10 passeios em Portugal: tours guiados e excursões imperdíveis

por Pâmela Queiróz

Seja em uma viagem de 4 ou de 8 dias, conhecer os passeios em Portugal e tours guiados te ajudará não só a montar um roteiro dos sonhos, mas a otimizar o seu tempo de viagem e até a economizar algum dinheiro.

Além disso, ao ter uma noção melhor sobre tudo que este destino te reserva, você poderá planejar um itinerário que não deixe nenhum cartão postal de fora, isso é, um excelente guia turístico. Outro ponto positivo é poder reservar bilhetes de atrações turísticas e até vaga em excursões estando ainda no Brasil, a fim de assim poder aproveitar tudo o que fazer em Portugal, seja no verão ou inverno.

Para te ajudar a fazer turismo barato em Portugal, neste artigo vou apontar diversas dicas deste destino. Ao término desta leitura eu posso garantir que você estará apto para montar um roteiro incrível por terras lusitanas e aproveita ao máximo a sua visita por todas as regiões do país.

Adianto ainda que entre elas estão Lisboa, Sintra e Porto. Mas destinos menos óbvios também tem vez neste artigo, então fica por aqui e confira todas as sugestões.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os melhores passeios em Portugal?

  • São Miguel: Passeio Off-Road no Lago do Fogo
  • Ingresso sem Fila para o Palácio e Parque da Pena
  • De Portimão: Cruzeiro de 2 Horas e Meia às Grutas de Benagil
  • Porto: Excursão de Trem na Cidade, Cruzeiro pelo Rio e Adega
  • Lisboa: Passeio de Barco pelo Rio Tejo
  • Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
  • Lagoa: Ingresso para o Parque Aquático Slide & Splash
  • Ingresso “Fado in Chiado”: O Melhor Show de Fado em Lisboa
  • Do Porto e Braga: Excursão em 4×4 ao Peneda-Gerês com Almoço
  • Lisboa: Castelo de São Jorge com Recepção

CLIQUE AQUI ver todos os melhores tours em Portugal »

 

São Miguel: Passeio Off-Road no Lago do Fogo

o que fazer em portugal em 8 dias

Foto: Ravi Sarma, via Wikimedia Commons.

São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores e é uma ótima opção para realizar passeios em Portugal. Para chegar até ela você pode fazer uma escala em Lisboa ou optar por voo direto entre o Brasil e Ilha Açoriana.

Em São Miguel você pode fazer uma dos passeios mais incríveis que o lugar oferece, um tour por alguns dos mais belos locais naturais da ilha, onde você encontra montanhas, lagos e fontes termais.

Esta atividade pode ser contratada ainda enquanto você está no Brasil, já que ela permite o cancelamento gratuito até 24 horas antes do início da visita. O passeio tem duração 4 horas e você tem direito a veículo, motorista e guia turístico que fala português e inglês.

A experiência oferece diversas visitas, entre elas passeio guiado ao Miradouro do Fogo Lago, Nascentes da Ribeira Grande, Lagoa de São Brás e Plantações de Chá da Gorreana.

o que fazer em portugal no verao

Foto: Ravi Sarma, via Wikimedia Commons.

O tour guiado por São Miguel começa em Ponta Delgada e segue direto para o Lago do Fogo. Na sequência, o grupo segue para a região sul da Ilha, onde está localizada a Montanha Barrosa. No caminho é feita uma parada nos Belvederes.

Neste ponto os visitantes podem admirar as paisagens antes de seguir para o monumento natural regional da Caldeira Velha, mas vale lembrar que a entrada no espaço não está inclusa neste tour!

O passeio ainda inclui uma visita às águas termais da Ribeira Grande e ao tranquilo Lago de São Brás. Este tour é encerrado na Fábrica de Chá Gorreana. Hora convidativa para apreciar a bebida. Você sabia que este chá é cultivado na Ilha? Além disso, esta é uma das poucas plantações de chá da Europa.

 

Ingresso sem Fila para o Palácio e Parque da Pena

portugal para jovens

Foto: CEphoto, Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

Ao visitar Portugal, você não pode deixar de fazer um passeio em Sintra. Por isso, nada melhor que chegar na vila romântica para fazer um excelente passeio. Dica: para não encarar longas filas, compre antecipadamente o seu ingresso para o Parque e Palácio da Pena.

Esta sugestão não inclui guias turísticos, mas saiba que evitar as filas para entrar em castelos e casas reais é um ponto muito importante, principalmente, no verão para não perder tempo durante a sua viagem.

Saiba que Sintra fica a cerca de 40 minutos de Lisboa, de comboio. Então chegar a este destino é tarefa fácil e tudo que você precisa é de disposição!

Portugal inverno dicas

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

O Palácio da Pena fica no topo de um pico rochoso. Ele é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra e perde apenas para o Miradouro da Cruz Alta, que está a 528 metros acima do nível do mar.

Essa atividade, assim com a maior parte das que irei sugerir hoje, pode ser reservada com antecedência e mesmo você estando no Brasil!

Este voucher vale por um dia. Tempo mais do que suficiente para conhecer o Palácio da Pena, apreciar a vista de Sintra, caminhar pelo Parque da Pena e admirar a natureza do local.

Saiba: o Palácio da Pena fica na região oriental do Parque. Ele possui duas alas: o antigo mosteiro manuelino da Ordem de São Jerônimo e a ala construída no século XIX pelo rei Fernando II.

É permitido caminhar não só dentro de todos os aposentos e áreas abertas, mas também pela extensão das muralhas. Em resumo: um dos passeios em Portugal que não pode faltar no seu roteiro pelo país.

 

De Portimão: Cruzeiro até às Grutas de Benagil

O que fazer em Portugal

Gruta de Benagil | Foto: PortoBay Hotels & Resorts, via Wikimedia Commons.

A região do Algarve é famosa pelas belíssimas praias que possui, e claro, este destino não podia ficar de fora deste roteiro. Logo, recomendo você ir de Portimão até as Grutas de Benagil em um excelente cruzeiro.

Esse cruzeiro tem 2h30 de duração, possui cancelamento gratuito e conta com recepcionista que fala português, inglês, espanhol e francês.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Neste passeio você pode conhecer as belíssimas, intrigantes e encantadoras formações rochosas das Grutas de Benagil e navegar pela costa do Algarve.

Passeios em Portugal pelo mar

Portimão | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Contudo, este tour guiado ainda reserva uma pausa para você mergulhar nas águas quentes de uma praia algarvia paradisíaca.

E se eu disser que ainda é possível procurar golfinhos ao longo do caminho? Sim, essa excursão é imperdível e inclui ainda Inclui chá gelado para você se refrescar enquanto aprecia as belezas naturais.

Vale destacar ainda que ao chegar na Gruta de Benagil você poderá explorar as formações rochosas de barco, conhecer o sistema de cavernas e tirar muitas fotos. Além disso, a embarcação é bem confortável e conta não só com bebidas, mas banheiro.

 

Porto: Excursão de Trem na Cidade, Cruzeiro pelo Rio e Adega

Passeios em Portugal de trem

Tire fotos das belezas de Porto | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

O Porto é o segundo destino mais visitado em Portugal pelos turistas. E é por isso que oriento fazer uma excursão que inclui passeio de trem por Porto, com cruzeiro pelo Rio Douro e visita a uma adega portenha. O passeio completo tem duração de até 4 horas, então presta atenção em tudo que ele te reserva!

Neste tour praticamente completo pelo Porto você irá passear em um elegante trem turístico, visitar as adegas mais antigas de Portugal, apreciar duas degustações do vinho do Porto, fazer um passeio de cruzeiro de 1 hora e encerrar o tour em um delicioso buffet de hotel 4 estrelas.

Dicas de Portugal na cidade de porto

Explore o Rio Douro | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Além disso, esta atividade tem cancelamento gratuito até 24 horas antes do início da atividade e você tem direito a recepcionista e guia áudio em português, inglês, francês, italiano e espanhol.

Entre os destaques desta experiência estão a visita à adega mais antiga do país, a Real Companhia Velha, a degustação de dois diferentes vinhos do Porto, um passeio pelos pontos turísticos mais importantes da cidade. Entre eles, Teatro Nacional São João, Praça da Batalha, Avenida Aliados, Torre dos Clérigos, Igreja dos Carmelitas.

Além disso, você irá viajar em um cruzeiro de 1 hora pelo Rio Douro, passeio que costuma ser a inesquecível e permite admirar a cidade por novos ângulos.

 

Lisboa: Passeio de Barco pelo Rio Tejo

Passeios em Portugal no Rio Tejo

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Entre os passeios em Portugal imperdíveis, está navegar por águas tranquilas em Lisboa em um cruzeiro pelo Rio Tejo. Esse tour, que pode durar até 2 horas, possui cancelamento gratuito até 24 horas antes do início da atividade.

Ele te permite apreciar as mais belas vistas da capital portuguesa, respirar ar fresco, tomar um banho de sol, descansar e admirar um dos pores do sol mais belos.

Durante o passeio você poderá apreciar de novos ângulos alguns monumentos de Lisboa, entre eles, Ponte 25 de Abril, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos. Mas não se esqueça, para apreciar o pôr do sol é preciso selecionar esta opção quando contratar o seu tour!

Esta excursão tem início na Marina Doca do Bom Sucesso. Durante o cruzeiro você poderá conferir os diferentes estilos arquitetônicos de Lisboa e ver mais de perto a estátua do Santuário Nacional de Cristo Rei, na margem sul. Saiba ainda que esta atividade oferece petiscos e refrescos, além de água à vontade.

 

Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Cidades do interior de Portugal

Cabo da Roca | Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

A região de Sintra oferece diferentes tipos de roteiros e pacotes de tours guiados. Por isso, a minha sugestão é que você pesquise todos eles antes de fechar a sua excursão.

Nessa opção você tem a possibilidade de passar um dia inteiro com atividades por esta zona. O passeio inclui tour completo para conhecer Sinta, Cabo da Roca e Cascais.

Saiba que este tour guiado começa pela vila romântica e histórica de Sintra. A visita inclui um tour pelo Palácio e Parque da Pena, além de passeio pela mística Quinta da Regaleira.

Passeios em Portugal na costa

Cascais | Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

Antes de encerrar a visita na cidade, você irá conhecer o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros e os chalés. Na sequência o grupo segue para o Cabo da Roca, ponto mais ocidental do continente europeu e de onde você tem vistas incríveis da costa do Atlântico.

O passeio se encerra em Cascais e Estoril, estâncias balneares que possuem belíssimas praias, muitos cafés, bares e restaurantes e de onde você poderá apreciar um belo pôr do sol.

Entre os pontos positivos deste tour guiado é que além dele durar cerca de 8 horas, ou seja, você tem tempo para conhecer muita coisa, você não pegará fila para entrar nos prédios históricos.

 

Lagoa: Ingresso para o Parque Aquático Slide & Splash

Passeios em Portugal divertidos

Foto: William Warby, via Wikimedia Commons.

Se você viaja com crianças, nada melhor que turistar por um lugares divertidos. De volta a região do Algarve, adquira um ingresso para o Parque Aquático Slide & Splash. Entre os benefícios deste passeio em Portugal está ele ter duração de 7 horas e caso necessário, você poder fazer o cancelamento gratuito em até 24 horas antes do início da atividade.

Já imaginou passar um dia incrível com a família e os amigos sem ter que se preocupar com as atividades que irão decorrer ao longo do itinerário? Então, no Slide & Splash a diversão está garantida.

Passeios com crianças em Portugal

Foto: William Warby, via Wikimedia Commons.

Esse parque aquático é um dos passeios em Portugal que é indicado para diferentes faixas etárias e conta com shows e diversas atrações. Entre os destaques estão a gigantesca piscina olímpica, toboáguas e escorregadores.

No Slide & Splash você ainda se sente dentro de um Paraíso Tropical, brinca em ondas gigantes e relaxa no jacuzzi. Para você ter uma ideia são sete hectares de parque. Trata-se de um espaço cheio de áreas de lazer, gramados, restaurantes, espaço para massagens e um Spa de peixes.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Ingresso “Fado in Chiado”: O Melhor Show de Fado em Lisboa

Vida noturna em Portugal

Foto: Nuno.galveias, via Wikimedia Commons.

Ao programar os seus passeios em Portugal é preciso conhecer as raízes da cidade. Muitas delas estão no famoso bairro de Alfama, mas também incrustadas no Fado, gênero musical que melhor remete o estilo de vida português.

Este evento possibilita ouvir pelo menos 50 minutos de Fado em uma das casas mais tradicionais do Bairro. Durante o show ao vivo “Fado in Chiado”, posso afirmar que você irá provar um pouco da música que expressa a alma de Lisboa. O espetáculo conta com dois cantores e dois guitarristas.

Entre os destaques deste tour está apreciar imagens de locais de Lisboa que você não pode deixar de visitar. Este símbolo da nação portuguesa tem forte tradição nos bairros históricos de Lisboa.

Então, ao término do show, você automaticamente é convidado a apreciar a noite lisboeta e desbravar as ruas centrais da noite lisboeta.

 

Do Porto e Braga: Excursão em 4×4 ao Peneda-Gerês com Almoço

Tours pelo interior de Portugal

Foto: Ruben Queirós, via Wikimedia Commons.

Este é um passeio mais prolongado, com 11 horas de duração. Um imperdível tour 4×4 pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Durante este tour guiado você poderá acordar o seu espírito aventureiro, caminhar por montanhas, conhecer vilas portuguesas isoladas e ainda nadar em lagoas encantadoras.

Saiba ainda que esse passeio inclui diversas vantagens, entre elas traslado de ida e volta do hotel do Porto ou de Braga, guia local, transporte a bordo de um Land Rover 4X4, almoço português tradicional, fotos e vídeos.

Passeios em Portugal na natureza

Foto: Joana Martins, via Wikimedia Commons.

Por falar nisso, o passeio até o  Parque Nacional da Peneda-Gerês tem duração de uma hora e meia. E no parque você encontra lagoas verdes onde poderá mergulhar, ouvir o som das cachoeiras, relaxar e apreciar belas paisagens selvagens.

Na sequência, o guia levará o grupo para conhecer uma vila tradicional, onde será servido um delicioso almoço português e vinho verde local.

O pico alto do passeio está ainda na visitação da Lagoa Azul, área pouco explorada. Mas o tour só termina quando o grupo chegar aos mirantes da região. Vale lembrar que o passeio é encerrado à noite, mas o retorno ao hotel é feito no Land Rover com ar condicionado!

 

Lisboa: Castelo de São Jorge com Recepção

Atrativos de Portugal

Foto: fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista de passeios em Portugal, indico o tour pelo Castelo de São Jorge. Esse tour é um dos mais famosos e concorridos de Lisboa, e principalmente no verão, você pode perder algumas horas tentando comprar os ingressos de entrada.

Além disso, esta sugestão inclui uma introdução de 15 minutos ao castelo. Assim, na sequência, você poderá  visitar o sítio arqueológico e as ruínas mouras antes de encerrar o tour nas muretas do Castelo para admirar as paisagens de Lisboa.

Esse bilhete vale 1 dia inteiro e o horário da visita é livre. Por isso, você pode optar por conhecer o Castelo de São Jorge de manhã ou à tarde.

Para você ficar por dentro da história, saiba que o monumento data do século X. e do alto das muralhas você tem direito a uma vista de 360 graus da cidade e do Rio Tejo.

 

Faça os melhores tours guiados e passeios em Portugal

Saber um pouco sobre os passeios em Portugal e tours guiados que você encontra em diferentes cidades do país é importante para planejar a sua viagem e até para realizar as reservas para visitar os pontos turísticos mais concorridos, caso você sinta que existe esta necessidade.

Contudo, uma dica importante é tentar evitar filas sempre que possível, assim você aproveita ainda mais a sua viagem e não perde tempo com coisas que poderia ter resolvido a caminho do cartão postal, por exemplo.

Então agora que você tem uma noção melhor sobre os locais que pode visitar em Portugal e quais excursões gostaria de realizar, que tal começar a organizar a sua viagem? Não se esqueça, o planejamento é o segredo para fazer a viagem dos sonhos!

E se você já fez algum dos tours ou excursões que citei neste artigo, compartilha com a redação do Quero Viajar nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais