Home » Viajar de ônibus em Portugal: dicas e roteiros

Viajar de ônibus em Portugal: dicas e roteiros

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar de ônibus em Portugal, com certeza, é uma das melhores opções para quem deseja economizar com passagens. Claro que os autocarros, como são chamados os ônibus no país, não têm aquele charme dos comboios – trens – ou a praticidade dos carros, que te permitem parar quando e onde quiser. No entanto, vale destacar que a qualidade das estradas portuguesas permitem passeios tranquilos.

Além disso, os autocarros das empresas de ônibus de Portugal ainda conseguem oferecer algum conforto, entre eles, poltronas reguláveis, banheiro a bordo e wi-fi. Outro ponto positivo e que sempre valerá a pena ao se trafegar por Portugal, são as distâncias. Devido ao país ser pequeno, você não precisará passar longas horas na estrada, igual no Brasil, para chegar ao seu destino. Você conseguirá facilmente realizar viagens expressas.

Outro benefício deste meio de transporte é que quanto mais perto da viagem, mais baixo ficam os preços das passagens. Ou seja, caso você precise fazer uma viagem de última hora, não precisará se preocupar em pagar caro. Já que as empresas querem partir com os ônibus cheios, os preços serão amigáveis.

Claro que se você viaja acompanhado, não dá para contar com a sorte e deixar para adquirir vários bilhetes meia hora antes do embarque, mas caso seja um destino rápido, fica a dica sobre esta possibilidade!

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Como é viajar de ônibus em Portugal?

autocarro portugal

Foto: Alain GAVILLET, via Wikimedia Commons.

Seja em um roteiro de 7, 10, 15 dias ou mais, viajar de autocarro por Portugal tem lá as suas vantagens. Só para ilustrar, uma viagem de Lisboa ao Porto leva cerca de 3h30. Já de Lisboa para o Algarve demora apenas 3h35 minutos!

Ou seja, você consegue cortar o país de centro a norte ou sul, em menos de 4 horas. Para você ter uma ideia, o único trajeto longo dentro de Portugal será ir se sul a norte, já que o percurso pode demorar um pouco mais de 9 horas.

Pois é, em Portugal isso é possível. E com autocarro, este passeio pode ficar um pouco mais interessante, já que você não precisará dirigir ou se preocupar com as estradas e poderá apreciar muitas paisagens bonitas. Claro que a minha sugestão é figurativa.

Mas pontuo todas estas probabilidades para afirmar o quanto esta pode ser uma boa opção para você que pretende viajar de ônibus pelas estradas lusas! Por sinal, recomendo depois a sua leitura do artigo sobre passagem para Europa: como viajar mais barato. Confira e anote mais informações importantes.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Roteiro de ônibus de 7 dias por Portugal

Se você tem apenas uma semana para turistar por Portugal, a melhor coisa a fazer é sair do Brasil com o seu roteiro inteiramente pronto.

Assim, você evita perder tempo com pesquisas de última hora ou decisões apressadas. Por isso, vou começar o seu tour em Lisboa, cidade onde provavelmente você irá aterrissar e começar a sua viagem. Aproveite para descobrir Conheça hotéis em Lisboa em oferta.

Só para ilustrar, o ideal é separar pelo menos 3 dias para visitar Lisboa. A cidade oferece muitas atrações turísticas e com certeza, tem muitos pontos de interesse que merecem a sua atenção. Confira comprar um Lisboa Card.

Contudo, para que você possa aproveitar a sua viagem da melhor forma, vou sugerir que você fique dois dias na capital.

onibus em portugal tradução

Ônibus turístico em Lisboa | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

Nesse pequeno espaço de tempo, aproveite para conhecer o Castelo de São Jorge, Alfama, a Baixa Pombalina, o Baixo Chiado e o Cais do Sodré.

No segundo dia, visite Belém, onde fica a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e os famosos pastéis de Belém.

Se você optar por ficar um dia a mais em Lisboa, aproveite para visitar o Parque das Nações e o Centro Comercial Vasco da Gama. Caso você deseje partir para os roteiros que ficam fora da capital, outras ótimas opções de roteiro são Sintra, Cascais e Estoril. Confira todos os hotéis bem avaliados em Sintra.

Os ônibus, geralmente partem da Estação Santa Apolônia, mas confira no final deste artigo uma lista de buscadores de passagens de autocarro, assim você garante os melhores preços e trajetos!

trem portugal

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Para você ter uma ideia, o passeio em Sintra deve durar pelo menos um dia. O trajeto de ônibus dura menos de uma hora e na vila de Sintra você pode visitar o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o centro Histórico. Confira um bilhete de acesso ao Castelo dos Mouros.

Já em Cascais, você pode apreciar belas praias, inclusive, a Boca do Inferno e o Cabo da Roca, locais onde você possui uma bela vista do mar! Inclusive, há excursões para Cascais bem práticas.

Se você percebeu, até agora usamos 4 dias da sua viagem. Então, uma boa sugestão para o 5º dia, mas que também deve demorar um dia de turismo, é Fátima. Você pode pegar o ônibus na Rodoviária Sete Rios, o trajeto pode durar entre 1h20 e 2h05, dependendo da empresa que você escolher.

Em Fátima, além do Santuário, você pode visitar a casa dos pastorinhos e o local onde eles teriam visto a aparição da Santa!

No 6º dia a sugestão é visitar a vila medieval de Óbidos. Além deste ser um lugar encantador, onde você poderá passar horas muito agradáveis, a viagem é considerada rápida, não demora mais de 1h30 e o preço da passagem também chama a atenção, menos de 10 euros.

Em Óbidos, além das muralhas, você também pode circular pelas vielas da aldeia e visitar o pequeno centro histórico.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O último dia de viagem, o 7º dia, costuma ser mais corrido, já que é preciso se preocupar com check out do hotel e check in do avião. Por isso, a sugestão é acordar cedo, deixar as bagagens prontas e caminhar pelo entorno do local onde você ficou hospedado.

Esse dia também pode ser útil para comprar presentes de última hora. Caso você queira aproveitar um pouco mais esse dia, marque o seu retorno para o período da noite! Assim você consegue visitar alguns museus de manhã, almoçar e ainda descansar antes de encarar 9 horas de voo.

Prático => Chip na Europa

 

Roteiro de ônibus de 10 dias por Portugal

Então, quer dizer que você poderá ficar mais alguns dias em Portugal? Bom, acima, seguem várias dicas para 7 dias de viagem. Por isso, vou partir para os próximos 4 dias com novas sugestões!

Isso porque a minha ideia é te levar ao Porto, na região norte do país. De Lisboa ao Porto são cerca de 4 horas de viagem e a passagem não passa dos 20 euros. A ideia é que você fique pelo menos duas noites nesta cidade. Mas adianto que o ideal seria encerrar a sua visita por ela!

Por isso, darei uma sugestão extra, caso você queira apreciar dois destinos! Mas vamos dizer que a princípio você ficará 4 dias no Porto. Então comece o seu tour pela Ribeira, onde você encontrará ruas estreitas, bares e restaurantes animados.

Por lá você pode visitar um trecho do Rio Douro, que mais torna o Porto a “Veneza Portuguesa”, a Praça da Ribeira, que está envolta por prédios coloridos do século XVIII, e o Palácio da Bolsa, um marco da aldeia, ele possui estilo neoclássico.

buses portugal

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

Na sequência, que tal turistar pelas caves de vinho do porto na Vila Nova de Gaia? Ela fica na outra margem do Rio Douro e atrai muitos turistas, amantes de vinho e apreciadores de belas paisagens!

A partir dela, para encerrar o 1º dia, visite a Casa da Música. O prédio é moderno e contrasta com a arquitetura local, mas garante um charme ao espaço!

O 2º dia te reserva uma visita a Fundação Serralves. Esse é o Museu de Arte do Porto e claro, uma parada obrigatória.  Então, se você está no Porto, precisa aproveitar para caminhar ou até navegar no Rio Douro.

Além disso, faça um tour pela região das vinícola e Alto Douro Vinhateiro. No 3º dia, de viagem também está recheado de muitas atrações. Por isso, acorde cedo para poder visitar o centro antigo da cidade, a Baixa, a Igreja e Torre dos Clérigos, a Ponte Luís I e a Livraria Lello.

Para o 4º dia, neste caso, o 10º e último dia de viagem, não organize visitações a atrações turísticas. Como sempre reforço, o último dia de viagem costuma ser mais apertado.

Por isso, caso queira aproveitar mais o seu roteiro, além de marcar o seu voo para o período da noite, acorde bem cedo e aproveite para visitar locais mais próximos do hotel ou aeroporto!

Viajar de ônibus por Portugal: dicas e roteiros

Museu de Arte do Porto – Fundação Serralves | Foto: Cssantos, via Wikimedia Commons.

Contudo, lembra que eu disse que daria um bônus? Então, caso você decida ficar apenas dois dias no Porto. Saiba que você pode aproveitar para visitar Braga e Guimarães, cidades próximas e que oferecem muitas atrações turísticas.

Para você ter uma ideia a viagem do Porto a Braga dura cerca de 1 hora e a passagem custa apenas 6 euros. O mesmo se aplica para Guimarães. No entanto, se você optar por ir de uma cidade a outra, você paga apenas 5,90 euros e o trajeto não dura mais de 25 minutos.

Dito isso, saiba que em Braga você pode visitar, por exemplo, a Igreja Bom Jesus do Monte, a Catedral Sé de Braga e o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Em Guimarães, por sua vez, você pode conhecer, entre outros lugares, o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo da Oliveira e a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira.

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Roteiro de ônibus de 15 dias por Portugal

Com certeza, o maior sonho, pelo menos da maior parte dos viajantes, é poder ficar mais tempo na estrada. Isso porque assim não só é possível viajar para mais lugares, como também aproveitar para conhecer cada destino com um pouco mais de tempo.

Por isso, a primeira dica é mais implícita, ou seja, você tanto pode tornar um roteiro que duraria 7 dias em uma viagem de 15 dias, quanto aproveitar o número maior de dias e viagem para incluir mais destinos na sua lista.

Ou seja, o número de lugares que você irá conhecer dependerá apenas do estilo de viagem que pretende realizar. No entanto, seguindo a lógica, vou incluir mais alguns roteiros para que você possa ficar mais 5 dias por Portugal!

Por isso, vou apresentar duas opções! A primeira é ir do Porto, ou Guimarães e Braga, depende de onde foi a sua última paragem, já que neste artigo eu apenas sugiro o destino, mas é você quem decide para onde vai, e partir para o Alentejo.

Viajar de ônibus por Portugal para Guimarães

Praça da Oliveira, em Guimarães | Foto: Feliciano Guimarães, via Wikimedia Commons.

A segunda opção é ir até o Algarve. Em ambas as situações, você pode retornar a Lisboa, trajeto que não leva mais de 4 horas, e de onde você deve voltar para o Brasil.

Na primeira opção, saiba que do Porto ao Alentejo, você pode demorar de 6 a 9 horas na estrada. O bilhete pode custar até 30 euros.

Mas, uma vez na cidade, você pode apreciar vinhos, azeites e queijos famosos da região alentejana, conhecer Évora, onde ficam o Templo Romano, a Capela dos Ossos, o Cromeleque dos Almendres e a Catedral. Confira uma excursão para Évora.

Além disso, ali perto também está Marvão, onde fica o Mosteiro do Crato, o Convento de Nossa Senhora do Marvão e a Igreja de Santa Maria.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Do Porto ao Algarve, por sua vez, você também pode demorar cerca de 9 horas, já que está cruzando o país de norte a sul. Contudo, na região de Faro o que não faltam são atrações turísticas, e caso você viaje no verão, encontrará praias incríveis. Dá até para fazer um passeio de catamarã em Faro para uma ilha deserta.

Vale destacar que as opções são muitas e como todas elas são espetaculares, vou citar algumas sugestões, mas a melhor dica é escolher apenas um ou dois lugares para que você possa aproveitar ao máximo os últimos dias de viagem.

Nesta região você pode visitar a Vila de Sagres, onde se encontram praias, paisagens selvagens, o centro histórico e muito mais. Entre os locais de parada obrigatória estão a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Cabo de São Vicente.

Viajar de ônibus por Portugal para Albufeira

Praia de Albufeira | Foto: CTHOE, via Wikimedia Commons.

Neste último ponto turístico você pode visitar também visitar a Fortaleza e o Farol do Cabo São Vicente. Mas Sagres também te reserva outras atrações menos óbvias, como sítios arqueológicos, monumentos megalíticos e ruínas romanas.

Outro local importante do Algarve é Lagos, onde você pode navegar de barco nas cavernas e grutas que levam até a Ponta da Piedade, andar pelas galerias de lojas do centro histórico, conhecer a Igreja Paroquial de Santa Maria de Lagos, a Igreja de Santo António (Museu Municipal), o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira. A aldeia também reserva algumas das praias mais famosas da região, entre elas, a Porto de Mós, a Meia Praia, a Camilo e a Dona Ana.

Mas antes de encerrar o tour pelo Algarve, você também pode conhecer o centro de Faro, onde fica a Doca e a Catedral da Sé, além da Ria Formosa e a Ilha Deserta. Para aproveitar ainda mais, veja os hotéis em Faro.

A última parada, deste tour é Albufeira, que por sua vez, reserva além de praias encantadoras, alguns passeios bem legais como a visita a Torre Sineira, a Torre do Relógio, a Igreja Matriz, a Porta de Sant’Ana e a Igreja de Sant’Ana. Além disso, também merecem a sua atenção a Igreja de São Sebastião e a Muralha do Castelo.

 

Dicas para andar de ônibus em Portugal

viajar de ônibus por Portugal: dicas e orientações

Foto: Mortadelo2005, via Wikimedia Commons.

Se você chegou até aqui, deu para perceber que as opções para o turismo português, mesmo quando realizado de autocarro, são inúmeras.

Isso porque, além de chegarem em locais mais distantes, onde os comboios não vão, eles são mais acessíveis e uma opção, inclusive, quando você pretende ir de Portugal para outros países europeus.

Contudo, agora vou apontar algumas dicas para te ajudar a encontrar as suas passagens de ônibus em Portugal.

  • No país, a empresa que faz a maior parte dos trajetos é a Rede Expressos. Por isso, a orientação será: sempre pesquise o seu trajeto no site deles antes de comprar o seu bilhete. Mas saiba que você também pode adquirir a passagem em aplicativos para celular ou ainda nas rodoviárias. No entanto, a parte boa de pesquisar com antecedência no site é poder ficar a par, não só do preço da passagem, mas também do tempo de viagem e percurso que será feito;
  • Em Portugal, assim como no Brasil, operam diferentes empresas de ônibus. Outras companhias famosas são a RodoTejo, que faz Lisboa e Sul, e a Transdev, que faz o Centro e Norte. Minha dica é: busque primeiro na Rede Expressos. Se não encontrar o trajeto, veja em sites como a GoEuro, Rome2Rio, CheckmyBus;
  • Para comprar as passagens mais baratas use o aplicativo Myrne, ele é da Rede Expressos e oferece 5% de desconto. Além disso, pessoas de 13 a 29 anos podem comprar o bilhete jovem e pessoas com 65 anos ou mais o bilhete sénior. Ambos ganham descontos de 20%. Já as crianças têm desconto de 50% e bebês de 0 a 3 anos não pagam;
  • Outro desconto você encontra no cartão Rflex, também da Rede Expressos. No entanto, ele é mais aconselhável para pessoas que irão passar longos períodos viajando dentro do país ou mesmo que irão morar em Portugal;
  • Assim como no Brasil, é preciso chegar na rodoviária ou ponto de embarque com pelo menos 15 minutos de antecedência. Eu diria que este item não difere em nada do brasileiro, já que no seu bilhete se encontra tanto a plataforma de embarque, quanto o número da sua poltrona. Ah, caso você compre o bilhete online, não há necessidade de impressão, basta mostrar a tela do celular ao motorista no embarque. Saiba como ter internet em Portugal.
  • Um ponto bem diferente do Brasil, por outro lado, são as bagagens. Por isso, não espere que alguém guarde a sua mala. Em Portugal é basicamente a sua obrigação guardar a bagagem. Além disso, volumes maiores não podem ir dentro do autocarro, então vale a pena se informar antes de entrar no ônibus com seus pertences;
  • Por falar em bagagem, saiba que geralmente, o limite de peso das malas nos ônibus, não podem ultrapassar os 20 quilos. Mas cabe ao motorista verificar. Contudo, já que é você quem vai guardar a mala, caso precise carregar muita coisa, vale a pena avisar, pois caso o bagageiro não esteja cheio, ninguém irá implicar;
  • Caso necessário, saiba que é possível trocar a data e o horário das suas viagens gratuitamente. No entanto, a troca precisa ser realizada em até 30 minutos antes da partida da sua reserva. Mas caso você perca o seu autocarro de viagem, não precisa se desesperar. Até três horas depois da partida do ônibus é possível fazer a revalidação do bilhete. No entanto, neste caso, o procedimento não é gratuito e você deve pagar uma taxa que pode chegar até 50% do valor original da passagem;
  • Por outro lado, se o caso for o de cancelar a compra do bilhete, então é possível, na maior parte das vezes, conseguir um reembolso parcial de 50% do valor da passagem. No entanto, este é um processo um pouco mais trabalhoso, já que o pedido tem que ser feito até três horas antes da partida, na bilheteria do terminal de origem da viagem ou pelo e-mail: [email protected]

Para encerrar esta sessão de dicas importantes, que tal anotar os sites das principais empresas de ônibus de Portugal? Na lista também estão buscadores de viagem, em que você pode comparar preços e rotas:

  • Eurolines
  • Rede Expressos de Portugal
  • Rodonorte
  • Lux Express
  • FlixBus
  • Get by Bus
  • Centrotrans
  • Eurolines
  • GoEuro
  • Rome2Rio
  • CheckmyBus
  • RodoTejo
  • Transdev
  • Myrne

Excelentes => Passeios em Porto

 

Aproveite para viajar de ônibus por Portugal

Viajar de ônibus por Portugal é tarefa simples. Isso é, desde que você tenha em mente que para o sucesso de qualquer viagem é preciso planejar.

Não apenas o roteiro e o período que irá viajar, mas também lugares a se visitar e verba disponível para cada procedimento. Caso prefira, confira aqui como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Por isso, ao organizar a sua viagem, pesquise sobre a época que irá viajar, as atrações turísticas que deseja conhecer, contrate o seu seguro viagem, item obrigatório para viajar não só por Portugal, mas por toda Europa, e na sequência, faça suas malas e good trip! Até a próxima!

E já que falei no Algarve, confira esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Portugal:

O que achou das dicas? Possui mais alguma dúvida sobre como viajar de ônibus por Portugal? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário