Home » 23 cidades de Portugal mais bonitas para roteiro

23 cidades de Portugal mais bonitas para roteiro

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Dizer quais são as cidades de Portugal mais bonitas não é tarefa fácil. Pelo menos não para mim. Somente para escrever este artigo consigo lembrar de pelo menos 23 cidades imperdíveis, cheias de charme e belíssimas em terras lusitanas. Na minha opinião, todas elas são imperdíveis e devem fazer parte do seu roteiro quando você visitar o país. Mas é claro, também estou sugerindo destinos famosos e que com certeza você já ouviu falar, como Lisboa e Porto.

No entanto, é válido dizer que a beleza de cada lugar está atrelada ao seu estilo de viajante ou gostos pessoais. Isso porque, talvez, o que seja extremamente encantador para mim pode não ser para você. Por isso mesmo, preferi juntar neste artigo a maior quantidade possível de lugares incríveis e bonitos em Portugal. Dessa forma, você poderá escolher os que mais se enquadram no seu estilo de vida, esquematizar um mapa e montar um roteiro dos sonhos para turistar pelo território português.

Só para adiantar, neste artigo você irá encontrar sugestão de destinos praianos, rurais, montanhosos e paradisíacos. Mas como se tudo isso não fosse suficiente, também cito lugares medievais e históricos. Fica comigo até o final e te garanto um roteiro surpreendente e inesquecível por Portugal.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Cidades imperdíveis de Portugal

  • Óbidos
  • Lisboa
  • Tomar
  • Sintra
  • Chaves
  • Coimbra
  • Lamego
  • Bragança
  • Braga
  • Guimarães
  • Porto
  • Tavira
  • Silves
  • Funchal
  • Elvas
  • Setúbal
  • Aveiro
  • Arouca
  • Angra do Heroísmo
  • Covilhã
  • Viana do Castelo
  • Amarante
  • Monsaraz

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Destinos mais bonitos de Portugal

Óbidos

fotos cidade portugal

Foto: Guido Grassow, via Wikimedia Commons.

A vila medieval de Óbidos, fica no Distrito de Lisboa. Por isso, a cidadela, que é cercada por muralhas, está a 1 hora de carro da capital lisboeta e cerca de 2h15 de comboio. Saiba como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Vale destacar que esta cidade possui localização estratégica, isso porque no passado ela tinha por objetivo defender o País de possíveis invasores.

No passado, Óbidos também foi ocupada pelos romanos, mas se tornou uma das vilas mais prósperas de Portugal a partir do momento em que foi escolhida pela família real para ser destino de férias. Acredite se quiser, o rei D. Dinis deu a vila medieval de presente a esposa, D. Isabel, no séc. XIII.

Você não pode deixar de caminhar pelas muralhas, fotografar vistas incríveis e conferir a capela da cidade. Além disso, se você visitar a cidade no inverno, escolha o período do festival do chocolate, ele acontece entre final de abril e começo de maio.

Lista => Melhores tours em Óbidos

 

Lisboa

portugal cidades mapa

Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

Lisboa, capital de Portugal, não poderia ficar de fora desta lista. A cidade possui pontos turísticos e paisagens belíssimas. Lisboa é a maior cidade do país e oferece distintas opções de lazer.

Para você ter uma ideia, ao visitar a cidade poderá conhecer o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos – símbolos da capital.

Mas também não pode deixar de conhecer o Castelo de São Jorge, as Praças do Restauradores e do Comércio, a Baixa, o Cais do Sodré e o Bairro Alto. Confira um ingresso sem fila para o Castelo de São Jorge.

Só para ilustrar, tanto do Cais, quanto dos pontos mais altos da cidade, é possível avistar o Rio Tejo e a Ponte 25 de Abril. Você consegue imaginar a beleza destas visões? Eu não me canso de vislumbrá-las.

Além disso, ao visitar Lisboa, você também pode incluir no seu itinerário uma visita ao Oriente, local onde você terá mais uma visão incrível da Ponte Vasco da Gama, e poderá visitar também o Teleférico. Entre outras atrações estão inúmeros museus, bares, restaurantes, parques e praças.

 

Tomar

cidades de portugal

Foto: João Carvalho, via Wikimedia Commons.

Conheci Tomar no verão de 2009. Me encantei pela cidade e nunca esqueci da tarde incrível que passei por ela. Voltar a este lugar, mesmo depois de alguns anos, continua sendo uma grata surpresa.

Para você ter uma ideia, este é um daqueles destinos calminhos, ou seja, que você pode visitar tranquilamente ao mesmo tempo em que aprecia muitas paisagens belas e natureza. Ah Tomar fica a cerca de 2 horas de Lisboa, então é um ótimo destino para fazer um bate e volta da capital.

Só para ressaltar, Tomar está intimamente ligada à Ordem dos Templários. Isso porque as terras desta freguesia foram entregues aos templários em 1159, pelo 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques em agradecimento a ajuda que a Ordem deu na reconquista cristã do território.

Para você ficar por dentro da história, saiba que foi D. Gualdim Pais, 1º Mestre da Ordem em Portugal, quem fundou o Castelo de Tomar. O lugar é tão amplo, que dentro dele fica o Convento de Cristo.

Com o passar dos anos o monumento foi ampliado e ganhou distintos estilos de arquitetura. Tanta beleza fez dele, inclusive, um Patrimônio Mundial pela Unesco.

Prático => Chip na Europa

 

Sintra

porto portugal

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Sintra também é um destino próximo a Lisboa. Tanto de carro, quanto de comboio, é possível chegar na cidade em menos de 50 minutos.

Aproveito, inclusive, para recomendar a você a leitura do artigo sobre como viajar por Portugal. E saiba: Sintra é considerada uma das cidades mais belas de Portugal.

Eu, por exemplo, não canso de visitar a bela Vila de Sintra e mesmo tendo vista do Palácio da Pena da minha janela, adoro pegar a estrada e ver o prédio de pertinho.

Mas além dele, em Sintra você também pode visitar o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira – onde se encontra belíssimos jardins – e o Parque de Monserrate.

Caso você visite Sintra no verão, outra sugestão que pode te agradar são as praias, entre elas estão o Cabo da Roca – ponto mais ocidental de Portugal e que oferece uma vista indescritível -, e as Praias da Maçãs e de Azenhas do Mar – que lembra muito uma vila grega!

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Guimarães

Cidades mais bonitas de Portugal

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Guimarães fica na região norte de Portugal, na zona do Minho. A cidade está a 45 minutos de carro a 1h08 de comboio, do Porto. De Lisboa são mais de 8 horas de ônibus, 4 horas de comboio ou 3h40 de carro. Mas, vale a pena visitar Guimarães.

Isso porque ela é conhecida como a cidade berço de Portugal, tanto é que em uma das torres da muralha que circunda o município está escrito “Aqui nasceu Portugal”.

Bom, pelo menos o 1º rei português, D. Afonso Henriques, de fato nasceu na cidade. E nela, você pode visitar ainda o Castelo de Guimarães, do século X, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo da Oliveira e Toural.

A nível de curiosidade, Guimarães teve um papel crucial na formação de Portugal, por isso ela é uma das cidades históricas mais importantes do país. Então ao andar pelas ruas de Guimarães, você irá respirar história, esteja atento aos monumentos para não perder nenhuma atração.

Excursões => Só as melhores tours em Guimarães

 

Chaves

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Chaves?

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

De Lisboa a Chaves, de carro, são cerca de 4 horas de viagem. De comboio, o percurso sobe para 6 horas. No entanto, do Porto a Chaves são apenas 1h30 de viagem, por isso, caso você decida visitar o Porto, vale a pena fazer um desvio e ir até este destino.

A cidade faz parte do Distrito de Vila Real e fica no norte de Portugal. Esta pequena cidadela é fortificada por muralhas e fica no Vale de Tâmega. Só por essa breve descrição deu para perceber que por lá você encontra muita história e beleza, certo?

Mas saiba que em Chaves você pode visitar a Ponte de Trajano, o Castelo de Chaves, as Igrejas da Misericórdia e Santa Maria Maior, fotografar as belíssimas varandas da Rua Direita, conhecer o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e o Parque Termal de Chaves.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Coimbra

Cidades mais bonitas de Portugal para visitar

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Coimbra é famosa e conhecida praticamente no mundo todo como a cidade dos estudantes. Mas além disso, ela também é uma das mais bonitas de Portugal.

Por isso, ao visitar inúmeros lugares, tanto no centro, quanto no sul e principalmente no norte, vale a pena fazer um desvio para turistar por essa cidade.

E para saber qual meio de transporte usar nesse desvio, faça a leitura do texto sobre como viajar de ônibus por Portugal, ou ainda o post que trata de como viajar de trem por Portugal.

Para você já ir organizando o seu roteiro, saiba que ela está a 205 quilômetros de Lisboa, 120 quilômetros do Porto, 170 quilômetros de Braga e 61 quilômetros de Aveiro. Os destinos mais distantes dessa cidade são Évora e Faro, que estão a 298 e 441 quilômetros de distância, respectivamente.

Em Coimbra você pode visitar monumentos, museus, jardins e parques, entre eles a Quinta das Lágrimas, lugar belíssimo.

Mas se você gosta de ver os Patrimônios da Humanidade pela Unesco de perto então precisa visitar a Universidade de Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz e o Paço Real.

Entre outros lugares que também merecem a sua atenção estão os Mosteiros de Santa Clara-a-Nova e Santa Clara-a-Velha e Portugal dos Pequenitos.

Não perca => Passeios imperdíveis em Coimbra

 

Lamego

Cidades mais bonitas de Portugal sempre

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Lamego fica no Distrito de Viseu, região norte de Portugal. A cidade fica a 4 horas de Lisboa de carro. Mas sempre se lembre que o percurso pode aumentar, em alguns casos, em até 3 horas, caso o seu meio de transporte seja comboio (trem) ou autocarro (ônibus).

No entanto, a distância não deve te afastar desta cidade. Lamego fica em uma das mais bonitas regiões de Portugal, o Alto Douro Vinhateiro. Só para ilustrar, ele é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2001.

Além disso, em Lamego, você poderá visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde ficam belíssimas estátuas, capelas e fontes.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

No centro histórico da cidade você também poderá caminhar por ruas estreitas e visitar a Sé Catedral e o Castelo de Lamego, mas claro, outro local de parada obrigatório é o Douro, então além de apreciar o Rio, você também poderá navegar por ele em um cruzeiro, fica a dica!

E para se situar bem antes de ir até Lamengo, não deixe de ler o post sobre como viajar de carro por Portugal (em breve).

Saiba mais => Mês mais barato para viajar para Europa

 

Bragança

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Bragança

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Bragança fica na região de Trás-os-Montes, no nordeste de Portugal. Bragança está a 485 quilômetros de Lisboa, 285 quilômetros de Coimbra, 217 km de Braga e 722 quilômetros de Faro.

Vale destacar que esta não é uma das cidades mais visitadas pelos turistas, mas a região pode surpreender, já que conta com cenário montanhoso, vilas históricas, paisagens naturais e gastronomia rica.

Cidades mais bonitas de Portugal na primavera

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Só para ilustrar, Bragança está localizada no extremo do Parque Natural de Montesinho – local que possui uma das zonas florestais mais selvagens da Europa.

Mas no centro da cidade, você pode apreciar monumentos que remontam o século XVI, como a Sé Catedral ou o Palacete dos Calaínhos, do século XVIII.

Entre outros pontos interessantes estão a Praça da Sé, o Cruzeiro de 1689, as Igrejas da Misericórdia, de São Bento e de São Vicente, o Convento e igreja de São Francisco e a Igreja do Mosteiro de Castro de Avelãs, do século XII – ela fica fora da área central, mas vale a pena a visita, já que está em uma paisagem belíssima!

Hospedagem => Melhores hotéis em Bragança

 

Braga

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Braga

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Braga fica na região do Minho. Ela está a 363 km de Lisboa, 57 quilômetros do Porto, 170 km de Coimbra e 126 quilômetros de Aveiro.

Braga é considerada uma das cidades mais antigas de Portugal, uma vez que a sua origem remonta à ocupação romana no século I a.C. Além de muito turismo religioso, na cidade você pode conhecer a Sé Catedral, os Santuários de Bom Jesus do Monte e do Sameiro.

Em Braga você pode visitar também o Parque Nacional Peneda-Gerês. Ele possui vistas incríveis, cachoeiras, fauna e flora ricas e com certeza, oferece cenários dignos de fotos e lembranças memoráveis.

Tours => Descubra os melhores de Braga

 

Porto

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Porto

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

O Porto é chamado de a “cidade invicta”, por ter resistido no passado às invasões francesas. No entanto, além de muita história, esta cidade te reserva também muita modernidade.

O Porto fica a 313 quilômetros de Lisboa. De Coimbra são 120 km, já de Braga e Aveiro, são 55 e 76 quilômetros, respectivamente.

Além desta ser uma cidade incrível e bela, o seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Você pode conhecer um dos cartões postais de Portugal, a Ponte Luís I, visitar o Cais de Gaia, o Rio Douro, além de turistar por monumentos, parques, praças e museus.

Entre outros locais imperdíveis estão a Livraria Lello, considerada a mais bonita da Europa, ela teria servido de inspiração para a autora da saga Harry Potter; a Baixa; a Torre dos Clérigos; o Museu de Serralves; a Casa da Música; as Caves do Vinho do Porto e a Vila Nova de Gaia.

Excelentes => Passeios em Porto

 

Tavira

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Tavira

Foto: Weetjesman, via Wikimedia Commons.

Tavira está a cerca de 2 horas de carro de Lisboa. Mas dependendo da rota que você pegar poderá passar até 4 horas na estrada. Este é o mesmo tempo que você deverá gastar caso se dirija a cidade de comboio.

Dito isso, saiba que Tavira é delimitada por longas e belíssimas praias que apenas se separam por um braço do estuário da Ria Formosa. A cidade também é envolta por suaves colinas cobertas de flores.

Não é à toa que Tavira é uma das cidades mais encantadoras do Algarve. Só para ilustrar, ela conta com ruas cheias de edifícios e ruas de pedras. No entanto, a atmosfera de praças e casinhas típicas, também faz dela uma tradicional vila de pescadores algarvia.

Em Tavira, além da bela arquitetura, você pode visitar o Rio Gilão, que corre ao longo do centro da cidade, a Praça da República, o Rio Séqua, a Praia de Cabanas, a Praia Verde e a Cascata do Pego do Inferno.

Imperdível => Passeios em Tavira

 

Silves

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Silves

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Silves está entre 2 e 3 horas de distância de Lisboa, de carro. De comboio o período de viagem pode subir para até 6 horas.

No entanto, esta incrível cidade do distrito de Faro, fica em meio a um belíssimo vale, onde você pode vislumbrar casas tradicionais. Por lá, contudo, você não encontra apenas o turismo tradicional, isto é, monumentos e castelos.

Em Silves você conta com inúmeras opções de acomodação e restauração, pode visitar praias e quintas, e além disso, pode se programar para conhecer a cidade durante o famoso Festival Medieval de Silves, que acontece em agosto. Nesta época você pode turistar enquanto assiste a inúmeros espetáculos típicos de música e dança.

Adquira => Ingressos para passeios em Silves

 

Funchal

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Funchal

Foto: cudi, via Wikimedia Commons.

Funchal é a capital da região autônoma da Ilha da Madeira. Se você viajar de Lisboa para a cidade são menos de 2 horas de voo. Mas outra opção é viajar diretamente do Brasil, em outras palavras, com um bom planejamento, você consegue evitar algumas escalas.

Dito isso, saiba que o Funchal é das cidades mais populosas do país, ela conta com mais de 100 mil habitantes. No entanto, a sua economia está totalmente ligada ao turismo e não é à toa. A cidade oferece vistas e atrações incríveis.

Com certeza o Funchal possui algumas das paisagens mais lindas de Portugal. Na região da Madeira, só para ilustrar, existem mais de 20 pontos imperdíveis de visitação.

Entre eles estão o teleférico do Monte, o Mercado de Lavradores, o Centro Histórico, a Rua Santa Maria, o  Cabo Girão, o Curral das Freiras, os Miradouros do Paredão e da Eira do Serrado, os Picos Areeiro e Ruivo, Santana e muito mais.

Turismo => Passeios guiados em Funchal

 

Elvas

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Elvas

Foto: Pedro Paulo Palazzo, via Wikimedia Commons.

Elvas fica no Distrito de Portalegre e é considerada a capital do turismo do norte alentejano. A cidade está a cerca de 2h30 de carro de Lisboa. Posso dizer, inclusive, que Elvas fica quase na divisa com a Espanha, já que se traçarmos uma linha reta, são apenas 8 quilômetros até a cidade espanhola de Badajoz.

Por isso, no passado, Elvas foi uma das cidades mais importante da fronteira portuguesa, já que defendia o território luso contra invasões espanholas.

Devido a esse fato, ela também é uma das cidades mais fortificada da Europa, e ganhou, inclusive, o nome de “Rainha da Fronteira”. Dito isso, já deu para perceber que ao visitar esta cidade você encontrará muita história e paisagem medieval cheia de detalhes ricos.

Só para ilustrar, Elvas também é conhecida como “Cidade Monumental” ou “Cidade Museológica”. Para você ter uma ideia, por ano, mais de 500 mil pessoas visitam este destino.

Entre os locais interessantes que você pode visitar estão a Praça da República, o Forte de Nossa Senhora da Graça, o Aqueduto da Amoreira, o Castelo de Elvas e o Forte de Santa Luzia.

Curta => Atividades turísticas em Portugal

 

Setúbal

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Setúbal

Foto: Xuaxo, via Wikimedia Commons.

Setúbal não poderia ficar de fora do roteiro das cidades mais bonitas de Portugal. Não só por contar com praias belíssimas, mas também por estar próxima a Lisboa.

De carro são apenas 40 de viagem. Mas vale destacar que paisagens naturais e incríveis vão te tirar o fôlego nesse destino. Por isso, sugiro que você compare os preços dos carros em Portugal.

Não é à toa que a região é considerada uma das mais bonitas do território português. Só para ilustrar, o Distrito de Setúbal é banhado pelas águas dos Rios Tejo e Sado, além do Oceano Atlântico.

Em Setúbal você pode visitar inúmeras praias e ilhas, entre elas a Ilha de Tróia e a praia de Galapinhos. No entanto, um dos lugares mais visitados e procurados da região é o Parque Nacional da Arrábida, local onde você, possivelmente, terá uma das melhores vistas da costa portuguesa.

Mas Setúbal é um local tão diverso e belo, que por lá você ainda pode visitar o Castelo de Palmela, a Costa da Caparica e a Praia da Comporta.

Lista => Incríveis tours guiados em Setúbal

 

Aveiro

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Aveiro

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Aveiro fica na região central de Portugal, na sub-região do Baixo Vouga, entre o Oceano Atlântico e áreas montanhosas. A cidade fica a 254 quilômetros de Lisboa, 75 km do Porto, 125 quilômetros de Braga e 61 km de Coimbra.

Além de possuir uma ótima localização, Aveiro também conta com uma paisagem muito variada. Você encontra desde uma longa costa arenosa, até estuário, parques e jardins.

No entanto, a cidade também é famosa por ser considerada a “Veneza portuguesa”. Isso porque Aveiro é cortada por um canal, o que faz dela um destino encantador.

Entre outros lugares que você pode visitar estão o tradicional Mercado do Peixe, os cafés, o Mosteiro de Jesus, o Farol de Aveiro e as praias incríveis de Costa Nova do Prado, onde existem dunas de areias branquinhas e casas de madeira.

Adquira => Melhores atividades turísticas em Aveiro

 

Arouca

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Arouca

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Arouca fica na região do Porto e também é considerada uma das cidades mais bonitas e imperdíveis de Portugal. Ela fica cerca de 4 horas de Lisboa. Só para ilustrar, Arouca é um recanto e está escondida em meio a natureza. Por isso ela oferece muito turismo de aventura.

Para você ter uma ideia, ela está a 60 quilômetros do Porto, e caso você queira curtir ao mesmo tempo turismo urbano e ecoturismo, essa pode ser uma boa pedida. Entre as atividades que você poderá realizar em Arouca estão rafting, caiaque e trilhas. Claro que as paisagens são de tirar o fôlego.

Neste destino você deve conferir ainda os Passadiços do Paiva. Eles integram o Arouca Geoparque, um espaço natural que faz parte da Rede Global de Geoparques da Unesco.

A nível de curiosidade, os Passadiços do Paiva contam com um percurso de 8 quilômetros, eles atravessam uma região que possui falhas naturais, praias fluviais, pontes suspensas, escadarias de madeira e cascatas naturais.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Reserve => Passeio Arouca: Passadiços do Paiva

 

Angra do Heroísmo

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Angra do Heroísmo

Foto: Aires Almeida, via Wikimedia Commons.

Angra do Heroísmo está a 2h30 de avião de Lisboa. Ela fica na Ilha Terceira, nos Açores. Este destino é encantador e desde 1983, é Patrimônio Mundial pela Unesco.

Conta com muita história, monumentos e ambiente acolhedor. Só para ilustrar, Angra do Heroísmo, fica ao sul da Terceira, em uma pequena e incrível baía.

A nível de curiosidade, ela foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, emancipada em 1534. Além disso, ela foi contra o domínio Castelhano e se tornou sede do governo entre 1580 e 1583.

Por isso, ao caminhar pelas ruas de Heroísmo, você verá de perto os reflexos da história. Mas também vão chamar a sua atenção os pequenos palacetes, entre eles o Palácio Bettencourt, o Capitães Generais e o Solar da Madre de Deus.

Entre outras atrações que te aguardam estão o Monte Brasil – um vulcão, o Jardim Duque da Terceira, a Fortaleza de São João Batista e o Museu de Angra do Heroísmo (MAH).

Hotéis => Só os melhores de Angra do Heroísmo

 

Covilhã

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Covilhã

Foto: Barao78, via Wikimedia Commons.

Covilhã fica a cerca de 3 horas de Lisboa. Ela é famosa pela produção de lã de ovelha, inclusive, é considerada a capital dessa indústria, em Portugal. No entanto, a cidade sabe mesclar bem o antigo e o novo, possui paisagens incríveis e também é um dos lugares mais baratos do país para se viver.

A capital portuguesa da neve, também é um lugar mágico. Covilhã fica aos pés da Serra da Estrela e é a única cidade que conta com uma estação de esqui em Portugal.

Mas você se engana ao pensar que por lá só verá neve. Covilhã também possui praias fluviais, inclusive, uma delas já concorreu entre as sete maravilhas naturais do país.

Entre as atrações turísticas de Covilhã estão a Ponte da Ribeira da Carpinteira, a Pedra do Urso, e os museus, de Arte Sacra, e claro, o mais famoso deles,  o do Queijo.

Turismo => Reserve um dos melhores passeios em Covilhã

 

Viana do Castelo

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Viana do Castelo

Foto: Osvaldo Gago, via Wikimedia Commons.

Viana do Castelo também fica no norte de Portugal. Ela faz parte da província do Alto do Minho, e possui desde área urbana e montanhosa até mar e muito verde.

De Lisboa a Viana do Castelo são cerca de 3h36 pela A1 e 3h51 pela A8 + A17. Já de comboio a viagem pode durar mais de 4 horas e de autocarro um pouco mais de 5 horas.

Contudo, em Viana do Castelo você poderá visitar entre outros locais palácios, igrejas, conventos, chafarizes, entre eles a Praça da República, o Elevador de Santa Luzia, a Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, a Sé Catedral, o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas e a Basílica de Santa Luzia.

Só para ilustrar, Viana do Castelo é uma das mais bonitas cidades do norte de Portugal. A nível de curiosidade, de cima do Elevador de Santa Luzia é possível observar a geografia privilegiada da cidade, junto ao mar e à foz do Rio Lima. Você pode ver também o Templo do Sagrado Coração de Jesus.

Conheça => Tours por Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença Private Tour 

 

Amarante

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Amarante

Foto: Donald Judge, via Wikimedia Commons.

Amarante está mais ou menos a 4 horas de distância de Lisboa, claro que o tempo de viagem dependerá do percurso escolhido.

Contudo, esta agradável cidade do norte português, também é considerada uma das mais belas do país. Só para ressaltar, ela é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Rio Tâmega.

A nível de curiosidade, esta região é ocupada pelo homem desde a pré-história. Por isso, em Amarante, tanto as ruas, quanto as construções – que são feitas com granito, respiram história.

Entre os locais que você não pode deixar de visitar estão o Convento e a Igreja de São Gonçalo, a Ponte de São Gonçalo, as Igrejas de São Pedro e São Domingos, o Solar dos Magalhães e a Casa da Cerca.

Por falar nisso, uma boa época para visitar a cidade é em junho, quando ela faz as tradicionais festas de São Gonçalo. Nesta altura, Amarante se torna um pouco mais colorida e realiza diferentes atividades, entre elas passeios no Parque Florestal, no Complexo Desportivo da Costa Grande e nas Praias Fluviais.

Guia => Atividades turísticas acompanhadas em Amarante

 

Monsaraz

Cidades mais bonitas de Portugal: onde fica Monsaraz

Foto: Rafael Tello, via Wikimedia Commons.

Monsaraz é uma aldeia construída no topo de uma colina. Ela conta com vistas e paisagens incríveis, entre elas, visão do Vale e do Lago do Alqueva, um dos maiores lagos artificiais, não só de Portugal, mas da Europa.

Essa cidade é fortificada desde 1640 e, nela, você pode visitar o Castelo de Monsaraz, a Praça D. Nuno, Alqueva, Cromeleque do Xarez, Herdade do Esporão e conhecer o artesanato típico da região.

Localizada no Alentejo, a cerca de 2h30 de Lisboa, Monsaraz está ao lado da fronteira entre Portugal e Espanha. Este destino é belíssimo, não só por a aldeia está rodeada por muralhas medievais originais, mas também por contar com quilômetros de belas paisagens.

Por isso, coloque mais duas atrações no seu roteiro! Para visitar durante o dia: – Praia Fluvial de Monsaraz. Para visitar durante à noite: – Observatório do Lago Alqueva (OLA).

Pesquise => Melhores hotéis de Monsaraz

 

Conheça as cidades mais bonitas de Portugal

Portugal conta com inúmeros lugares incríveis e de belezas deslumbrantes. Seja no sul, centro ou norte, neste país, o que não faltam são cidades bonitas em Portugal, cheias de charme e imperdíveis de conhecer. E claro, se eu fosse detalhar neste artigo todos eles, com certeza ficaríamos alguns dias para poder concluir esta missão.

No entanto, com esta pequena lista de 24 lugares belíssimos e imperdíveis, acredito que você conseguirá ter uma noção dos locais que não vão te decepcionar no país.

Uma dica importante é anotar todos os lugares de interesse e depois traçar as distâncias entre eles. Veja como ter internet em Portugal, para te ajudar com isso.

Assim, seja em uma viagem curta, seja em um roteiro mais longo, você conseguirá montar um itinerário amplo, onde poderá visitar diferentes destinos e garantir o maior número de atrações na sua viagem.

Porém, antes mesmo de sair do Brasil, não se esqueça de comprar não só a sua passagem aérea, mas também os bilhetes turísticos com antecedência para garantir alguns descontos. Contratar o seu seguro viagem também deve ser prioridade, já que este item é obrigatório para visitar a Europa.

Outro fator importante é definir o seu modo de viagem, será de carro, autocarro ou comboio? Ter este item organizado também poderá te ajudar a economizar tempo e dinheiro, fica a dica!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

Qual a sua avaliação sobre as sugestões apresentadas? Qual delas você já visitou, ou pretende visitar? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário