Home » Festas em Portugal: feriados e eventos importantes

Festas em Portugal: feriados e eventos importantes

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Conhecer as festas em Portugal significa, sobretudo, viajar bem preparado! Como é um país diferente, com outra cultura e tradição, é importante estar atento aos feriados e festividades que se diferem do Brasil. Esse cuidado é importante tanto para quem deseja aproveitar alguma data em especial quanto para quem prefere evitar viajar em períodos festivos, quando as cidades podem estar muito cheias.

Por isso, conhecer melhor as festas populares e típicas em Portugal ajuda você a saber desde os dias em que os museus abrem até as festas típicas do país, como as celebrações de São João, famosas no mundo todo.

Neste artigo você descobrirá um pouco melhor sobre os feriados e eventos de destaque que acontecem ao longo do ano em Portugal. Se estiver com a sua viagem marcada, anote todas as informações e programe-se para conhecer o país da melhor forma!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os feriados em Portugal?

  • Dia da Liberdade;
  • Dia de Portugal;
  • Dia de São João;
  • Assunção de Nossa Senhora;
  • Feira de Aveiro;
  • Procissão das Velas;
  • Queima das Fitas.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Dia da Liberdade

festas em portugal 2019

Foto: Júlio Reis, via Wikimedia Commons.

Esse feriado é celebrado no dia 25 de abril e remonta à Revolução de 25 de Abril, que aconteceu em 1974. Foi nesse dia que a ditadura do Estado Novo teve fim no país após cerca de 40 anos e muitos protestos da população.

Até hoje esse feriado é um dos mais celebrados, sendo destaque entre as festas em Portugal pela sua importância histórica e social. Assim, é um dia para que os portugueses comemorem a sua liberdade em todos os âmbitos.

A data também é conhecida como “Revolução dos Cravos”. Isso porque durante os protestos da população o cravo acabou se tornando um dos símbolos ao ser colocado em armas de militares.

Foi graças a essa época que Portugal pode rumar novamente à democracia e estabelecer a Constituição de 25 de abril de 1976. Por isso, se você estiver no país nessa data, saiba que ela é realmente comemorada.

Isso significa que você poderá se deparar com eventos pelas ruas e até mesmo mais protestos por novas pautas sociais. Ainda, lembre-se de que nesse dia você dificilmente encontrará comércios abertos.

Excelentes => Passeios em Porto

 

Dia de Portugal

festa popular de origem portuguesaA data de 10 de junho não é apenas o Dia de Portugal, mas também de Camões e das Comunidades Portuguesas. Ou seja, é um dia de grande comemoração no país por tudo o que representa!

Para entender melhor, saiba que 10 de junho foi a data de morte do famosa poeta Luiz Vaz de Camões, em 1580. Ele é o célebre escritor de “Os Lusíadas” e tido como uma figura incontestáveis até hoje no país.

Hoje, contudo, mais do que celebrar Camões e Portugal, 10 de junho também relembra das Comunidades Portuguesas. Isso foi instituído para substituir o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”, que existiu até o fim do regime ditadorial do país.

Após a sua queda, a data passou então a ter um novo significado, sendo associada a Camões e às conquistas dos navegadores portugueses.

Nessa data há celebrações pelo país, mas especialmente cerimônias políticas. Por isso, apesar de ser um feriado, não atrai multidões e nem turistas.

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Dia de São João

festas em portugal em agosto 2019

Foto: Hugo Cadavez, via Wikimedia Commons.

Essa é uma data celebrada especialmente no norte do país, em cidades como Porto e Braga na noite do dia 23 para 24 de junho.

Apesar disso, há um grande significado no Dia de São João, sendo uma das principais festas em Portugal e atraindo turistas do mundo todo.

Não se engane ao associar as festas juninas de Portugal com as que se conhece no Brasil. De fato, elas são muito distintas e, no caso português, não envolvem quadrilhas e pipocas.

Ao invés disso, o que se vê é mais parecido com um réveillon em Copacabanca. Não é exagero: esse é notoriamente o dia em que você verá os portugueses mais felizes.

Desde cedo há diversas sardinhas sendo assadas pela rua, música, animação e outras opções de comidas típicas de Portugal!

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

portugal festas ponta grossa

Sardinha assada, um dos principais pratos da festa | Foto: Yusuke Kawasaki, via Wikimedia Commons.

A grande festa acontece realmente pelas ruas. É onde todas as pessoas se encontram e celebram juntas São João. A maior celebração é no São João do Porto, já que homenageia o nascimento de São João Batista.

Inicialmente, essa era uma festa pagã, originada no solstício de verão. Algumas das suas tradições são curiosas, já que você corre o risco de ser atingido pelos famosos alhos-porros enquanto anda pela rua durante a noite de São João.

Nessa data, ainda, o céu se transforma com os balões de ar quente que são soltos. Em suma, se você não busca lugares lotados, esqueça esse dia para visitar a região do Porto! Além disso, é quase como véspera de Natal e ano-novo: no dia 23 tudo fecha logo cedo.

Já para quem planeja aproveitar e celebrar também, a dica é ficar próximo à Ribeira. À meia-noite acontece uma grande queima de fogos que encanta a todos!

Consulte => De Lisboa para Porto em transfer privado

 

Assunção de Nossa Senhora

festas em portugal em novembro

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Cascais | Foto: Alexmar983, via Wikimedia Commons.

A data de 15 agosto é uma das festas em Portugal mais respeitadas no país. Sendo uma celebração cristã, ela é cercada por romarias, missas e outros cultos religiosos.

A Assunção de Nossa Senhora é celebrada em todo país e atrai multidões de fiéis, principalmente próximo a locais de grande representação, como a cidade de Fátima. Segundo a tradição religiosa, a data faz referência à chegada de Virgem Maria ao céu.

A celebração é uma das mais importantes festas em Portugal justamente porque Nossa Senhora é a rainha do país.

Ela tem ligação com momentos até mesmo políticos e reforça a raiz católica do país, que possui igrejas espalhadas por todo seu território.

Recomendo => Ônibus turístico em Porto

 

Procissão das Velas

festas em Portugal cristãs

Foto: János Korom Dr., via Wikimedia Commons.

Fátima, uma das cidades perto de Lisboa, é conhecida pelo seu santuário, criado após a aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças portuguesas.

À essa altura você já sabe que Portugal é um país muito religioso, por isso a data de 13 de maio é importante!

A Procissão das Velas, em Fátima, é uma bela celebração dos peregrinos que se estende de maio a outubro. Na verdade, o ponto de partida é um dos mais emocionantes, no dia 13 de maio.

A data marca o início das aparições de Fátima às crianças, por isso é tão importante. Entre maio e outubro foi quando aconteceu o restante das aparições. Se você deseja conhecer Fátima, mas sem tumulto, evite especialmente o mês de maio!

Nessa época o santuário fica lotando com peregrinos do mundo todo. Ainda, a movimentação é sempre maior durante os finais de semana, sendo a indicada a visita em outros dias.

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Feira de Março

Festas em Portugal populares

Foto: Kondephy, via Wikimedia Commons.

Afinal, por que essa é uma das festas em Portugal que incluí na lista? A resposta é simples: porque tem mais de 500 anos de história!

A Feira de Março acontece em Aveiro – uma das cidades de Portugal mais bonitas- entre março e abril.

Em 2019, ela chegou à edição de número 585, transformando-se a cada ano para se tornar mais moderna. Afinal, acumular 500 anos de uma festividade não é fácil!

Essa é basicamente uma multifeira, atraindo visitas de todo o país. A cidade fica movimentada e você pode conferir shows, inclusive com atrações brasileiras, além de gastronomia, comércio e opções de lazer para toda a família.

Como não poderia deixar de ser, a Feira de Março divulga também os Ovos Moles, tradição da cidade de Aveiro. Entre as atrações musicais desse ano, por exemplo, esteve o brasileiro Lucas Lucco.

Vale do Douro => Passeio de vinho e comida do Porto

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Queima das Fitas

Festas em Portugal para estudantes

Foto: UP, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida essa é uma das tradições mais levadas a sério em Portugal. Na verdade, trata-se de uma festa acadêmica com uma série de atividades ao fim do ano letivo.

Apesar de parecer algo banal, essa é uma das festas em Portugal mais conhecidas. Afinal, a tradição dos estudantes portugueses, que utilizam capas e promovem a “praxe”, é muito mais do que isso!

Certamente são dias movimentados, principalmente nas cidades de Coimbra e Porto, onde a programação é mais intensa.

Essas cidades, inclusive, estão entre os principais pontos turísticos de Portugal. Para se ter uma ideia, há relatos de que essas comemorações acontecem desde 1900 no país.

Em tese, é como uma “formatura” para os chamados finalistas, e um ritual de iniciação dos calouros para o ano seguinte. As festividades acontecem na primeira semana de maio, normalmente.

Festas em Portugal jovens

Foto: Ángel Serrano Sánchez de León, via Wikimedia Commons.

A Queima inicia com um cortejo onde encontram-se formandos e novatos que passam pelo centro das cidades. A tradição integra toda a população mesmo se tratando de uma festa acadêmica.

A Queima das Fitas em si conta ainda com shows e outras atividades culturais. É uma semana inteira onde os estudantes concentram todas as atenções da cidade. Por isso, você pode acabar acompanhando uma movimentação além do normal.

Porém, para aqueles que gostam de ver de perto a tradição de outra cultura, é uma ótima experiência!

Quem vê de fora do contexto português costuma chamar os estudantes universitários de “Harry Potter”. Isso se dá pois eles vestem capas e têm regras muito específicas para seus integrantes.

Compre => Excursão de 1 Dia a Porto Moniz

 

Programe-se para as festas em Portugal!

Portugal conta com 13 feriados oficiais, mas nem todos tem uma mobilização como os citados. Por isso, o ideal é você se programar e, caso esteja no país em um desses feriados ou festas em Portugal, aproveitar o melhor da experiência!

Conforme você viu acima, Portugal é um país realmente muito religioso. Além disso, é fiel até mesmo às tradições acadêmicas.

Isso dá uma dimensão de como se trata de um país com uma cultura marcante e muito para se conhecer e vivenciar.

Então, aproveite as dicas, faça o seu roteiro e se programe para aproveitar a cultura local com tudo o que ela pode oferecer!

Só não esqueça de fazer o seu seguro viagem para Portugal. Ele é indispensável para uma viagem tranquila e segura.

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre alguns dos festival que o país sedia:

O que você achou das festas em Portugal? Já curtiu alguma delas, ou pretende curtir em sua viagem ao país? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário