Algarve e Setúbal. Estima-se que a intensidade tenha atingido 8,7 a 9 na escala de Richter, o que dá uma dimensão do impacto do sismo.

O acontecimento levou a um novo desenho da capital portuguesa. Na época, apesar de ter apenas 200 mil habitantes. Lisboa era a quarta cidade mais populosa da Europa.

Além do número de mortos, que chegou a 10 mil, cerca de 85% dos prédios da cidade acabaram sendo destruídos.

Assim, um dos personagens da reconstrução de Lisboa foi Marquês de Pombal. Ele se tornou uma das figuras de maior reconhecimento em todo o país desde então.

Hoje, há monumentos e homenagens a ele pela cidade, que tem suas marcas na nova arquitetura. Confira também os pontos turísticos de Portugal, com os monumentos mais importantes do país.

Se você visitar Lisboa, poderá perceber as regiões e prédios que foram restaurados.

As ruas largas, como a Avenida da Liberdade, que por sinal é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, se deram graças à visão inovadora do Marquês. Dessa forma, a cidade se reconstruiu, mas lembra até hoje de sua tragédia.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Cidades irmãs do Brasil

9 curiosidades de portugal

Foto: Public Domain, via Wikimedia Commons.

A ligação colonial entre Brasil e Portugal não é nenhuma novidade. Entretanto, você sabia que os dois países possuem uma série de cidades-irmãs?

Na verdade, isso é mais uma ligação história e migratória do que qualquer outra coisa. Ou seja, remete a laços simbólicos, mas não tem nenhum significado formal hoje em dia, por exemplo.

Isso, na verdade, acontece no mundo todo entre vários países com ligações semelhantes a Brasil e Portugal.

Em muitos desses casos, as cidades de Portugal e as brasileiras viraram “irmãs” a partir de acordos de hospitalidade firmados entre elas.

No sul do Brasil, por exemplo, a cidade de Pelotas é irmã de Aveiro, próximo à cidade do Porto, em Portugal.

Essa ligação se estabeleceu principalmente porque na época colonial houve uma grande migração da população de Aveiro para Pelotas.

A cidade brasileira, atualmente, é conhecida pela tradição dos doces de ovos. Coincidência ou não, a mesma tradição é encontrada em Aveiro.

Ainda, os tratados entre cidades-irmãs podem se firmar por interesses econômicos. Viseu, ao norte do país, é cidade-irmã de Santos, em São Paulo.

Isso se deu para facilitar a aproximação econômica entre as duas cidades. Santos ainda possui irmanação com outras cidades portuguesas, como Coimbra e Funchal.

Excelentes => Passeios em Porto

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Estado-nação mais antigo da Europa

Cultura de Portugal

Lisboa antiga | Foto: Bain News Service, publisher, via Wikimedia Commons.

Uma das curiosidades de Portugal é que esse é um dos países mais antigos do mundo. Mais do que isso, ele é considerado o estado-nação mais antigo da Europa. Mas, afinal, o que isso representa?

Na verdade, isso significa apenas que Portugal é o país soberano mais antigo do continente. Isso não quer dizer, entretanto, que é o território mais antigo, mas que sua organização como país é, então, a mais antiga.

Segundo pesquisas, o território que hoje é marcado por Portugal já era habitado por povos como os celtas. Além disso, foi ocupado pelos romanos, germânicos e mouros.

Em 1139 foi declarado o Reino de Portugal. Porém, foi a partir de 1297 que a sua delimitação territorial foi definida e ele se tornou um estado-nação oficial. Assim, o país é reconhecido por ser o mais antigo, além de ter sido pioneiro nas Grandes Navegações.

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Livraria mais antiga do mundo

Foto: Patricia Oliveira, via Wikimedia Commons.

Em Portugal está situada a livraria mais antiga do mundo ainda em atividade. Trata-se da Bertrand, que até hoje funciona plenamente e consta no Guinnes Book. Você pode entrar nela, comprar um livro ou apenas admirar a sua história e cultura!

Quem visita Lisboa pode conferir a livraria na sua raiz, no bairro Chiado. Foi nele que essa história iniciou em 1732 e, desde então, nunca mais parou. Até mesmo o certificado do Guinnes está exposto na loja do Chiado.

Atualmente, a livraria possui lojas por todo o país. Ela foi fundada por Pedro Faure e tornou-se acima de tudo uma editora. Hoje, publica livros até mesmo de autores brasileiros e já teve outros nomes.

A livraria, inclusive, também foi atingida pelo terremoto de 1755. Nem isso, porém, fez com que ela parasse de funcionar.

Assim, ao longo dos séculos já passaram pelo local nomes importantes da literatura portuguesa, incluindo Eça de Queirós, José Saramago e Sophia de Mello Breyner.

Se você passar pelo Chiado, em Lisboa, não deixe de conferir uma dessas curiosidades de Portugal em seu prédio mais antigo. Ele está localizado na Rua Garrett, 75-75.

Consulte => De Lisboa para Porto em transfer privado

 

Noites de fado

5 habitos portugueses estranhos

Foto: Nuno.galveias, via Wikimedia Commons.

O fado é um dos orgulhos dos portugueses. Esse estilo musical é predominante no país, embora para muitas pessoas ele possa ser dramático em excesso. Independente disso, é um verdadeiro patrimônio do país!

Normalmente o fado é cantado por um fadista acompanhado de uma guitarra portuguesa. Uma das curiosidades de Portugal é que o fado foi registrado como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2011, representando a sua importância.

“Fado”, na verdade”, tem a mesma origem da palavra “fada”, significando “destino”. Em Portugal o estilo está associado aos mouros, que ocuparam o território do país por um longo tempo.

Definitivamente, não será raro você ver fadistas pelas ruas das maiores cidades de Portugal enquanto caminha por elas.

Além disso, as noites de fado são muito famosas e funcional como uma das ótimas opções de passeios em Portugal. Em todo canto do país você encontrará restaurantes e bares com apresentações para conferir de perto a cultura do fado.

Por sinal, você pode garantir antecipadamente ingressos para show ao vivo “Fado in Chiado”.

Reserve já => Ingressos para o Museu do Fado

 

Castelos medievais e igrejas

Curiosidades de Portugal e seus castelos

Castelo de São Jorge | Foto: fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

Se tem algo que você encontrará em Portugal, é castelo e igreja! Muitos desses castelos são medievais e impressionam por estarem preservados até hoje e abertos à visitação. Já as igrejas comprovam a ligação histórica do país com o cristianismo.

Embora você possa encontrar castelos de norte a sul no país, listei a seguir alguns deles para facilitar a sua procura:

  • Castelo de São Jorge (Lisboa);
  • Castelo dos Mouros (Sintra);
  • Castelo de Óbidos (Óbidos);
  • Castelo de Leiria (Leiria);
  • Castelo de Guimarães (Guimarães);
  • Castelo de Algoso (Trás-os-Montes).

Entre os citados, o Castelo de Guimarães tem um significado especial: a cidade é considerada a primeira de Portugal. Por isso, para muitos foi no local que iniciou a história do país.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Já o Castelo de São Jorge, em Lisboa, é um dos mais visitados do país. Isso porque, além de estar na capital, já abrigou a família real e tem uma vista incrível do pôr do sol.

Curiosidades de Portugal

Castelo de Óbidos | Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Quanto às igrejas, também há algumas para você incluir na lista:

  • Igreja de Santa Engrácia (Lisboa);
  • Igreja dos Lóios (Évora);
  • Igreja de Santo Ildefonso (Porto);
  • Capela dos Ossos (Évora);
  • Capela do Senhor da Pedra (Miramar).

A última igreja, apesar de ser na verdade uma capela, reserva imagens incríveis.

A Capela do Senhor da Pedra é uma das curiosidades de Portugal que chamam atenção porque está situada em cima de rochas no mar. Isso mesmo: ela está dentro do mar!

Quando a maré está muito alta, inclusive, você provavelmente não conseguirá acessar o local. Por isso é importante se programar para vê-la.

Ainda, a Igreja de Santo Ildefonso, no Porto, também merece destaque. Ela possui em sua construção os estilos barroco e rococó. A fachada é tradicionalmente portuguesa com azulejos em toda a sua frente.

Recomendo => Ônibus turístico em Porto

 

Propina não é corrupção!

Curiosidades de Portugal bem engraçadas

Levar alguns euros (ou moeda local) é importante para aproveitar a viagem.

Se no Brasil o termo “propina” não é bem visto, em terras lusas é diferente! Talvez você encontre bastante esse termo pelo país, mas não cometa nenhuma bola fora!

Em Portugal, “propina” refere-se à mensalidade. Ela está ligada ao valor que se deve pagar a escolas e universidades. Ao contrário do Brasil, ele não tem nenhuma referência com corrupção!

Então, se você ouvir alguém falar em “propina” em Portugal, não se assuste! Para eles, inclusive, a palavra sequer associa-se a qualquer termo negativo.

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Aproveite a cultura e as curiosidades de Portugal!

Visitar um país novo é sempre sinônimo de interagir com uma cultura que você precisa aprender a respeitar. Por isso, conhecer as curiosidades de Portugal ajuda você a chegar mais preparado ao país!

Além disso, é uma forma de incluir no seu roteiro algumas atividades como a noite de fado, por exemplo! Pode também aproveitar as igrejas e castelos citados para uma imersão perfeita na cultura portuguesa.

Portanto, aproveite as dicas, explore o país e sinta-se como um verdadeiro português! Só não esqueça de fazer o seu seguro viagem para Portugal. Ele é indispensável!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre a herança cultural do país:

Agora conte-nos: qual das curiosidades mais despertou a sua atenção? Participe nos comentários e compartilhe esta postagem das suas redes sociais!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais