Home » Dicas para viajar de avião por Portugal

Dicas para viajar de avião por Portugal

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar de avião por Portugal não é algo tão comum quanto no Brasil, onde você basicamente pode fazer várias pontes aéreas, principalmente, nas maiores cidades. Só para ilustrar, Portugal conta com 10 aeroportos, mas apenas 3 são de fato, considerados os mais importantes.

No entanto, saiba que ainda assim, você consegue organizar alguns roteiros de viagem, em que  utiliza companhias low cost para transitar pelo país. Entre os destinos mais comuns estão Lisboa-Porto, Ilha da Madeira ou Açores. Por isso, para que você fique por dentro de como funcionam os aeroportos portugueses, questão de passagem, voos e também organizar a sua próxima viagem para terras lusitanas, vou apontar neste artigo alguns detalhes importantes.

Só para ilustrar, Portugal conta com três grandes companhias aéreas, a Tap Air Portugal, a Portugália Airlines e a Sata, uma companhia aérea que pertence à região Autónoma dos Açores. Já os aeroportos que concentram o maior número de passageiros são os de Lisboa e Porto. No entanto, podemos citar aqui o de Faro como o terceiro mais procurado pelos portugueses e turistas europeus.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Como é viajar de avião em Portugal?

passagem para portugal cvc

Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Viajar de avião por Portugal tem muitas semelhanças com o Brasil, talvez, a diferença seja a quantidade de aeroportos espalhados pelo país, assim como o número de pessoas dependentes deste meio de transporte.

No entanto, dos dois principais aeroportos portugueses, o Humberto Delgado, localizado em Lisboa, e o Francisco Sá Carneiro, situado no Porto, é possível viajar para qualquer região da Europa e até algumas cidades de Portugal. Além disso, eles também operam voos para África, Brasil e Estados Unidos.

Para você ter uma ideia operam no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, algumas das companhias aéreas mais importantes da Europa e do mundo, entre elas, Air France; American Airlines; Azul; Delta; Emirates; Iberia; KLM; Lufthansa; TAAG e United.

O mesmo ocorre com as companhias low cost na Europa, que trafegam tanto dentro do país quanto fora, entre elas estão as famosas EasyJet; Ryanair; Vueling e Eurowings.

Já o Francisco Sá Carneiro, do Porto, é considerado o segundo aeroporto mais importante de Portugal. Nele operam, basicamente, as mesmas empresas aéreas de Lisboa. Contudo, como este não é o maior aeroporto do país, nem todas as companhias voam até lá.

Pois enquanto cerca de 40 empresas low cost decolam de Lisboa, apenas 21 circulam na região norte do país. Mesmo assim, é possível ir do Porto para quase todos os lugares do planeta, entre eles países da Europa, África e Estados Unidos, além do Canadá e Brasil.

Por fim, o terceiro aeroporto mais importante de Portugal fica em Faro, na região do Algarve. A boa notícia é que nele operam, em sua maioria, as companhias aéreas low cost. Ao todo, operam na unidade, 37 empresas de baixo custo.

Mas não se engane, elas não fazem apenas voos domésticos dentro do país. Isso porque viajam para Áustria, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Holanda entre outros destinos.

Mas esta questão, por sinal, não ocorre à toa! Isso por que o Algarve conta com praias lindíssimas e é um dos destinos mais procurados durante o verão pelos turistas, inclusive, os europeus.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Roteiro de avião de 7 dias por Portugal

O roteiro mais curto por Portugal, também é o mais procurado pela maior parte dos turistas, e que fique claro, não só por brasileiros! Dito isso, vamos fazer o roteiro Lisboa-Porto. Para chegar em Portugal você pode optar por diferentes rotas, isto é, tanto pode escolher voos diretos, quanto viagens com escalas.

Geralmente, essa segunda opção sai mais em conta, contudo, tudo depende do período em que você vai viajar e também da data de aquisição da sua passagem.

Você sabia que viajar durante o verão ou comprar a passagem aérea próxima da data de embarque encarece a sua viagem?

passagem para portugal tap

Aeronave da portuguesa TAP.

Por isso, uma dica é viajar durante a primavera, outono e inverno, períodos mais baratos, devido ser baixa temporada turística em Portugal ou comprar a sua passagem aérea com pelo menos 8 meses de antecedência.

Só para ilustrar, uma passagem para Lisboa pode variar entre os R$ 1,5 mil e R$ 4 mil. Por isso, seguir as dicas acima, pode te ajudar a pagar os valores mais baixos neste item, que muitas vezes é o mais caro da sua viagem.

1º dia: Na capital portuguesa você pode ficar 4 dias. Nesse pequeno espaço de tempo, você deve aproveitar para conhecer a maior parte possível de atrações turísticas.

No primeiro dia visite o Castelo de São Jorge, Alfama, a Baixa Pombalina, a Praça do Comércio, o Bairro Alto, o Baixo Chiado e o Cais do Sodré. Confira uma entrada para o Castelo de São Jorge.

passagem para portugal azul

Torre de Belém | Foto: Carlos Luis M C da Cruz, via Wikimedia Commons.

2º dia: Mas divida os seus dias de forma que você possa aproveitar as noites também! Isso porque Lisboa conta com inúmeras opções de pubs e cafés onde você pode curtir comidas e bebidas deliciosas e conhecer pessoas novas!

No segundo dia, visite Belém, onde fica a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e os famosos pastéis de Belém.

3º dia: No terceiro dia, a sugestão é seguir para a região do Oriente, onde fica o Parque das Nações e o Centro Comercial Vasco da Gama. Ambos são acessíveis pelo ônibus turístico em Lisboa.

4º dia: No 4º dia, antes de partir de Lisboa, você pode seguir para Sintra. Uma sugestão é visitar a cidade de comboio, além de ser mais barato, cerca de 2,25 euros, o percurso entre o centro de Lisboa e a Vila de Sintra, não demora mais que 40 minutos.

Já em Sintra você pode visitar o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o centro Histórico. Novamente a sugestão é chegar cedo, pois na sequência você deve retornar a Lisboa para seguir viagem para o Porto!

Excelentes => Passeios em Porto

 

Roteiro de 7 dias por Portugal

passagem para portugal gol

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

Essa próxima etapa do trajeto pode ser feita por meio de uma companhia de baixo custo. Contudo, esteja atento, geralmente, estas empresas te permitem viajar apenas com bagagem de mãos.

Por isso, caso você carregue muitas coisas, poderá valer mais apenas comprar um bilhete aéreo de companhias convencionais.

Só para ilustrar, em uma viagem de Lisboa ao Porto, em um low cost, pode sair por cerca de 20 euros. Ah, vale lembrar que neste caso, o seu retorno ao Brasil será do Porto, então ao pesquisar a sua passagem aérea, compre a opção múltiplos destinos, assim você não perderá nenhum dia de viagem!

5º dia: Agora que você chegou ao Porto, ainda tem três dias de viagem. A minha sugestão é aproveitar o período para conhecer as áreas mais importantes da região. Comece o roteiro pela Ribeira, onde você encontrará ruas estreitas, bares e restaurantes animados.

Viajar de avião por Portugal para Porto

Museu de Arte do Porto – Fundação Serralves | Foto: Cssantos, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Você pode caminhar às margens do Rio Douro e até navegar pela “Veneza Portuguesa”, como ele é chamado em Portugal.

Aproveite também para visitar a Praça da Ribeira, ele fica envolta por prédios coloridos do século XVIII, e o Palácio da Bolsa, um marco da aldeia, ele possui estilo neoclássico. Aproveite para conferir um bilhete para o ônibus turístico em Porto, muito prático!

6º dia: No 6º dia, que tal turistar pelas caves de vinho do porto na Vila Nova de Gaia? Ela fica na outra margem do Rio Douro e atrai muitos turistas apaixonados por vinho e apreciadores de belas paisagens! A partir dela, visite a Casa da Música.

O prédio é moderno e contrasta com a arquitetura local, mas garante um charme especial a cidade! Na sequência, aproveite para visitar a Fundação Serralves. Este é o Museu de Arte do Porto e claro, uma parada obrigatória.

7º dia: No 7º dia de viagem, que também será o último e por isso, eles costumam ser mais curtos, aproveite para fazer passeios mais rápidos antes de seguir para o aeroporto. A dica é fazer um tour pelo centro antigo da cidade, a Baixa, a Igreja e Torre dos Clérigos, a Ponte Luís I e a Livraria Lello.

Curta => Excursão de trem e cruzeiro em Porto

 

Roteiro de avião de 10 dias por Portugal

Se o seu objetivo é aproveitar o verão português, que é bem quente e animado, já que nesta época o país recebe turistas de praticamente, todas as nações. O seu destino deve ser o Algarve!

Neste caso, você tanto pode optar por voos diretos para Lisboa e buscar uma companhia low cost para te levar até a região sul do país, quanto buscar passagens que sigam direto ao Algarve. De qualquer forma, elas sempre farão escalas, por isso, o ideal é buscar o que se adequa melhor ao seu estilo de viagem!

1º dia: Você irá desembarcar em Faro, nesse primeiro dia a minha sugestão é descansar e fazer um turismo mais leve. Isso por que na região de Faro o que não faltam são atrações turísticas, então aproveite o primeiro contato com a cidade para conhecer o entorno e ir se acostumando a região.

2º dia: No segundo dia, aproveite para conhecer o centro histórico de Faro, onde fica a Doca e a Catedral da Sé, além da Ria Formosa, a Capela dos Ossos e a Ilha Deserta. Agende seu cruzeiro para Ilha Deserta em Faro.

Viajar de avião por Portugal para Faro

Uma das dicas para este roteiro é visitar Faro | Foto: Valternet, via Wikimedia Commons.

3º dia: Visite no 3º dia a Vila de Sagres. Nessa região se encontram praias, paisagens selvagens e um centro histórico. Entre os locais de parada obrigatória estão a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Cabo de São Vicente. Neste último ponto turístico você pode visitar também a Fortaleza e o Farol do Cabo São Vicente.

4º dia: Ainda em Sagres aproveite para visitar atrações turísticas menos óbvias, entre elas, os sítios arqueológicos, monumentos megalíticos e ruínas romanas. Aproveite para marcar um lindo passeio ao pôr do sol em Sagres.

Viajar de avião por Portugal para Lagos

Praia da Dona Ana, em Lagos | Foto: Steven Fruitsmaak, via Wikimedia Commons.

5º dia: Lagos é considerado um dos locais mais importantes do Algarve. Você pode navegar de barco nas cavernas e grutas que levam até a Ponta da Piedade, andar pelas galerias de lojas do centro histórico, conhecer a Capela Paroquial de Santa Maria de Lagos, a Igreja de Santo António (Museu Municipal), o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira.

6º dia: Ainda em Lagos, aproveite o verão para frequentar as praias. Entre as mais famosas estão a Porto de Mós, a Meia Praia, a Camilo e a Dona Ana.

7º dia: Albufeira, por sua vez, também é um local obrigatório de visitar quando se está no Algarve. Ela te reserva além de praias encantadoras, alguns passeios bem legais como a visita a Torre Sineira, a Torre do Relógio, a Igreja Matriz, a Porta de Sant’Ana e a Igreja de Sant’Ana. Além disso, também merecem a sua atenção a Igreja de São Sebastião e a Muralha do Castelo. Conheça um cruzeiro pelas cavernas de Albufeira.

8º dia: Caso você queira um pouco de emoção nas suas férias, uma dica são os parques aquáticos e no Algarve existem algumas opções, entre eles, o Slide & Splash.

9º dia: Um local belíssimo e que merece a sua atenção, por isso, sugiro um dia apenas para este passeio, é visitar a Praia da Marinha. Ela possui beleza paradisíaca e águas cristalinas.

Contudo, se você viajar no alto verão, ela estará bem cheia, por isso, antes de seguir para este destino, tome atenção a data da sua viagem.

10º dia: No último dia de viagem, para variar, você precisa estar atento aos horários de partida do hotel e chegada ao aeroporto, dessa forma, eu prefiro sugerir um passeio mais rápido para este dia. A dica é acordar cedo para poder aproveitar um pouco da praia local, mas não se esquecer das horas, fica a dica!

Vale a pena => Atividades turísticas em Algarve

 

Roteiro de avião de 15 dias por Portugal

Neste roteiro mais longo, a sugestão é visitar a Ilha da Madeira. Para chegar nela, você tanto poderá optar por um voo direto – Brasil-Ilha da Madeira -, quanto voar até Lisboa e depois ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, situado no Funchal, ou Aeroporto do Porto Santo, localizado na Ilha do Porto Santo.

De qualquer forma, saiba que para turistar por ela o jeito mais prático é alugando um carro. Por isso, faça a sua reserva antes de sair do Brasil e assim você economiza alguns euros com este item.

Mas voltando ao foco principal deste artigo, as viagens de avião, de Lisboa a Madeira, em um voo low cost não custarão mais de 150 euros.

No entanto, se lembre de viajar com poucas bagagens e comprar a sua passagem com antecedência para poder economizar neste item também!

Além disso, vale a pena pesquisar tanto os valores dos voos diretos, quanto com escala para descobrir qual estará mais barato no período da sua viagem!

Viajar de avião por Portugal para Funchal

Funchal | Foto: cudi, via Wikimedia Commons.

Adianto que em 15 dias, dá para conhecer pelo menos 14 locais diferentes. Contudo, adeque este roteiro as suas necessidades. Comece o seu tour por Funchal, caso você desembarque na cidade, também aproveite para se hospedar na região e já agendar um passeio de barco saindo de Funchal.

1º dia: Dito isso, no Funchal, capital da Madeira, você pode conhecer o teleférico do Monte, o Mercado de Lavradores, o Centro Histórico e a Rua Santa Maria.

2º dia: No segundo dia, você pode seguir para o Cabo Girão. Esse é o maior pontal natural de Portugal. Para você ter uma ideia, o paredão possui 589 metros de altura. Além disso, nesta região você também pode conhecer o miradouro com fundo de vidro e a Câmara de Lobos.

Viajar de avião por Portugal para Ilha Madeira

Cabo Girão | Foto: Flowizm, via Wikimedia Commons.

3º dia: No 3º dia, aproveite para visitar o Curral das Freiras. Essa pequena aldeia fica no coração da montanha e assim como os demais destinos você tanto pode chegar de carro, como na caminhada, claro, dependendo da sua disposição! Veja uma excursão guiada para o Curral das Freiras.

Nesse povoado você pode conhecer o Miradouro do Paredão e o Miradouro da Eira do Serrado. Ambos locais de parada obrigatória!

4º dia: Na sequência, a sugestão é visitar o Pico Areeiro. Este é considerado um dos lugares mais belos da Madeira. Além de apreciar belas vistas, por lá você também pode fazer trilhas.

5º dia: Seguindo a rota dos picos, você deve visitar no 5º dia o Pico Ruivo. Ele fica no ponto mais Alto da Madeira, a cerca de 1.861 metros de altitude. Por isso, esteja preparado, são pelo menos 1h30 de caminhada. Confira uma agência que leva você para um passeio pelas montanhas da Ilha da Madeira.

6º dia: Para você descansar um pouco, aproveite o sexto dia de viagem para conhecer Santana. Esta região conta com casas tradicionais, muitas delas cartões postais da ilha. Só para ilustrar, as casas de Santana são coloridas e encantadoras.

7º dia: Depois de descansado, retome para os roteiros mais aventureiros! Aproveite para conhecer as grutas e o centro de vulcanismo de São Vicente. Eles ficam na região norte da Ilha e há tours especiais para o vulcão na Ilha da Madeira.

8º dia: Outro local belíssimo da Madeira, são as piscinas naturais de Porto Moniz. Esta aldeia cresceu no ponta da Ilha e possui piscinas naturais.

Apesar de estarem em uma área estratégica, entre rochas vulcânicas, elas possuem estrutura adequada para receber turistas. Só para você ter uma ideia, as águas verde esmeralda são cristalinas em alguns pontos. O cenário é de tirar o fôlego, fica a dica! Descubra como conseguir um preço barato para um passeio até Porto Moniz.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

9º dia: No nono dia de viagem, a minha sugestão é visitar a Costa de São Jorge. Ela fica entre Santana e São Vicente, passa por aldeias pequeninas, além de estradas que possuem paisagens incríveis!

10º dia: Na sequência, que tal visitar a Serra do Rabaçal e Paul da Serra? Esta área conta com paisagem incrível, espaços para caminhadas, e o mais encantador, 25 Fontes naturais.

Viajar de avião por Portugal para Ponta de São Lourenço

Ponta de São Lourenço | Foto: Richard Bartz, via Wikimedia Commons.

11º dia: No 11º dia conheça a Ponta de São Lourenço. Ela fica no extremo nordeste da Ilha. Além de você poder fazer uma caminhada, são cerca de 8 quilômetros ida e volta, você pode visitar o local onde Gonçalves Zarco teria atracado o barco quando encontrou a Ilha da Madeira. Mas se prepara, os 8 quilômetros equivalem a mais ou menos 5 horas de caminhada!

12º dia: A sua viagem ainda não chegou ao fim e caso você não tenha dado atenção especial a Câmara de Lobos no primeiro dia, pode visitá-la nessa altura. Nesta região se concentram os melhores restaurantes da Ilha, por isso, não deixe de passar por lá!

13º dia: Como você só tem mais um dia de tour, que tal se exercitar mais um pouquinho? A sugestão é visitar um aqueduto. Um dos mais bonitos e rápidos é a Levada dos Balcões, como se chama na Madeira. Para você ter uma ideia, o percurso total tem cerca de 3 quilômetros.

14º dia: No penúltimo dia de viagem, que tal realizar um programa um pouquinho mais calmo? A sugestão é voltar ao Mercado dos Lavradores. Você passou lá perto, quando visitou a Rua de Santa Maria. Neste mercado você pode aproveitar para comprar lembrancinhas e provar mais uma vez as delícias da Madeira. Experimente um passeio de jeeep pela Ilha da Madeira.

15º dia: No último dia de viagem, o seu roteiro deve estar mais atento aos horários de check out do hotel, entrega do veículo alugado e check in do avião. Por isso, organize a suas coisas e caso tenha algumas horinhas livres, aproveite para caminhar no entorno do hotel ou aeroporto!

Aventura => Passeios imperdíveis na Ilha da Madeira

 

Dicas para andar de avião em Portugal

viajar de avião por Portugal: dicas e orientações

Foto: © Benoît Prieur, via Wikimedia Commons.

Hoje separei algumas dicas mais práticas para você andar de avião por Portugal. A primeira delas está relacionada ao número de aeroportos existentes no país: 10 unidades.

Na sequência selecionei algumas companhias low cost e buscadores de voos para te ajudar a pesquisar a sua passagem aérea. Além disso, trouxe algumas curiosidades sobre alguns aeroportos de Portugal. Confira todos os itens abaixo:

 

Aeroportos de Portugal

Portugal / Continental

  • Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa
  • Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto)
  • Aeroporto de Faro – Faro
  • Aeroporto de Beja – Beja

Madeira

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo – Ilha da Madeira – Funchal
  • Aeroporto do Porto Santo – Ilha do Porto Santo

Açores

  • Aeroporto João Paulo II – Ponta Delgada
  • Aeroporto de Santa Maria – Santa Maria
  • Aeroporto da Horta – Ilha do Faial
  • Aeroporto das Flores – Flores

Companhias Low Cost

  • EasyJet
  • Vueling Airlines
  • Ryanair
  • Norwegian
  • Air Europa
  • Vueling
  • Eurowings
  • Aer Lingus
  • Monarch Airlines
  • Pegasus Airlines
  • AirBaltic
  • Wizz Air
  • NIKI
  • com
  • Reino Unido
  • Flybe
  • com
  • Blue Air

Buscadores de voos

  • Skyscanner
  • EuropeLowCost
  • WhichAirline
  • EasyJet
  • Edreams
  • Rumbo
  • Momondo
  • Jetcost
  • Kayak
  • Cheap Flights
  • Cheap Tickets

E se você precisar de mais informações sobre bilhetes aéreos, por exemplo, confira o post sobre passagem para Europa: como viajar mais barato.

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

Viaje de avião por Portugal

Viajar de avião por Portugal é tarefa simples. Contudo, ao planejar o seu tour pelo país, é bom se atentar a alguns detalhes, entre eles distância entre o aeroporto onde seu voo irá desembarcar e local de hospedagem.

Isso porque, em Lisboa, por exemplo, você pode, basicamente, descer do avião e entrar no metrô. Ou seja, ir para qualquer lugar da capital portuguesa sem gastar muito.

No entanto, no geral, os táxis não são super caros dentro do país. Por isso, este meio de transporte também pode ser uma opção quando você realizar pequenos trajetos.

Por falar nisso, se lembre que ao viajar para Portugal ou qualquer outro país europeu, você precisa ter um passaporte válido, ou seja, que vença somente depois de 90 dias do seu retorno ao Brasil.

Além disso, você precisar ter o seguro viagem, item obrigatório para turistar dentro dos países inclusos no Espaço Schengen.

E já que falei na Ilha da Madeira, confira esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Portugal:

Aprovou as dicas? Tem mais alguma dúvida sobre como viajar de avião por Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário