Home » 8 dicas de Portugal: tudo para você que está embarcando para o país

8 dicas de Portugal: tudo para você que está embarcando para o país

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Você está de malas prontas, mas já sabe todas as dicas de Portugal? Antes de embarcar é muito importante conhecer um pouco tanto da cultura quanto das informações principais sobre o seu destino. Embora Portugal seja um país pequeno, posso garantir que há muito para você ficar por dentro antes de visitá-lo!

Conhecer melhor o seu destino e elaborar um bom roteiro de viagem evita inclusive que você se encontre em situações de apuros. Mesmo a língua portuguesa sendo – quase – a mesma, é bom evitar imprevistos! Pela minha experiência, posso afirmar que você vai aproveitar ainda mais Portugal se estiver atento às dicas do país!

Por isso, separei as melhores orientações e informações a seguir para você saber mais sobre o país. A moeda, comida, segurança e até mesmo pequenas utilidades que você se esquece na hora de fazer as malas podem fazer a diferença!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Dicas do país para você se dar bem

1) Melhor época para visitar Portugal

dicas de portugal 2018

Verão em Portugal é considerada a alta temporada.

Aqui tenho uma notícia boa para você: Portugal é um dos países menos frios da Europa. Embora possa nevar no extremo norte do país, a região de Lisboa e do Algarve, por exemplo, reservam temperaturas boas quase o ano todo.

Em geral, uma das dicas do país que você deve considerar é que a chuva pode ser constante. Digo isso em especial para os meses de março a maio. Além disso, regiões como a cidade do Porto, ao norte do país, tem um inverno mais rigoroso.

Portanto, para quem não gosta de viajar no inverno e deseja fugir da chuva, fique atento! A melhor época para visitar Portugal costuma ser entre junho e agosto. Essa é conhecida como a alta temporada, o que pode levar a um custo maior com passagens e hospedagens.

dicas de portugal 2019

Já o inverno é o período da baixa temporada.

Uma dica interessante é visitar o país entre setembro e novembro. Nessa época ainda não faz muito frio e você pode aproveitar bem. Além disso, mesmo com o risco de chuva, abril e maio são boas opções no país.

Quem deseja conhecer as tradições portuguesas de perto também pode optar por junho. Na noite do dia 23 para 24 acontece o Dia de São João, com uma grande festa que reúne milhares de pessoas nas ruas. Saiba mais no post sobre clima de Portugal.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

2) Moeda

dicas de lisboa 2018

Compre o Euro turismo ainda no Brasil e nunca nos aeroportos.

A moeda portuguesa, caso você não saiba, é o euro. Essa é a moeda oficial da União Europeia, a qual Portugal também integra. Você pode optar por trocar o dinheiro ainda no Brasil ou direito no país de destino.

O que isso quer dizer, afinal? Bom, isso certamente significa que o real vale menos em Portugal. Por isso, uma das dicas do país é acompanhar o valor do euro para a sua viagem. Caso você vá trocar a moeda antes de chegar ao país, faça isso quando o euro estiver mais baixo.

É claro que há casas de câmbio em Portugal. Ou seja, você poderá trocar o real pelo euro no país. Entretanto, essa pode não ser a troca mais vantajosa, já que no Brasil os valores costumam ser melhor nesse caso.

Outra dica importante é evitar trocar dinheiro no aeroporto ou em casas de câmbio próximas a pontos turísticos. Isso porque normalmente nesses lugares é cobrado um valor mais alto. Portanto, pesquise com calma e faça valer o seu dinheiro! Tenho um post completo sobre a moeda de Portugal com dicas de câmbio e para economizar mais.

Importante => Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

 

3) Visto para turismo

lisboa portugal

Mesmos em precisar de visto, você precisará ter o passaporte.

Felizmente, os brasileiros não precisam de visto para entrarem em território português e conhecer os pontos turísticos de Portugal. Porém, fique atento: isso é válido apenas para turistas! Isso quer dizer, então, que você poderá ficar no país por um tempo limitado.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Os brasileiros que desejam apenas visitar o país necessitam como documento oficial somente do passaporte. Com isso é possível permanecer no território português por até 90 dias.

É preciso estar atento a algumas exigências extras nesse caso para comprovar que você é apenas turista. Isso inclui ter passagens de ida e volta e comprovante de hospedagem, por exemplo.

8 dicas de Portugal: tudo para você que está embarcando

Chegar em território europeu será tranquilo se você tiver com a documentação em dia.

Uma das dicas do país que posso compartilhar é que já presenciei brasileiros sendo questionados na imigração do aeroporto até mesmo sobre o roteiro que fariam no país. Você não precisa ficar nervoso caso isso aconteça, afinal, é um procedimento normal nos aeroportos.

Para quem está de mudança ao país luso as exigências serão outras, é claro. Dessa forma, será necessário solicitar ainda no Brasil o visto de residência, assim como quem estiver indo trabalhar no país.

Tours: Compre os melhores por perto da Ponte 25 de abril

 

4) Não se esqueça do seguro viagem

Dicas de Portugal sobre malas Graças ao Tratado Schengen, há mais uma burocracia que você deve obedecer: o seguro viagem. Esse tratado, que envolve os principais países da Europa, determina que para entrar em Portugal você deve contar com um seguro viagem de cobertura mínima de 30 mil euros.

Normalmente, você encontra empresas que oferecem esse seguro viagem por um valor acessível. O ideal é pesquisar com antecedência a melhor opção. Para uma viagem de 10 dias, por exemplo, o valor do seguro viagem para uma pessoa costuma ser de R$ 150. Aproveite e faça simulações de seguros pela Seguros Promo.

Dicas => Viajar sozinho na Europa

 

5) Experimente as comidas típicas de Portugal

Dicas de Portugal: melhores restaurantes

Típicos pastéis de Belém de Portugal | Foto: Varaine, via Wikimedia Commons.

Visitar Portugal e não dar uma chance à culinária local é um erro grave! Por isso, uma das dicas de Portugal é se permitir a experimentar! Inclusive, caso esteja indo para a capital, não deixe de ler o post sobre os restaurantes em Lisboa.

De fato, Portugal é um país famoso pelos pratos com bacalhau e o Pastel de Belém. Porém, dependendo da região do país que visitar, você encontrará outros pratos!

Se passar por Porto, aposte na Francesinha, uma receita com molho picante que poucos aguentam até o fim! Ainda, não se esqueça do vinho! Em qualquer lugar do país você encontrará vinhos da região do Douro por preços acessíveis para saborear na refeição!

Tours => Conheça a Lisboa culinária

 

6) Segurança em Portugal

Como viajar por Portugal

Portugal é um país seguro.

Se você está acostumado com a sensação de insegurança no Brasil, não se preocupe! O que posso dizer pela minha experiência até hoje é que Portugal é um país muito seguro!

Apesar de os índices de criminalidade no país serem muito baixos, obviamente nenhum turista está imune aos perigos. Isso, porém, é algo que você precisará ter cuidado em todo lugar do mundo como uma precaução.

Por isso, apenas lembre-se de reforçar a atenção em lugares muito turísticos. Além disso, não aceite a ajuda de desconhecidos que se passem por funcionários do metrô, por exemplo. Esse é um golpe muito comum em várias cidades do mundo!

Saiba mais => Mês mais barato para viajar para Europa

 

7) Vá além de Lisboa!

Dicas de Portugal praias paradisíacas

Praia da Ponta da Piedade, Algarve | Foto: Patrice78500, via Wikimedia Commons.

Em Portugal há quase uma rixa do resto do país com Lisboa. Isso porque muito se diz que toda atenção é voltada para a capital, sendo que Portugal tem muito mais preciosidades para oferece. De fato, isso não é uma mentira!

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Seguindo essa lógica, uma das dicas do país é para que você não fique apenas em Lisboa! Dê uma chance para explorar outras zonas de Portugal que possuem belezas e tradições incríveis. Por se tratar de um país pequeno, você poderá ir de norte a sul em pouco tempo, inclusive utilizando o transporte ferroviário!

Cidades com praia em Portugal

Tavira, Algarve | Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.

Se você é fã de praia, não deixe de visitar o Algarve, por exemplo. A região é paradisíaca e algumas cidades oferecem a paz que muitos turistas tanto buscam! Já ao norte é possível visitar os vinhedos da região do Douro ou até mesmo a neve na Serra da Estrela.

Ainda, por todo o interior de Portugal você encontra pequenas vilas medievais e cidades que contam a história do país. Portugal é o estado-nação mais antigo da Europa, o que dá uma dimensão de quantos segredos esse país guarda para serem descobertos!

Aproveite => Passeios no Algarve

 

8) Cuidado com o português!

Dicas de Portugal : como falar o português

Atente-se para os termos do português.

Logo ao chegar em Portugal você perceberá as diferenças entre o português do país e do Brasil. Uma das dicas do país é justamente pesquisar antes para tomar cuidado com certas expressões que podem ser mal interpretadas!

Ao ouvir ser chamada de “rapariga”, por exemplo, não estranhe! No país o termo é realmente usado até hoje e quer dizer apenas “moça”. Já a palavra mais utilizada no Brasil, “moça”, tem o mesmo significado em Portugal que “rapariga” no Brasil. Pode parecer confuso, mas é bom não se esquecer!

Além disso, há uma série de outras palavras que você precisará ficar atento como turista. O ônibus, por exemplo, é chamado de autocarro no país. Já “trem” recebe a denominação de “comboio”.

Se estiver buscando um chip para o seu celular ter internet em Portugal, ouvirá a palavra “telemóvel”, que significa o mesmo. A seguir você confere mais algumas palavras para entender melhor os seus significados em Portugal:

  • Passadeira = faixa de pedestres
  • Casa de banho = banheiro
  • Paragem = parada de ônibus
  • Fixe = legal
  • Fino = chope
  • Talho = açougue
  • Fiambre = presunto
  • Pequeno-almoço = café da manhã
  • Portagem = pedágio
  • Perceber = entender
  • Ecrã = tela
  • Boleia = carona

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 

Aproveite as dicas de Portugal e viaje prevenido

Cada uma das dicas de Portugal podem ser decisivas na sua viagem! Afinal, nenhum de nós está isento de passar por situações constrangedoras apenas por não saber algo a mais do país de destino.

Embora Portugal tenha muitas semelhanças com o Brasil, nem tudo é tão igual assim. É por isso que procurar saber mais sobre o país ajuda você a ter uma viagem mais tranquila!

Dos cuidados com o visto à gastronomia, aproveite as dicas do país para viajar prevenido! É claro que há sempre mais o que saber antes da sua viagem, mas com esse artigo você já estará muito mais preparado!

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as possibilidades turísticas em Portugal:


Gostou das dicas de Portugal? Qual delas você achou mais importante? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário