Home » Comidas típicas de Portugal: tudo sobre a culinária lusitana

Comidas típicas de Portugal: tudo sobre a culinária lusitana

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Para quem irá conhecer terras lusitanas, as comidas típicas de Portugal normalmente criam uma grande expectativa! De fato, esse pensamento não é errado: a gastronomia portuguesa merece os reconhecimentos!

Seja nos doces típicos, com os pastéis de Belém, com os frutos do mar ou então um bom vinho do Porto, dificilmente você sairá do país sem se apaixonar pela sua cozinha típica.

Os portugueses ainda são muito famosos pelas suas padarias e pratos salgados. Afinal, quem nunca comprou o seu pão em uma típica padaria portuguesa no Brasil? Por isso, um roteiro ideal no país precisa incluir um espaço para os pratos e delícias das receitas portuguesas.

Obviamente, as comidas típicas de Portugal variam de uma região para outra. Contudo, de norte a sul há muito para conhecer e experimentar no país.

Indo mais além, você pode até mesmo acompanhar algumas dessas produções em tempo real! Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas de Portugal para não perder nada durante a sua viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os pratos típicos de Portugal?

  • Bacalhau à Brás;
  • Francesinha;
  • Amêijoas à Bulhão Pato;
  • Queijo da Serra;
  • Caldo verde;
  • Sardinhas assadas;
  • Arroz de pato;
  • Pastel de Belém;
  • Alheira;
  • Vinho do Porto;

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

O que comer em Portugal?

Bacalhau à Brás

Culinária portuguesa - história

Foto: Fpenteado, via Wikimedia Commons.

Primeiramente, é válido citar que você encontrará bacalhau de todos os tipos em Portugal. Há criatividade para tudo quando o assunto é esse peixe entre as comidas típicas de Portugal. As batatas, é claro, são sempre um acompanhamento especial no prato, como é o caso do bacalhau à brás.

Basicamente, trata-se de um prato que une o bacalhau desfiado com cebola, batata palha, azeitona e salsa. A partir disso há algumas variações, conforme cada lugar do país, mas, em geral, esses são os ingredientes que formam esse prato incrível!

Uma curiosidade quanto a esse e os demais pratos com bacalhau é que o peixe em questão não tem origem portuguesa. Mesmo tendo ficado muito famoso no país pela forma e criatividade como é preparado, normalmente ele vem das águas dos países nórdicos.

Mesmo assim, os portugueses dão um toque especial ao bacalhau, por isso ele se tornou o protagonista entre as comidas típicas de Portugal. A dica é experimentar o prato com azeite e um bom vinho!

porto

Por sinal, não deixe de ler os posts sobre os melhores: restaurantes em Lisboa e restaurantes em Porto (em breve).

Incrível => Tour de comida secreta de 3 horas em Lisboa

 

Francesinha

comidas trazidas pelos imigrantes portugueses

Prato Francesinha | Foto: Stuart Mudie, via Wikimedia Commons.

Esse é um prato típico da região do Porto. Apesar de ser a paixão dos moradores da região, sou obrigada a fazer uma ressalva: não é um prato para todos os paladares!

Isso porque o famoso “molho francesinha”, à base de tomate, é realmente picante, o que não agrada a todos turistas.

Entretanto, a francesinha realmente se destaca como uma das principais comidas típicas de Portugal. Para entendê-la é preciso saber que os portugueses adoram misturar um pouco de tudo nos pratos. A francesinha é como uma espécie de sanduíche com uma série de ingredientes no meio.

Queijo, fiambre (presunto), enchidos (linguiça e salsicha) e bife bovino são os principais ingredientes do prato. Porém, não é apenas isso: são praticamente três camadas de tudo isso! Ou seja, peça uma francesinha se você estiver realmente com fome!

O prato é levado ao forno e, finalizando, é acrescentado o molho e um ovo por cima. Normalmente é servido também com uma porção de batata frita.

Aproveite => Tour Gastronômico c/ refeição e degustação de vinhos em Porto

 

Ameijôas à Bulhão Pato

Comidas portuguesas com nomes engraçados

Prato à base de ameijoas à bulhão | Foto: Ricardo, via Wikimedia Commons.

Mais uma das comidas típicas de Portugal com base em frutos do mar são as ameijôas à bulhão pato. A receita, segundo a história contada no país, surgiu na região do Porto. Hoje, contudo, é mais comum encontrar o prato na região de Lisboa.

A receita mais próxima da original conta com amêijoas, alho, azeite, coentro, sal, pimenta e, em alguns casos, com limão. Como você pode ver, é uma verdadeira iguaria portuguesa!

O molho que acompanha o prato pode ser aproveitado ainda com um pão. Você comerá o que estará dentro das conchas, por isso não arrisque se for muito fã de frutos do mar!

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Combinado => Excursão Noturna em Lisboa c/ Jantar e Show de Fado

 

Queijo da Serra

Comidas típicas de Portugal frias

Foto: Adriao, via Wikimedia Commons.

Ao norte de Portugal, quase na Espanha, encontra-se um dos tesouros dos queijos portugueses! O Queijo da Serra é famoso mundialmente por sua textura suave e sabor amanteigado e forte.

Em Portugal, na verdade, há muitos pratos que você poderá encontrar com esse queijo. Especialmente ao norte do país, o Queijo da Serra integra pratos com carnes e pães de vários tipos.

Se por acaso você visitar a região da Serra da Estrela, onde ele é produzido, a experiência será ainda mais incrível! Normalmente os passeios pela região incluem degustação e você pode ver de perto um pouco mais da produção e história do queijo.

Delícia => Tour de Queijo Dão, Vinho e Serra da Estrela

 

Caldo verde

salada tipica portuguesa

Foto: Therese C, via Wikimedia Commons.

Os portugueses em geral amam sopas e caldos. Entre as comidas típicas de Portugal está justamente o caldo verde, um dos preferidos no país!

Não importa se está no inverno ou verão, você encontrará um caldo verde em quase todos restaurantes que entrar pelo país.

Em geral, eles são a “entrada” na maioria das refeições. Inegavelmente, é uma comida para dar força ao dia, já que é feita com batata, cebola, rodelas de chouriço e cebola.

Imperdível => Tours de cozinha em Lisboa

 

Sardinhas assadas

Comidas típicas de Portugal - frutos do mar

Foto: Yusuke Kawasaki, via Wikimedia Commons.

Assim como o bacalhau, a sardinha é mais uma das comidas típicas de Portugal. Como você pode perceber, os portugueses realmente são fãs de peixes!

Quanto às sardinhas, elas são servidas assadas e, obviamente, com batatas. Aliás, não se assuste se você se deparar com sardinhas sendo assadas pelas ruas em Portugal: esse é um hábito comum! Elas são assadas em carvão e podem ser encontradas em praticamente todo país.

Ainda, muitos restaurantes costumam servir o prato completo com saladas e legumes cozindos. Como não poderia deixar de ser, acrescente ainda o azeite à refeição e faça bom proveito!

Lisboa => Jantar Romântico e Turismo

 

Arroz de Pato

Comidas típicas de Portugal - com carnes

Foto: ricardo, via Wikimedia Commons.

Os portugueses têm uma preferência bem recorrente a esse tipo de arroz. Para os brasileiros ele pode ser associado a algo como um risoto, porém mais seco.

De fato, o arroz de pato é uma das comidas típicas de Portugal que mais agrada o paladar dos turistas! O prato, que mistura o arroz com chouriço e pato desfiado, é levado ao forno, o que deixa ele mais saboroso. Ainda, não deixe de prová-lo com vinho tinto!

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Pastel de Belém

Comidas típicas de Portugal doces

Foto: Varaine, via Wikimedia Commons.

Dificilmente você passará por Portugal imune ao Pastel de Belém! Antes disso, porém, um aviso importante: ao norte do país você pode encontrar o Pastel de Nata, que é quase a mesma coisa, mas tem as suas sutis diferenças!

Sobre o Pastel de Belém, saiba que esse é um segredo guardado a quase sete chaves pelos portugueses! A receita original pertence apenas à Fábrica dos Pastéis de Belém, situada em Lisboa. Mesmo assim, tornou-se uma das comidas típicas de Portugal saboreada por turistas do mundo todo!

Segundo os próprios portugueses, você deve comer o pastel ainda quente, já que a experiência gastronômica é muito melhor. Ele ainda pode ser combinado com canela ou açúcar.

Apesar da denominação “pastel”, fica aqui um aviso importante: “pastelaria” para os portugueses não é igual a dos brasileiros! Por isso, saiba que não se trata de um pastel como no Brasil, já que a massa é muito diferente.

A sua história é cheia de mistérios, pois a receita surgiu por volta de 1837 em um mosteiro. Desde então, tornou-se um dos símbolos do país!

Você pode encontrar os pasteis por literalmente todo país! Na verdade, até nos lugares mais inusitados você encontrará o pastel para experimentar. Portanto, não se preocupe, você experimentará muitos pastéis até deixar Portugal!

Prática => Excursão gastronômica a Pé em Porto

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Alheira de Mirandela

Comidas típicas de Portugal enlatadas

Foto: Lichinga, via Wikimedia Commons.

Para os portugueses, “enchidos” é tudo o que for relativo a linguiças e salsichas. Uma delas, em especial, é a Alheira de Mirandela, uma das comidas típicas de Portugal que provavelmente conquistará o seu paladar!

A história dessa alheira é relacionada aos judeus, já que teria sido criada para salvá-los durante a inquisição por volta de 1500. Nessa época, muitos judeus fugiram da Espanha para Portugal a fim de escaparem da morte.

Como a religião judaica não permite que se coma carne de porco, a população de Mirandela criou uma salsicha à base de pão e frango. Assim, ela era semelhante ao alimento com porco e os judeus podiam enganar os investigadores comendo a alheira como prova.

Atualmente, a alheira é um dos principais pratos típicos portugueses. Ainda, você pode encontrá-la até mesmo na versão vegetariana, mas a Alheia de Mirandela certamente será especial na sua experiência pelo país!

Imperdível => Internet em Portugal

 

Vinho do Porto

Comidas típicas de Portugal - bebidas

Vinho branco do Porto | Foto: Marianne Casamance, via Wikimedia Commons.

Se você nunca ouviu falar do Vinho do Porto, é hora de se atualizar antes de visitar o país! Digo isso pois a bebida é um dos maiores orgulhos dos portugueses e provavelmente eles farão com que você tome uma prova a todo custo!

O vinho tem esse nome devido à região de procedência, sendo inclusive certificado por isso. Ou seja, se você tomar um vinho do Porto que não seja da localidade do Alto Douro, ele não será verdadeiro! Por isso, agende um passeio de vinho e comida do Porto.

Para quem visitar a região do Douro, onde são colhidas as uvas para o vinho, indica-se um passeio pelos vinhedos. Já em Vila de Nova de Gaia, ao lado da cidade do Porto, há diversas caves de vinhos para se visitar. Veja uma excursão de Vinhos no Douro com Almoço e Cruzeiro.

A bebida, entretanto, não deve ser saboreada junto com a refeição principal. De sabor forte, ela é considerada uma “bebida de aperitivo”, de acordo com os portugueses. Ou seja, combina perfeitamente com alguns queijos e ate mesmo frutas secas.

Você encontrará o vinho facilmente por todo país. Porém, uma dica especial: quanto mais ao norte, mais barato você pagará por ele!

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 

Renda-se às comidas típicas de Portugal!

Uma das melhores formas de conhecer a cultura de um lugar é realmente através da sua gastronomia. Em Portugal não é diferente, principalmente pelas semelhanças culturais com o Brasil. Ao experimentar as comidas típicas de Portugal você estará conhecendo ainda melhor o país!

As diferenças até mesmo para pratos conhecidos no Brasil, como o próprio bacalhau, farão com que você absorva ainda mais sobre o país. Com um caldo verde, um vinho do Porto, um bacalhau à brás e o Pastel de Belém você tem uma refeição completa e única em Portugal!

Então, que tal agora organizar a sua viagem, colocar no seu planejamento os restaurantes que pretende visitar e colocar os pés na estrada? Lembre-se do seguro viagem, o item é obrigatório para fazer tranquilo os melhores passeios em Portugal e conhecer todos os pontos turísticos de Portugal.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as delícias de Portugal:

Anotou todos os pratos? Qual deles mais chamou atenção do seu paladar? Deixe a sua opinião nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário